Inclusão de alunos com deficiência auditiva no ambiente escolar e a educação física

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bender, Jaqueline Vanessa
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNIJUI
Texto Completo: http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/5192
Resumo: Há muito tempo que a inclusão vem se inserindo na sociedade, agora, com mais recursos e informações, tem-se mudanças constantes diante desse processo de inclusão, atribuídos a maiores e melhores padrões de conhecimentos sobre tal assunto. Sendo assim, tendo em vista a importância deste tema, a presente pesquisa objetiva analisar sobre o processo da inclusão, sendo essa mais específica sobre a inclusão de uma aluna com deficiência auditiva na escola regular na cidade de Horizontina-RS. As observações foram realizadas em dez aulas de Educação Física. Para isto, foi realizado um estudo de caso, o instrumento utilizado foi a elaboração de uma planilha para observação com ênfase na aluna com deficiência auditiva. A partir dos resultados percebeu-se que a inclusão da aluna com deficiência auditiva se faz presente em todo o tempo, não havendo preconceitos ou qualquer outra forma de exclusão tanto dos colegas, professores e do público em geral que faz parte do ambiente escolar.
id UNIJ_979e87b05256298b0fa18a2b66b0210e
oai_identifier_str oai:bibliodigital.unijui.edu.br:123456789/5192
network_acronym_str UNIJ
network_name_str Repositório Institucional da UNIJUI
spelling info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisInclusão de alunos com deficiência auditiva no ambiente escolar e a educação física2018-08-2420172018-08-24T18:39:15Z2018-08-24T18:39:15ZHá muito tempo que a inclusão vem se inserindo na sociedade, agora, com mais recursos e informações, tem-se mudanças constantes diante desse processo de inclusão, atribuídos a maiores e melhores padrões de conhecimentos sobre tal assunto. Sendo assim, tendo em vista a importância deste tema, a presente pesquisa objetiva analisar sobre o processo da inclusão, sendo essa mais específica sobre a inclusão de uma aluna com deficiência auditiva na escola regular na cidade de Horizontina-RS. As observações foram realizadas em dez aulas de Educação Física. Para isto, foi realizado um estudo de caso, o instrumento utilizado foi a elaboração de uma planilha para observação com ênfase na aluna com deficiência auditiva. A partir dos resultados percebeu-se que a inclusão da aluna com deficiência auditiva se faz presente em todo o tempo, não havendo preconceitos ou qualquer outra forma de exclusão tanto dos colegas, professores e do público em geral que faz parte do ambiente escolar.56 f.Ciências da saúdeEducação físicaInclusãoDeficiência auditivaAmbiente escolarhttp://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/5192DMD_hdl_123456789/5192Bender, Jaqueline Vanessaporreponame:Repositório Institucional da UNIJUIinstname:Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sulinstacron:UNIJUIinfo:eu-repo/semantics/openAccessJaqueline%20Bender.pdfhttp://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/bitstream/123456789/5192/1/Jaqueline%20Bender.pdfapplication/pdf624231http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/bitstream/123456789/5192/1/Jaqueline%20Bender.pdf5d24725c6f529c292128bc6d03cd7c2dMD5123456789_5192_12019-01-21T12:45:52Zmail@mail.com -
dc.title.none.fl_str_mv Inclusão de alunos com deficiência auditiva no ambiente escolar e a educação física
title Inclusão de alunos com deficiência auditiva no ambiente escolar e a educação física
spellingShingle Inclusão de alunos com deficiência auditiva no ambiente escolar e a educação física
Bender, Jaqueline Vanessa
Ciências da saúde
Educação física
Inclusão
Deficiência auditiva
Ambiente escolar
title_short Inclusão de alunos com deficiência auditiva no ambiente escolar e a educação física
title_full Inclusão de alunos com deficiência auditiva no ambiente escolar e a educação física
title_fullStr Inclusão de alunos com deficiência auditiva no ambiente escolar e a educação física
title_full_unstemmed Inclusão de alunos com deficiência auditiva no ambiente escolar e a educação física
title_sort Inclusão de alunos com deficiência auditiva no ambiente escolar e a educação física
author Bender, Jaqueline Vanessa
author_facet Bender, Jaqueline Vanessa
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Bender, Jaqueline Vanessa
dc.subject.por.fl_str_mv Ciências da saúde
Educação física
Inclusão
Deficiência auditiva
Ambiente escolar
topic Ciências da saúde
Educação física
Inclusão
Deficiência auditiva
Ambiente escolar
dc.description.abstract.none.fl_txt_mv Há muito tempo que a inclusão vem se inserindo na sociedade, agora, com mais recursos e informações, tem-se mudanças constantes diante desse processo de inclusão, atribuídos a maiores e melhores padrões de conhecimentos sobre tal assunto. Sendo assim, tendo em vista a importância deste tema, a presente pesquisa objetiva analisar sobre o processo da inclusão, sendo essa mais específica sobre a inclusão de uma aluna com deficiência auditiva na escola regular na cidade de Horizontina-RS. As observações foram realizadas em dez aulas de Educação Física. Para isto, foi realizado um estudo de caso, o instrumento utilizado foi a elaboração de uma planilha para observação com ênfase na aluna com deficiência auditiva. A partir dos resultados percebeu-se que a inclusão da aluna com deficiência auditiva se faz presente em todo o tempo, não havendo preconceitos ou qualquer outra forma de exclusão tanto dos colegas, professores e do público em geral que faz parte do ambiente escolar.
56 f.
description Há muito tempo que a inclusão vem se inserindo na sociedade, agora, com mais recursos e informações, tem-se mudanças constantes diante desse processo de inclusão, atribuídos a maiores e melhores padrões de conhecimentos sobre tal assunto. Sendo assim, tendo em vista a importância deste tema, a presente pesquisa objetiva analisar sobre o processo da inclusão, sendo essa mais específica sobre a inclusão de uma aluna com deficiência auditiva na escola regular na cidade de Horizontina-RS. As observações foram realizadas em dez aulas de Educação Física. Para isto, foi realizado um estudo de caso, o instrumento utilizado foi a elaboração de uma planilha para observação com ênfase na aluna com deficiência auditiva. A partir dos resultados percebeu-se que a inclusão da aluna com deficiência auditiva se faz presente em todo o tempo, não havendo preconceitos ou qualquer outra forma de exclusão tanto dos colegas, professores e do público em geral que faz parte do ambiente escolar.
publishDate 2017
dc.date.available.fl_str_mv 2017
2018-08-24T18:39:15Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2018-08-24
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2018-08-24T18:39:15Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
status_str publishedVersion
format bachelorThesis
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/5192
DMD_hdl_123456789/5192
url http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/5192
identifier_str_mv DMD_hdl_123456789/5192
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.bitstream.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNIJUI
instname:Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul
instacron:UNIJUI
reponame_str Repositório Institucional da UNIJUI
collection Repositório Institucional da UNIJUI
instname_str Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul
instacron_str UNIJUI
institution UNIJUI
repository.name.fl_str_mv -
repository.mail.fl_str_mv mail@mail.com
_version_ 1623416817766629376