Análise de desempenho dos ligantes asfálticos em ensaios mecânicos executados em pavimentos flexíveis
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNIJUI |
Texto Completo: | http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/5366 |
Resumo: | A deformação permanente é uma das patologias mais comuns nos pavimentos asfálticos brasilieiros, devido ao alto volume de tráfego, causando desconforto ao rolando, falta de segurança ao usuário e acarretando em aumento dos custos operacionais. Com o intuito de aumentar o conhecimento sobre os ensaios mecanísticos que preveem este tipo de defeito, este trabalho teve por objetivo analisar a literatura e ensaios mecânicos realizados por diversos autores analisando a influência do ligante asfáltico quanto à deformação permanente e o seu comportamento nos ensaios de resistência à tração, módulo resiliente, módulo complexo, flow number e dano em meio continuo. A partir desta revisão bibliográfica foi possível verificar o comportamento dos ligantes asfálticos convencionais e modificados quanto ao seu desempenho. Através deste estudo, pode-se afirmar que os ensaios mais modernos preveem com mais precisão este tipo de defeito recorrente nas rodovias brasileiras, através deles é possível classificar a rodovia em níveis de tráfego a que ela está exposta, proporcionando uma melhor dosagem e escolha do ligante asfáltico. Como o Brasil não possui recursos financeiros suficientes para manutenção adequada e desenvolvimento de novas tecnologias ainda são utilizados os ensaios mecânicos mais antigos. Os resultados dos ensaios apresentaram que os ligantes modificados apresentam melhor desempenho a deformação permanente, indicando que o mesmo deve ser adotado na dosagem das misturas asfálticas, visando à prevenção da patologia em questão tornando o pavimento mais resistente e aumentando sua vida residual. |
id |
UNIJ_5f7098926c780a0614d56ba5e90e4463 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:bibliodigital.unijui.edu.br:123456789/5366 |
network_acronym_str |
UNIJ |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNIJUI |
spelling |
info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisAnálise de desempenho dos ligantes asfálticos em ensaios mecânicos executados em pavimentos flexíveis2018-10-1020182018-10-10T17:57:33Z2018-10-10T17:57:33ZA deformação permanente é uma das patologias mais comuns nos pavimentos asfálticos brasilieiros, devido ao alto volume de tráfego, causando desconforto ao rolando, falta de segurança ao usuário e acarretando em aumento dos custos operacionais. Com o intuito de aumentar o conhecimento sobre os ensaios mecanísticos que preveem este tipo de defeito, este trabalho teve por objetivo analisar a literatura e ensaios mecânicos realizados por diversos autores analisando a influência do ligante asfáltico quanto à deformação permanente e o seu comportamento nos ensaios de resistência à tração, módulo resiliente, módulo complexo, flow number e dano em meio continuo. A partir desta revisão bibliográfica foi possível verificar o comportamento dos ligantes asfálticos convencionais e modificados quanto ao seu desempenho. Através deste estudo, pode-se afirmar que os ensaios mais modernos preveem com mais precisão este tipo de defeito recorrente nas rodovias brasileiras, através deles é possível classificar a rodovia em níveis de tráfego a que ela está exposta, proporcionando uma melhor dosagem e escolha do ligante asfáltico. Como o Brasil não possui recursos financeiros suficientes para manutenção adequada e desenvolvimento de novas tecnologias ainda são utilizados os ensaios mecânicos mais antigos. Os resultados dos ensaios apresentaram que os ligantes modificados apresentam melhor desempenho a deformação permanente, indicando que o mesmo deve ser adotado na dosagem das misturas asfálticas, visando à prevenção da patologia em questão tornando o pavimento mais resistente e aumentando sua vida residual.118 f.Engenharia.Engenharia Civil.Deformação permanente.Ligante asfáltico.Pavimentos.http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/5366DMD_hdl_123456789/5366Carnelutti, Fernanda Gaiporreponame:Repositório Institucional da UNIJUIinstname:Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sulinstacron:UNIJUIinfo:eu-repo/semantics/openAccessFernanda%20Gai%20Carnelutti.pdfhttp://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/bitstream/123456789/5366/1/Fernanda%20Gai%20Carnelutti.pdfapplication/pdf1753172http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/bitstream/123456789/5366/1/Fernanda%20Gai%20Carnelutti.pdf2746cbb1e9a68845b9e4a8078cd77555MD5123456789_5366_12019-01-21T12:45:56Zmail@mail.com - |
dc.title.none.fl_str_mv |
Análise de desempenho dos ligantes asfálticos em ensaios mecânicos executados em pavimentos flexíveis |
title |
Análise de desempenho dos ligantes asfálticos em ensaios mecânicos executados em pavimentos flexíveis |
spellingShingle |
Análise de desempenho dos ligantes asfálticos em ensaios mecânicos executados em pavimentos flexíveis Carnelutti, Fernanda Gai Engenharia. Engenharia Civil. Deformação permanente. Ligante asfáltico. Pavimentos. |
title_short |
Análise de desempenho dos ligantes asfálticos em ensaios mecânicos executados em pavimentos flexíveis |
title_full |
Análise de desempenho dos ligantes asfálticos em ensaios mecânicos executados em pavimentos flexíveis |
title_fullStr |
Análise de desempenho dos ligantes asfálticos em ensaios mecânicos executados em pavimentos flexíveis |
title_full_unstemmed |
Análise de desempenho dos ligantes asfálticos em ensaios mecânicos executados em pavimentos flexíveis |
title_sort |
Análise de desempenho dos ligantes asfálticos em ensaios mecânicos executados em pavimentos flexíveis |
author |
Carnelutti, Fernanda Gai |
author_facet |
Carnelutti, Fernanda Gai |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Carnelutti, Fernanda Gai |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Engenharia. Engenharia Civil. Deformação permanente. Ligante asfáltico. Pavimentos. |
topic |
Engenharia. Engenharia Civil. Deformação permanente. Ligante asfáltico. Pavimentos. |
dc.description.abstract.none.fl_txt_mv |
A deformação permanente é uma das patologias mais comuns nos pavimentos asfálticos brasilieiros, devido ao alto volume de tráfego, causando desconforto ao rolando, falta de segurança ao usuário e acarretando em aumento dos custos operacionais. Com o intuito de aumentar o conhecimento sobre os ensaios mecanísticos que preveem este tipo de defeito, este trabalho teve por objetivo analisar a literatura e ensaios mecânicos realizados por diversos autores analisando a influência do ligante asfáltico quanto à deformação permanente e o seu comportamento nos ensaios de resistência à tração, módulo resiliente, módulo complexo, flow number e dano em meio continuo. A partir desta revisão bibliográfica foi possível verificar o comportamento dos ligantes asfálticos convencionais e modificados quanto ao seu desempenho. Através deste estudo, pode-se afirmar que os ensaios mais modernos preveem com mais precisão este tipo de defeito recorrente nas rodovias brasileiras, através deles é possível classificar a rodovia em níveis de tráfego a que ela está exposta, proporcionando uma melhor dosagem e escolha do ligante asfáltico. Como o Brasil não possui recursos financeiros suficientes para manutenção adequada e desenvolvimento de novas tecnologias ainda são utilizados os ensaios mecânicos mais antigos. Os resultados dos ensaios apresentaram que os ligantes modificados apresentam melhor desempenho a deformação permanente, indicando que o mesmo deve ser adotado na dosagem das misturas asfálticas, visando à prevenção da patologia em questão tornando o pavimento mais resistente e aumentando sua vida residual. 118 f. |
description |
A deformação permanente é uma das patologias mais comuns nos pavimentos asfálticos brasilieiros, devido ao alto volume de tráfego, causando desconforto ao rolando, falta de segurança ao usuário e acarretando em aumento dos custos operacionais. Com o intuito de aumentar o conhecimento sobre os ensaios mecanísticos que preveem este tipo de defeito, este trabalho teve por objetivo analisar a literatura e ensaios mecânicos realizados por diversos autores analisando a influência do ligante asfáltico quanto à deformação permanente e o seu comportamento nos ensaios de resistência à tração, módulo resiliente, módulo complexo, flow number e dano em meio continuo. A partir desta revisão bibliográfica foi possível verificar o comportamento dos ligantes asfálticos convencionais e modificados quanto ao seu desempenho. Através deste estudo, pode-se afirmar que os ensaios mais modernos preveem com mais precisão este tipo de defeito recorrente nas rodovias brasileiras, através deles é possível classificar a rodovia em níveis de tráfego a que ela está exposta, proporcionando uma melhor dosagem e escolha do ligante asfáltico. Como o Brasil não possui recursos financeiros suficientes para manutenção adequada e desenvolvimento de novas tecnologias ainda são utilizados os ensaios mecânicos mais antigos. Os resultados dos ensaios apresentaram que os ligantes modificados apresentam melhor desempenho a deformação permanente, indicando que o mesmo deve ser adotado na dosagem das misturas asfálticas, visando à prevenção da patologia em questão tornando o pavimento mais resistente e aumentando sua vida residual. |
publishDate |
2018 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2018-10-10 |
dc.date.available.fl_str_mv |
2018 2018-10-10T17:57:33Z |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2018-10-10T17:57:33Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
format |
bachelorThesis |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/5366 DMD_hdl_123456789/5366 |
url |
http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/5366 |
identifier_str_mv |
DMD_hdl_123456789/5366 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.bitstream.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UNIJUI instname:Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul instacron:UNIJUI |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNIJUI |
collection |
Repositório Institucional da UNIJUI |
instname_str |
Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul |
instacron_str |
UNIJUI |
institution |
UNIJUI |
repository.name.fl_str_mv |
-
|
repository.mail.fl_str_mv |
mail@mail.com |
_version_ |
1623417011435470848 |