Educação física e suas especificidades no contexto da escola
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNIJUI |
Texto Completo: | http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/3843 |
Resumo: | O presente trabalho partiu através de um estágio curricular da universidade no qual percebeu que os alunos se sentiam desmotivados com as aulas de Educação Física, com isso após um ano fez-se o questionamento de averiguar se os alunos continuavam desmotivados com as aulas. Por isso, elaborou o estudo através de uma abordagem qualitativa com enfoque descritivo, a qual teve como intuito realizar uma análise aprofundada acerca dos elementos significativos a cerca da área da Educação Física sob o ponto de vista de alunos do 9º ano do Ensino Fundamental e do professor de Educação Física. Objetivou-se entender o que os alunos pensam sobre a Educação Física Escolar e ainda identificar a concepção do professor. Com isso os instrumentos utilizados para realização desse estudo foram um questionário e uma entrevista semiestruturada. Como resultado da análise fez perceber que Educação Física da escola estudada é influente e entendida pelos alunos do 9º ano. Segundo alguns relatos dos estudantes a Educação Física é muito importante para a saúde e o aprendizado de muitos tipos de esporte e que as aulas ministradas pelo professor têm deixado os alunos envolvidos e atentos a tudo que permeia a Educação física dessa escola. Já as concepções do professor de Educação Física da escola são que para ele é preciso trabalhar bastante o lado mais humano de seus alunos, juntamente com o esporte, atividade física, ginástica, entre outros. |
id |
UNIJ_9ce9aee5ad939d071c2440c35afd023d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:bibliodigital.unijui.edu.br:123456789/3843 |
network_acronym_str |
UNIJ |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNIJUI |
spelling |
info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisEducação física e suas especificidades no contexto da escola2016-11-0920162016-11-09T18:07:52Z2016-11-09T18:07:52ZO presente trabalho partiu através de um estágio curricular da universidade no qual percebeu que os alunos se sentiam desmotivados com as aulas de Educação Física, com isso após um ano fez-se o questionamento de averiguar se os alunos continuavam desmotivados com as aulas. Por isso, elaborou o estudo através de uma abordagem qualitativa com enfoque descritivo, a qual teve como intuito realizar uma análise aprofundada acerca dos elementos significativos a cerca da área da Educação Física sob o ponto de vista de alunos do 9º ano do Ensino Fundamental e do professor de Educação Física. Objetivou-se entender o que os alunos pensam sobre a Educação Física Escolar e ainda identificar a concepção do professor. Com isso os instrumentos utilizados para realização desse estudo foram um questionário e uma entrevista semiestruturada. Como resultado da análise fez perceber que Educação Física da escola estudada é influente e entendida pelos alunos do 9º ano. Segundo alguns relatos dos estudantes a Educação Física é muito importante para a saúde e o aprendizado de muitos tipos de esporte e que as aulas ministradas pelo professor têm deixado os alunos envolvidos e atentos a tudo que permeia a Educação física dessa escola. Já as concepções do professor de Educação Física da escola são que para ele é preciso trabalhar bastante o lado mais humano de seus alunos, juntamente com o esporte, atividade física, ginástica, entre outros.53 f.Ciências da SaúdeEducação FísicaEducação física escolarEscolaProfessorAlunohttp://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/3843DMD_hdl_123456789/3843Hartmann, Luana Weberporreponame:Repositório Institucional da UNIJUIinstname:Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sulinstacron:UNIJUIinfo:eu-repo/semantics/openAccessLuana%20Weber%20Hartmann.pdfhttp://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/bitstream/123456789/3843/1/Luana%20Weber%20Hartmann.pdfapplication/pdf659796http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/bitstream/123456789/3843/1/Luana%20Weber%20Hartmann.pdf7a2a137786d03392e79b580d2238dcdcMD5123456789_3843_12019-01-21T12:45:09Zmail@mail.com - |
dc.title.none.fl_str_mv |
Educação física e suas especificidades no contexto da escola |
title |
Educação física e suas especificidades no contexto da escola |
spellingShingle |
Educação física e suas especificidades no contexto da escola Hartmann, Luana Weber Ciências da Saúde Educação Física Educação física escolar Escola Professor Aluno |
title_short |
Educação física e suas especificidades no contexto da escola |
title_full |
Educação física e suas especificidades no contexto da escola |
title_fullStr |
Educação física e suas especificidades no contexto da escola |
title_full_unstemmed |
Educação física e suas especificidades no contexto da escola |
title_sort |
Educação física e suas especificidades no contexto da escola |
author |
Hartmann, Luana Weber |
author_facet |
Hartmann, Luana Weber |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Hartmann, Luana Weber |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ciências da Saúde Educação Física Educação física escolar Escola Professor Aluno |
topic |
Ciências da Saúde Educação Física Educação física escolar Escola Professor Aluno |
dc.description.abstract.none.fl_txt_mv |
O presente trabalho partiu através de um estágio curricular da universidade no qual percebeu que os alunos se sentiam desmotivados com as aulas de Educação Física, com isso após um ano fez-se o questionamento de averiguar se os alunos continuavam desmotivados com as aulas. Por isso, elaborou o estudo através de uma abordagem qualitativa com enfoque descritivo, a qual teve como intuito realizar uma análise aprofundada acerca dos elementos significativos a cerca da área da Educação Física sob o ponto de vista de alunos do 9º ano do Ensino Fundamental e do professor de Educação Física. Objetivou-se entender o que os alunos pensam sobre a Educação Física Escolar e ainda identificar a concepção do professor. Com isso os instrumentos utilizados para realização desse estudo foram um questionário e uma entrevista semiestruturada. Como resultado da análise fez perceber que Educação Física da escola estudada é influente e entendida pelos alunos do 9º ano. Segundo alguns relatos dos estudantes a Educação Física é muito importante para a saúde e o aprendizado de muitos tipos de esporte e que as aulas ministradas pelo professor têm deixado os alunos envolvidos e atentos a tudo que permeia a Educação física dessa escola. Já as concepções do professor de Educação Física da escola são que para ele é preciso trabalhar bastante o lado mais humano de seus alunos, juntamente com o esporte, atividade física, ginástica, entre outros. 53 f. |
description |
O presente trabalho partiu através de um estágio curricular da universidade no qual percebeu que os alunos se sentiam desmotivados com as aulas de Educação Física, com isso após um ano fez-se o questionamento de averiguar se os alunos continuavam desmotivados com as aulas. Por isso, elaborou o estudo através de uma abordagem qualitativa com enfoque descritivo, a qual teve como intuito realizar uma análise aprofundada acerca dos elementos significativos a cerca da área da Educação Física sob o ponto de vista de alunos do 9º ano do Ensino Fundamental e do professor de Educação Física. Objetivou-se entender o que os alunos pensam sobre a Educação Física Escolar e ainda identificar a concepção do professor. Com isso os instrumentos utilizados para realização desse estudo foram um questionário e uma entrevista semiestruturada. Como resultado da análise fez perceber que Educação Física da escola estudada é influente e entendida pelos alunos do 9º ano. Segundo alguns relatos dos estudantes a Educação Física é muito importante para a saúde e o aprendizado de muitos tipos de esporte e que as aulas ministradas pelo professor têm deixado os alunos envolvidos e atentos a tudo que permeia a Educação física dessa escola. Já as concepções do professor de Educação Física da escola são que para ele é preciso trabalhar bastante o lado mais humano de seus alunos, juntamente com o esporte, atividade física, ginástica, entre outros. |
publishDate |
2016 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2016-11-09 |
dc.date.available.fl_str_mv |
2016 2016-11-09T18:07:52Z |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2016-11-09T18:07:52Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
format |
bachelorThesis |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/3843 DMD_hdl_123456789/3843 |
url |
http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/3843 |
identifier_str_mv |
DMD_hdl_123456789/3843 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.bitstream.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UNIJUI instname:Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul instacron:UNIJUI |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNIJUI |
collection |
Repositório Institucional da UNIJUI |
instname_str |
Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul |
instacron_str |
UNIJUI |
institution |
UNIJUI |
repository.name.fl_str_mv |
-
|
repository.mail.fl_str_mv |
mail@mail.com |
_version_ |
1623415623849607168 |