A gestão de design na indústria da moda: reflexões sobre inovação e desenvolvimento em empresas de confecção na região Fronteira Noroeste do RS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Marin, Vanessa
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNIJUI
Texto Completo: http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/3734
Resumo: A moda e sua presença no interior gaúcho, através da atividade de diversas empresas de confecção de vestuário ou decoração, é um dos elos que afetam o processo de desenvolvimento, sendo que a gestão de design e a inovação são fundamentais na competitividade das empresas que compõem a cadeia da moda, em virtude da alta concorrência e dos elevados custos de operação desse sistema. O problema desta pesquisa é compreender de que maneira a gestão de design de moda pode contribuir para o desenvolvimento e a inovação das empresas de confecção da região Fronteira Noroeste do Rio Grande do Sul. Para isso, objetivou-se analisar os diferentes segmentos de mercado das empresas desta região, verificando o nível de gestão de design e os principais entraves para a implantação desta gestão, apontando possibilidades de saídas viáveis para a questão. Buscou-se como referência estudos de autores das Ciências Sociais Aplicadas sobre desenvolvimento em enfoques econômicos e também com novas abordagens, centradas no ser humano e na Teoria da Complexidade. Assim, enfocaram-se questões referentes à educação e criatividade, aspectos relacionados à construção de planos de desenvolvimento, gestão empresarial e inovação. Abordou-se, também, o campo do design, expondo seus diferentes conceitos, a necessidade de uma formação profissional para melhorar os aspectos de gestão e ampliar o diferencial competitivo na cadeia específica da moda, através da pesquisa e desenvolvimento de produtos mais inovadores. A escolha das sete empresas de confecção de diferentes segmentos de mercado em seis cidades da região (universo amostral desta pesquisa) se deu através de uma perspectiva ontológica clara do mundo social, realizando a coleta de dados que analisou processos criativos, produtivos e gerenciais, a fim de avaliar a gestão de design e a inovação, bem como a participação destas empresas no processo de desenvolvimento. Essa investigação científica caracterizou-se como uma pesquisa exploratória descritiva com abordagem interpretativista dos fenômenos. Trata-se de uma pesquisa aplicada que se utilizou de dados primários e secundários, pesquisa bibliográfica, observação, registro fotográfico e entrevista com o auxílio de um questionário, aplicado aos sujeitos da pesquisa (empresários) oriundos do universo amostral. Os dados foram interpretados de forma qualitativa. Observou-se que as empresas têm muitas dificuldades em gerenciar o processo de design, principalmente no estágio inicial de pesquisa e desenvolvimento de novos produtos, devido à falta de mão de obra qualificada e pelo pouco estímulo ao design. Os pontos negativos evidenciam muitos aspectos a serem melhorados e se sugere às empresas que se preparem por meio do aprendizado e da abertura à mudança. Conclui-se que é necessário que se discutam formas de gestão apropriadas aos novos padrões de competitividade promovendo a melhoria dos processos que envolvem inovação e design, participando mais ativamente do desenvolvimento como um todo. Assim, a educação através do design pode se dar por meio da intervenção de instituições de ensino, pesquisa e extensão, compatíveis com as particularidades do contexto local, sendo que tal processo pode se iniciar através da pesquisa acadêmica.
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description A moda e sua presença no interior gaúcho, através da atividade de diversas empresas de confecção de vestuário ou decoração, é um dos elos que afetam o processo de desenvolvimento, sendo que a gestão de design e a inovação são fundamentais na competitividade das empresas que compõem a cadeia da moda, em virtude da alta concorrência e dos elevados custos de operação desse sistema. O problema desta pesquisa é compreender de que maneira a gestão de design de moda pode contribuir para o desenvolvimento e a inovação das empresas de confecção da região Fronteira Noroeste do Rio Grande do Sul. Para isso, objetivou-se analisar os diferentes segmentos de mercado das empresas desta região, verificando o nível de gestão de design e os principais entraves para a implantação desta gestão, apontando possibilidades de saídas viáveis para a questão. Buscou-se como referência estudos de autores das Ciências Sociais Aplicadas sobre desenvolvimento em enfoques econômicos e também com novas abordagens, centradas no ser humano e na Teoria da Complexidade. Assim, enfocaram-se questões referentes à educação e criatividade, aspectos relacionados à construção de planos de desenvolvimento, gestão empresarial e inovação. Abordou-se, também, o campo do design, expondo seus diferentes conceitos, a necessidade de uma formação profissional para melhorar os aspectos de gestão e ampliar o diferencial competitivo na cadeia específica da moda, através da pesquisa e desenvolvimento de produtos mais inovadores. A escolha das sete empresas de confecção de diferentes segmentos de mercado em seis cidades da região (universo amostral desta pesquisa) se deu através de uma perspectiva ontológica clara do mundo social, realizando a coleta de dados que analisou processos criativos, produtivos e gerenciais, a fim de avaliar a gestão de design e a inovação, bem como a participação destas empresas no processo de desenvolvimento. Essa investigação científica caracterizou-se como uma pesquisa exploratória descritiva com abordagem interpretativista dos fenômenos. Trata-se de uma pesquisa aplicada que se utilizou de dados primários e secundários, pesquisa bibliográfica, observação, registro fotográfico e entrevista com o auxílio de um questionário, aplicado aos sujeitos da pesquisa (empresários) oriundos do universo amostral. Os dados foram interpretados de forma qualitativa. Observou-se que as empresas têm muitas dificuldades em gerenciar o processo de design, principalmente no estágio inicial de pesquisa e desenvolvimento de novos produtos, devido à falta de mão de obra qualificada e pelo pouco estímulo ao design. Os pontos negativos evidenciam muitos aspectos a serem melhorados e se sugere às empresas que se preparem por meio do aprendizado e da abertura à mudança. Conclui-se que é necessário que se discutam formas de gestão apropriadas aos novos padrões de competitividade promovendo a melhoria dos processos que envolvem inovação e design, participando mais ativamente do desenvolvimento como um todo. Assim, a educação através do design pode se dar por meio da intervenção de instituições de ensino, pesquisa e extensão, compatíveis com as particularidades do contexto local, sendo que tal processo pode se iniciar através da pesquisa acadêmica.
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