A matemática no ensino médio: que entendimentos são produzidos pelos alunos?
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNIJUI |
Texto Completo: | http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/2704 |
Resumo: | O presente artigo se constituiu a partir de uma pesquisa qualitativa com abordagens quantitativas, tem como objetivo investigar entendimentos que alunos de uma turma de ensino médio apresentam acerca da Matemática neste nível de ensino. Os dados empíricos foram produzidos por meio de um questionário desenvolvido com uma turma de alunos do 3° ano do ensino médio, em uma escola da rede Estadual de Ensino em um município do interior do estado do Rio Grande do Sul. Os dados foram organizados em quadros e analisados a partir de proposições e ideias apresentadas especialmente, por D’ambrosio (2001), Pais (2006), Lopes (2011), Brasil (2002, 2006, 2012, 2013, 2014), a partir de duas unidades de análises: a matemática na formação do aluno de Ensino Médio: instrumental ou formativa? e o ensino de matemática no ensino médio. Esta pesquisa dá indicativos de que a matemática, neste nível de ensino, deva contribuir, efetivamente, na formação dos alunos os quais estão inseridos em uma sociedade marcada pela globalização e por constantes mudanças. |
id |
UNIJ_7d55f2b154dafcfa703bfd436aadb4c0 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:bibliodigital.unijui.edu.br:123456789/2704 |
network_acronym_str |
UNIJ |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNIJUI |
spelling |
info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleA matemática no ensino médio: que entendimentos são produzidos pelos alunos?2015-04-1720142015-04-17T13:22:53Z2015-04-17T13:22:53ZO presente artigo se constituiu a partir de uma pesquisa qualitativa com abordagens quantitativas, tem como objetivo investigar entendimentos que alunos de uma turma de ensino médio apresentam acerca da Matemática neste nível de ensino. Os dados empíricos foram produzidos por meio de um questionário desenvolvido com uma turma de alunos do 3° ano do ensino médio, em uma escola da rede Estadual de Ensino em um município do interior do estado do Rio Grande do Sul. Os dados foram organizados em quadros e analisados a partir de proposições e ideias apresentadas especialmente, por D’ambrosio (2001), Pais (2006), Lopes (2011), Brasil (2002, 2006, 2012, 2013, 2014), a partir de duas unidades de análises: a matemática na formação do aluno de Ensino Médio: instrumental ou formativa? e o ensino de matemática no ensino médio. Esta pesquisa dá indicativos de que a matemática, neste nível de ensino, deva contribuir, efetivamente, na formação dos alunos os quais estão inseridos em uma sociedade marcada pela globalização e por constantes mudanças.18 f.Ciências Exatas e da TerraMatemáticaEntendimentos produzidos pelos alunosMatemática no ensino médiohttp://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/2704DMD_hdl_123456789/2704Santos, Luciana Dallabrida dosporreponame:Repositório Institucional da UNIJUIinstname:Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sulinstacron:UNIJUIinfo:eu-repo/semantics/openAccessLuciana%20Dallabrida%20dos%20Santos.pdfhttp://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/bitstream/123456789/2704/1/Luciana%20Dallabrida%20dos%20Santos.pdfapplication/pdf123712http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/bitstream/123456789/2704/1/Luciana%20Dallabrida%20dos%20Santos.pdf9f091e424e0776aeebf769d8374ca12dMD5123456789_2704_12019-01-21T12:44:34Zmail@mail.com - |
dc.title.none.fl_str_mv |
A matemática no ensino médio: que entendimentos são produzidos pelos alunos? |
title |
A matemática no ensino médio: que entendimentos são produzidos pelos alunos? |
spellingShingle |
A matemática no ensino médio: que entendimentos são produzidos pelos alunos? Santos, Luciana Dallabrida dos Ciências Exatas e da Terra Matemática Entendimentos produzidos pelos alunos Matemática no ensino médio |
title_short |
A matemática no ensino médio: que entendimentos são produzidos pelos alunos? |
title_full |
A matemática no ensino médio: que entendimentos são produzidos pelos alunos? |
title_fullStr |
A matemática no ensino médio: que entendimentos são produzidos pelos alunos? |
title_full_unstemmed |
A matemática no ensino médio: que entendimentos são produzidos pelos alunos? |
title_sort |
A matemática no ensino médio: que entendimentos são produzidos pelos alunos? |
author |
Santos, Luciana Dallabrida dos |
author_facet |
Santos, Luciana Dallabrida dos |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Santos, Luciana Dallabrida dos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ciências Exatas e da Terra Matemática Entendimentos produzidos pelos alunos Matemática no ensino médio |
topic |
Ciências Exatas e da Terra Matemática Entendimentos produzidos pelos alunos Matemática no ensino médio |
dc.description.abstract.none.fl_txt_mv |
O presente artigo se constituiu a partir de uma pesquisa qualitativa com abordagens quantitativas, tem como objetivo investigar entendimentos que alunos de uma turma de ensino médio apresentam acerca da Matemática neste nível de ensino. Os dados empíricos foram produzidos por meio de um questionário desenvolvido com uma turma de alunos do 3° ano do ensino médio, em uma escola da rede Estadual de Ensino em um município do interior do estado do Rio Grande do Sul. Os dados foram organizados em quadros e analisados a partir de proposições e ideias apresentadas especialmente, por D’ambrosio (2001), Pais (2006), Lopes (2011), Brasil (2002, 2006, 2012, 2013, 2014), a partir de duas unidades de análises: a matemática na formação do aluno de Ensino Médio: instrumental ou formativa? e o ensino de matemática no ensino médio. Esta pesquisa dá indicativos de que a matemática, neste nível de ensino, deva contribuir, efetivamente, na formação dos alunos os quais estão inseridos em uma sociedade marcada pela globalização e por constantes mudanças. 18 f. |
description |
O presente artigo se constituiu a partir de uma pesquisa qualitativa com abordagens quantitativas, tem como objetivo investigar entendimentos que alunos de uma turma de ensino médio apresentam acerca da Matemática neste nível de ensino. Os dados empíricos foram produzidos por meio de um questionário desenvolvido com uma turma de alunos do 3° ano do ensino médio, em uma escola da rede Estadual de Ensino em um município do interior do estado do Rio Grande do Sul. Os dados foram organizados em quadros e analisados a partir de proposições e ideias apresentadas especialmente, por D’ambrosio (2001), Pais (2006), Lopes (2011), Brasil (2002, 2006, 2012, 2013, 2014), a partir de duas unidades de análises: a matemática na formação do aluno de Ensino Médio: instrumental ou formativa? e o ensino de matemática no ensino médio. Esta pesquisa dá indicativos de que a matemática, neste nível de ensino, deva contribuir, efetivamente, na formação dos alunos os quais estão inseridos em uma sociedade marcada pela globalização e por constantes mudanças. |
publishDate |
2014 |
dc.date.available.fl_str_mv |
2014 2015-04-17T13:22:53Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2015-04-17 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2015-04-17T13:22:53Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
status_str |
publishedVersion |
format |
article |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/2704 DMD_hdl_123456789/2704 |
url |
http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/2704 |
identifier_str_mv |
DMD_hdl_123456789/2704 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.bitstream.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UNIJUI instname:Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul instacron:UNIJUI |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNIJUI |
collection |
Repositório Institucional da UNIJUI |
instname_str |
Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul |
instacron_str |
UNIJUI |
institution |
UNIJUI |
repository.name.fl_str_mv |
-
|
repository.mail.fl_str_mv |
mail@mail.com |
_version_ |
1623414532095344640 |