Evidenciação ambiental e gastos de natureza ambiental em empresas que divulgam GRI

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Soschinski, Caroline Keidann
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNIJUI
Texto Completo: http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/4089
Resumo: As agressões causadas pelas empresas ao meio ambiente, fez com que se tornasse necessária a transparência de informações sobre as condições ambientais relacionadas as atividades operacionais. A divulgação de informações permite que a sociedade e os demais usuários da informação estejam cientes sobre a conduta ambiental das empresas. Para tanto, esse estudo objetivou analisar o nível de evidenciação ambiental (EA) e os gastos de natureza ambiental (GNA) em empresas que divulgaram relatórios de sustentabilidade com base nas diretrizes do GRI (Global Reporting Initiative) durante os anos de 2011 à 2015. A pesquisa é de origem descritiva e de abordagem qualitativa, utiliza de procedimento bibliográfico e documental. A população consiste em 248 companhias localizadas no continente Africano, Americano, Asiático, Europeu e na Oceania, sendo a amostra delimitada por setores, países, continentes e por ano de análise, o que possibilitou a obtenção de resultados sob distintas perspectivas e passíveis de comparações. Para a obtenção da evidenciação ambiental, utilizou-se da metodologia de Clarkson et al. (2008) que analisou 95 categorias/variáveis dummies que foram aplicadas individualmente em cada relatório de sustentabilidade divulgado por cada empresa e em cada ano. Os gastos de natureza ambiental foram calculados a partir da divisão do valor investido em questões ambientais pelo ativo total de cada empresa e em cada ano. Por conseguinte, utilizou-se do estimador de média aritmética, índice mínimo, índice máximo e desvio padrão em cada segmento de evidenciação ambiental e de gastos de natureza ambiental. Os resultados relativos a aplicação do modelo de Clarkson et al. (2008) constataram a maior evidenciação ambiental de itens referentes à Estrutura de Governança e Sistema de Gestão (EGSG - A1) e a menor evidenciação sobre o Perfil Ambiental das empresas (PA – A4). Em média, as empresas divulgam a metade do total de itens sobre Indicadores de Desempenho Ambiental (IDA – A3) que é uma das categorias de maior pontuação da metodologia utilizada. Com relação à evidenciação ambiental e aos gastos de natureza ambiental, os resultados apontaram que os setores de construção, de mídia, produtos metálicos, ferroviário, têxtil e do vestuário são os que mais investem em questões ambientais, em contrapartida, o setor de bens de consumo durável, é o menor investidor. Ao se tratar de EA, os setores automotivo, logística, mídia, agenciamento público, têxtil e do vestuário se destacam com maior evidenciação, ao contrário do setor hídrico público que divulga menos informações ambientais. Quanto aos países, inferiu-se que o Sri Lanka é destaque em EA, por outro lado, é o menor investidor em GNA, ao contrário da Eslovênia que é destaque em GNA. Quanto aos continentes, o Africano é o que mais evidencia informações ambientais. O destaque de GNA é das empresas Europeias, que mais investem em questões ambientais. Por fim, constatou-se que de 2011 à 2015 as empresas tiveram evolução crescente em EA e GNA, sendo que 2015 foi o ano destaque, onde as empresas evidenciaram mais informações ambientais e mais investiram no meio ambiente.
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74 f.
description As agressões causadas pelas empresas ao meio ambiente, fez com que se tornasse necessária a transparência de informações sobre as condições ambientais relacionadas as atividades operacionais. A divulgação de informações permite que a sociedade e os demais usuários da informação estejam cientes sobre a conduta ambiental das empresas. Para tanto, esse estudo objetivou analisar o nível de evidenciação ambiental (EA) e os gastos de natureza ambiental (GNA) em empresas que divulgaram relatórios de sustentabilidade com base nas diretrizes do GRI (Global Reporting Initiative) durante os anos de 2011 à 2015. A pesquisa é de origem descritiva e de abordagem qualitativa, utiliza de procedimento bibliográfico e documental. A população consiste em 248 companhias localizadas no continente Africano, Americano, Asiático, Europeu e na Oceania, sendo a amostra delimitada por setores, países, continentes e por ano de análise, o que possibilitou a obtenção de resultados sob distintas perspectivas e passíveis de comparações. Para a obtenção da evidenciação ambiental, utilizou-se da metodologia de Clarkson et al. (2008) que analisou 95 categorias/variáveis dummies que foram aplicadas individualmente em cada relatório de sustentabilidade divulgado por cada empresa e em cada ano. Os gastos de natureza ambiental foram calculados a partir da divisão do valor investido em questões ambientais pelo ativo total de cada empresa e em cada ano. Por conseguinte, utilizou-se do estimador de média aritmética, índice mínimo, índice máximo e desvio padrão em cada segmento de evidenciação ambiental e de gastos de natureza ambiental. Os resultados relativos a aplicação do modelo de Clarkson et al. (2008) constataram a maior evidenciação ambiental de itens referentes à Estrutura de Governança e Sistema de Gestão (EGSG - A1) e a menor evidenciação sobre o Perfil Ambiental das empresas (PA – A4). Em média, as empresas divulgam a metade do total de itens sobre Indicadores de Desempenho Ambiental (IDA – A3) que é uma das categorias de maior pontuação da metodologia utilizada. Com relação à evidenciação ambiental e aos gastos de natureza ambiental, os resultados apontaram que os setores de construção, de mídia, produtos metálicos, ferroviário, têxtil e do vestuário são os que mais investem em questões ambientais, em contrapartida, o setor de bens de consumo durável, é o menor investidor. Ao se tratar de EA, os setores automotivo, logística, mídia, agenciamento público, têxtil e do vestuário se destacam com maior evidenciação, ao contrário do setor hídrico público que divulga menos informações ambientais. Quanto aos países, inferiu-se que o Sri Lanka é destaque em EA, por outro lado, é o menor investidor em GNA, ao contrário da Eslovênia que é destaque em GNA. Quanto aos continentes, o Africano é o que mais evidencia informações ambientais. O destaque de GNA é das empresas Europeias, que mais investem em questões ambientais. Por fim, constatou-se que de 2011 à 2015 as empresas tiveram evolução crescente em EA e GNA, sendo que 2015 foi o ano destaque, onde as empresas evidenciaram mais informações ambientais e mais investiram no meio ambiente.
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