A matemática no ensino médio: que entendimentos são produzidos pelos alunos?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Luciana Dallabrida dos
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNIJUI
Texto Completo: http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/2704
Resumo: O presente artigo se constituiu a partir de uma pesquisa qualitativa com abordagens quantitativas, tem como objetivo investigar entendimentos que alunos de uma turma de ensino médio apresentam acerca da Matemática neste nível de ensino. Os dados empíricos foram produzidos por meio de um questionário desenvolvido com uma turma de alunos do 3° ano do ensino médio, em uma escola da rede Estadual de Ensino em um município do interior do estado do Rio Grande do Sul. Os dados foram organizados em quadros e analisados a partir de proposições e ideias apresentadas especialmente, por D’ambrosio (2001), Pais (2006), Lopes (2011), Brasil (2002, 2006, 2012, 2013, 2014), a partir de duas unidades de análises: a matemática na formação do aluno de Ensino Médio: instrumental ou formativa? e o ensino de matemática no ensino médio. Esta pesquisa dá indicativos de que a matemática, neste nível de ensino, deva contribuir, efetivamente, na formação dos alunos os quais estão inseridos em uma sociedade marcada pela globalização e por constantes mudanças.
id UNIJ_7d55f2b154dafcfa703bfd436aadb4c0
oai_identifier_str oai:bibliodigital.unijui.edu.br:123456789/2704
network_acronym_str UNIJ
network_name_str Repositório Institucional da UNIJUI
spelling info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleA matemática no ensino médio: que entendimentos são produzidos pelos alunos?2015-04-1720142015-04-17T13:22:53Z2015-04-17T13:22:53ZO presente artigo se constituiu a partir de uma pesquisa qualitativa com abordagens quantitativas, tem como objetivo investigar entendimentos que alunos de uma turma de ensino médio apresentam acerca da Matemática neste nível de ensino. Os dados empíricos foram produzidos por meio de um questionário desenvolvido com uma turma de alunos do 3° ano do ensino médio, em uma escola da rede Estadual de Ensino em um município do interior do estado do Rio Grande do Sul. Os dados foram organizados em quadros e analisados a partir de proposições e ideias apresentadas especialmente, por D’ambrosio (2001), Pais (2006), Lopes (2011), Brasil (2002, 2006, 2012, 2013, 2014), a partir de duas unidades de análises: a matemática na formação do aluno de Ensino Médio: instrumental ou formativa? e o ensino de matemática no ensino médio. Esta pesquisa dá indicativos de que a matemática, neste nível de ensino, deva contribuir, efetivamente, na formação dos alunos os quais estão inseridos em uma sociedade marcada pela globalização e por constantes mudanças.18 f.Ciências Exatas e da TerraMatemáticaEntendimentos produzidos pelos alunosMatemática no ensino médiohttp://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/2704DMD_hdl_123456789/2704Santos, Luciana Dallabrida dosporreponame:Repositório Institucional da UNIJUIinstname:Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sulinstacron:UNIJUIinfo:eu-repo/semantics/openAccessLuciana%20Dallabrida%20dos%20Santos.pdfhttp://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/bitstream/123456789/2704/1/Luciana%20Dallabrida%20dos%20Santos.pdfapplication/pdf123712http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/bitstream/123456789/2704/1/Luciana%20Dallabrida%20dos%20Santos.pdf9f091e424e0776aeebf769d8374ca12dMD5123456789_2704_12019-01-21T12:44:34Zmail@mail.com -
dc.title.none.fl_str_mv A matemática no ensino médio: que entendimentos são produzidos pelos alunos?
title A matemática no ensino médio: que entendimentos são produzidos pelos alunos?
spellingShingle A matemática no ensino médio: que entendimentos são produzidos pelos alunos?
Santos, Luciana Dallabrida dos
Ciências Exatas e da Terra
Matemática
Entendimentos produzidos pelos alunos
Matemática no ensino médio
title_short A matemática no ensino médio: que entendimentos são produzidos pelos alunos?
title_full A matemática no ensino médio: que entendimentos são produzidos pelos alunos?
title_fullStr A matemática no ensino médio: que entendimentos são produzidos pelos alunos?
title_full_unstemmed A matemática no ensino médio: que entendimentos são produzidos pelos alunos?
title_sort A matemática no ensino médio: que entendimentos são produzidos pelos alunos?
author Santos, Luciana Dallabrida dos
author_facet Santos, Luciana Dallabrida dos
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Luciana Dallabrida dos
dc.subject.por.fl_str_mv Ciências Exatas e da Terra
Matemática
Entendimentos produzidos pelos alunos
Matemática no ensino médio
topic Ciências Exatas e da Terra
Matemática
Entendimentos produzidos pelos alunos
Matemática no ensino médio
dc.description.abstract.none.fl_txt_mv O presente artigo se constituiu a partir de uma pesquisa qualitativa com abordagens quantitativas, tem como objetivo investigar entendimentos que alunos de uma turma de ensino médio apresentam acerca da Matemática neste nível de ensino. Os dados empíricos foram produzidos por meio de um questionário desenvolvido com uma turma de alunos do 3° ano do ensino médio, em uma escola da rede Estadual de Ensino em um município do interior do estado do Rio Grande do Sul. Os dados foram organizados em quadros e analisados a partir de proposições e ideias apresentadas especialmente, por D’ambrosio (2001), Pais (2006), Lopes (2011), Brasil (2002, 2006, 2012, 2013, 2014), a partir de duas unidades de análises: a matemática na formação do aluno de Ensino Médio: instrumental ou formativa? e o ensino de matemática no ensino médio. Esta pesquisa dá indicativos de que a matemática, neste nível de ensino, deva contribuir, efetivamente, na formação dos alunos os quais estão inseridos em uma sociedade marcada pela globalização e por constantes mudanças.
18 f.
description O presente artigo se constituiu a partir de uma pesquisa qualitativa com abordagens quantitativas, tem como objetivo investigar entendimentos que alunos de uma turma de ensino médio apresentam acerca da Matemática neste nível de ensino. Os dados empíricos foram produzidos por meio de um questionário desenvolvido com uma turma de alunos do 3° ano do ensino médio, em uma escola da rede Estadual de Ensino em um município do interior do estado do Rio Grande do Sul. Os dados foram organizados em quadros e analisados a partir de proposições e ideias apresentadas especialmente, por D’ambrosio (2001), Pais (2006), Lopes (2011), Brasil (2002, 2006, 2012, 2013, 2014), a partir de duas unidades de análises: a matemática na formação do aluno de Ensino Médio: instrumental ou formativa? e o ensino de matemática no ensino médio. Esta pesquisa dá indicativos de que a matemática, neste nível de ensino, deva contribuir, efetivamente, na formação dos alunos os quais estão inseridos em uma sociedade marcada pela globalização e por constantes mudanças.
publishDate 2014
dc.date.available.fl_str_mv 2014
2015-04-17T13:22:53Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2015-04-17
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2015-04-17T13:22:53Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
status_str publishedVersion
format article
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/2704
DMD_hdl_123456789/2704
url http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/2704
identifier_str_mv DMD_hdl_123456789/2704
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.bitstream.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNIJUI
instname:Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul
instacron:UNIJUI
reponame_str Repositório Institucional da UNIJUI
collection Repositório Institucional da UNIJUI
instname_str Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul
instacron_str UNIJUI
institution UNIJUI
repository.name.fl_str_mv -
repository.mail.fl_str_mv mail@mail.com
_version_ 1623414532095344640