O fracasso escolar em concepção psicanalítica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lima, Mara Carine Cardoso
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNIJUI
Texto Completo: http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/5805
Resumo: O fracasso na aprendizagem escolar vem causando questionamentos e preocupações no contexto escolar e está repercutindo com maior intensidade nos estudos em diversas áreas do conhecimento. O objetivo deste estudo foi analisar através de referenciais teóricos o que diz respeito ao fracasso na aprendizagem estando relacionado aos aspectos psíquicos. A intenção é considerar o papel da estrutura psíquica e familiar no desenvolvimento intelectual. O trabalho, além de discorrer sobre as características e especificidades da não aprendizagem, também retrata as possíveis causas e fatores que as desencadeiam, visto que os sujeitos problemas de aprendizagem sofrem influências muito complexas e abrangentes. Trata-se de um estudo de revisão de literatura narrativa de abordagem qualitativa e caráter descritivo. Realizou-se uma busca as obras de Freud, Lacan, Cordié, Fernandez e demais autores que trouxeram contribuições a cerca dessa temática. O corpo teórico do trabalho se divide em dois capítulos que além de percorrerem a análises teóricas, trazem ilustrações de casos de sujeitos em fracasso escolar fazendo possíveis assimilações.
id UNIJ_858a6be51c74b584038c46e525a6a316
oai_identifier_str oai:bibliodigital.unijui.edu.br:123456789/5805
network_acronym_str UNIJ
network_name_str Repositório Institucional da UNIJUI
spelling info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisO fracasso escolar em concepção psicanalítica2019-04-0220182019-04-02T19:12:33Z2019-04-02T19:12:33ZO fracasso na aprendizagem escolar vem causando questionamentos e preocupações no contexto escolar e está repercutindo com maior intensidade nos estudos em diversas áreas do conhecimento. O objetivo deste estudo foi analisar através de referenciais teóricos o que diz respeito ao fracasso na aprendizagem estando relacionado aos aspectos psíquicos. A intenção é considerar o papel da estrutura psíquica e familiar no desenvolvimento intelectual. O trabalho, além de discorrer sobre as características e especificidades da não aprendizagem, também retrata as possíveis causas e fatores que as desencadeiam, visto que os sujeitos problemas de aprendizagem sofrem influências muito complexas e abrangentes. Trata-se de um estudo de revisão de literatura narrativa de abordagem qualitativa e caráter descritivo. Realizou-se uma busca as obras de Freud, Lacan, Cordié, Fernandez e demais autores que trouxeram contribuições a cerca dessa temática. O corpo teórico do trabalho se divide em dois capítulos que além de percorrerem a análises teóricas, trazem ilustrações de casos de sujeitos em fracasso escolar fazendo possíveis assimilações.30 f.Ciências humanas.Psicologia.Fracasso escolar.Aprendizagem.Aspectos psíquicos.http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/5805DMD_hdl_123456789/5805Lima, Mara Carine Cardosoporreponame:Repositório Institucional da UNIJUIinstname:Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sulinstacron:UNIJUIinfo:eu-repo/semantics/openAccessMara%20Carine%20Cardoso%20Lima.pdfhttp://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/bitstream/123456789/5805/1/Mara%20Carine%20Cardoso%20Lima.pdfapplication/pdf519529http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/bitstream/123456789/5805/1/Mara%20Carine%20Cardoso%20Lima.pdf24c25b1c96f044d85878f76506f3e24aMD5123456789_5805_12019-04-06T06:50:47Zmail@mail.com -
dc.title.none.fl_str_mv O fracasso escolar em concepção psicanalítica
title O fracasso escolar em concepção psicanalítica
spellingShingle O fracasso escolar em concepção psicanalítica
Lima, Mara Carine Cardoso
Ciências humanas.
Psicologia.
Fracasso escolar.
Aprendizagem.
Aspectos psíquicos.
title_short O fracasso escolar em concepção psicanalítica
title_full O fracasso escolar em concepção psicanalítica
title_fullStr O fracasso escolar em concepção psicanalítica
title_full_unstemmed O fracasso escolar em concepção psicanalítica
title_sort O fracasso escolar em concepção psicanalítica
author Lima, Mara Carine Cardoso
author_facet Lima, Mara Carine Cardoso
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Lima, Mara Carine Cardoso
dc.subject.por.fl_str_mv Ciências humanas.
Psicologia.
Fracasso escolar.
Aprendizagem.
Aspectos psíquicos.
topic Ciências humanas.
Psicologia.
Fracasso escolar.
Aprendizagem.
Aspectos psíquicos.
dc.description.abstract.none.fl_txt_mv O fracasso na aprendizagem escolar vem causando questionamentos e preocupações no contexto escolar e está repercutindo com maior intensidade nos estudos em diversas áreas do conhecimento. O objetivo deste estudo foi analisar através de referenciais teóricos o que diz respeito ao fracasso na aprendizagem estando relacionado aos aspectos psíquicos. A intenção é considerar o papel da estrutura psíquica e familiar no desenvolvimento intelectual. O trabalho, além de discorrer sobre as características e especificidades da não aprendizagem, também retrata as possíveis causas e fatores que as desencadeiam, visto que os sujeitos problemas de aprendizagem sofrem influências muito complexas e abrangentes. Trata-se de um estudo de revisão de literatura narrativa de abordagem qualitativa e caráter descritivo. Realizou-se uma busca as obras de Freud, Lacan, Cordié, Fernandez e demais autores que trouxeram contribuições a cerca dessa temática. O corpo teórico do trabalho se divide em dois capítulos que além de percorrerem a análises teóricas, trazem ilustrações de casos de sujeitos em fracasso escolar fazendo possíveis assimilações.
30 f.
description O fracasso na aprendizagem escolar vem causando questionamentos e preocupações no contexto escolar e está repercutindo com maior intensidade nos estudos em diversas áreas do conhecimento. O objetivo deste estudo foi analisar através de referenciais teóricos o que diz respeito ao fracasso na aprendizagem estando relacionado aos aspectos psíquicos. A intenção é considerar o papel da estrutura psíquica e familiar no desenvolvimento intelectual. O trabalho, além de discorrer sobre as características e especificidades da não aprendizagem, também retrata as possíveis causas e fatores que as desencadeiam, visto que os sujeitos problemas de aprendizagem sofrem influências muito complexas e abrangentes. Trata-se de um estudo de revisão de literatura narrativa de abordagem qualitativa e caráter descritivo. Realizou-se uma busca as obras de Freud, Lacan, Cordié, Fernandez e demais autores que trouxeram contribuições a cerca dessa temática. O corpo teórico do trabalho se divide em dois capítulos que além de percorrerem a análises teóricas, trazem ilustrações de casos de sujeitos em fracasso escolar fazendo possíveis assimilações.
publishDate 2018
dc.date.available.fl_str_mv 2018
2019-04-02T19:12:33Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2019-04-02
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-04-02T19:12:33Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
status_str publishedVersion
format bachelorThesis
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/5805
DMD_hdl_123456789/5805
url http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/5805
identifier_str_mv DMD_hdl_123456789/5805
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.bitstream.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNIJUI
instname:Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul
instacron:UNIJUI
reponame_str Repositório Institucional da UNIJUI
collection Repositório Institucional da UNIJUI
instname_str Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul
instacron_str UNIJUI
institution UNIJUI
repository.name.fl_str_mv -
repository.mail.fl_str_mv mail@mail.com
_version_ 1630139158453288960