“Para que serve servir?”: a educação escolar à luz do pensamento de Hannah Arendt

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Dresch, Óberson Isac
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNIJUI
Texto Completo: http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/6066
Resumo: Este trabalho visa compreender o propósito da educação escolar republicana e democrática na formação das novas gerações à luz do pensamento arendtiano. A problemática analisada é a concepção instrumentalista do ensino básico vigente nas escolas brasileiras, que atribui a estas um papel limitado a demandas específicas incentivadas, em geral, por objetivos de ordem privada e econômica. A tese defende a hipótese de que a escola só se constitui em um espaço efetivo de formação, com atividades voltadas para o pensar reflexivo, interessadas em preservar e renovar o mundo humano comum, na medida em que consegue superar seu caráter instrumental. Mais que atender necessidades materiais, o ensino escolar de nível básico é um espaço e tempo responsável por estimular o pensamento e a reflexão das pessoas acerca de conhecimentos e temáticas comuns. Tal proposta é considerada no tensionamento entre política e educação: se, por um lado, esta é viabilizada no contexto da república democrática, por outro, a configuração política depende da instrução e da constituição de sujeitos comprometidos com o mundo humano comum. O trabalho, de cunho prioritariamente bibliográfico e de caráter reflexivo, encontra no pensamento de Hannah Arendt suas principais referências, com destaque para as obras Entre o passado e o futuro, A condição humana e A vida do espírito. Reúne, ainda, autores afinados à perspectiva arendtiana, imbuídos em pensar a acolhida de crianças e de adolescentes e a preservação do mundo no contexto educacional contemporâneo.
id UNIJ_605d5ecc49ed7c208865c451ba9d92b6
oai_identifier_str oai:bibliodigital.unijui.edu.br:123456789/6066
network_acronym_str UNIJ
network_name_str Repositório Institucional da UNIJUI
spelling info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesis“Para que serve servir?”: a educação escolar à luz do pensamento de Hannah Arendt2019-07-2420182019-07-24T18:08:57Z2019-07-24T18:08:57ZEste trabalho visa compreender o propósito da educação escolar republicana e democrática na formação das novas gerações à luz do pensamento arendtiano. A problemática analisada é a concepção instrumentalista do ensino básico vigente nas escolas brasileiras, que atribui a estas um papel limitado a demandas específicas incentivadas, em geral, por objetivos de ordem privada e econômica. A tese defende a hipótese de que a escola só se constitui em um espaço efetivo de formação, com atividades voltadas para o pensar reflexivo, interessadas em preservar e renovar o mundo humano comum, na medida em que consegue superar seu caráter instrumental. Mais que atender necessidades materiais, o ensino escolar de nível básico é um espaço e tempo responsável por estimular o pensamento e a reflexão das pessoas acerca de conhecimentos e temáticas comuns. Tal proposta é considerada no tensionamento entre política e educação: se, por um lado, esta é viabilizada no contexto da república democrática, por outro, a configuração política depende da instrução e da constituição de sujeitos comprometidos com o mundo humano comum. O trabalho, de cunho prioritariamente bibliográfico e de caráter reflexivo, encontra no pensamento de Hannah Arendt suas principais referências, com destaque para as obras Entre o passado e o futuro, A condição humana e A vida do espírito. Reúne, ainda, autores afinados à perspectiva arendtiana, imbuídos em pensar a acolhida de crianças e de adolescentes e a preservação do mundo no contexto educacional contemporâneo.150 f.Ciências humanas.Educação.Educação Escolar.Condição humanaPolítica e educação.Pensamento e reflexão.http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/6066DMD_hdl_123456789/6066Dresch, Óberson Isacporreponame:Repositório Institucional da UNIJUIinstname:Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sulinstacron:UNIJUIinfo:eu-repo/semantics/openAccess%c3%93berson%20Isac%20Dresch.pdfhttp://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/bitstream/123456789/6066/1/%c3%93berson%20Isac%20Dresch.pdfapplication/pdf563502http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/bitstream/123456789/6066/1/%c3%93berson%20Isac%20Dresch.pdf34f8e48bddf73020764fb0257a4278a8MD5123456789_6066_12019-07-27T06:39:19Zmail@mail.com -
dc.title.none.fl_str_mv “Para que serve servir?”: a educação escolar à luz do pensamento de Hannah Arendt
title “Para que serve servir?”: a educação escolar à luz do pensamento de Hannah Arendt
spellingShingle “Para que serve servir?”: a educação escolar à luz do pensamento de Hannah Arendt
Dresch, Óberson Isac
Ciências humanas.
Educação.
Educação Escolar.
Condição humana
Política e educação.
Pensamento e reflexão.
title_short “Para que serve servir?”: a educação escolar à luz do pensamento de Hannah Arendt
title_full “Para que serve servir?”: a educação escolar à luz do pensamento de Hannah Arendt
title_fullStr “Para que serve servir?”: a educação escolar à luz do pensamento de Hannah Arendt
title_full_unstemmed “Para que serve servir?”: a educação escolar à luz do pensamento de Hannah Arendt
title_sort “Para que serve servir?”: a educação escolar à luz do pensamento de Hannah Arendt
author Dresch, Óberson Isac
author_facet Dresch, Óberson Isac
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Dresch, Óberson Isac
dc.subject.por.fl_str_mv Ciências humanas.
Educação.
Educação Escolar.
Condição humana
Política e educação.
Pensamento e reflexão.
topic Ciências humanas.
Educação.
Educação Escolar.
Condição humana
Política e educação.
Pensamento e reflexão.
dc.description.abstract.none.fl_txt_mv Este trabalho visa compreender o propósito da educação escolar republicana e democrática na formação das novas gerações à luz do pensamento arendtiano. A problemática analisada é a concepção instrumentalista do ensino básico vigente nas escolas brasileiras, que atribui a estas um papel limitado a demandas específicas incentivadas, em geral, por objetivos de ordem privada e econômica. A tese defende a hipótese de que a escola só se constitui em um espaço efetivo de formação, com atividades voltadas para o pensar reflexivo, interessadas em preservar e renovar o mundo humano comum, na medida em que consegue superar seu caráter instrumental. Mais que atender necessidades materiais, o ensino escolar de nível básico é um espaço e tempo responsável por estimular o pensamento e a reflexão das pessoas acerca de conhecimentos e temáticas comuns. Tal proposta é considerada no tensionamento entre política e educação: se, por um lado, esta é viabilizada no contexto da república democrática, por outro, a configuração política depende da instrução e da constituição de sujeitos comprometidos com o mundo humano comum. O trabalho, de cunho prioritariamente bibliográfico e de caráter reflexivo, encontra no pensamento de Hannah Arendt suas principais referências, com destaque para as obras Entre o passado e o futuro, A condição humana e A vida do espírito. Reúne, ainda, autores afinados à perspectiva arendtiana, imbuídos em pensar a acolhida de crianças e de adolescentes e a preservação do mundo no contexto educacional contemporâneo.
150 f.
description Este trabalho visa compreender o propósito da educação escolar republicana e democrática na formação das novas gerações à luz do pensamento arendtiano. A problemática analisada é a concepção instrumentalista do ensino básico vigente nas escolas brasileiras, que atribui a estas um papel limitado a demandas específicas incentivadas, em geral, por objetivos de ordem privada e econômica. A tese defende a hipótese de que a escola só se constitui em um espaço efetivo de formação, com atividades voltadas para o pensar reflexivo, interessadas em preservar e renovar o mundo humano comum, na medida em que consegue superar seu caráter instrumental. Mais que atender necessidades materiais, o ensino escolar de nível básico é um espaço e tempo responsável por estimular o pensamento e a reflexão das pessoas acerca de conhecimentos e temáticas comuns. Tal proposta é considerada no tensionamento entre política e educação: se, por um lado, esta é viabilizada no contexto da república democrática, por outro, a configuração política depende da instrução e da constituição de sujeitos comprometidos com o mundo humano comum. O trabalho, de cunho prioritariamente bibliográfico e de caráter reflexivo, encontra no pensamento de Hannah Arendt suas principais referências, com destaque para as obras Entre o passado e o futuro, A condição humana e A vida do espírito. Reúne, ainda, autores afinados à perspectiva arendtiana, imbuídos em pensar a acolhida de crianças e de adolescentes e a preservação do mundo no contexto educacional contemporâneo.
publishDate 2018
dc.date.available.fl_str_mv 2018
2019-07-24T18:08:57Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2019-07-24
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-07-24T18:08:57Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
status_str publishedVersion
format doctoralThesis
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/6066
DMD_hdl_123456789/6066
url http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/6066
identifier_str_mv DMD_hdl_123456789/6066
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.bitstream.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNIJUI
instname:Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul
instacron:UNIJUI
reponame_str Repositório Institucional da UNIJUI
collection Repositório Institucional da UNIJUI
instname_str Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul
instacron_str UNIJUI
institution UNIJUI
repository.name.fl_str_mv -
repository.mail.fl_str_mv mail@mail.com
_version_ 1640274697403760640