Análise de execução e desempenho de revestimento asfáltico sobre vias pavimentadas com pedras irregulares

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Berres, Gabriela Weimer
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNIJUI
Texto Completo: http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/5905
Resumo: O uso do revestimento asfáltico sobre pedras irregulares vem crescendo de forma significativa, principalmente em cidades do interior, se tornando muito utilizado em obras públicas. Por estes motivos é de grande importância analisar os dois tipos de misturas asfálticas mais utilizadas para revestimento asfáltico e também muito reconhecidas na região noroeste do estado do Rio Grande do Sul, que são o pré-misturado a quente (PMQ) e o concreto betuminoso usinado a quente (CBUQ). A presente pesquisa tem como objetivo realizar uma análise comparativa entre duas vias pavimentadas com PMQ e CBUQ, nas quais foram executadas utilizando os mesmos métodos e suas determinadas normas. Foram realizadas a análise de execução do revestimento, análises laboratoriais com os ensaios de extração de ligante, análise granulométrica, verificação da resistência a tração e análise de desempenho com a medição da trilha de roda e a macrotextura. Durante as análises foram encontrados resultados em desconformidade com as normas vigentes, entre estes a temperatura da mistura no momento da compactação, na qual estava abaixo da temperatura mínima de 135°C. A mistura de PMQ apresentou uma falta de material intermediário em sua granulometria e uma baixa resistência à tração, já a mistura de CBUQ apresentou boa resistência a tração, porém ocorreu algumas extrapolações do limite superior da faixa de trabalho para a mistura. Ambos os trechos possuem patologias, sendo sua severidade proporcional ao tempo de utilização de cada via. Estas desconformidades poderiam ser evitadas com um controle mais rigoroso durante seu projeto e execução. Assim, juntamente com uma manutenção da via podem ser evitadas patologias que poderão surgir durante a vida útil do pavimento.
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