Educação física e suas especificidades no contexto da escola

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Hartmann, Luana Weber
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNIJUI
Texto Completo: http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/3843
Resumo: O presente trabalho partiu através de um estágio curricular da universidade no qual percebeu que os alunos se sentiam desmotivados com as aulas de Educação Física, com isso após um ano fez-se o questionamento de averiguar se os alunos continuavam desmotivados com as aulas. Por isso, elaborou o estudo através de uma abordagem qualitativa com enfoque descritivo, a qual teve como intuito realizar uma análise aprofundada acerca dos elementos significativos a cerca da área da Educação Física sob o ponto de vista de alunos do 9º ano do Ensino Fundamental e do professor de Educação Física. Objetivou-se entender o que os alunos pensam sobre a Educação Física Escolar e ainda identificar a concepção do professor. Com isso os instrumentos utilizados para realização desse estudo foram um questionário e uma entrevista semiestruturada. Como resultado da análise fez perceber que Educação Física da escola estudada é influente e entendida pelos alunos do 9º ano. Segundo alguns relatos dos estudantes a Educação Física é muito importante para a saúde e o aprendizado de muitos tipos de esporte e que as aulas ministradas pelo professor têm deixado os alunos envolvidos e atentos a tudo que permeia a Educação física dessa escola. Já as concepções do professor de Educação Física da escola são que para ele é preciso trabalhar bastante o lado mais humano de seus alunos, juntamente com o esporte, atividade física, ginástica, entre outros.
id UNIJ_9ce9aee5ad939d071c2440c35afd023d
oai_identifier_str oai:bibliodigital.unijui.edu.br:123456789/3843
network_acronym_str UNIJ
network_name_str Repositório Institucional da UNIJUI
spelling info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisEducação física e suas especificidades no contexto da escola2016-11-0920162016-11-09T18:07:52Z2016-11-09T18:07:52ZO presente trabalho partiu através de um estágio curricular da universidade no qual percebeu que os alunos se sentiam desmotivados com as aulas de Educação Física, com isso após um ano fez-se o questionamento de averiguar se os alunos continuavam desmotivados com as aulas. Por isso, elaborou o estudo através de uma abordagem qualitativa com enfoque descritivo, a qual teve como intuito realizar uma análise aprofundada acerca dos elementos significativos a cerca da área da Educação Física sob o ponto de vista de alunos do 9º ano do Ensino Fundamental e do professor de Educação Física. Objetivou-se entender o que os alunos pensam sobre a Educação Física Escolar e ainda identificar a concepção do professor. Com isso os instrumentos utilizados para realização desse estudo foram um questionário e uma entrevista semiestruturada. Como resultado da análise fez perceber que Educação Física da escola estudada é influente e entendida pelos alunos do 9º ano. Segundo alguns relatos dos estudantes a Educação Física é muito importante para a saúde e o aprendizado de muitos tipos de esporte e que as aulas ministradas pelo professor têm deixado os alunos envolvidos e atentos a tudo que permeia a Educação física dessa escola. Já as concepções do professor de Educação Física da escola são que para ele é preciso trabalhar bastante o lado mais humano de seus alunos, juntamente com o esporte, atividade física, ginástica, entre outros.53 f.Ciências da SaúdeEducação FísicaEducação física escolarEscolaProfessorAlunohttp://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/3843DMD_hdl_123456789/3843Hartmann, Luana Weberporreponame:Repositório Institucional da UNIJUIinstname:Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sulinstacron:UNIJUIinfo:eu-repo/semantics/openAccessLuana%20Weber%20Hartmann.pdfhttp://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/bitstream/123456789/3843/1/Luana%20Weber%20Hartmann.pdfapplication/pdf659796http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/bitstream/123456789/3843/1/Luana%20Weber%20Hartmann.pdf7a2a137786d03392e79b580d2238dcdcMD5123456789_3843_12019-01-21T12:45:09Zmail@mail.com -
dc.title.none.fl_str_mv Educação física e suas especificidades no contexto da escola
title Educação física e suas especificidades no contexto da escola
spellingShingle Educação física e suas especificidades no contexto da escola
Hartmann, Luana Weber
Ciências da Saúde
Educação Física
Educação física escolar
Escola
Professor
Aluno
title_short Educação física e suas especificidades no contexto da escola
title_full Educação física e suas especificidades no contexto da escola
title_fullStr Educação física e suas especificidades no contexto da escola
title_full_unstemmed Educação física e suas especificidades no contexto da escola
title_sort Educação física e suas especificidades no contexto da escola
author Hartmann, Luana Weber
author_facet Hartmann, Luana Weber
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Hartmann, Luana Weber
dc.subject.por.fl_str_mv Ciências da Saúde
Educação Física
Educação física escolar
Escola
Professor
Aluno
topic Ciências da Saúde
Educação Física
Educação física escolar
Escola
Professor
Aluno
dc.description.abstract.none.fl_txt_mv O presente trabalho partiu através de um estágio curricular da universidade no qual percebeu que os alunos se sentiam desmotivados com as aulas de Educação Física, com isso após um ano fez-se o questionamento de averiguar se os alunos continuavam desmotivados com as aulas. Por isso, elaborou o estudo através de uma abordagem qualitativa com enfoque descritivo, a qual teve como intuito realizar uma análise aprofundada acerca dos elementos significativos a cerca da área da Educação Física sob o ponto de vista de alunos do 9º ano do Ensino Fundamental e do professor de Educação Física. Objetivou-se entender o que os alunos pensam sobre a Educação Física Escolar e ainda identificar a concepção do professor. Com isso os instrumentos utilizados para realização desse estudo foram um questionário e uma entrevista semiestruturada. Como resultado da análise fez perceber que Educação Física da escola estudada é influente e entendida pelos alunos do 9º ano. Segundo alguns relatos dos estudantes a Educação Física é muito importante para a saúde e o aprendizado de muitos tipos de esporte e que as aulas ministradas pelo professor têm deixado os alunos envolvidos e atentos a tudo que permeia a Educação física dessa escola. Já as concepções do professor de Educação Física da escola são que para ele é preciso trabalhar bastante o lado mais humano de seus alunos, juntamente com o esporte, atividade física, ginástica, entre outros.
53 f.
description O presente trabalho partiu através de um estágio curricular da universidade no qual percebeu que os alunos se sentiam desmotivados com as aulas de Educação Física, com isso após um ano fez-se o questionamento de averiguar se os alunos continuavam desmotivados com as aulas. Por isso, elaborou o estudo através de uma abordagem qualitativa com enfoque descritivo, a qual teve como intuito realizar uma análise aprofundada acerca dos elementos significativos a cerca da área da Educação Física sob o ponto de vista de alunos do 9º ano do Ensino Fundamental e do professor de Educação Física. Objetivou-se entender o que os alunos pensam sobre a Educação Física Escolar e ainda identificar a concepção do professor. Com isso os instrumentos utilizados para realização desse estudo foram um questionário e uma entrevista semiestruturada. Como resultado da análise fez perceber que Educação Física da escola estudada é influente e entendida pelos alunos do 9º ano. Segundo alguns relatos dos estudantes a Educação Física é muito importante para a saúde e o aprendizado de muitos tipos de esporte e que as aulas ministradas pelo professor têm deixado os alunos envolvidos e atentos a tudo que permeia a Educação física dessa escola. Já as concepções do professor de Educação Física da escola são que para ele é preciso trabalhar bastante o lado mais humano de seus alunos, juntamente com o esporte, atividade física, ginástica, entre outros.
publishDate 2016
dc.date.issued.fl_str_mv 2016-11-09
dc.date.available.fl_str_mv 2016
2016-11-09T18:07:52Z
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-11-09T18:07:52Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
status_str publishedVersion
format bachelorThesis
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/3843
DMD_hdl_123456789/3843
url http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/3843
identifier_str_mv DMD_hdl_123456789/3843
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.bitstream.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNIJUI
instname:Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul
instacron:UNIJUI
reponame_str Repositório Institucional da UNIJUI
collection Repositório Institucional da UNIJUI
instname_str Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul
instacron_str UNIJUI
institution UNIJUI
repository.name.fl_str_mv -
repository.mail.fl_str_mv mail@mail.com
_version_ 1623415623849607168