Satisfação no trabalho: a percepção dos secretários executivos dos departamentos da Unijuí

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Scarton, Ana Maria
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNIJUI
Texto Completo: http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/2410
Resumo: O cenário atual em que estão inseridas as organizações está passando por constantes mudanças, no qual as empresas precisam manter-se competitivas cumprindo com seus objetivos organizacionais. Assim, as organizações, através da gestão de pessoas estão cada vez mais valorizando o capital humano, como forma de melhorar o desempenho da própria organização, a sua qualidade e produtividade. Neste sentido, é importante conhecer o nível de satisfação dos colaboradores no trabalho, pois ela é considerada por diversos autores como essencial para a qualidade de vida do trabalhador, bem como para o bom desempenho do mesmo e consequentemente da organização. Este artigo objetiva conhecer a satisfação no trabalho, do grupo de colaboradores que ocupam o cargo de secretários executivos nos Departamentos da Instituição de Ensino UNIJUÍ. A pesquisa realizada foi aplicada, quantitativa e qualitativa, exploratória, documental, bibliográfica, de campo e de levantamento. Para a coleta dos dados foi realizada pesquisa bibliográfica e aplicação de um questionário, o qual consta de um modelo baseado em Siqueira (2008), que propõe a investigação da satisfação no trabalho, olhando as dimensões: satisfação com os colegas, com salário, com a chefia, com a natureza do trabalho e ainda, satisfação com as promoções. A partir da análise dos questionários constatou-se que, com base nas médias obtidas nas dimensões consideradas, a satisfação dos colaboradores nas dimensões da satisfação com colegas, satisfação com a chefia e satisfação com a natureza do trabalho é maior. Já a insatisfação obteve índice maior nas dimensões relacionadas à satisfação com o salário e com as promoções. Desta forma, considera-se que a satisfação dos colaboradores precisa ser melhorada através da investigação com mais detalhes a respeito das dimensões que apresentam insatisfação.
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