Guia de excelência ALL e os processos de gestão de pessoas: o caso da Madeireira Larssen
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNIJUI |
Texto Completo: | http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/2847 |
Resumo: | O mercado consumidor vem se atualizando constantemente, onde a sociedade impõe suas necessidades e “dita às regras do jogo”, por isto muitas empresas não resistem ao 1º ano de vida e acabam encerrando suas atividades antes mesmo de terem se estabelecido. Perante o cenário atual as organizações estão em constante reestruturação na área de gestão pessoas, na busca pelo crescimento com menor custo de produção e maior valor agregado, a gestão de pessoas surge como peça principal, devido às necessidades dos trabalhadores, suas responsabilidades aumentadas, seu tempo fora da empresa diminuído e o aumento de problemas de saúde. Diante disso, a organização Madeireira Larssen primando por competitividade e maior produtividade, tem procurado a manutenção de seus processos de gestão, dentro das exigências de mercado e, tem buscado oferecer aos seus colaboradores maior qualidade de vida (QVT), pois desta maneira os mesmos trabalham mais satisfeitos e valorizados. Para tanto, este estudo teve como objetivo geral, identificar as mudanças ocorridas nos processos de Gestão de Pessoas após a implantação do Guia de Excelência ALL pela empresa América Latina Logística S/A (ALL) na Madeireira Larssen. Para o desenvolvimento da metodologia, foram adotados os autores Teixeira et. al (2009), Zamberlan et. al. (2014), Mattar (2002), Vergara (2000 e 2007). A pesquisa foi classificada quanto à natureza como uma Pesquisa Aplicada, quanto à abordagem como qualitativa, quanto aos objetivos, como exploratória e descritiva e quanto aos procedimentos técnicos como bibliográfica, documental, de campo, participante e estudo de caso. A realização da pesquisa se deu na organização Madeireira Larssen, com mais de 60 colaboradores em seu quadro funcional e três sócios-proprietários. A coleta de dados foi através de uma entrevista semiestruturada aplicada aos gestores da organização e observações realizadas in loco pelo pesquisador. As entrevistas foram realizadas no mês de março e sem pré agendamento devido o contato direto do acadêmico com os gestores. O passo seguinte da pesquisa foi a realização da análise dos dados que se deu de forma qualitativa por meio das respostas fornecidas pelos gestores e com base no referencial teórico construído. A madeireira Larssen tem como seu principal cliente a ALL, a qual é corresponsável por fiscalizar a todos os processos de produção dos dormentes (um dos principais produtos ferroviários), o qual a madeireira produz. Devido ao grande aumento de acidentes ocorridos internamente e com alguns fornecedores, a ALL teve que tomar algumas providências. O Bancodoc, empresa terceirizada pela ALL para supervisionar a gestão de seus fornecedores, apresentou um guia de excelência denominado Guia de Excelência ALL, que objetiva acompanhar e supervisionar todas as categorias de fornecedores: GEVIA – Empresas que prestam serviços de manutenção de Via Permanente; GEMEC – Empresas que prestam serviços de manutenção/confecção de peças/componentes e vagões; GETERM – Empresas que prestam serviços de operação em terminais; GEVERD – Fornecedores de Dormentes; GEDOC – Demais prestadores de serviços. A Madeireira Larssen se enquadra na categoria de fornecedores GEVERD. O Guia Excelência é, portanto, um documento que faz parte do contrato de prestação de serviços. Logo o não cumprimento dos requisitos abordados nele implica desde a interdição da atividade até a quebra de contrato. Como este trabalho está sendo realizado na área de Gestão de Pessoas, as categorias constantes no Guia de Excelência que foram alvo deste estudo são: Categoria Gente, Categoria Segurança e Meio Ambiente e Categoria Documental. Na Categoria Gente foram analisadas as práticas de Seleção e Admissão, Saúde Ocupacional, Sindical e Remuneração e Benefícios. Na categoria Segurança e Meio Ambiente foram analisadas as práticas de: Integração e Treinamento, Condições de Trabalho, Acidentes Pessoais e CIPA. E, por fim, na Categoria Documental foi analisada a prática de Documentos por Empregado. Os resultados apresentam o antes e o depois dos Processos de Gestão de Pessoas, demonstrando os avanços realizados nesta área após a implementação das mudanças solicitadas pelo Guia de Excelência ALL. Analisando os resultados deste estudo chegou-se a conclusão de que houve mais pontos positivos do que negativos com a implantação do guia de excelência ALL. É claro, que muitas coisas ainda precisam ser incorporadas pelos colaboradores visando a um maior comprometimento destes para com a proposta implementada. Na concepção do autor, para proporcionar o crescimento profissional e pessoal dos colaboradores e gestores, todos precisam entender a proposição da excelência na prestação dos serviços. Nesta ideia, acredita-se que os colaboradores devem ser devidamente orientados de quais os procedimentos devem tomar para que a pontuação mínima do GEVERD seja atingida plenamente. Com a conclusão deste trabalho, o acadêmico acredita ter um parecer claro da situação que se desenhou dentro da Madeireira Larssen e especificamente na área da gestão de pessoas após a implantação do guia de excelência pela empresa América Latina Logística S/A . |
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Diante disso, a organização Madeireira Larssen primando por competitividade e maior produtividade, tem procurado a manutenção de seus processos de gestão, dentro das exigências de mercado e, tem buscado oferecer aos seus colaboradores maior qualidade de vida (QVT), pois desta maneira os mesmos trabalham mais satisfeitos e valorizados. Para tanto, este estudo teve como objetivo geral, identificar as mudanças ocorridas nos processos de Gestão de Pessoas após a implantação do Guia de Excelência ALL pela empresa América Latina Logística S/A (ALL) na Madeireira Larssen. Para o desenvolvimento da metodologia, foram adotados os autores Teixeira et. al (2009), Zamberlan et. al. (2014), Mattar (2002), Vergara (2000 e 2007). A pesquisa foi classificada quanto à natureza como uma Pesquisa Aplicada, quanto à abordagem como qualitativa, quanto aos objetivos, como exploratória e descritiva e quanto aos procedimentos técnicos como bibliográfica, documental, de campo, participante e estudo de caso. A realização da pesquisa se deu na organização Madeireira Larssen, com mais de 60 colaboradores em seu quadro funcional e três sócios-proprietários. A coleta de dados foi através de uma entrevista semiestruturada aplicada aos gestores da organização e observações realizadas in loco pelo pesquisador. As entrevistas foram realizadas no mês de março e sem pré agendamento devido o contato direto do acadêmico com os gestores. O passo seguinte da pesquisa foi a realização da análise dos dados que se deu de forma qualitativa por meio das respostas fornecidas pelos gestores e com base no referencial teórico construído. A madeireira Larssen tem como seu principal cliente a ALL, a qual é corresponsável por fiscalizar a todos os processos de produção dos dormentes (um dos principais produtos ferroviários), o qual a madeireira produz. Devido ao grande aumento de acidentes ocorridos internamente e com alguns fornecedores, a ALL teve que tomar algumas providências. 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É claro, que muitas coisas ainda precisam ser incorporadas pelos colaboradores visando a um maior comprometimento destes para com a proposta implementada. Na concepção do autor, para proporcionar o crescimento profissional e pessoal dos colaboradores e gestores, todos precisam entender a proposição da excelência na prestação dos serviços. Nesta ideia, acredita-se que os colaboradores devem ser devidamente orientados de quais os procedimentos devem tomar para que a pontuação mínima do GEVERD seja atingida plenamente. Com a conclusão deste trabalho, o acadêmico acredita ter um parecer claro da situação que se desenhou dentro da Madeireira Larssen e especificamente na área da gestão de pessoas após a implantação do guia de excelência pela empresa América Latina Logística S/A .64 f.Ciências Sociais AplicadasAdministraçãoGuia de excelência ALLGEVERDProcessos de gestão de pessoasMadeireira Larssenhttp://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/2847DMD_hdl_123456789/2847Larssen, Reamirporreponame:Repositório Institucional da UNIJUIinstname:Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sulinstacron:UNIJUIinfo:eu-repo/semantics/openAccessTCC%20REAMIR%20REVISADO.pdfhttp://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/bitstream/123456789/2847/1/TCC%20REAMIR%20REVISADO.pdfapplication/pdf1568394http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/bitstream/123456789/2847/1/TCC%20REAMIR%20REVISADO.pdf6aca0894c62ea0a536bebda45bb90931MD5123456789_2847_12019-01-21T12:44:37Zmail@mail.com - |
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As entrevistas foram realizadas no mês de março e sem pré agendamento devido o contato direto do acadêmico com os gestores. O passo seguinte da pesquisa foi a realização da análise dos dados que se deu de forma qualitativa por meio das respostas fornecidas pelos gestores e com base no referencial teórico construído. A madeireira Larssen tem como seu principal cliente a ALL, a qual é corresponsável por fiscalizar a todos os processos de produção dos dormentes (um dos principais produtos ferroviários), o qual a madeireira produz. Devido ao grande aumento de acidentes ocorridos internamente e com alguns fornecedores, a ALL teve que tomar algumas providências. O Bancodoc, empresa terceirizada pela ALL para supervisionar a gestão de seus fornecedores, apresentou um guia de excelência denominado Guia de Excelência ALL, que objetiva acompanhar e supervisionar todas as categorias de fornecedores: GEVIA – Empresas que prestam serviços de manutenção de Via Permanente; GEMEC – Empresas que prestam serviços de manutenção/confecção de peças/componentes e vagões; GETERM – Empresas que prestam serviços de operação em terminais; GEVERD – Fornecedores de Dormentes; GEDOC – Demais prestadores de serviços. A Madeireira Larssen se enquadra na categoria de fornecedores GEVERD. O Guia Excelência é, portanto, um documento que faz parte do contrato de prestação de serviços. Logo o não cumprimento dos requisitos abordados nele implica desde a interdição da atividade até a quebra de contrato. Como este trabalho está sendo realizado na área de Gestão de Pessoas, as categorias constantes no Guia de Excelência que foram alvo deste estudo são: Categoria Gente, Categoria Segurança e Meio Ambiente e Categoria Documental. Na Categoria Gente foram analisadas as práticas de Seleção e Admissão, Saúde Ocupacional, Sindical e Remuneração e Benefícios. Na categoria Segurança e Meio Ambiente foram analisadas as práticas de: Integração e Treinamento, Condições de Trabalho, Acidentes Pessoais e CIPA. E, por fim, na Categoria Documental foi analisada a prática de Documentos por Empregado. Os resultados apresentam o antes e o depois dos Processos de Gestão de Pessoas, demonstrando os avanços realizados nesta área após a implementação das mudanças solicitadas pelo Guia de Excelência ALL. Analisando os resultados deste estudo chegou-se a conclusão de que houve mais pontos positivos do que negativos com a implantação do guia de excelência ALL. É claro, que muitas coisas ainda precisam ser incorporadas pelos colaboradores visando a um maior comprometimento destes para com a proposta implementada. Na concepção do autor, para proporcionar o crescimento profissional e pessoal dos colaboradores e gestores, todos precisam entender a proposição da excelência na prestação dos serviços. Nesta ideia, acredita-se que os colaboradores devem ser devidamente orientados de quais os procedimentos devem tomar para que a pontuação mínima do GEVERD seja atingida plenamente. Com a conclusão deste trabalho, o acadêmico acredita ter um parecer claro da situação que se desenhou dentro da Madeireira Larssen e especificamente na área da gestão de pessoas após a implantação do guia de excelência pela empresa América Latina Logística S/A . 64 f. |
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O mercado consumidor vem se atualizando constantemente, onde a sociedade impõe suas necessidades e “dita às regras do jogo”, por isto muitas empresas não resistem ao 1º ano de vida e acabam encerrando suas atividades antes mesmo de terem se estabelecido. Perante o cenário atual as organizações estão em constante reestruturação na área de gestão pessoas, na busca pelo crescimento com menor custo de produção e maior valor agregado, a gestão de pessoas surge como peça principal, devido às necessidades dos trabalhadores, suas responsabilidades aumentadas, seu tempo fora da empresa diminuído e o aumento de problemas de saúde. Diante disso, a organização Madeireira Larssen primando por competitividade e maior produtividade, tem procurado a manutenção de seus processos de gestão, dentro das exigências de mercado e, tem buscado oferecer aos seus colaboradores maior qualidade de vida (QVT), pois desta maneira os mesmos trabalham mais satisfeitos e valorizados. Para tanto, este estudo teve como objetivo geral, identificar as mudanças ocorridas nos processos de Gestão de Pessoas após a implantação do Guia de Excelência ALL pela empresa América Latina Logística S/A (ALL) na Madeireira Larssen. Para o desenvolvimento da metodologia, foram adotados os autores Teixeira et. al (2009), Zamberlan et. al. (2014), Mattar (2002), Vergara (2000 e 2007). A pesquisa foi classificada quanto à natureza como uma Pesquisa Aplicada, quanto à abordagem como qualitativa, quanto aos objetivos, como exploratória e descritiva e quanto aos procedimentos técnicos como bibliográfica, documental, de campo, participante e estudo de caso. A realização da pesquisa se deu na organização Madeireira Larssen, com mais de 60 colaboradores em seu quadro funcional e três sócios-proprietários. A coleta de dados foi através de uma entrevista semiestruturada aplicada aos gestores da organização e observações realizadas in loco pelo pesquisador. 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O Bancodoc, empresa terceirizada pela ALL para supervisionar a gestão de seus fornecedores, apresentou um guia de excelência denominado Guia de Excelência ALL, que objetiva acompanhar e supervisionar todas as categorias de fornecedores: GEVIA – Empresas que prestam serviços de manutenção de Via Permanente; GEMEC – Empresas que prestam serviços de manutenção/confecção de peças/componentes e vagões; GETERM – Empresas que prestam serviços de operação em terminais; GEVERD – Fornecedores de Dormentes; GEDOC – Demais prestadores de serviços. A Madeireira Larssen se enquadra na categoria de fornecedores GEVERD. O Guia Excelência é, portanto, um documento que faz parte do contrato de prestação de serviços. Logo o não cumprimento dos requisitos abordados nele implica desde a interdição da atividade até a quebra de contrato. Como este trabalho está sendo realizado na área de Gestão de Pessoas, as categorias constantes no Guia de Excelência que foram alvo deste estudo são: Categoria Gente, Categoria Segurança e Meio Ambiente e Categoria Documental. Na Categoria Gente foram analisadas as práticas de Seleção e Admissão, Saúde Ocupacional, Sindical e Remuneração e Benefícios. Na categoria Segurança e Meio Ambiente foram analisadas as práticas de: Integração e Treinamento, Condições de Trabalho, Acidentes Pessoais e CIPA. E, por fim, na Categoria Documental foi analisada a prática de Documentos por Empregado. Os resultados apresentam o antes e o depois dos Processos de Gestão de Pessoas, demonstrando os avanços realizados nesta área após a implementação das mudanças solicitadas pelo Guia de Excelência ALL. Analisando os resultados deste estudo chegou-se a conclusão de que houve mais pontos positivos do que negativos com a implantação do guia de excelência ALL. É claro, que muitas coisas ainda precisam ser incorporadas pelos colaboradores visando a um maior comprometimento destes para com a proposta implementada. Na concepção do autor, para proporcionar o crescimento profissional e pessoal dos colaboradores e gestores, todos precisam entender a proposição da excelência na prestação dos serviços. Nesta ideia, acredita-se que os colaboradores devem ser devidamente orientados de quais os procedimentos devem tomar para que a pontuação mínima do GEVERD seja atingida plenamente. Com a conclusão deste trabalho, o acadêmico acredita ter um parecer claro da situação que se desenhou dentro da Madeireira Larssen e especificamente na área da gestão de pessoas após a implantação do guia de excelência pela empresa América Latina Logística S/A . |
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