A intervenção do assistente social nas situações envolvendo alienação parental

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Boaro, Isete Casarotto
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNIJUI
Texto Completo: http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/1768
Resumo: O presente Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) trata sobre o Serviço Social e alienação parental, tendo como objetivo identificar a intervenção do Assistente Social nas situações envolvendo alienação parental. Para tanto, fez-se uma pesquisa bibliográfica e documental, com abordagem e descrição qualitativa, fundamentada na Teoria Social Crítica e no Método Dialético Crítico, bem como nas categorias do método historicidade, totalidade e contradição. Como instrumento de pesquisa, utilizou-se o diário de campo de própria autoria, a partir da experiência dos Estágios Supervisionados em Serviço Social I, II e III, realizados no Núcleo Assistencial de Práticas Jurídicas (NAPJ) do Escritório Modelo de Direito da Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande Do Sul (UNIJUÍ), campus de Ijuí/RS, no período de março de 2010 a junho de 2011. Para tanto, buscou-se identificar os fatores que influenciam a ocorrência de alienação parental, através de um resgate histórico sobre as transformações na organização familiar. Discorre-se sobre a experiência de estágio, onde teve-se o primeiro contato com as demandas relacionadas à família, e aborda-se sobre as demandas atendidas com relação aos conflitos familiares, especificamente as relacionadas às situações de alienação parental. Além disso, trata-se sobre o instrumental utilizado pelo Assistente Social neste tipo de situação e faz-se um relato das reflexões sobre a forma e importância da participação dos profissionais nas intervenções envolvendo a alienação parental. Tais situações constituem uma demanda com a qual o Assistente Social pode e deve envolver-se, devendo, para tal, associar-se a equipes multidisciplinares, valer-se do instrumental adequado e apoiar-se na instrumentalidade.
id UNIJ_82f8ece2c2e0977e4cea6243dd1b6181
oai_identifier_str oai:bibliodigital.unijui.edu.br:123456789/1768
network_acronym_str UNIJ
network_name_str Repositório Institucional da UNIJUI
spelling info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisA intervenção do assistente social nas situações envolvendo alienação parental2013-09-0920132013-09-09T14:00:11Z2013-09-09T14:00:11ZO presente Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) trata sobre o Serviço Social e alienação parental, tendo como objetivo identificar a intervenção do Assistente Social nas situações envolvendo alienação parental. Para tanto, fez-se uma pesquisa bibliográfica e documental, com abordagem e descrição qualitativa, fundamentada na Teoria Social Crítica e no Método Dialético Crítico, bem como nas categorias do método historicidade, totalidade e contradição. Como instrumento de pesquisa, utilizou-se o diário de campo de própria autoria, a partir da experiência dos Estágios Supervisionados em Serviço Social I, II e III, realizados no Núcleo Assistencial de Práticas Jurídicas (NAPJ) do Escritório Modelo de Direito da Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande Do Sul (UNIJUÍ), campus de Ijuí/RS, no período de março de 2010 a junho de 2011. Para tanto, buscou-se identificar os fatores que influenciam a ocorrência de alienação parental, através de um resgate histórico sobre as transformações na organização familiar. Discorre-se sobre a experiência de estágio, onde teve-se o primeiro contato com as demandas relacionadas à família, e aborda-se sobre as demandas atendidas com relação aos conflitos familiares, especificamente as relacionadas às situações de alienação parental. Além disso, trata-se sobre o instrumental utilizado pelo Assistente Social neste tipo de situação e faz-se um relato das reflexões sobre a forma e importância da participação dos profissionais nas intervenções envolvendo a alienação parental. Tais situações constituem uma demanda com a qual o Assistente Social pode e deve envolver-se, devendo, para tal, associar-se a equipes multidisciplinares, valer-se do instrumental adequado e apoiar-se na instrumentalidade.56 f.Serviço socialAlienação parentalIntervençãoCiências Sociais Aplicadashttp://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/1768DMD_hdl_123456789/1768Boaro, Isete Casarottoporreponame:Repositório Institucional da UNIJUIinstname:Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sulinstacron:UNIJUIinfo:eu-repo/semantics/openAccessTCC%20-%20ISETE.pdfhttp://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/bitstream/123456789/1768/1/TCC%20-%20ISETE.pdfapplication/pdf390121http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/bitstream/123456789/1768/1/TCC%20-%20ISETE.pdf4a5040a0ece4da6bb7321218f54112ddMD5123456789_1768_12019-01-21T12:44:02Zmail@mail.com -
dc.title.none.fl_str_mv A intervenção do assistente social nas situações envolvendo alienação parental
title A intervenção do assistente social nas situações envolvendo alienação parental
spellingShingle A intervenção do assistente social nas situações envolvendo alienação parental
Boaro, Isete Casarotto
Serviço social
Alienação parental
Intervenção
Ciências Sociais Aplicadas
title_short A intervenção do assistente social nas situações envolvendo alienação parental
title_full A intervenção do assistente social nas situações envolvendo alienação parental
title_fullStr A intervenção do assistente social nas situações envolvendo alienação parental
title_full_unstemmed A intervenção do assistente social nas situações envolvendo alienação parental
title_sort A intervenção do assistente social nas situações envolvendo alienação parental
author Boaro, Isete Casarotto
author_facet Boaro, Isete Casarotto
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Boaro, Isete Casarotto
dc.subject.por.fl_str_mv Serviço social
Alienação parental
Intervenção
Ciências Sociais Aplicadas
topic Serviço social
Alienação parental
Intervenção
Ciências Sociais Aplicadas
dc.description.abstract.none.fl_txt_mv O presente Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) trata sobre o Serviço Social e alienação parental, tendo como objetivo identificar a intervenção do Assistente Social nas situações envolvendo alienação parental. Para tanto, fez-se uma pesquisa bibliográfica e documental, com abordagem e descrição qualitativa, fundamentada na Teoria Social Crítica e no Método Dialético Crítico, bem como nas categorias do método historicidade, totalidade e contradição. Como instrumento de pesquisa, utilizou-se o diário de campo de própria autoria, a partir da experiência dos Estágios Supervisionados em Serviço Social I, II e III, realizados no Núcleo Assistencial de Práticas Jurídicas (NAPJ) do Escritório Modelo de Direito da Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande Do Sul (UNIJUÍ), campus de Ijuí/RS, no período de março de 2010 a junho de 2011. Para tanto, buscou-se identificar os fatores que influenciam a ocorrência de alienação parental, através de um resgate histórico sobre as transformações na organização familiar. Discorre-se sobre a experiência de estágio, onde teve-se o primeiro contato com as demandas relacionadas à família, e aborda-se sobre as demandas atendidas com relação aos conflitos familiares, especificamente as relacionadas às situações de alienação parental. Além disso, trata-se sobre o instrumental utilizado pelo Assistente Social neste tipo de situação e faz-se um relato das reflexões sobre a forma e importância da participação dos profissionais nas intervenções envolvendo a alienação parental. Tais situações constituem uma demanda com a qual o Assistente Social pode e deve envolver-se, devendo, para tal, associar-se a equipes multidisciplinares, valer-se do instrumental adequado e apoiar-se na instrumentalidade.
56 f.
description O presente Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) trata sobre o Serviço Social e alienação parental, tendo como objetivo identificar a intervenção do Assistente Social nas situações envolvendo alienação parental. Para tanto, fez-se uma pesquisa bibliográfica e documental, com abordagem e descrição qualitativa, fundamentada na Teoria Social Crítica e no Método Dialético Crítico, bem como nas categorias do método historicidade, totalidade e contradição. Como instrumento de pesquisa, utilizou-se o diário de campo de própria autoria, a partir da experiência dos Estágios Supervisionados em Serviço Social I, II e III, realizados no Núcleo Assistencial de Práticas Jurídicas (NAPJ) do Escritório Modelo de Direito da Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande Do Sul (UNIJUÍ), campus de Ijuí/RS, no período de março de 2010 a junho de 2011. Para tanto, buscou-se identificar os fatores que influenciam a ocorrência de alienação parental, através de um resgate histórico sobre as transformações na organização familiar. Discorre-se sobre a experiência de estágio, onde teve-se o primeiro contato com as demandas relacionadas à família, e aborda-se sobre as demandas atendidas com relação aos conflitos familiares, especificamente as relacionadas às situações de alienação parental. Além disso, trata-se sobre o instrumental utilizado pelo Assistente Social neste tipo de situação e faz-se um relato das reflexões sobre a forma e importância da participação dos profissionais nas intervenções envolvendo a alienação parental. Tais situações constituem uma demanda com a qual o Assistente Social pode e deve envolver-se, devendo, para tal, associar-se a equipes multidisciplinares, valer-se do instrumental adequado e apoiar-se na instrumentalidade.
publishDate 2013
dc.date.issued.fl_str_mv 2013-09-09
dc.date.available.fl_str_mv 2013
2013-09-09T14:00:11Z
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2013-09-09T14:00:11Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
status_str publishedVersion
format bachelorThesis
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/1768
DMD_hdl_123456789/1768
url http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/1768
identifier_str_mv DMD_hdl_123456789/1768
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.bitstream.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNIJUI
instname:Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul
instacron:UNIJUI
reponame_str Repositório Institucional da UNIJUI
collection Repositório Institucional da UNIJUI
instname_str Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul
instacron_str UNIJUI
institution UNIJUI
repository.name.fl_str_mv -
repository.mail.fl_str_mv mail@mail.com
_version_ 1623413709081673728