Pais desadaptados: as dificuldades encontradas na educação infantil de 0 a 3 anos de idade
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNIJUI |
Texto Completo: | http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/3758 |
Resumo: | Este estudo trata da dificuldade encontrada pelos pais em se adaptarem e de socializar seus filhos nas escolas de educação infantil, principalmente em turmas de 0 a 3 anos de idade. O objetivo é investigar a maneira como os pais lidam com a adaptação escolar dos filhos, para compreender a visão dos mesmos quanto à separação. Para buscar os dados empíricos foi realizada uma entrevista com três pais de crianças, que passaram pela adaptação do filho, identificando as causas em relação à maior dificuldade encontrada durante o processo. No espaço deste estudo podemos perceber que a grande dificuldade dos pais nos processos de adaptação dos filhos está vinculada ao apego, a separação e a insegurança. Na grande maioria, são as mães que mais sofrem com a separação, pois possuem uma ligação mais forte com o filho que foi estabelecida desde a gestação, depois a amamentação, enfim, por vários envolvimentos mais acentuados. Enfim, após os estudos realizados podemos destacar que a adaptação é uma fase importantíssima na vida da criança, e também dos pais, pois constitui uma experiência necessária de socialização e de transformações. Durante este período, a criança constrói uma série de significados que são resultantes das interações que ela faz e continua fazendo em seu contexto sócio afetivo. Os pais também fazem estas interações com a comunidade escolar, buscando a tranquilidade, segurança e principalmente a confiança de que ambos precisam para que o processo de adaptação siga em frente, e sem maiores dificuldades. |
id |
UNIJ_65949b20619f4fe5f35688c480e1cd46 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:bibliodigital.unijui.edu.br:123456789/3758 |
network_acronym_str |
UNIJ |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNIJUI |
spelling |
info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisPais desadaptados: as dificuldades encontradas na educação infantil de 0 a 3 anos de idade2016-10-3120162016-10-31T16:35:49Z2016-10-31T16:35:49ZEste estudo trata da dificuldade encontrada pelos pais em se adaptarem e de socializar seus filhos nas escolas de educação infantil, principalmente em turmas de 0 a 3 anos de idade. O objetivo é investigar a maneira como os pais lidam com a adaptação escolar dos filhos, para compreender a visão dos mesmos quanto à separação. Para buscar os dados empíricos foi realizada uma entrevista com três pais de crianças, que passaram pela adaptação do filho, identificando as causas em relação à maior dificuldade encontrada durante o processo. No espaço deste estudo podemos perceber que a grande dificuldade dos pais nos processos de adaptação dos filhos está vinculada ao apego, a separação e a insegurança. Na grande maioria, são as mães que mais sofrem com a separação, pois possuem uma ligação mais forte com o filho que foi estabelecida desde a gestação, depois a amamentação, enfim, por vários envolvimentos mais acentuados. Enfim, após os estudos realizados podemos destacar que a adaptação é uma fase importantíssima na vida da criança, e também dos pais, pois constitui uma experiência necessária de socialização e de transformações. Durante este período, a criança constrói uma série de significados que são resultantes das interações que ela faz e continua fazendo em seu contexto sócio afetivo. Os pais também fazem estas interações com a comunidade escolar, buscando a tranquilidade, segurança e principalmente a confiança de que ambos precisam para que o processo de adaptação siga em frente, e sem maiores dificuldades.37 f.Ciências HumanasPedagogiaAdaptaçãoPaisCriançaProfessorFamíliahttp://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/3758DMD_hdl_123456789/3758Schmitz, Jaquelineporreponame:Repositório Institucional da UNIJUIinstname:Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sulinstacron:UNIJUIinfo:eu-repo/semantics/openAccessJaqueline%20Schmitz.pdfhttp://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/bitstream/123456789/3758/1/Jaqueline%20Schmitz.pdfapplication/pdf447059http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/bitstream/123456789/3758/1/Jaqueline%20Schmitz.pdf2be32216d165bca5f40fff00b18cc3a6MD5123456789_3758_12019-01-21T12:45:06Zmail@mail.com - |
dc.title.none.fl_str_mv |
Pais desadaptados: as dificuldades encontradas na educação infantil de 0 a 3 anos de idade |
title |
Pais desadaptados: as dificuldades encontradas na educação infantil de 0 a 3 anos de idade |
spellingShingle |
Pais desadaptados: as dificuldades encontradas na educação infantil de 0 a 3 anos de idade Schmitz, Jaqueline Ciências Humanas Pedagogia Adaptação Pais Criança Professor Família |
title_short |
Pais desadaptados: as dificuldades encontradas na educação infantil de 0 a 3 anos de idade |
title_full |
Pais desadaptados: as dificuldades encontradas na educação infantil de 0 a 3 anos de idade |
title_fullStr |
Pais desadaptados: as dificuldades encontradas na educação infantil de 0 a 3 anos de idade |
title_full_unstemmed |
Pais desadaptados: as dificuldades encontradas na educação infantil de 0 a 3 anos de idade |
title_sort |
Pais desadaptados: as dificuldades encontradas na educação infantil de 0 a 3 anos de idade |
author |
Schmitz, Jaqueline |
author_facet |
Schmitz, Jaqueline |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Schmitz, Jaqueline |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ciências Humanas Pedagogia Adaptação Pais Criança Professor Família |
topic |
Ciências Humanas Pedagogia Adaptação Pais Criança Professor Família |
dc.description.abstract.none.fl_txt_mv |
Este estudo trata da dificuldade encontrada pelos pais em se adaptarem e de socializar seus filhos nas escolas de educação infantil, principalmente em turmas de 0 a 3 anos de idade. O objetivo é investigar a maneira como os pais lidam com a adaptação escolar dos filhos, para compreender a visão dos mesmos quanto à separação. Para buscar os dados empíricos foi realizada uma entrevista com três pais de crianças, que passaram pela adaptação do filho, identificando as causas em relação à maior dificuldade encontrada durante o processo. No espaço deste estudo podemos perceber que a grande dificuldade dos pais nos processos de adaptação dos filhos está vinculada ao apego, a separação e a insegurança. Na grande maioria, são as mães que mais sofrem com a separação, pois possuem uma ligação mais forte com o filho que foi estabelecida desde a gestação, depois a amamentação, enfim, por vários envolvimentos mais acentuados. Enfim, após os estudos realizados podemos destacar que a adaptação é uma fase importantíssima na vida da criança, e também dos pais, pois constitui uma experiência necessária de socialização e de transformações. Durante este período, a criança constrói uma série de significados que são resultantes das interações que ela faz e continua fazendo em seu contexto sócio afetivo. Os pais também fazem estas interações com a comunidade escolar, buscando a tranquilidade, segurança e principalmente a confiança de que ambos precisam para que o processo de adaptação siga em frente, e sem maiores dificuldades. 37 f. |
description |
Este estudo trata da dificuldade encontrada pelos pais em se adaptarem e de socializar seus filhos nas escolas de educação infantil, principalmente em turmas de 0 a 3 anos de idade. O objetivo é investigar a maneira como os pais lidam com a adaptação escolar dos filhos, para compreender a visão dos mesmos quanto à separação. Para buscar os dados empíricos foi realizada uma entrevista com três pais de crianças, que passaram pela adaptação do filho, identificando as causas em relação à maior dificuldade encontrada durante o processo. No espaço deste estudo podemos perceber que a grande dificuldade dos pais nos processos de adaptação dos filhos está vinculada ao apego, a separação e a insegurança. Na grande maioria, são as mães que mais sofrem com a separação, pois possuem uma ligação mais forte com o filho que foi estabelecida desde a gestação, depois a amamentação, enfim, por vários envolvimentos mais acentuados. Enfim, após os estudos realizados podemos destacar que a adaptação é uma fase importantíssima na vida da criança, e também dos pais, pois constitui uma experiência necessária de socialização e de transformações. Durante este período, a criança constrói uma série de significados que são resultantes das interações que ela faz e continua fazendo em seu contexto sócio afetivo. Os pais também fazem estas interações com a comunidade escolar, buscando a tranquilidade, segurança e principalmente a confiança de que ambos precisam para que o processo de adaptação siga em frente, e sem maiores dificuldades. |
publishDate |
2016 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2016-10-31 |
dc.date.available.fl_str_mv |
2016 2016-10-31T16:35:49Z |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2016-10-31T16:35:49Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
format |
bachelorThesis |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/3758 DMD_hdl_123456789/3758 |
url |
http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/3758 |
identifier_str_mv |
DMD_hdl_123456789/3758 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.bitstream.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UNIJUI instname:Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul instacron:UNIJUI |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNIJUI |
collection |
Repositório Institucional da UNIJUI |
instname_str |
Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul |
instacron_str |
UNIJUI |
institution |
UNIJUI |
repository.name.fl_str_mv |
-
|
repository.mail.fl_str_mv |
mail@mail.com |
_version_ |
1623415526730498048 |