Dimensionamento de um turbo-compressor para um motor de competição ciclo Otto

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sanches, Samuel Freitas
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNIJUI
Texto Completo: http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/4798
Resumo: O que impulsionou a realização desse trabalho foi uma nova tendência do mercado automobilístico, na utilização de turbo-compressor em seus motores, mostrando os resultados através de cálculos comparativos entre a teoria e a aplicação real para todos que queiram adquirir um veículo com motor turbo ou aqueles que buscam um melhor entendimento do assunto. Inicialmente aborda-se a revisão bibliográfica sobre o ciclo Otto com base fundada por autores consagrados, posteriormente apresenta-se a descrição dos principais componentes do motor. Em seguida, faz-se a apresentação do equipamento que servirá de modelo para a aplicação do estudo, medições do motor e realiza-se o teste do veículo no dinamômetro. Após efetuam-se os cálculos teóricos do ciclo Otto, comparando com os dados obtidos do modelo real. Posteriormente uma análise comparativa entre o ciclo teórico com o ciclo real, notou-se uma diferença de potência, que origina-se da utilização do cálculo de potência teórica que considera o ciclo como ideal. Por fim, desenvolve-se o cálculo de dimensionamento do turbo-compressor e realizou-se a instalação do mesmo no veículo de competição, analisando os resultados obtidos.
id UNIJ_8d8a42d84bbcbcb40076e9319d3ce696
oai_identifier_str oai:bibliodigital.unijui.edu.br:123456789/4798
network_acronym_str UNIJ
network_name_str Repositório Institucional da UNIJUI
spelling info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisDimensionamento de um turbo-compressor para um motor de competição ciclo Otto2018-02-2620172018-02-26T19:44:26Z2018-02-26T19:44:26ZO que impulsionou a realização desse trabalho foi uma nova tendência do mercado automobilístico, na utilização de turbo-compressor em seus motores, mostrando os resultados através de cálculos comparativos entre a teoria e a aplicação real para todos que queiram adquirir um veículo com motor turbo ou aqueles que buscam um melhor entendimento do assunto. Inicialmente aborda-se a revisão bibliográfica sobre o ciclo Otto com base fundada por autores consagrados, posteriormente apresenta-se a descrição dos principais componentes do motor. Em seguida, faz-se a apresentação do equipamento que servirá de modelo para a aplicação do estudo, medições do motor e realiza-se o teste do veículo no dinamômetro. Após efetuam-se os cálculos teóricos do ciclo Otto, comparando com os dados obtidos do modelo real. Posteriormente uma análise comparativa entre o ciclo teórico com o ciclo real, notou-se uma diferença de potência, que origina-se da utilização do cálculo de potência teórica que considera o ciclo como ideal. Por fim, desenvolve-se o cálculo de dimensionamento do turbo-compressor e realizou-se a instalação do mesmo no veículo de competição, analisando os resultados obtidos.55 f.EngenhariasEngenharia MecânicaTurbo-compressorCiclo OttoCálculoshttp://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/4798DMD_hdl_123456789/4798Sanches, Samuel Freitasporreponame:Repositório Institucional da UNIJUIinstname:Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sulinstacron:UNIJUIinfo:eu-repo/semantics/openAccessSamuel%20Sanches.pdfhttp://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/bitstream/123456789/4798/1/Samuel%20Sanches.pdfapplication/pdf2497114http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/bitstream/123456789/4798/1/Samuel%20Sanches.pdfd16b81493826f6e4b56fb160666f908bMD5123456789_4798_12019-01-21T12:45:39Zmail@mail.com -
dc.title.none.fl_str_mv Dimensionamento de um turbo-compressor para um motor de competição ciclo Otto
title Dimensionamento de um turbo-compressor para um motor de competição ciclo Otto
spellingShingle Dimensionamento de um turbo-compressor para um motor de competição ciclo Otto
Sanches, Samuel Freitas
Engenharias
Engenharia Mecânica
Turbo-compressor
Ciclo Otto
Cálculos
title_short Dimensionamento de um turbo-compressor para um motor de competição ciclo Otto
title_full Dimensionamento de um turbo-compressor para um motor de competição ciclo Otto
title_fullStr Dimensionamento de um turbo-compressor para um motor de competição ciclo Otto
title_full_unstemmed Dimensionamento de um turbo-compressor para um motor de competição ciclo Otto
title_sort Dimensionamento de um turbo-compressor para um motor de competição ciclo Otto
author Sanches, Samuel Freitas
author_facet Sanches, Samuel Freitas
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Sanches, Samuel Freitas
dc.subject.por.fl_str_mv Engenharias
Engenharia Mecânica
Turbo-compressor
Ciclo Otto
Cálculos
topic Engenharias
Engenharia Mecânica
Turbo-compressor
Ciclo Otto
Cálculos
dc.description.abstract.none.fl_txt_mv O que impulsionou a realização desse trabalho foi uma nova tendência do mercado automobilístico, na utilização de turbo-compressor em seus motores, mostrando os resultados através de cálculos comparativos entre a teoria e a aplicação real para todos que queiram adquirir um veículo com motor turbo ou aqueles que buscam um melhor entendimento do assunto. Inicialmente aborda-se a revisão bibliográfica sobre o ciclo Otto com base fundada por autores consagrados, posteriormente apresenta-se a descrição dos principais componentes do motor. Em seguida, faz-se a apresentação do equipamento que servirá de modelo para a aplicação do estudo, medições do motor e realiza-se o teste do veículo no dinamômetro. Após efetuam-se os cálculos teóricos do ciclo Otto, comparando com os dados obtidos do modelo real. Posteriormente uma análise comparativa entre o ciclo teórico com o ciclo real, notou-se uma diferença de potência, que origina-se da utilização do cálculo de potência teórica que considera o ciclo como ideal. Por fim, desenvolve-se o cálculo de dimensionamento do turbo-compressor e realizou-se a instalação do mesmo no veículo de competição, analisando os resultados obtidos.
55 f.
description O que impulsionou a realização desse trabalho foi uma nova tendência do mercado automobilístico, na utilização de turbo-compressor em seus motores, mostrando os resultados através de cálculos comparativos entre a teoria e a aplicação real para todos que queiram adquirir um veículo com motor turbo ou aqueles que buscam um melhor entendimento do assunto. Inicialmente aborda-se a revisão bibliográfica sobre o ciclo Otto com base fundada por autores consagrados, posteriormente apresenta-se a descrição dos principais componentes do motor. Em seguida, faz-se a apresentação do equipamento que servirá de modelo para a aplicação do estudo, medições do motor e realiza-se o teste do veículo no dinamômetro. Após efetuam-se os cálculos teóricos do ciclo Otto, comparando com os dados obtidos do modelo real. Posteriormente uma análise comparativa entre o ciclo teórico com o ciclo real, notou-se uma diferença de potência, que origina-se da utilização do cálculo de potência teórica que considera o ciclo como ideal. Por fim, desenvolve-se o cálculo de dimensionamento do turbo-compressor e realizou-se a instalação do mesmo no veículo de competição, analisando os resultados obtidos.
publishDate 2017
dc.date.available.fl_str_mv 2017
2018-02-26T19:44:26Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2018-02-26
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2018-02-26T19:44:26Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
status_str publishedVersion
format bachelorThesis
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/4798
DMD_hdl_123456789/4798
url http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/4798
identifier_str_mv DMD_hdl_123456789/4798
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.bitstream.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNIJUI
instname:Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul
instacron:UNIJUI
reponame_str Repositório Institucional da UNIJUI
collection Repositório Institucional da UNIJUI
instname_str Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul
instacron_str UNIJUI
institution UNIJUI
repository.name.fl_str_mv -
repository.mail.fl_str_mv mail@mail.com
_version_ 1623416451134128128