As transformações da/na família e do/no estado: deslocamentos da função paterna

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Zasso, Izabele
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNIJUI
Texto Completo: http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/4209
Resumo: Esta dissertação de mestrado visa discutir, se há ou não, na sociedade contemporânea, a incidência do declínio da função paterna e, se as novas configurações familiares atuais, devido a pluralidade de sua composição, fortalece a decadência dessa função. Ainda, descobrir quais os novos contornos que a função paterna adquire na contemporaneidade, desde pressupostos do neoliberalismo, como do Estado enquanto política pública. As motivações em pesquisar sobre o tema surgiu da experiência na prática clínica na política pública de assistência social, bem como decorrentes das avaliações psicológicas realizadas para o judiciário, em que se encontravam inúmeras questões relativas ao pai nas investigações dos sujeitos inseridos nestes contextos. Para o desenvolvimento deste trabalho foram realizadas pesquisas bibliográficas. A investigação teórica foi desenvolvida a partir de dois horizontes referenciais: o primeiro se deu pelo estudo da história e da psicossociologia da família. O segundo ocorreu sob a ótica da psicanálise, através de construções teóricas de Freud, Lacan e outros psicanalistas. Buscou-se no postulado teórico destes autores como a questão paterna e sua função se edificam, assim como a viabilidade de seu declínio.
id UNIJ_6ab71f1ff45c5392ae588f2f1f88b7f7
oai_identifier_str oai:bibliodigital.unijui.edu.br:123456789/4209
network_acronym_str UNIJ
network_name_str Repositório Institucional da UNIJUI
spelling info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisAs transformações da/na família e do/no estado: deslocamentos da função paterna2017-06-3020162017-06-30T20:12:52Z2017-06-30T20:12:52ZEsta dissertação de mestrado visa discutir, se há ou não, na sociedade contemporânea, a incidência do declínio da função paterna e, se as novas configurações familiares atuais, devido a pluralidade de sua composição, fortalece a decadência dessa função. Ainda, descobrir quais os novos contornos que a função paterna adquire na contemporaneidade, desde pressupostos do neoliberalismo, como do Estado enquanto política pública. As motivações em pesquisar sobre o tema surgiu da experiência na prática clínica na política pública de assistência social, bem como decorrentes das avaliações psicológicas realizadas para o judiciário, em que se encontravam inúmeras questões relativas ao pai nas investigações dos sujeitos inseridos nestes contextos. Para o desenvolvimento deste trabalho foram realizadas pesquisas bibliográficas. A investigação teórica foi desenvolvida a partir de dois horizontes referenciais: o primeiro se deu pelo estudo da história e da psicossociologia da família. O segundo ocorreu sob a ótica da psicanálise, através de construções teóricas de Freud, Lacan e outros psicanalistas. Buscou-se no postulado teórico destes autores como a questão paterna e sua função se edificam, assim como a viabilidade de seu declínio.116 f.Ciências Sociais AplicadasDireitoDireitos humanosFunção paternaFamíliaPsicanáliseEstadohttp://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/4209DMD_hdl_123456789/4209Zasso, Izabeleporreponame:Repositório Institucional da UNIJUIinstname:Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sulinstacron:UNIJUIinfo:eu-repo/semantics/openAccessIzabele%20Zasso.pdfhttp://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/bitstream/123456789/4209/1/Izabele%20Zasso.pdfapplication/pdf1079612http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/bitstream/123456789/4209/1/Izabele%20Zasso.pdfbc03679bba29bd93378e9a03f1604999MD5123456789_4209_12019-01-21T12:45:21Zmail@mail.com -
dc.title.none.fl_str_mv As transformações da/na família e do/no estado: deslocamentos da função paterna
title As transformações da/na família e do/no estado: deslocamentos da função paterna
spellingShingle As transformações da/na família e do/no estado: deslocamentos da função paterna
Zasso, Izabele
Ciências Sociais Aplicadas
Direito
Direitos humanos
Função paterna
Família
Psicanálise
Estado
title_short As transformações da/na família e do/no estado: deslocamentos da função paterna
title_full As transformações da/na família e do/no estado: deslocamentos da função paterna
title_fullStr As transformações da/na família e do/no estado: deslocamentos da função paterna
title_full_unstemmed As transformações da/na família e do/no estado: deslocamentos da função paterna
title_sort As transformações da/na família e do/no estado: deslocamentos da função paterna
author Zasso, Izabele
author_facet Zasso, Izabele
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Zasso, Izabele
dc.subject.por.fl_str_mv Ciências Sociais Aplicadas
Direito
Direitos humanos
Função paterna
Família
Psicanálise
Estado
topic Ciências Sociais Aplicadas
Direito
Direitos humanos
Função paterna
Família
Psicanálise
Estado
dc.description.abstract.none.fl_txt_mv Esta dissertação de mestrado visa discutir, se há ou não, na sociedade contemporânea, a incidência do declínio da função paterna e, se as novas configurações familiares atuais, devido a pluralidade de sua composição, fortalece a decadência dessa função. Ainda, descobrir quais os novos contornos que a função paterna adquire na contemporaneidade, desde pressupostos do neoliberalismo, como do Estado enquanto política pública. As motivações em pesquisar sobre o tema surgiu da experiência na prática clínica na política pública de assistência social, bem como decorrentes das avaliações psicológicas realizadas para o judiciário, em que se encontravam inúmeras questões relativas ao pai nas investigações dos sujeitos inseridos nestes contextos. Para o desenvolvimento deste trabalho foram realizadas pesquisas bibliográficas. A investigação teórica foi desenvolvida a partir de dois horizontes referenciais: o primeiro se deu pelo estudo da história e da psicossociologia da família. O segundo ocorreu sob a ótica da psicanálise, através de construções teóricas de Freud, Lacan e outros psicanalistas. Buscou-se no postulado teórico destes autores como a questão paterna e sua função se edificam, assim como a viabilidade de seu declínio.
116 f.
description Esta dissertação de mestrado visa discutir, se há ou não, na sociedade contemporânea, a incidência do declínio da função paterna e, se as novas configurações familiares atuais, devido a pluralidade de sua composição, fortalece a decadência dessa função. Ainda, descobrir quais os novos contornos que a função paterna adquire na contemporaneidade, desde pressupostos do neoliberalismo, como do Estado enquanto política pública. As motivações em pesquisar sobre o tema surgiu da experiência na prática clínica na política pública de assistência social, bem como decorrentes das avaliações psicológicas realizadas para o judiciário, em que se encontravam inúmeras questões relativas ao pai nas investigações dos sujeitos inseridos nestes contextos. Para o desenvolvimento deste trabalho foram realizadas pesquisas bibliográficas. A investigação teórica foi desenvolvida a partir de dois horizontes referenciais: o primeiro se deu pelo estudo da história e da psicossociologia da família. O segundo ocorreu sob a ótica da psicanálise, através de construções teóricas de Freud, Lacan e outros psicanalistas. Buscou-se no postulado teórico destes autores como a questão paterna e sua função se edificam, assim como a viabilidade de seu declínio.
publishDate 2016
dc.date.available.fl_str_mv 2016
2017-06-30T20:12:52Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2017-06-30
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2017-06-30T20:12:52Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
status_str publishedVersion
format masterThesis
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/4209
DMD_hdl_123456789/4209
url http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/4209
identifier_str_mv DMD_hdl_123456789/4209
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.bitstream.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNIJUI
instname:Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul
instacron:UNIJUI
reponame_str Repositório Institucional da UNIJUI
collection Repositório Institucional da UNIJUI
instname_str Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul
instacron_str UNIJUI
institution UNIJUI
repository.name.fl_str_mv -
repository.mail.fl_str_mv mail@mail.com
_version_ 1623415894985146368