Comportamento estratégico e a relação com a performance organizacional: um estudo na rede de revendas da Supergasbras Energia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vieira, Luciano
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNIJUI
Texto Completo: http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/3731
Resumo: Este estudo teve como objetivo examinar o relacionamento entre o comportamento estratégico e a performance organizacional de empresas que compõem a rede de revendas da Supergasbras Energia. A fim de responder ao problema de pesquisa, que consiste em examinar se existe relação entre o comportamento estratégico e a performance organizacional, adota-se o modelo proposto por Miles e Snow. Em termos metodológicos, trata-se de uma pesquisa descritiva, com abordagem tanto qualitativa quanto quantitativa dos dados. Para identificar o comportamento estratégico das empresas pesquisadas, foi aplicado o questionário adaptado de Conant et al. (1990) e, no que se refere à performance organizacional, utilizou-se relatórios empresariais fornecidos pela Supergasbras Energia. Constatou-se que não é possível afirmar haver um comportamento estratégico predominante nas empresas pesquisadas, que é justificado pela frequência igual a dos comportamentos prospector e defensivo e, em razão de apresentarem características antagônicas, não são representativos na análise do grupo como um todo. Diante dessa constatação, infere-se que somente é possível analisar o comportamento estratégico desse grupo de empresas a partir da fragmentação dos problemas do ciclo adaptativo caracterizados no modelo de Miles e Snow (1978). Quanto ao problema empreendedor, as empresas pesquisadas apresentam comportamento estratégico prospector nas dimensões domínio de produto-mercado e nas estratégias de crescimento, contudo, o comportamento analista ficou destacado nas dimensões postura de sucesso e monitoramento ambiental. Para o problema de engenharia, nas dimensões amplitude tecnológica e anteparo tecnológico, predomina o comportamento analista e, para os objetivos tecnológicos, os resultados apontam para predominância do comportamento defensivo. No problema administrativo, predomina comportamento defensivo nas dimensões coalizão dominante e estrutura, seguido do comportamento prospector e reativo nas dimensões controle e planejamento, respectivamente. Quanto à performance organizacional, há preponderância dos altos níveis de desempenho em todas as tipologias de comportamento, indicando que esses níveis apresentam relação direta com o posicionamento estratégico da empresa distribuidora. Os resultados da investigação apontam para o comportamento estratégico reativo como determinante dos melhores índices de performance organizacional, indicando que esse resultado é uma característica do segmento, que comercializa produtos commodity, podendo, as ações de inovação e diferenciação acarretar minimização do desempenho organizacional. Pode-se concluir também que o comportamento defensivo é responsável pelos piores níveis de performance das empresas pesquisadas. Contudo a análise setorial apresenta-se como uma nova perspectiva de estudo, pois, ao fragmentar o grupo de empresas investigadas identificou-se que as varejistas apresentam níveis de desempenho superiores e que o comportamento predominante desse grupo de empresas é o prospector. De acordo com a análise setorial, o comportamento que gera os piores índices de performance organizacional é o defensivo. Conclui-se, portanto, que existe relação entre comportamento estratégico e performance organizacional.
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