O modelo do cérebro triúnico em interface com a psicanálise e outras teorias tripartites da mente
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNIJUI |
Texto Completo: | http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/5685 |
Resumo: | A temática deste trabalho focaliza “O modelo do cérebro triúnico em interface com a psicanálise e outras teorias tripartites da mente”. A questão fundamental que orienta a investigação é: “Afinal, o que querem os humanos?” Trata-se de uma pesquisa bibliográfica sobre a etiologia dos conflitos internos que acometem os humanos e que nos levam a tomarmos decisões irracionais sem sabermos o motivo. Descrevemos conceitos da Teoria do Cérebro Triúnico (1990 [1970]), de Paul D. MacLean, e da teoria psicanalítica (mais especificamente freudiana e lacaniana), com ênfase no estudo de artigos sobre a aplicação do modelo macleaniano à psicologia infantil, sobre as hierarquias neurais e mentais e sobre uma outra proposta de integração entre a psicanálise e a neurologia. Investigamos a possibilidade da integração da Triune Brain Theory (1990 [1970]) com a psicanálise e com outras teorias triárquicas da mente localizadas nas psicologias, nas literaturas, nas mitologias, nas filosofias e nas religiões. Com o auxílio da ferramenta hermenêutica, abordamos mais detidamente o novo rumo integrativo que vislumbramos no horizonte das diferentes teorias, que pode ajudar homens e mulheres (e até crianças) a lidar melhor com seus conflitos intrapsíquicos inerentes a todos nós, humanos. A título de exemplo dessa visão conciliadora, apresentamos a perspectiva de um psicoterapeuta brasileiro sobre o tratamento das fobias e dos medos. A resposta parece estar na própria pergunta – como sempre – porque sabemos que não sabemos bem ao certo o que queremos. Agora (após Freud e MacLean) sabemos ao menos que há razões bem reais para essas flagrantes contradições, incoerências e incongruências internas que carregamos conosco na condição de seres mortais (onto e filogeneticamente). De posse dessas informações privilegiadas, cabe a nós valorizarmos muito mais em nossas decisões essa instância racional de que somos dotados e que ainda é muito influenciável por drives de nossos centros cerebrais mais antigos e voltados aos instintos básicos e às emoções mamíferas. |
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A temática deste trabalho focaliza “O modelo do cérebro triúnico em interface com a psicanálise e outras teorias tripartites da mente”. A questão fundamental que orienta a investigação é: “Afinal, o que querem os humanos?” Trata-se de uma pesquisa bibliográfica sobre a etiologia dos conflitos internos que acometem os humanos e que nos levam a tomarmos decisões irracionais sem sabermos o motivo. Descrevemos conceitos da Teoria do Cérebro Triúnico (1990 [1970]), de Paul D. MacLean, e da teoria psicanalítica (mais especificamente freudiana e lacaniana), com ênfase no estudo de artigos sobre a aplicação do modelo macleaniano à psicologia infantil, sobre as hierarquias neurais e mentais e sobre uma outra proposta de integração entre a psicanálise e a neurologia. Investigamos a possibilidade da integração da Triune Brain Theory (1990 [1970]) com a psicanálise e com outras teorias triárquicas da mente localizadas nas psicologias, nas literaturas, nas mitologias, nas filosofias e nas religiões. Com o auxílio da ferramenta hermenêutica, abordamos mais detidamente o novo rumo integrativo que vislumbramos no horizonte das diferentes teorias, que pode ajudar homens e mulheres (e até crianças) a lidar melhor com seus conflitos intrapsíquicos inerentes a todos nós, humanos. A título de exemplo dessa visão conciliadora, apresentamos a perspectiva de um psicoterapeuta brasileiro sobre o tratamento das fobias e dos medos. A resposta parece estar na própria pergunta – como sempre – porque sabemos que não sabemos bem ao certo o que queremos. Agora (após Freud e MacLean) sabemos ao menos que há razões bem reais para essas flagrantes contradições, incoerências e incongruências internas que carregamos conosco na condição de seres mortais (onto e filogeneticamente). De posse dessas informações privilegiadas, cabe a nós valorizarmos muito mais em nossas decisões essa instância racional de que somos dotados e que ainda é muito influenciável por drives de nossos centros cerebrais mais antigos e voltados aos instintos básicos e às emoções mamíferas. 245 f. |
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