As concepções essencialista e relativista da linguagem e suas repercussões na educação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Corrêa, Soraya Pereira
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNIJUI
Texto Completo: http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/6121
Resumo: O trabalho tematiza ideias clássicas referentes à linguagem, observando seus desdobramentos até a contemporaneidade. Distante de qualquer pretensão de sistematização histórica ou de atingir larga abrangência acerca do assunto, o trabalho aborda as concepções relativista e essencialista da linguagem, buscando acompanhar, pelo estudo de alguns traçados teóricos, o seu desdobrar-se nos estudos mais recentes acerca da linguagem. Percorridos alguns caminhos que explicam possíveis desdobramentos, principalmente os caminhos referentes aos estudos dos paradigmas do conhecimento, tematizam-se as formas de racionalidade que se constroem em função de cada uma das duas concepções. Uma delas funda sua racionalidade em alguma forma de essência fora da linguagem e dela obtém suas certezas, ao passo que a outra funda uma racionalidade que, desprovida de certezas, constituise nos acordos que intersubjetivamente se dão entre os sujeitos. Ademais disso, e principalmente, o trabalho propõe-se a pensar alguns possíveis reflexos da assunção de uma ou outra concepção da linguagem na educação. Pensar os desdobramentos das concepções da linguagem é um interessante exercício de reflexão sobre a compreensão do processo de circulação, manutenção e reformulação das ideias e, por conseguinte, um exercício reflexivo sobre a constituição do próprio homem. É a esse sentido que se direciona este trabalho.
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