Análise de desempenho dos ligantes asfálticos em ensaios mecânicos executados em pavimentos flexíveis

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Carnelutti, Fernanda Gai
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNIJUI
Texto Completo: http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/5366
Resumo: A deformação permanente é uma das patologias mais comuns nos pavimentos asfálticos brasilieiros, devido ao alto volume de tráfego, causando desconforto ao rolando, falta de segurança ao usuário e acarretando em aumento dos custos operacionais. Com o intuito de aumentar o conhecimento sobre os ensaios mecanísticos que preveem este tipo de defeito, este trabalho teve por objetivo analisar a literatura e ensaios mecânicos realizados por diversos autores analisando a influência do ligante asfáltico quanto à deformação permanente e o seu comportamento nos ensaios de resistência à tração, módulo resiliente, módulo complexo, flow number e dano em meio continuo. A partir desta revisão bibliográfica foi possível verificar o comportamento dos ligantes asfálticos convencionais e modificados quanto ao seu desempenho. Através deste estudo, pode-se afirmar que os ensaios mais modernos preveem com mais precisão este tipo de defeito recorrente nas rodovias brasileiras, através deles é possível classificar a rodovia em níveis de tráfego a que ela está exposta, proporcionando uma melhor dosagem e escolha do ligante asfáltico. Como o Brasil não possui recursos financeiros suficientes para manutenção adequada e desenvolvimento de novas tecnologias ainda são utilizados os ensaios mecânicos mais antigos. Os resultados dos ensaios apresentaram que os ligantes modificados apresentam melhor desempenho a deformação permanente, indicando que o mesmo deve ser adotado na dosagem das misturas asfálticas, visando à prevenção da patologia em questão tornando o pavimento mais resistente e aumentando sua vida residual.
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