Percepções de enfermeiros sobre eventos adversos em uma instituição hospitalar privada

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Aozane, Fabiele
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNIJUI
Texto Completo: http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/2507
Resumo: Este estudo objetivou conhecer as percepções de enfermeiros de uma instituição hospitalar privada sobre eventos adversos na assistência de enfermagem. Trata-se de uma pesquisa aplicativa, abordagem quantitativa, exploratória e descritiva e referente aos Procedimentos Técnicos consiste em uma pesquisa bibliográfica, documental, de levantamento e de campo realizada com oito enfermeiras de um hospital privado do noroeste do Estado do Rio Grande do Sul. Os dados foram coletados entre janeiro e fevereiro de 2014, após assinatura do Termo de Consentimento Livre e Esclarecido (TCLE), por meio de um formulário de caracterização do perfil biográfico e profissional e questões direcionadas as percepções de eventos adversos. O estudo contemplou as determinações preconizadas pela Resolução 466/2012 do Conselho Nacional da Saúde e foi aprovado no Comitê de Ética em Pesquisa da Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (Nº 511.141). A coleta dos dados foi realizada através de um questionário estruturado com perguntas objetivas e subjetivas sobre características biográficas e percepções sobre eventos adversos na prática assistencial. Os sujeitos da pesquisa têm conhecimento sobre eventos adversos e sua ocorrência no ambiente de trabalho, bem como, identificam a necessidade de protocolos direcionados as ações de enfermagem diante de alguma inconformidade e programas de capacitações permanentes. Este trabalho permitiu conhecer as percepções das enfermeiras sobre eventos adversos, e promoveu a reflexão das estratégias de enfrentamento que a instituição provem e o que podese ser aprimorado, contribuindo para a qualidade da assistência de enfermagem prestada. Palavras-chave: Gestão de pessoas. Eventos adversos. Instituição hospitalar.
id UNIJ_5c6bb3a86f62e2537b8370458c2635cc
oai_identifier_str oai:bibliodigital.unijui.edu.br:123456789/2507
network_acronym_str UNIJ
network_name_str Repositório Institucional da UNIJUI
spelling info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlePercepções de enfermeiros sobre eventos adversos em uma instituição hospitalar privada2014-12-0320142014-12-03T11:10:12Z2014-12-03T11:10:12ZEste estudo objetivou conhecer as percepções de enfermeiros de uma instituição hospitalar privada sobre eventos adversos na assistência de enfermagem. Trata-se de uma pesquisa aplicativa, abordagem quantitativa, exploratória e descritiva e referente aos Procedimentos Técnicos consiste em uma pesquisa bibliográfica, documental, de levantamento e de campo realizada com oito enfermeiras de um hospital privado do noroeste do Estado do Rio Grande do Sul. Os dados foram coletados entre janeiro e fevereiro de 2014, após assinatura do Termo de Consentimento Livre e Esclarecido (TCLE), por meio de um formulário de caracterização do perfil biográfico e profissional e questões direcionadas as percepções de eventos adversos. O estudo contemplou as determinações preconizadas pela Resolução 466/2012 do Conselho Nacional da Saúde e foi aprovado no Comitê de Ética em Pesquisa da Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (Nº 511.141). A coleta dos dados foi realizada através de um questionário estruturado com perguntas objetivas e subjetivas sobre características biográficas e percepções sobre eventos adversos na prática assistencial. Os sujeitos da pesquisa têm conhecimento sobre eventos adversos e sua ocorrência no ambiente de trabalho, bem como, identificam a necessidade de protocolos direcionados as ações de enfermagem diante de alguma inconformidade e programas de capacitações permanentes. Este trabalho permitiu conhecer as percepções das enfermeiras sobre eventos adversos, e promoveu a reflexão das estratégias de enfrentamento que a instituição provem e o que podese ser aprimorado, contribuindo para a qualidade da assistência de enfermagem prestada. Palavras-chave: Gestão de pessoas. Eventos adversos. Instituição hospitalar.18 f.AdministraçãoGestão de pessoasEventos adversosInstituição hospitalarhttp://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/2507DMD_hdl_123456789/2507Aozane, Fabieleporreponame:Repositório Institucional da UNIJUIinstname:Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sulinstacron:UNIJUIinfo:eu-repo/semantics/openAccessFabiele%20Aozane.pdfhttp://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/bitstream/123456789/2507/1/Fabiele%20Aozane.pdfapplication/pdf114476http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/bitstream/123456789/2507/1/Fabiele%20Aozane.pdf827d9691849f6e2ba2eeb88509334148MD5123456789_2507_12019-01-21T12:44:23Zmail@mail.com -
dc.title.none.fl_str_mv Percepções de enfermeiros sobre eventos adversos em uma instituição hospitalar privada
title Percepções de enfermeiros sobre eventos adversos em uma instituição hospitalar privada
spellingShingle Percepções de enfermeiros sobre eventos adversos em uma instituição hospitalar privada
Aozane, Fabiele
Administração
Gestão de pessoas
Eventos adversos
Instituição hospitalar
title_short Percepções de enfermeiros sobre eventos adversos em uma instituição hospitalar privada
title_full Percepções de enfermeiros sobre eventos adversos em uma instituição hospitalar privada
title_fullStr Percepções de enfermeiros sobre eventos adversos em uma instituição hospitalar privada
title_full_unstemmed Percepções de enfermeiros sobre eventos adversos em uma instituição hospitalar privada
title_sort Percepções de enfermeiros sobre eventos adversos em uma instituição hospitalar privada
author Aozane, Fabiele
author_facet Aozane, Fabiele
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Aozane, Fabiele
dc.subject.por.fl_str_mv Administração
Gestão de pessoas
Eventos adversos
Instituição hospitalar
topic Administração
Gestão de pessoas
Eventos adversos
Instituição hospitalar
dc.description.abstract.none.fl_txt_mv Este estudo objetivou conhecer as percepções de enfermeiros de uma instituição hospitalar privada sobre eventos adversos na assistência de enfermagem. Trata-se de uma pesquisa aplicativa, abordagem quantitativa, exploratória e descritiva e referente aos Procedimentos Técnicos consiste em uma pesquisa bibliográfica, documental, de levantamento e de campo realizada com oito enfermeiras de um hospital privado do noroeste do Estado do Rio Grande do Sul. Os dados foram coletados entre janeiro e fevereiro de 2014, após assinatura do Termo de Consentimento Livre e Esclarecido (TCLE), por meio de um formulário de caracterização do perfil biográfico e profissional e questões direcionadas as percepções de eventos adversos. O estudo contemplou as determinações preconizadas pela Resolução 466/2012 do Conselho Nacional da Saúde e foi aprovado no Comitê de Ética em Pesquisa da Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (Nº 511.141). A coleta dos dados foi realizada através de um questionário estruturado com perguntas objetivas e subjetivas sobre características biográficas e percepções sobre eventos adversos na prática assistencial. Os sujeitos da pesquisa têm conhecimento sobre eventos adversos e sua ocorrência no ambiente de trabalho, bem como, identificam a necessidade de protocolos direcionados as ações de enfermagem diante de alguma inconformidade e programas de capacitações permanentes. Este trabalho permitiu conhecer as percepções das enfermeiras sobre eventos adversos, e promoveu a reflexão das estratégias de enfrentamento que a instituição provem e o que podese ser aprimorado, contribuindo para a qualidade da assistência de enfermagem prestada. Palavras-chave: Gestão de pessoas. Eventos adversos. Instituição hospitalar.
18 f.
description Este estudo objetivou conhecer as percepções de enfermeiros de uma instituição hospitalar privada sobre eventos adversos na assistência de enfermagem. Trata-se de uma pesquisa aplicativa, abordagem quantitativa, exploratória e descritiva e referente aos Procedimentos Técnicos consiste em uma pesquisa bibliográfica, documental, de levantamento e de campo realizada com oito enfermeiras de um hospital privado do noroeste do Estado do Rio Grande do Sul. Os dados foram coletados entre janeiro e fevereiro de 2014, após assinatura do Termo de Consentimento Livre e Esclarecido (TCLE), por meio de um formulário de caracterização do perfil biográfico e profissional e questões direcionadas as percepções de eventos adversos. O estudo contemplou as determinações preconizadas pela Resolução 466/2012 do Conselho Nacional da Saúde e foi aprovado no Comitê de Ética em Pesquisa da Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (Nº 511.141). A coleta dos dados foi realizada através de um questionário estruturado com perguntas objetivas e subjetivas sobre características biográficas e percepções sobre eventos adversos na prática assistencial. Os sujeitos da pesquisa têm conhecimento sobre eventos adversos e sua ocorrência no ambiente de trabalho, bem como, identificam a necessidade de protocolos direcionados as ações de enfermagem diante de alguma inconformidade e programas de capacitações permanentes. Este trabalho permitiu conhecer as percepções das enfermeiras sobre eventos adversos, e promoveu a reflexão das estratégias de enfrentamento que a instituição provem e o que podese ser aprimorado, contribuindo para a qualidade da assistência de enfermagem prestada. Palavras-chave: Gestão de pessoas. Eventos adversos. Instituição hospitalar.
publishDate 2014
dc.date.issued.fl_str_mv 2014-12-03
dc.date.available.fl_str_mv 2014
2014-12-03T11:10:12Z
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2014-12-03T11:10:12Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
status_str publishedVersion
format article
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/2507
DMD_hdl_123456789/2507
url http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/2507
identifier_str_mv DMD_hdl_123456789/2507
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.bitstream.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNIJUI
instname:Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul
instacron:UNIJUI
reponame_str Repositório Institucional da UNIJUI
collection Repositório Institucional da UNIJUI
instname_str Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul
instacron_str UNIJUI
institution UNIJUI
repository.name.fl_str_mv -
repository.mail.fl_str_mv mail@mail.com
_version_ 1623414356525973504