Identificação experimental do atrito em atuadores pneumático

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Alves, Mônica Raquel
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNIJUI
Texto Completo: http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/5407
Resumo: Apresenta-se neste trabalho a identificação experimental do atrito em atuadores pneumáticos. Tem-se como objetivo principal identificar as características não lineares de atrito encontradas em atuadores pneumáticos de uma bancada a partir de uma metodologia baseada em testes experimentais em regime permanente. A bancada experimental utilizada neste trabalho foi concebida para testes de controle de força em atuadores pneumáticos, onde a estimativa do atrito entre as superfícies de contato com movimento relativo é muito importante. Foram realizados os testes para identificação de atrito em dois atuadores: um cilindro pneumático diferencial de dupla ação e haste simples, um segundo cilindro pneumático simétrico sem haste de dupla ação. Para o desenvolvimento deste trabalho foram utilizados componentes e equipamentos disponíveis no Núcleo de Inovação em Máquinas Automáticas e Servo Sistemas (NIMASS) da UNIJUÍ campus Panambi. Em regime permanente, a força de atrito é estimada a partir da força pneumática, calculada a partir da medição das pressões nas câmaras do cilindro por meio de transdutores de pressão, e a velocidade em regime permanente é obtida da curva de posição obtida por um transdutor de posição, ambos os sinais são capturados por uma placa eletrônica de aquisição de dados. Como resultados, apresenta-se os mapas estáticos do atrito para cada um dos atuadores testados, os quais serão muito importantes na pesquisa do comportamento dinâmico do atuador pneumático com controle de força. Pretende-se assim contribuir na pesquisa e desenvolvimento de um robô pneumático para reabilitação física de pacientes.
id UNIJ_8120dbb98f0f1cb96c8fe960b38bc20a
oai_identifier_str oai:bibliodigital.unijui.edu.br:123456789/5407
network_acronym_str UNIJ
network_name_str Repositório Institucional da UNIJUI
spelling info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisIdentificação experimental do atrito em atuadores pneumático2018-10-1820182018-10-18T17:20:15Z2018-10-18T17:20:15ZApresenta-se neste trabalho a identificação experimental do atrito em atuadores pneumáticos. Tem-se como objetivo principal identificar as características não lineares de atrito encontradas em atuadores pneumáticos de uma bancada a partir de uma metodologia baseada em testes experimentais em regime permanente. A bancada experimental utilizada neste trabalho foi concebida para testes de controle de força em atuadores pneumáticos, onde a estimativa do atrito entre as superfícies de contato com movimento relativo é muito importante. Foram realizados os testes para identificação de atrito em dois atuadores: um cilindro pneumático diferencial de dupla ação e haste simples, um segundo cilindro pneumático simétrico sem haste de dupla ação. Para o desenvolvimento deste trabalho foram utilizados componentes e equipamentos disponíveis no Núcleo de Inovação em Máquinas Automáticas e Servo Sistemas (NIMASS) da UNIJUÍ campus Panambi. Em regime permanente, a força de atrito é estimada a partir da força pneumática, calculada a partir da medição das pressões nas câmaras do cilindro por meio de transdutores de pressão, e a velocidade em regime permanente é obtida da curva de posição obtida por um transdutor de posição, ambos os sinais são capturados por uma placa eletrônica de aquisição de dados. Como resultados, apresenta-se os mapas estáticos do atrito para cada um dos atuadores testados, os quais serão muito importantes na pesquisa do comportamento dinâmico do atuador pneumático com controle de força. Pretende-se assim contribuir na pesquisa e desenvolvimento de um robô pneumático para reabilitação física de pacientes.76 f.Engenharia.Engenharia mecânica.Atuadores pneumáticos.Atrito não linear.Bancada experimental.http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/5407DMD_hdl_123456789/5407Alves, Mônica Raquelporreponame:Repositório Institucional da UNIJUIinstname:Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sulinstacron:UNIJUIinfo:eu-repo/semantics/openAccessMonica%20Raquel%20Alves.pdfhttp://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/bitstream/123456789/5407/1/Monica%20Raquel%20Alves.pdfapplication/pdf2054946http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/bitstream/123456789/5407/1/Monica%20Raquel%20Alves.pdf63226b3ecdb77cf7b6c14f87cfe01fa5MD5123456789_5407_12019-01-21T12:45:59Zmail@mail.com -
dc.title.none.fl_str_mv Identificação experimental do atrito em atuadores pneumático
title Identificação experimental do atrito em atuadores pneumático
spellingShingle Identificação experimental do atrito em atuadores pneumático
Alves, Mônica Raquel
Engenharia.
Engenharia mecânica.
Atuadores pneumáticos.
Atrito não linear.
Bancada experimental.
title_short Identificação experimental do atrito em atuadores pneumático
title_full Identificação experimental do atrito em atuadores pneumático
title_fullStr Identificação experimental do atrito em atuadores pneumático
title_full_unstemmed Identificação experimental do atrito em atuadores pneumático
title_sort Identificação experimental do atrito em atuadores pneumático
author Alves, Mônica Raquel
author_facet Alves, Mônica Raquel
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Alves, Mônica Raquel
dc.subject.por.fl_str_mv Engenharia.
Engenharia mecânica.
Atuadores pneumáticos.
Atrito não linear.
Bancada experimental.
topic Engenharia.
Engenharia mecânica.
Atuadores pneumáticos.
Atrito não linear.
Bancada experimental.
dc.description.abstract.none.fl_txt_mv Apresenta-se neste trabalho a identificação experimental do atrito em atuadores pneumáticos. Tem-se como objetivo principal identificar as características não lineares de atrito encontradas em atuadores pneumáticos de uma bancada a partir de uma metodologia baseada em testes experimentais em regime permanente. A bancada experimental utilizada neste trabalho foi concebida para testes de controle de força em atuadores pneumáticos, onde a estimativa do atrito entre as superfícies de contato com movimento relativo é muito importante. Foram realizados os testes para identificação de atrito em dois atuadores: um cilindro pneumático diferencial de dupla ação e haste simples, um segundo cilindro pneumático simétrico sem haste de dupla ação. Para o desenvolvimento deste trabalho foram utilizados componentes e equipamentos disponíveis no Núcleo de Inovação em Máquinas Automáticas e Servo Sistemas (NIMASS) da UNIJUÍ campus Panambi. Em regime permanente, a força de atrito é estimada a partir da força pneumática, calculada a partir da medição das pressões nas câmaras do cilindro por meio de transdutores de pressão, e a velocidade em regime permanente é obtida da curva de posição obtida por um transdutor de posição, ambos os sinais são capturados por uma placa eletrônica de aquisição de dados. Como resultados, apresenta-se os mapas estáticos do atrito para cada um dos atuadores testados, os quais serão muito importantes na pesquisa do comportamento dinâmico do atuador pneumático com controle de força. Pretende-se assim contribuir na pesquisa e desenvolvimento de um robô pneumático para reabilitação física de pacientes.
76 f.
description Apresenta-se neste trabalho a identificação experimental do atrito em atuadores pneumáticos. Tem-se como objetivo principal identificar as características não lineares de atrito encontradas em atuadores pneumáticos de uma bancada a partir de uma metodologia baseada em testes experimentais em regime permanente. A bancada experimental utilizada neste trabalho foi concebida para testes de controle de força em atuadores pneumáticos, onde a estimativa do atrito entre as superfícies de contato com movimento relativo é muito importante. Foram realizados os testes para identificação de atrito em dois atuadores: um cilindro pneumático diferencial de dupla ação e haste simples, um segundo cilindro pneumático simétrico sem haste de dupla ação. Para o desenvolvimento deste trabalho foram utilizados componentes e equipamentos disponíveis no Núcleo de Inovação em Máquinas Automáticas e Servo Sistemas (NIMASS) da UNIJUÍ campus Panambi. Em regime permanente, a força de atrito é estimada a partir da força pneumática, calculada a partir da medição das pressões nas câmaras do cilindro por meio de transdutores de pressão, e a velocidade em regime permanente é obtida da curva de posição obtida por um transdutor de posição, ambos os sinais são capturados por uma placa eletrônica de aquisição de dados. Como resultados, apresenta-se os mapas estáticos do atrito para cada um dos atuadores testados, os quais serão muito importantes na pesquisa do comportamento dinâmico do atuador pneumático com controle de força. Pretende-se assim contribuir na pesquisa e desenvolvimento de um robô pneumático para reabilitação física de pacientes.
publishDate 2018
dc.date.issued.fl_str_mv 2018-10-18
dc.date.available.fl_str_mv 2018
2018-10-18T17:20:15Z
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2018-10-18T17:20:15Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
status_str publishedVersion
format bachelorThesis
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/5407
DMD_hdl_123456789/5407
url http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/5407
identifier_str_mv DMD_hdl_123456789/5407
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.bitstream.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNIJUI
instname:Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul
instacron:UNIJUI
reponame_str Repositório Institucional da UNIJUI
collection Repositório Institucional da UNIJUI
instname_str Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul
instacron_str UNIJUI
institution UNIJUI
repository.name.fl_str_mv -
repository.mail.fl_str_mv mail@mail.com
_version_ 1623417011514114048