O acesso das mulheres à educação e a igualdade de direitos de gênero

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Polo, Priscila
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNIJUI
Texto Completo: http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/5346
Resumo: O presente estudo foi desenvolvido sobre o tema do acesso das mulheres à educação e a igualdade de direitos de gênero e busca verificar como a educação impacta na construção de uma sociedade onde os homens e as mulheres são vistos com direitos e deveres iguais. Para tanto desenvolveu-se uma pesquisa de metodologia bibliográfica, por meio da qual se procurou evidenciar o percurso histórico de exclusão das mulheres do mundo público e da educação formal, e o caminho inverso, tomado a partir da ação do movimento feminista, especialmente a partir do século passado, de ingresso das mulheres nos espaços formais de educação, a fim de averiguar a situação da atualidade. E assim comprovar ou refutar a hipótese de que com o passar do tempo as mulheres enfrentaram diversos axiomas da sociedade e, em diversas abordagens sobre direito de igualdade entre homes e mulheres, ainda pode-se notar uma construção social de uma hierarquização de gênero que coloca os homens como superiores às mulheres que, mesmo com o avanço das mulheres no acesso à educação formal, insistem em permanecer. Em seu desenvolvimento, o trabalho se estrutura em três grandes eixos, destacando, inicialmente o longo processo histórico de construção das desigualdades de gênero, em um segundo momento evidenciando como tais desigualdades resultaram em argumentos que justificaram a exclusão das mulheres dos espaços de educação formal, e finalmente, em um terceiro espaço, abordando o processo de construção do acesso das mulheres à educação formal, até a constituição do cenário atual. Evidencia-se que ao longo das três últimas décadas a inserção das mulheres na educação, seja ela básica, técnica ou superior cresceu significativamente.
id UNIJ_9e195d7023ec7e6ac4c42d3bc419853b
oai_identifier_str oai:bibliodigital.unijui.edu.br:123456789/5346
network_acronym_str UNIJ
network_name_str Repositório Institucional da UNIJUI
spelling info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisO acesso das mulheres à educação e a igualdade de direitos de gênero2018-10-0920182018-10-09T22:18:48Z2018-10-09T22:18:48ZO presente estudo foi desenvolvido sobre o tema do acesso das mulheres à educação e a igualdade de direitos de gênero e busca verificar como a educação impacta na construção de uma sociedade onde os homens e as mulheres são vistos com direitos e deveres iguais. Para tanto desenvolveu-se uma pesquisa de metodologia bibliográfica, por meio da qual se procurou evidenciar o percurso histórico de exclusão das mulheres do mundo público e da educação formal, e o caminho inverso, tomado a partir da ação do movimento feminista, especialmente a partir do século passado, de ingresso das mulheres nos espaços formais de educação, a fim de averiguar a situação da atualidade. E assim comprovar ou refutar a hipótese de que com o passar do tempo as mulheres enfrentaram diversos axiomas da sociedade e, em diversas abordagens sobre direito de igualdade entre homes e mulheres, ainda pode-se notar uma construção social de uma hierarquização de gênero que coloca os homens como superiores às mulheres que, mesmo com o avanço das mulheres no acesso à educação formal, insistem em permanecer. Em seu desenvolvimento, o trabalho se estrutura em três grandes eixos, destacando, inicialmente o longo processo histórico de construção das desigualdades de gênero, em um segundo momento evidenciando como tais desigualdades resultaram em argumentos que justificaram a exclusão das mulheres dos espaços de educação formal, e finalmente, em um terceiro espaço, abordando o processo de construção do acesso das mulheres à educação formal, até a constituição do cenário atual. Evidencia-se que ao longo das três últimas décadas a inserção das mulheres na educação, seja ela básica, técnica ou superior cresceu significativamente.71 f.Ciências sociais aplicadasDireitoEducaçãoDireitosIgualdadeGênerohttp://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/5346DMD_hdl_123456789/5346Polo, Priscilaporreponame:Repositório Institucional da UNIJUIinstname:Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sulinstacron:UNIJUIinfo:eu-repo/semantics/openAccessPriscila%20Polo.pdfhttp://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/bitstream/123456789/5346/1/Priscila%20Polo.pdfapplication/pdf539729http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/bitstream/123456789/5346/1/Priscila%20Polo.pdfcb9ec93f2bc1ed8ffba0745af5ae4f3cMD5123456789_5346_12019-01-21T12:45:56Zmail@mail.com -
dc.title.none.fl_str_mv O acesso das mulheres à educação e a igualdade de direitos de gênero
title O acesso das mulheres à educação e a igualdade de direitos de gênero
spellingShingle O acesso das mulheres à educação e a igualdade de direitos de gênero
Polo, Priscila
Ciências sociais aplicadas
Direito
Educação
Direitos
Igualdade
Gênero
title_short O acesso das mulheres à educação e a igualdade de direitos de gênero
title_full O acesso das mulheres à educação e a igualdade de direitos de gênero
title_fullStr O acesso das mulheres à educação e a igualdade de direitos de gênero
title_full_unstemmed O acesso das mulheres à educação e a igualdade de direitos de gênero
title_sort O acesso das mulheres à educação e a igualdade de direitos de gênero
author Polo, Priscila
author_facet Polo, Priscila
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Polo, Priscila
dc.subject.por.fl_str_mv Ciências sociais aplicadas
Direito
Educação
Direitos
Igualdade
Gênero
topic Ciências sociais aplicadas
Direito
Educação
Direitos
Igualdade
Gênero
dc.description.abstract.none.fl_txt_mv O presente estudo foi desenvolvido sobre o tema do acesso das mulheres à educação e a igualdade de direitos de gênero e busca verificar como a educação impacta na construção de uma sociedade onde os homens e as mulheres são vistos com direitos e deveres iguais. Para tanto desenvolveu-se uma pesquisa de metodologia bibliográfica, por meio da qual se procurou evidenciar o percurso histórico de exclusão das mulheres do mundo público e da educação formal, e o caminho inverso, tomado a partir da ação do movimento feminista, especialmente a partir do século passado, de ingresso das mulheres nos espaços formais de educação, a fim de averiguar a situação da atualidade. E assim comprovar ou refutar a hipótese de que com o passar do tempo as mulheres enfrentaram diversos axiomas da sociedade e, em diversas abordagens sobre direito de igualdade entre homes e mulheres, ainda pode-se notar uma construção social de uma hierarquização de gênero que coloca os homens como superiores às mulheres que, mesmo com o avanço das mulheres no acesso à educação formal, insistem em permanecer. Em seu desenvolvimento, o trabalho se estrutura em três grandes eixos, destacando, inicialmente o longo processo histórico de construção das desigualdades de gênero, em um segundo momento evidenciando como tais desigualdades resultaram em argumentos que justificaram a exclusão das mulheres dos espaços de educação formal, e finalmente, em um terceiro espaço, abordando o processo de construção do acesso das mulheres à educação formal, até a constituição do cenário atual. Evidencia-se que ao longo das três últimas décadas a inserção das mulheres na educação, seja ela básica, técnica ou superior cresceu significativamente.
71 f.
description O presente estudo foi desenvolvido sobre o tema do acesso das mulheres à educação e a igualdade de direitos de gênero e busca verificar como a educação impacta na construção de uma sociedade onde os homens e as mulheres são vistos com direitos e deveres iguais. Para tanto desenvolveu-se uma pesquisa de metodologia bibliográfica, por meio da qual se procurou evidenciar o percurso histórico de exclusão das mulheres do mundo público e da educação formal, e o caminho inverso, tomado a partir da ação do movimento feminista, especialmente a partir do século passado, de ingresso das mulheres nos espaços formais de educação, a fim de averiguar a situação da atualidade. E assim comprovar ou refutar a hipótese de que com o passar do tempo as mulheres enfrentaram diversos axiomas da sociedade e, em diversas abordagens sobre direito de igualdade entre homes e mulheres, ainda pode-se notar uma construção social de uma hierarquização de gênero que coloca os homens como superiores às mulheres que, mesmo com o avanço das mulheres no acesso à educação formal, insistem em permanecer. Em seu desenvolvimento, o trabalho se estrutura em três grandes eixos, destacando, inicialmente o longo processo histórico de construção das desigualdades de gênero, em um segundo momento evidenciando como tais desigualdades resultaram em argumentos que justificaram a exclusão das mulheres dos espaços de educação formal, e finalmente, em um terceiro espaço, abordando o processo de construção do acesso das mulheres à educação formal, até a constituição do cenário atual. Evidencia-se que ao longo das três últimas décadas a inserção das mulheres na educação, seja ela básica, técnica ou superior cresceu significativamente.
publishDate 2018
dc.date.issued.fl_str_mv 2018-10-09
dc.date.available.fl_str_mv 2018
2018-10-09T22:18:48Z
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2018-10-09T22:18:48Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
status_str publishedVersion
format bachelorThesis
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/5346
DMD_hdl_123456789/5346
url http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/5346
identifier_str_mv DMD_hdl_123456789/5346
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.bitstream.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNIJUI
instname:Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul
instacron:UNIJUI
reponame_str Repositório Institucional da UNIJUI
collection Repositório Institucional da UNIJUI
instname_str Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul
instacron_str UNIJUI
institution UNIJUI
repository.name.fl_str_mv -
repository.mail.fl_str_mv mail@mail.com
_version_ 1623416912218161152