Inclusão de alunos com deficiência auditiva no ambiente escolar e a educação física
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNIJUI |
Texto Completo: | http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/5192 |
Resumo: | Há muito tempo que a inclusão vem se inserindo na sociedade, agora, com mais recursos e informações, tem-se mudanças constantes diante desse processo de inclusão, atribuídos a maiores e melhores padrões de conhecimentos sobre tal assunto. Sendo assim, tendo em vista a importância deste tema, a presente pesquisa objetiva analisar sobre o processo da inclusão, sendo essa mais específica sobre a inclusão de uma aluna com deficiência auditiva na escola regular na cidade de Horizontina-RS. As observações foram realizadas em dez aulas de Educação Física. Para isto, foi realizado um estudo de caso, o instrumento utilizado foi a elaboração de uma planilha para observação com ênfase na aluna com deficiência auditiva. A partir dos resultados percebeu-se que a inclusão da aluna com deficiência auditiva se faz presente em todo o tempo, não havendo preconceitos ou qualquer outra forma de exclusão tanto dos colegas, professores e do público em geral que faz parte do ambiente escolar. |
id |
UNIJ_979e87b05256298b0fa18a2b66b0210e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:bibliodigital.unijui.edu.br:123456789/5192 |
network_acronym_str |
UNIJ |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNIJUI |
spelling |
info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisInclusão de alunos com deficiência auditiva no ambiente escolar e a educação física2018-08-2420172018-08-24T18:39:15Z2018-08-24T18:39:15ZHá muito tempo que a inclusão vem se inserindo na sociedade, agora, com mais recursos e informações, tem-se mudanças constantes diante desse processo de inclusão, atribuídos a maiores e melhores padrões de conhecimentos sobre tal assunto. Sendo assim, tendo em vista a importância deste tema, a presente pesquisa objetiva analisar sobre o processo da inclusão, sendo essa mais específica sobre a inclusão de uma aluna com deficiência auditiva na escola regular na cidade de Horizontina-RS. As observações foram realizadas em dez aulas de Educação Física. Para isto, foi realizado um estudo de caso, o instrumento utilizado foi a elaboração de uma planilha para observação com ênfase na aluna com deficiência auditiva. A partir dos resultados percebeu-se que a inclusão da aluna com deficiência auditiva se faz presente em todo o tempo, não havendo preconceitos ou qualquer outra forma de exclusão tanto dos colegas, professores e do público em geral que faz parte do ambiente escolar.56 f.Ciências da saúdeEducação físicaInclusãoDeficiência auditivaAmbiente escolarhttp://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/5192DMD_hdl_123456789/5192Bender, Jaqueline Vanessaporreponame:Repositório Institucional da UNIJUIinstname:Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sulinstacron:UNIJUIinfo:eu-repo/semantics/openAccessJaqueline%20Bender.pdfhttp://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/bitstream/123456789/5192/1/Jaqueline%20Bender.pdfapplication/pdf624231http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/bitstream/123456789/5192/1/Jaqueline%20Bender.pdf5d24725c6f529c292128bc6d03cd7c2dMD5123456789_5192_12019-01-21T12:45:52Zmail@mail.com - |
dc.title.none.fl_str_mv |
Inclusão de alunos com deficiência auditiva no ambiente escolar e a educação física |
title |
Inclusão de alunos com deficiência auditiva no ambiente escolar e a educação física |
spellingShingle |
Inclusão de alunos com deficiência auditiva no ambiente escolar e a educação física Bender, Jaqueline Vanessa Ciências da saúde Educação física Inclusão Deficiência auditiva Ambiente escolar |
title_short |
Inclusão de alunos com deficiência auditiva no ambiente escolar e a educação física |
title_full |
Inclusão de alunos com deficiência auditiva no ambiente escolar e a educação física |
title_fullStr |
Inclusão de alunos com deficiência auditiva no ambiente escolar e a educação física |
title_full_unstemmed |
Inclusão de alunos com deficiência auditiva no ambiente escolar e a educação física |
title_sort |
Inclusão de alunos com deficiência auditiva no ambiente escolar e a educação física |
author |
Bender, Jaqueline Vanessa |
author_facet |
Bender, Jaqueline Vanessa |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Bender, Jaqueline Vanessa |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ciências da saúde Educação física Inclusão Deficiência auditiva Ambiente escolar |
topic |
Ciências da saúde Educação física Inclusão Deficiência auditiva Ambiente escolar |
dc.description.abstract.none.fl_txt_mv |
Há muito tempo que a inclusão vem se inserindo na sociedade, agora, com mais recursos e informações, tem-se mudanças constantes diante desse processo de inclusão, atribuídos a maiores e melhores padrões de conhecimentos sobre tal assunto. Sendo assim, tendo em vista a importância deste tema, a presente pesquisa objetiva analisar sobre o processo da inclusão, sendo essa mais específica sobre a inclusão de uma aluna com deficiência auditiva na escola regular na cidade de Horizontina-RS. As observações foram realizadas em dez aulas de Educação Física. Para isto, foi realizado um estudo de caso, o instrumento utilizado foi a elaboração de uma planilha para observação com ênfase na aluna com deficiência auditiva. A partir dos resultados percebeu-se que a inclusão da aluna com deficiência auditiva se faz presente em todo o tempo, não havendo preconceitos ou qualquer outra forma de exclusão tanto dos colegas, professores e do público em geral que faz parte do ambiente escolar. 56 f. |
description |
Há muito tempo que a inclusão vem se inserindo na sociedade, agora, com mais recursos e informações, tem-se mudanças constantes diante desse processo de inclusão, atribuídos a maiores e melhores padrões de conhecimentos sobre tal assunto. Sendo assim, tendo em vista a importância deste tema, a presente pesquisa objetiva analisar sobre o processo da inclusão, sendo essa mais específica sobre a inclusão de uma aluna com deficiência auditiva na escola regular na cidade de Horizontina-RS. As observações foram realizadas em dez aulas de Educação Física. Para isto, foi realizado um estudo de caso, o instrumento utilizado foi a elaboração de uma planilha para observação com ênfase na aluna com deficiência auditiva. A partir dos resultados percebeu-se que a inclusão da aluna com deficiência auditiva se faz presente em todo o tempo, não havendo preconceitos ou qualquer outra forma de exclusão tanto dos colegas, professores e do público em geral que faz parte do ambiente escolar. |
publishDate |
2017 |
dc.date.available.fl_str_mv |
2017 2018-08-24T18:39:15Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2018-08-24 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2018-08-24T18:39:15Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
format |
bachelorThesis |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/5192 DMD_hdl_123456789/5192 |
url |
http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/5192 |
identifier_str_mv |
DMD_hdl_123456789/5192 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.bitstream.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UNIJUI instname:Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul instacron:UNIJUI |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNIJUI |
collection |
Repositório Institucional da UNIJUI |
instname_str |
Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul |
instacron_str |
UNIJUI |
institution |
UNIJUI |
repository.name.fl_str_mv |
-
|
repository.mail.fl_str_mv |
mail@mail.com |
_version_ |
1623416817766629376 |