Modelagem matemática do escoamento turbulento em canal axissimétrico: uma abordagem com software livre
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNIJUI |
Texto Completo: | http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/3629 |
Resumo: | A presente pesquisa apresenta um estudo do escoamento turbulento ocasionado pela interação entre “bluff-bodies” - corpos geométricos que podem ser instalados em turbinas aeronaves como estabilizadores de chamas que geram zonas de recirculação e, consequentemente, aumentam a eficácia da queima do combustível. Este trabalho utilizou o software livre de Computational Fluid Dynamics (CFD) OpenFoam para realizar simulações computacionais que permitiram a análise do comportamento do ar em relação às zonas de recirculação geradas pela inserção dos corpos em forma de cone e disco. Foram realizadas simulações envolvendo diferentes valores de espessura (em mm) destes corpos e velocidades do escoamento (em m/s). Para analisar o comportamento do escoamento turbulento foram utilizados alguns dos modelos matemáticos mais comuns em estudos envolvendo o fenômeno da turbulência, k-E, k-W, k-ERN G, k-WS ST , fato que permitiu que fosse feita a comparação entre os dados obtidos computacionalmente e os experimentais previamente obtidos na literatura. Pode-se dizer que, entre os modelos estudados, o que mostrou maior conformidade com os dados experimentais foi o k-W SST. |
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info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisModelagem matemática do escoamento turbulento em canal axissimétrico: uma abordagem com software livre2016-08-2220162016-08-22T20:13:18Z2016-08-22T20:13:18ZA presente pesquisa apresenta um estudo do escoamento turbulento ocasionado pela interação entre “bluff-bodies” - corpos geométricos que podem ser instalados em turbinas aeronaves como estabilizadores de chamas que geram zonas de recirculação e, consequentemente, aumentam a eficácia da queima do combustível. Este trabalho utilizou o software livre de Computational Fluid Dynamics (CFD) OpenFoam para realizar simulações computacionais que permitiram a análise do comportamento do ar em relação às zonas de recirculação geradas pela inserção dos corpos em forma de cone e disco. Foram realizadas simulações envolvendo diferentes valores de espessura (em mm) destes corpos e velocidades do escoamento (em m/s). Para analisar o comportamento do escoamento turbulento foram utilizados alguns dos modelos matemáticos mais comuns em estudos envolvendo o fenômeno da turbulência, k-E, k-W, k-ERN G, k-WS ST , fato que permitiu que fosse feita a comparação entre os dados obtidos computacionalmente e os experimentais previamente obtidos na literatura. Pode-se dizer que, entre os modelos estudados, o que mostrou maior conformidade com os dados experimentais foi o k-W SST.85 f.Ciências Exatas e da TerraModelagem MatemáticaBluff-BodiesModelos matemáticosEscoamento turbulentohttp://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/3629DMD_hdl_123456789/3629Cazzonato, Guilhermeporreponame:Repositório Institucional da UNIJUIinstname:Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sulinstacron:UNIJUIinfo:eu-repo/semantics/openAccessDisserta%c3%a7%c3%a3o%20Gui.pdfhttp://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/bitstream/123456789/3629/1/Disserta%c3%a7%c3%a3o%20Gui.pdfapplication/pdf20861301http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/bitstream/123456789/3629/1/Disserta%c3%a7%c3%a3o%20Gui.pdf5852d4b81e6a42cfa28f5d781acd08a8MD5123456789_3629_12019-01-21T12:45:03Zmail@mail.com - |
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A presente pesquisa apresenta um estudo do escoamento turbulento ocasionado pela interação entre “bluff-bodies” - corpos geométricos que podem ser instalados em turbinas aeronaves como estabilizadores de chamas que geram zonas de recirculação e, consequentemente, aumentam a eficácia da queima do combustível. Este trabalho utilizou o software livre de Computational Fluid Dynamics (CFD) OpenFoam para realizar simulações computacionais que permitiram a análise do comportamento do ar em relação às zonas de recirculação geradas pela inserção dos corpos em forma de cone e disco. Foram realizadas simulações envolvendo diferentes valores de espessura (em mm) destes corpos e velocidades do escoamento (em m/s). Para analisar o comportamento do escoamento turbulento foram utilizados alguns dos modelos matemáticos mais comuns em estudos envolvendo o fenômeno da turbulência, k-E, k-W, k-ERN G, k-WS ST , fato que permitiu que fosse feita a comparação entre os dados obtidos computacionalmente e os experimentais previamente obtidos na literatura. Pode-se dizer que, entre os modelos estudados, o que mostrou maior conformidade com os dados experimentais foi o k-W SST. |
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