Pais desadaptados: as dificuldades encontradas na educação infantil de 0 a 3 anos de idade

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Schmitz, Jaqueline
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNIJUI
Texto Completo: http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/3758
Resumo: Este estudo trata da dificuldade encontrada pelos pais em se adaptarem e de socializar seus filhos nas escolas de educação infantil, principalmente em turmas de 0 a 3 anos de idade. O objetivo é investigar a maneira como os pais lidam com a adaptação escolar dos filhos, para compreender a visão dos mesmos quanto à separação. Para buscar os dados empíricos foi realizada uma entrevista com três pais de crianças, que passaram pela adaptação do filho, identificando as causas em relação à maior dificuldade encontrada durante o processo. No espaço deste estudo podemos perceber que a grande dificuldade dos pais nos processos de adaptação dos filhos está vinculada ao apego, a separação e a insegurança. Na grande maioria, são as mães que mais sofrem com a separação, pois possuem uma ligação mais forte com o filho que foi estabelecida desde a gestação, depois a amamentação, enfim, por vários envolvimentos mais acentuados. Enfim, após os estudos realizados podemos destacar que a adaptação é uma fase importantíssima na vida da criança, e também dos pais, pois constitui uma experiência necessária de socialização e de transformações. Durante este período, a criança constrói uma série de significados que são resultantes das interações que ela faz e continua fazendo em seu contexto sócio afetivo. Os pais também fazem estas interações com a comunidade escolar, buscando a tranquilidade, segurança e principalmente a confiança de que ambos precisam para que o processo de adaptação siga em frente, e sem maiores dificuldades.
id UNIJ_65949b20619f4fe5f35688c480e1cd46
oai_identifier_str oai:bibliodigital.unijui.edu.br:123456789/3758
network_acronym_str UNIJ
network_name_str Repositório Institucional da UNIJUI
spelling info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisPais desadaptados: as dificuldades encontradas na educação infantil de 0 a 3 anos de idade2016-10-3120162016-10-31T16:35:49Z2016-10-31T16:35:49ZEste estudo trata da dificuldade encontrada pelos pais em se adaptarem e de socializar seus filhos nas escolas de educação infantil, principalmente em turmas de 0 a 3 anos de idade. O objetivo é investigar a maneira como os pais lidam com a adaptação escolar dos filhos, para compreender a visão dos mesmos quanto à separação. Para buscar os dados empíricos foi realizada uma entrevista com três pais de crianças, que passaram pela adaptação do filho, identificando as causas em relação à maior dificuldade encontrada durante o processo. No espaço deste estudo podemos perceber que a grande dificuldade dos pais nos processos de adaptação dos filhos está vinculada ao apego, a separação e a insegurança. Na grande maioria, são as mães que mais sofrem com a separação, pois possuem uma ligação mais forte com o filho que foi estabelecida desde a gestação, depois a amamentação, enfim, por vários envolvimentos mais acentuados. Enfim, após os estudos realizados podemos destacar que a adaptação é uma fase importantíssima na vida da criança, e também dos pais, pois constitui uma experiência necessária de socialização e de transformações. Durante este período, a criança constrói uma série de significados que são resultantes das interações que ela faz e continua fazendo em seu contexto sócio afetivo. Os pais também fazem estas interações com a comunidade escolar, buscando a tranquilidade, segurança e principalmente a confiança de que ambos precisam para que o processo de adaptação siga em frente, e sem maiores dificuldades.37 f.Ciências HumanasPedagogiaAdaptaçãoPaisCriançaProfessorFamíliahttp://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/3758DMD_hdl_123456789/3758Schmitz, Jaquelineporreponame:Repositório Institucional da UNIJUIinstname:Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sulinstacron:UNIJUIinfo:eu-repo/semantics/openAccessJaqueline%20Schmitz.pdfhttp://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/bitstream/123456789/3758/1/Jaqueline%20Schmitz.pdfapplication/pdf447059http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/bitstream/123456789/3758/1/Jaqueline%20Schmitz.pdf2be32216d165bca5f40fff00b18cc3a6MD5123456789_3758_12019-01-21T12:45:06Zmail@mail.com -
dc.title.none.fl_str_mv Pais desadaptados: as dificuldades encontradas na educação infantil de 0 a 3 anos de idade
title Pais desadaptados: as dificuldades encontradas na educação infantil de 0 a 3 anos de idade
spellingShingle Pais desadaptados: as dificuldades encontradas na educação infantil de 0 a 3 anos de idade
Schmitz, Jaqueline
Ciências Humanas
Pedagogia
Adaptação
Pais
Criança
Professor
Família
title_short Pais desadaptados: as dificuldades encontradas na educação infantil de 0 a 3 anos de idade
title_full Pais desadaptados: as dificuldades encontradas na educação infantil de 0 a 3 anos de idade
title_fullStr Pais desadaptados: as dificuldades encontradas na educação infantil de 0 a 3 anos de idade
title_full_unstemmed Pais desadaptados: as dificuldades encontradas na educação infantil de 0 a 3 anos de idade
title_sort Pais desadaptados: as dificuldades encontradas na educação infantil de 0 a 3 anos de idade
author Schmitz, Jaqueline
author_facet Schmitz, Jaqueline
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Schmitz, Jaqueline
dc.subject.por.fl_str_mv Ciências Humanas
Pedagogia
Adaptação
Pais
Criança
Professor
Família
topic Ciências Humanas
Pedagogia
Adaptação
Pais
Criança
Professor
Família
dc.description.abstract.none.fl_txt_mv Este estudo trata da dificuldade encontrada pelos pais em se adaptarem e de socializar seus filhos nas escolas de educação infantil, principalmente em turmas de 0 a 3 anos de idade. O objetivo é investigar a maneira como os pais lidam com a adaptação escolar dos filhos, para compreender a visão dos mesmos quanto à separação. Para buscar os dados empíricos foi realizada uma entrevista com três pais de crianças, que passaram pela adaptação do filho, identificando as causas em relação à maior dificuldade encontrada durante o processo. No espaço deste estudo podemos perceber que a grande dificuldade dos pais nos processos de adaptação dos filhos está vinculada ao apego, a separação e a insegurança. Na grande maioria, são as mães que mais sofrem com a separação, pois possuem uma ligação mais forte com o filho que foi estabelecida desde a gestação, depois a amamentação, enfim, por vários envolvimentos mais acentuados. Enfim, após os estudos realizados podemos destacar que a adaptação é uma fase importantíssima na vida da criança, e também dos pais, pois constitui uma experiência necessária de socialização e de transformações. Durante este período, a criança constrói uma série de significados que são resultantes das interações que ela faz e continua fazendo em seu contexto sócio afetivo. Os pais também fazem estas interações com a comunidade escolar, buscando a tranquilidade, segurança e principalmente a confiança de que ambos precisam para que o processo de adaptação siga em frente, e sem maiores dificuldades.
37 f.
description Este estudo trata da dificuldade encontrada pelos pais em se adaptarem e de socializar seus filhos nas escolas de educação infantil, principalmente em turmas de 0 a 3 anos de idade. O objetivo é investigar a maneira como os pais lidam com a adaptação escolar dos filhos, para compreender a visão dos mesmos quanto à separação. Para buscar os dados empíricos foi realizada uma entrevista com três pais de crianças, que passaram pela adaptação do filho, identificando as causas em relação à maior dificuldade encontrada durante o processo. No espaço deste estudo podemos perceber que a grande dificuldade dos pais nos processos de adaptação dos filhos está vinculada ao apego, a separação e a insegurança. Na grande maioria, são as mães que mais sofrem com a separação, pois possuem uma ligação mais forte com o filho que foi estabelecida desde a gestação, depois a amamentação, enfim, por vários envolvimentos mais acentuados. Enfim, após os estudos realizados podemos destacar que a adaptação é uma fase importantíssima na vida da criança, e também dos pais, pois constitui uma experiência necessária de socialização e de transformações. Durante este período, a criança constrói uma série de significados que são resultantes das interações que ela faz e continua fazendo em seu contexto sócio afetivo. Os pais também fazem estas interações com a comunidade escolar, buscando a tranquilidade, segurança e principalmente a confiança de que ambos precisam para que o processo de adaptação siga em frente, e sem maiores dificuldades.
publishDate 2016
dc.date.issued.fl_str_mv 2016-10-31
dc.date.available.fl_str_mv 2016
2016-10-31T16:35:49Z
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-10-31T16:35:49Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
status_str publishedVersion
format bachelorThesis
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/3758
DMD_hdl_123456789/3758
url http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/3758
identifier_str_mv DMD_hdl_123456789/3758
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.bitstream.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNIJUI
instname:Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul
instacron:UNIJUI
reponame_str Repositório Institucional da UNIJUI
collection Repositório Institucional da UNIJUI
instname_str Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul
instacron_str UNIJUI
institution UNIJUI
repository.name.fl_str_mv -
repository.mail.fl_str_mv mail@mail.com
_version_ 1623415526730498048