Clínica, transferência e o desejo do analista

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Corrêa, Fernanda
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNIJUI
Texto Completo: http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/4848
Resumo: Este trabalho versa sobre a temática da transferência e sua implicação no tratamento analítico. No primeiro capítulo, um breve histórico dos caminhos percorridos por Freud em sua construção teórica e sua descoberta a respeito da centralidade da transferência é descrito. Em sequência, a transferência, já situada como eixo condutor do tratamento, é analisada em sua íntima relação com a resistência a partir dos textos de Freud e Lacan. Num terceiro ponto dentro deste capítulo a questão do amor de transferência e da demanda se coloca e é abordada em sua abrangência e importância clínica. No segundo capítulo, dando continuidade ao que foi discutido no capítulo anterior, realiza-se uma reflexão sobre as posições do analista na transferência de modo que ele possa sustentar a demanda e conduzir o tratamento aos desdobramentos da repetição, ou seja, ao encontro com o Outro e com o objeto causa de desejo do sujeito em análise. Por fim, em um segundo ponto no capítulo dois, analisa-se o conceito de desejo do analista criado por Lacan para designar a importância do percurso analítico daqueles que pretendem atuar como analistas, salientando o encontro com a falta-a-ser por parte destes, como fundamental para que o analisando possa chegar ao termo de sua análise, no qual se encontra com seu desejo.
id UNIJ_9d3e4dd3ef5438333ba4a68d826885ed
oai_identifier_str oai:bibliodigital.unijui.edu.br:123456789/4848
network_acronym_str UNIJ
network_name_str Repositório Institucional da UNIJUI
spelling info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisClínica, transferência e o desejo do analista2018-03-1920172018-03-19T19:05:22Z2018-03-19T19:05:22ZEste trabalho versa sobre a temática da transferência e sua implicação no tratamento analítico. No primeiro capítulo, um breve histórico dos caminhos percorridos por Freud em sua construção teórica e sua descoberta a respeito da centralidade da transferência é descrito. Em sequência, a transferência, já situada como eixo condutor do tratamento, é analisada em sua íntima relação com a resistência a partir dos textos de Freud e Lacan. Num terceiro ponto dentro deste capítulo a questão do amor de transferência e da demanda se coloca e é abordada em sua abrangência e importância clínica. No segundo capítulo, dando continuidade ao que foi discutido no capítulo anterior, realiza-se uma reflexão sobre as posições do analista na transferência de modo que ele possa sustentar a demanda e conduzir o tratamento aos desdobramentos da repetição, ou seja, ao encontro com o Outro e com o objeto causa de desejo do sujeito em análise. Por fim, em um segundo ponto no capítulo dois, analisa-se o conceito de desejo do analista criado por Lacan para designar a importância do percurso analítico daqueles que pretendem atuar como analistas, salientando o encontro com a falta-a-ser por parte destes, como fundamental para que o analisando possa chegar ao termo de sua análise, no qual se encontra com seu desejo.40 f.Ciências humanas.Psicologia.Transferência.Demanda.Objeto.Falta-a-ser.Desejo.http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/4848DMD_hdl_123456789/4848Corrêa, Fernandaporreponame:Repositório Institucional da UNIJUIinstname:Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sulinstacron:UNIJUIinfo:eu-repo/semantics/openAccessFernanda%20Corr%c3%aaa.pdfhttp://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/bitstream/123456789/4848/1/Fernanda%20Corr%c3%aaa.pdfapplication/pdf386980http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/bitstream/123456789/4848/1/Fernanda%20Corr%c3%aaa.pdffffc3bbf1d9d452af92108123495a8a3MD5123456789_4848_12019-01-21T12:45:40Zmail@mail.com -
dc.title.none.fl_str_mv Clínica, transferência e o desejo do analista
title Clínica, transferência e o desejo do analista
spellingShingle Clínica, transferência e o desejo do analista
Corrêa, Fernanda
Ciências humanas.
Psicologia.
Transferência.
Demanda.
Objeto.
Falta-a-ser.
Desejo.
title_short Clínica, transferência e o desejo do analista
title_full Clínica, transferência e o desejo do analista
title_fullStr Clínica, transferência e o desejo do analista
title_full_unstemmed Clínica, transferência e o desejo do analista
title_sort Clínica, transferência e o desejo do analista
author Corrêa, Fernanda
author_facet Corrêa, Fernanda
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Corrêa, Fernanda
dc.subject.por.fl_str_mv Ciências humanas.
Psicologia.
Transferência.
Demanda.
Objeto.
Falta-a-ser.
Desejo.
topic Ciências humanas.
Psicologia.
Transferência.
Demanda.
Objeto.
Falta-a-ser.
Desejo.
dc.description.abstract.none.fl_txt_mv Este trabalho versa sobre a temática da transferência e sua implicação no tratamento analítico. No primeiro capítulo, um breve histórico dos caminhos percorridos por Freud em sua construção teórica e sua descoberta a respeito da centralidade da transferência é descrito. Em sequência, a transferência, já situada como eixo condutor do tratamento, é analisada em sua íntima relação com a resistência a partir dos textos de Freud e Lacan. Num terceiro ponto dentro deste capítulo a questão do amor de transferência e da demanda se coloca e é abordada em sua abrangência e importância clínica. No segundo capítulo, dando continuidade ao que foi discutido no capítulo anterior, realiza-se uma reflexão sobre as posições do analista na transferência de modo que ele possa sustentar a demanda e conduzir o tratamento aos desdobramentos da repetição, ou seja, ao encontro com o Outro e com o objeto causa de desejo do sujeito em análise. Por fim, em um segundo ponto no capítulo dois, analisa-se o conceito de desejo do analista criado por Lacan para designar a importância do percurso analítico daqueles que pretendem atuar como analistas, salientando o encontro com a falta-a-ser por parte destes, como fundamental para que o analisando possa chegar ao termo de sua análise, no qual se encontra com seu desejo.
40 f.
description Este trabalho versa sobre a temática da transferência e sua implicação no tratamento analítico. No primeiro capítulo, um breve histórico dos caminhos percorridos por Freud em sua construção teórica e sua descoberta a respeito da centralidade da transferência é descrito. Em sequência, a transferência, já situada como eixo condutor do tratamento, é analisada em sua íntima relação com a resistência a partir dos textos de Freud e Lacan. Num terceiro ponto dentro deste capítulo a questão do amor de transferência e da demanda se coloca e é abordada em sua abrangência e importância clínica. No segundo capítulo, dando continuidade ao que foi discutido no capítulo anterior, realiza-se uma reflexão sobre as posições do analista na transferência de modo que ele possa sustentar a demanda e conduzir o tratamento aos desdobramentos da repetição, ou seja, ao encontro com o Outro e com o objeto causa de desejo do sujeito em análise. Por fim, em um segundo ponto no capítulo dois, analisa-se o conceito de desejo do analista criado por Lacan para designar a importância do percurso analítico daqueles que pretendem atuar como analistas, salientando o encontro com a falta-a-ser por parte destes, como fundamental para que o analisando possa chegar ao termo de sua análise, no qual se encontra com seu desejo.
publishDate 2017
dc.date.available.fl_str_mv 2017
2018-03-19T19:05:22Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2018-03-19
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2018-03-19T19:05:22Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
status_str publishedVersion
format bachelorThesis
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/4848
DMD_hdl_123456789/4848
url http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/4848
identifier_str_mv DMD_hdl_123456789/4848
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.bitstream.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNIJUI
instname:Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul
instacron:UNIJUI
reponame_str Repositório Institucional da UNIJUI
collection Repositório Institucional da UNIJUI
instname_str Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul
instacron_str UNIJUI
institution UNIJUI
repository.name.fl_str_mv -
repository.mail.fl_str_mv mail@mail.com
_version_ 1623416451234791424