Estudo da mistura ideal de solo argiloso laterítico do Noroeste do Rio Grande do Sul e areia para uso em pavimentos econômicos
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNIJUI |
Texto Completo: | http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/3856 |
Resumo: | O Brasil, país que tem a necessidade de investimentos de vulto em infraestrutura, a inserção de conceitos de sustentabilidade e responsabilidade social, e a escassez de recursos financeiros para atendimento das demandas, que certamente serão ampliadas nos próximos anos pela conjuntura econômica e política nacional, são fortes razões para o uso de materiais alternativos locais na execução de construção e manutenção de rodovias. Nesse contexto, o presente trabalho de conclusão de curso tem como objetivo descrever parte da pesquisa que pretende avaliar a mistura ideal de areia e de solo laterítico argiloso proveniente da cidade de Ijuí, em bases e sub-bases para execução de pavimentos mais econômicos. Este solo utilizado localmente como subleito de rodovias pavimentadas e de leito estradal de não pavimentadas, pode ser encontrado facilmente na região, contribuindo para a sua imediata obtenção e complementarmente reduzindo drasticamente o passivo ambiental que a pavimentação de vias provoca. A pesquisa baseia-se predominantemente na metodologia proposta pelos pesquisadores Job Shuji Nogami e Douglas Fadul Villibor para utilização em pavimentos econômicos de misturas ALA, de solos lateríticos e agregados miúdos. Os resultados da pesquisa com algumas misturas de solo e pó de pedra tiveram resultado parcialmente satisfatórios. Já esta pesquisa, que está integrada a projeto de estudo de solo argiloso laterítico regional para uso em pavimentos econômicos, pretende comprovar a possibilidade do emprego de misturas de solo e areia comum utilizada regularmente em obras de construção civil regionais na constituição de bases e sub-bases, respectivamente, de rodovias vicinais e pavimentos urbanos sujeitos a baixo volume de tráfego, além de sinalizar qual seria a proporção ideal destes dois materiais. |
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