As práticas musicais no cotidiano da educação infantil
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNIJUI |
Texto Completo: | http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/3788 |
Resumo: | A música é uma linguagem rica em muitos aspectos, desperta libertação na vida do ser humano, enquanto expressão, conhecimento, comunicação e socialização. Na Educação Infantil a música tem o forte papel de favorecer descobertas e possibilitar vivências na aprendizagem, proporcionando facilidade no desenvolvimento e no processo de educação. Neste trabalho mostro alguns indicativos das contribuições do trabalho com música no processo de desenvolvimento do ser humano, na infância, instaurando uma discussão acerca de questões pertinentes ao espaço ocupado pela musicalização na educação infantil, principalmente nas instituições voltadas ao acolhimento da infância de 0 até 6 anos, visto que nestes contextos educativos não há um profissional licenciado em linguagem musical para atuação direta com estas crianças. Trata-se, pois, de problematizar alguns aspectos relacionados às relações estabelecidas entre estes dois campos do conhecimento, observadas nos momentos de formação docente para atuação nesta modalidade educativa, considerando que diferentes perspectivas teóricas amparam as práticas pedagógicas de professores no âmbito da Educação Infantil, fato este que remete a diferentes compreensões, interpretações e intervenções sobre as produções de musicalização das crianças. Ao longo da produção amparo argumentos e reflexões em autores que vêm defendendo a necessidade de ampliação dos repertórios culturais dos adultos que convivem cotidianamente com as crianças sejam no âmbito público (contextos de Educação Infantil) ou no privado (famílias), busca por entender como um dos fundamentos norteadores nos quais as instituições educativas precisam pautar suas propostas pedagógicas, estabelecidas nas Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil – os Princípios Estéticos da Sensibilidade, da Criatividade, da Ludicidade e da Diversidade de Manifestações musicais e Culturais – vêm sendo traduzidos no dia-a-dia das instituições, no encontro entre adultos e crianças. |
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A música é uma linguagem rica em muitos aspectos, desperta libertação na vida do ser humano, enquanto expressão, conhecimento, comunicação e socialização. Na Educação Infantil a música tem o forte papel de favorecer descobertas e possibilitar vivências na aprendizagem, proporcionando facilidade no desenvolvimento e no processo de educação. Neste trabalho mostro alguns indicativos das contribuições do trabalho com música no processo de desenvolvimento do ser humano, na infância, instaurando uma discussão acerca de questões pertinentes ao espaço ocupado pela musicalização na educação infantil, principalmente nas instituições voltadas ao acolhimento da infância de 0 até 6 anos, visto que nestes contextos educativos não há um profissional licenciado em linguagem musical para atuação direta com estas crianças. Trata-se, pois, de problematizar alguns aspectos relacionados às relações estabelecidas entre estes dois campos do conhecimento, observadas nos momentos de formação docente para atuação nesta modalidade educativa, considerando que diferentes perspectivas teóricas amparam as práticas pedagógicas de professores no âmbito da Educação Infantil, fato este que remete a diferentes compreensões, interpretações e intervenções sobre as produções de musicalização das crianças. Ao longo da produção amparo argumentos e reflexões em autores que vêm defendendo a necessidade de ampliação dos repertórios culturais dos adultos que convivem cotidianamente com as crianças sejam no âmbito público (contextos de Educação Infantil) ou no privado (famílias), busca por entender como um dos fundamentos norteadores nos quais as instituições educativas precisam pautar suas propostas pedagógicas, estabelecidas nas Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil – os Princípios Estéticos da Sensibilidade, da Criatividade, da Ludicidade e da Diversidade de Manifestações musicais e Culturais – vêm sendo traduzidos no dia-a-dia das instituições, no encontro entre adultos e crianças. |
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