Alçamento das vogais E e O pretônicas - quais mistérios rondam esse processo de variação?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pott, Airton
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNIJUI
Texto Completo: http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/1600
Resumo: Ao estudar a fala em uso, a realidade da variação faz-se presente, e, como o objeto de estudos desse trabalho está vinculado à variação linguística, vale enfatizar que a Fundamentação Teórica está dividida em duas áreas – Sociolinguística e Fonética. A parte da Sociolinguística está dividida em cinco subtítulos, intitulados, respectivamente, como “Sociolinguística – Linguagem e Sociedade”, “As diferentes variações cabíveis à Sociolinguística”, “Variáveis extralinguísticas”, “Sexo, faixa etária, escolaridade e outras variáveis extralinguísticas” e “Velocidade de pronúncia e tom de voz – por que considerá-las?”. Os principais teóricos abordados dessa área são Paiva, Monteiro, Lyons, Bagno, entre outros. A parte da Fonética está dividida em três subtítulos, intitulados, respectivamente, como “A Fonética e seu campo de estudo”, “O sistema vocálico do português brasileiro” e “A elevação das vogais e e o pretônicas”. Os principais teóricos dessa área considerados nessa pesquisa são Viegas, Callou & Leite e, principalmente, Bisol. Na sequência, há a Metodologia, que é dividida em “Corpus”, “Coleta dos dados” e “Análise dos dados”, sendo a última subdividida em várias categorias voltadas às variáveis extralinguísticas, sobretudo ao grau de parentesco, que é novamente dividido em dez grupos. E, por último, são apresentadas as “Considerações finais”, cujas conclusões são voltadas aos principais resultados da pesquisa, incluindo curiosidades e resultados surpreendentes que a pesquisa possibilitou serem percebidos. Ainda há ressalvas a possíveis estudos futuros a respeito do alçamento das vogais e e o pretônicas.
id UNIJ_9c5d8f5a321711a487641991f0e3f708
oai_identifier_str oai:bibliodigital.unijui.edu.br:123456789/1600
network_acronym_str UNIJ
network_name_str Repositório Institucional da UNIJUI
spelling info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisAlçamento das vogais E e O pretônicas - quais mistérios rondam esse processo de variação?2013-04-0420122013-04-04T11:31:01Z2013-04-04T11:31:01ZAo estudar a fala em uso, a realidade da variação faz-se presente, e, como o objeto de estudos desse trabalho está vinculado à variação linguística, vale enfatizar que a Fundamentação Teórica está dividida em duas áreas – Sociolinguística e Fonética. A parte da Sociolinguística está dividida em cinco subtítulos, intitulados, respectivamente, como “Sociolinguística – Linguagem e Sociedade”, “As diferentes variações cabíveis à Sociolinguística”, “Variáveis extralinguísticas”, “Sexo, faixa etária, escolaridade e outras variáveis extralinguísticas” e “Velocidade de pronúncia e tom de voz – por que considerá-las?”. Os principais teóricos abordados dessa área são Paiva, Monteiro, Lyons, Bagno, entre outros. A parte da Fonética está dividida em três subtítulos, intitulados, respectivamente, como “A Fonética e seu campo de estudo”, “O sistema vocálico do português brasileiro” e “A elevação das vogais e e o pretônicas”. Os principais teóricos dessa área considerados nessa pesquisa são Viegas, Callou & Leite e, principalmente, Bisol. Na sequência, há a Metodologia, que é dividida em “Corpus”, “Coleta dos dados” e “Análise dos dados”, sendo a última subdividida em várias categorias voltadas às variáveis extralinguísticas, sobretudo ao grau de parentesco, que é novamente dividido em dez grupos. E, por último, são apresentadas as “Considerações finais”, cujas conclusões são voltadas aos principais resultados da pesquisa, incluindo curiosidades e resultados surpreendentes que a pesquisa possibilitou serem percebidos. Ainda há ressalvas a possíveis estudos futuros a respeito do alçamento das vogais e e o pretônicas.82 f.SociolinguísticaVariáveis extralinguísticasFonéticavogais e e o pretônicasAlçamentoLetrasLinguística, Letras e Arteshttp://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/1600DMD_hdl_123456789/1600Pott, Airtonporreponame:Repositório Institucional da UNIJUIinstname:Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sulinstacron:UNIJUIinfo:eu-repo/semantics/openAccessTCC%20-%20AIRTON%20POTT.pdfhttp://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/bitstream/123456789/1600/1/TCC%20-%20AIRTON%20POTT.pdfapplication/pdf544557http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/bitstream/123456789/1600/1/TCC%20-%20AIRTON%20POTT.pdf6b5304a5a825e786839cc1a3a95140dfMD5123456789_1600_12019-01-21T12:43:56Zmail@mail.com -
dc.title.none.fl_str_mv Alçamento das vogais E e O pretônicas - quais mistérios rondam esse processo de variação?
title Alçamento das vogais E e O pretônicas - quais mistérios rondam esse processo de variação?
spellingShingle Alçamento das vogais E e O pretônicas - quais mistérios rondam esse processo de variação?
Pott, Airton
Sociolinguística
Variáveis extralinguísticas
Fonética
vogais e e o pretônicas
Alçamento
Letras
Linguística, Letras e Artes
title_short Alçamento das vogais E e O pretônicas - quais mistérios rondam esse processo de variação?
title_full Alçamento das vogais E e O pretônicas - quais mistérios rondam esse processo de variação?
title_fullStr Alçamento das vogais E e O pretônicas - quais mistérios rondam esse processo de variação?
title_full_unstemmed Alçamento das vogais E e O pretônicas - quais mistérios rondam esse processo de variação?
title_sort Alçamento das vogais E e O pretônicas - quais mistérios rondam esse processo de variação?
author Pott, Airton
author_facet Pott, Airton
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pott, Airton
dc.subject.por.fl_str_mv Sociolinguística
Variáveis extralinguísticas
Fonética
vogais e e o pretônicas
Alçamento
Letras
Linguística, Letras e Artes
topic Sociolinguística
Variáveis extralinguísticas
Fonética
vogais e e o pretônicas
Alçamento
Letras
Linguística, Letras e Artes
dc.description.abstract.none.fl_txt_mv Ao estudar a fala em uso, a realidade da variação faz-se presente, e, como o objeto de estudos desse trabalho está vinculado à variação linguística, vale enfatizar que a Fundamentação Teórica está dividida em duas áreas – Sociolinguística e Fonética. A parte da Sociolinguística está dividida em cinco subtítulos, intitulados, respectivamente, como “Sociolinguística – Linguagem e Sociedade”, “As diferentes variações cabíveis à Sociolinguística”, “Variáveis extralinguísticas”, “Sexo, faixa etária, escolaridade e outras variáveis extralinguísticas” e “Velocidade de pronúncia e tom de voz – por que considerá-las?”. Os principais teóricos abordados dessa área são Paiva, Monteiro, Lyons, Bagno, entre outros. A parte da Fonética está dividida em três subtítulos, intitulados, respectivamente, como “A Fonética e seu campo de estudo”, “O sistema vocálico do português brasileiro” e “A elevação das vogais e e o pretônicas”. Os principais teóricos dessa área considerados nessa pesquisa são Viegas, Callou & Leite e, principalmente, Bisol. Na sequência, há a Metodologia, que é dividida em “Corpus”, “Coleta dos dados” e “Análise dos dados”, sendo a última subdividida em várias categorias voltadas às variáveis extralinguísticas, sobretudo ao grau de parentesco, que é novamente dividido em dez grupos. E, por último, são apresentadas as “Considerações finais”, cujas conclusões são voltadas aos principais resultados da pesquisa, incluindo curiosidades e resultados surpreendentes que a pesquisa possibilitou serem percebidos. Ainda há ressalvas a possíveis estudos futuros a respeito do alçamento das vogais e e o pretônicas.
82 f.
description Ao estudar a fala em uso, a realidade da variação faz-se presente, e, como o objeto de estudos desse trabalho está vinculado à variação linguística, vale enfatizar que a Fundamentação Teórica está dividida em duas áreas – Sociolinguística e Fonética. A parte da Sociolinguística está dividida em cinco subtítulos, intitulados, respectivamente, como “Sociolinguística – Linguagem e Sociedade”, “As diferentes variações cabíveis à Sociolinguística”, “Variáveis extralinguísticas”, “Sexo, faixa etária, escolaridade e outras variáveis extralinguísticas” e “Velocidade de pronúncia e tom de voz – por que considerá-las?”. Os principais teóricos abordados dessa área são Paiva, Monteiro, Lyons, Bagno, entre outros. A parte da Fonética está dividida em três subtítulos, intitulados, respectivamente, como “A Fonética e seu campo de estudo”, “O sistema vocálico do português brasileiro” e “A elevação das vogais e e o pretônicas”. Os principais teóricos dessa área considerados nessa pesquisa são Viegas, Callou & Leite e, principalmente, Bisol. Na sequência, há a Metodologia, que é dividida em “Corpus”, “Coleta dos dados” e “Análise dos dados”, sendo a última subdividida em várias categorias voltadas às variáveis extralinguísticas, sobretudo ao grau de parentesco, que é novamente dividido em dez grupos. E, por último, são apresentadas as “Considerações finais”, cujas conclusões são voltadas aos principais resultados da pesquisa, incluindo curiosidades e resultados surpreendentes que a pesquisa possibilitou serem percebidos. Ainda há ressalvas a possíveis estudos futuros a respeito do alçamento das vogais e e o pretônicas.
publishDate 2012
dc.date.available.fl_str_mv 2012
2013-04-04T11:31:01Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2013-04-04
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2013-04-04T11:31:01Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
status_str publishedVersion
format bachelorThesis
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/1600
DMD_hdl_123456789/1600
url http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/1600
identifier_str_mv DMD_hdl_123456789/1600
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.bitstream.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNIJUI
instname:Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul
instacron:UNIJUI
reponame_str Repositório Institucional da UNIJUI
collection Repositório Institucional da UNIJUI
instname_str Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul
instacron_str UNIJUI
institution UNIJUI
repository.name.fl_str_mv -
repository.mail.fl_str_mv mail@mail.com
_version_ 1623413617889116160