Pavimentação com borracha de pneu: alternativa ambiental ou técnica?
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNIJUI |
Texto Completo: | http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/5211 |
Resumo: | O estudo consiste na análise laboratorial das propriedades do asfalto borracha por via seca, onde trata-se da incorporação de um determinado percentual de borracha de pneu, em substituição de parte do agregado miúdo, na mistura asfáltica. As misturas asfálticas que compõem este trabalho, foram enquadradas na faixa C do DNIT, as quais foram designadas como mistura referência, mistura com 0,7% de borracha miúda (0,7%BM), mistura com 0,7% borracha graúda (0,7%BG), mistura com 1,5% de borracha miúda (1,5%BM) e mistura com 1,5% de borracha graúda (1,5%BG). Todas as misturas constituíram-se basicamente de agregados graúdos, agregados miúdos, cal dolomítica e ligante asfáltico (CAP 50/70), diferindo-se pelo teor em substituição de borracha, e pelo tipo de borracha. Para estes materiais realizou-se a análise granulométrica, densidades e absorção. Foi utilizada a metodologia Marshall para moldagem de todos os corpos de provas (CPs), com um teor de 4% de CAP para cada mistura, foram compactados a uma temperatura de 150°C, onde os agregados ficaram 24 horas a temperatura de 170°C e o CAP a 160°C por 24 horas também. Para a caracterização da mistura realizou-se o ensaio de estabilidade, fluência e relação estabilidade/fluência, ensaio de resistência a tração por compressão diametral (RT), ensaio da adesividade – metodologia de Lottman modificado e ensaio do módulo de resiliência (MR). A estabilidade teve resultados maiores que o mínimo, a fluência teve apenas a mistura 0,7%BG fora da faixa inscrita pela norma, e a relação estabilidade/fluência mostrou apenas as misturas referência, 0,7%BG e 1,5BG obedecendo a norma. Para a resistência a tração quanto maior a porcentagem de borracha menor o valor obtido de RT, mas mesmo assim os valores apresentados foram satisfatórios. No ensaio da Adesividade pela metodologia de lottman modificado verificou-se um menor desempenho para as misturas com borracha graúda, mas todas as misturas obtiveram um bom comportamento, chegando muito próximos do referência ou até mesmo superiores. |
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O estudo consiste na análise laboratorial das propriedades do asfalto borracha por via seca, onde trata-se da incorporação de um determinado percentual de borracha de pneu, em substituição de parte do agregado miúdo, na mistura asfáltica. As misturas asfálticas que compõem este trabalho, foram enquadradas na faixa C do DNIT, as quais foram designadas como mistura referência, mistura com 0,7% de borracha miúda (0,7%BM), mistura com 0,7% borracha graúda (0,7%BG), mistura com 1,5% de borracha miúda (1,5%BM) e mistura com 1,5% de borracha graúda (1,5%BG). Todas as misturas constituíram-se basicamente de agregados graúdos, agregados miúdos, cal dolomítica e ligante asfáltico (CAP 50/70), diferindo-se pelo teor em substituição de borracha, e pelo tipo de borracha. Para estes materiais realizou-se a análise granulométrica, densidades e absorção. Foi utilizada a metodologia Marshall para moldagem de todos os corpos de provas (CPs), com um teor de 4% de CAP para cada mistura, foram compactados a uma temperatura de 150°C, onde os agregados ficaram 24 horas a temperatura de 170°C e o CAP a 160°C por 24 horas também. Para a caracterização da mistura realizou-se o ensaio de estabilidade, fluência e relação estabilidade/fluência, ensaio de resistência a tração por compressão diametral (RT), ensaio da adesividade – metodologia de Lottman modificado e ensaio do módulo de resiliência (MR). A estabilidade teve resultados maiores que o mínimo, a fluência teve apenas a mistura 0,7%BG fora da faixa inscrita pela norma, e a relação estabilidade/fluência mostrou apenas as misturas referência, 0,7%BG e 1,5BG obedecendo a norma. Para a resistência a tração quanto maior a porcentagem de borracha menor o valor obtido de RT, mas mesmo assim os valores apresentados foram satisfatórios. No ensaio da Adesividade pela metodologia de lottman modificado verificou-se um menor desempenho para as misturas com borracha graúda, mas todas as misturas obtiveram um bom comportamento, chegando muito próximos do referência ou até mesmo superiores. 68 f. |
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O estudo consiste na análise laboratorial das propriedades do asfalto borracha por via seca, onde trata-se da incorporação de um determinado percentual de borracha de pneu, em substituição de parte do agregado miúdo, na mistura asfáltica. As misturas asfálticas que compõem este trabalho, foram enquadradas na faixa C do DNIT, as quais foram designadas como mistura referência, mistura com 0,7% de borracha miúda (0,7%BM), mistura com 0,7% borracha graúda (0,7%BG), mistura com 1,5% de borracha miúda (1,5%BM) e mistura com 1,5% de borracha graúda (1,5%BG). Todas as misturas constituíram-se basicamente de agregados graúdos, agregados miúdos, cal dolomítica e ligante asfáltico (CAP 50/70), diferindo-se pelo teor em substituição de borracha, e pelo tipo de borracha. Para estes materiais realizou-se a análise granulométrica, densidades e absorção. Foi utilizada a metodologia Marshall para moldagem de todos os corpos de provas (CPs), com um teor de 4% de CAP para cada mistura, foram compactados a uma temperatura de 150°C, onde os agregados ficaram 24 horas a temperatura de 170°C e o CAP a 160°C por 24 horas também. Para a caracterização da mistura realizou-se o ensaio de estabilidade, fluência e relação estabilidade/fluência, ensaio de resistência a tração por compressão diametral (RT), ensaio da adesividade – metodologia de Lottman modificado e ensaio do módulo de resiliência (MR). A estabilidade teve resultados maiores que o mínimo, a fluência teve apenas a mistura 0,7%BG fora da faixa inscrita pela norma, e a relação estabilidade/fluência mostrou apenas as misturas referência, 0,7%BG e 1,5BG obedecendo a norma. Para a resistência a tração quanto maior a porcentagem de borracha menor o valor obtido de RT, mas mesmo assim os valores apresentados foram satisfatórios. No ensaio da Adesividade pela metodologia de lottman modificado verificou-se um menor desempenho para as misturas com borracha graúda, mas todas as misturas obtiveram um bom comportamento, chegando muito próximos do referência ou até mesmo superiores. |
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