Bullying: causas e consequências

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bolzan, Michele Sloniec
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNIJUI
Texto Completo: http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/1305
Resumo: Bullying é um comportamento caracterizado por atos de violência, tanto física quanto psicológica, sem motivação aparente e contra alguém em desvantagem de força. O mesmo ocasiona efeitos desastrosos para as vitimas, e também aos agressores e testemunhas. O bullying está fortemente ligado à constituição psíquica do sujeito que o pratica. De modo que é em seu processo de desenvolvimento, considerando a estrutura familiar, que o sujeito vai articular os instrumentos que utilizará para fazer suas trocas com o meio em que está inserido. Assim, é a estrutura familiar que constitui o sujeito e isso vai acontecendo cotidianamente, a cada acontecimento ou situação entre a criança e seus pais. Estes acontecimentos vão ser significados por atos que vão delinear o sujeito e, por conseguinte, seu lugar de filho, sendo que, é justamente a definição desse lugar que vai permitir a criança se tornar um sujeito. E é justamente o modo como um sujeito está constituído que vai lhe permitir ser uma vitima ou um agressor, também as maneiras de um sujeito lidar com o bullying, dependem de sua constituição. É no contexto escolar que este fenômeno se torna uma das formas mais graves de violência contra o outro. Os agressores evidenciam firmemente a intenção de agravar situações em que as vítimas estão numa posição indefesa. E é o sofrimento a consequência desse processo tanto físico quanto psicológico. Também pode haver a exclusão dos envolvidos, sob a forma de marginalização social. Desse modo, é possível compreender o bullying como: agressões verbais e físicas, assédios, ações desrespeitosas, que são realizadas de forma intencional e que precisam de programas de intervenção.
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description Bullying é um comportamento caracterizado por atos de violência, tanto física quanto psicológica, sem motivação aparente e contra alguém em desvantagem de força. O mesmo ocasiona efeitos desastrosos para as vitimas, e também aos agressores e testemunhas. O bullying está fortemente ligado à constituição psíquica do sujeito que o pratica. De modo que é em seu processo de desenvolvimento, considerando a estrutura familiar, que o sujeito vai articular os instrumentos que utilizará para fazer suas trocas com o meio em que está inserido. Assim, é a estrutura familiar que constitui o sujeito e isso vai acontecendo cotidianamente, a cada acontecimento ou situação entre a criança e seus pais. Estes acontecimentos vão ser significados por atos que vão delinear o sujeito e, por conseguinte, seu lugar de filho, sendo que, é justamente a definição desse lugar que vai permitir a criança se tornar um sujeito. E é justamente o modo como um sujeito está constituído que vai lhe permitir ser uma vitima ou um agressor, também as maneiras de um sujeito lidar com o bullying, dependem de sua constituição. É no contexto escolar que este fenômeno se torna uma das formas mais graves de violência contra o outro. Os agressores evidenciam firmemente a intenção de agravar situações em que as vítimas estão numa posição indefesa. E é o sofrimento a consequência desse processo tanto físico quanto psicológico. Também pode haver a exclusão dos envolvidos, sob a forma de marginalização social. Desse modo, é possível compreender o bullying como: agressões verbais e físicas, assédios, ações desrespeitosas, que são realizadas de forma intencional e que precisam de programas de intervenção.
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