Dimensionamento de um turbo-compressor para um motor de competição ciclo Otto
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNIJUI |
Texto Completo: | http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/4798 |
Resumo: | O que impulsionou a realização desse trabalho foi uma nova tendência do mercado automobilístico, na utilização de turbo-compressor em seus motores, mostrando os resultados através de cálculos comparativos entre a teoria e a aplicação real para todos que queiram adquirir um veículo com motor turbo ou aqueles que buscam um melhor entendimento do assunto. Inicialmente aborda-se a revisão bibliográfica sobre o ciclo Otto com base fundada por autores consagrados, posteriormente apresenta-se a descrição dos principais componentes do motor. Em seguida, faz-se a apresentação do equipamento que servirá de modelo para a aplicação do estudo, medições do motor e realiza-se o teste do veículo no dinamômetro. Após efetuam-se os cálculos teóricos do ciclo Otto, comparando com os dados obtidos do modelo real. Posteriormente uma análise comparativa entre o ciclo teórico com o ciclo real, notou-se uma diferença de potência, que origina-se da utilização do cálculo de potência teórica que considera o ciclo como ideal. Por fim, desenvolve-se o cálculo de dimensionamento do turbo-compressor e realizou-se a instalação do mesmo no veículo de competição, analisando os resultados obtidos. |
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O que impulsionou a realização desse trabalho foi uma nova tendência do mercado automobilístico, na utilização de turbo-compressor em seus motores, mostrando os resultados através de cálculos comparativos entre a teoria e a aplicação real para todos que queiram adquirir um veículo com motor turbo ou aqueles que buscam um melhor entendimento do assunto. Inicialmente aborda-se a revisão bibliográfica sobre o ciclo Otto com base fundada por autores consagrados, posteriormente apresenta-se a descrição dos principais componentes do motor. Em seguida, faz-se a apresentação do equipamento que servirá de modelo para a aplicação do estudo, medições do motor e realiza-se o teste do veículo no dinamômetro. Após efetuam-se os cálculos teóricos do ciclo Otto, comparando com os dados obtidos do modelo real. Posteriormente uma análise comparativa entre o ciclo teórico com o ciclo real, notou-se uma diferença de potência, que origina-se da utilização do cálculo de potência teórica que considera o ciclo como ideal. Por fim, desenvolve-se o cálculo de dimensionamento do turbo-compressor e realizou-se a instalação do mesmo no veículo de competição, analisando os resultados obtidos. |
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