O papel da escola como formadora de leitores na relação com a família e a sociedade
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNIJUI |
Texto Completo: | http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/2301 |
Resumo: | Esta Dissertação de Mestrado trata do papel da escola como formadora de leitores com um olhar sobre a relação com a família e a sociedade, para refletir sobre a formação do leitor na escola pública de Ensino Fundamental. A questão de pesquisa é: “Quais práticas escolares são consideradas favoráveis ou dificultadoras à promoção do interesse dos estudantes do Ensino Fundamental das escolas públicas pela leitura literária?” Diante desse questionamento, aventamos hipóteses iniciais, algumas mais corroboradas, outras menos, e também novas hipóteses foram se agregando ao longo da viagem que empreendemos. Epistemólogos, filósofos, teóricos e pensadores nos acompanharam ao longo da reflexão, tendo sido contemplados dados de uma pesquisa realizada no Brasil sobre a leitura, em interação com os dados construídos na nossa pesquisa, a partir de três experiências consideradas exitosas em leitura em escolas públicas estaduais de Ensino Fundamental em três municípios da Região das Missões e Noroeste do Rio Grande do Sul. Elaboramos o texto da Dissertação como um percurso de viagem que inicia arrumando as bagagens, em que são expressas as razões dessa viagem empreendida na pesquisa, o conteúdo que é levado na bagagem, o itinerário a percorrer e a orientação para tal. Em seguida, o texto avança para a saída de casa em busca das experiências consideradas exitosas em leitura, a viagem, com apresentação e análise dos dados das localidades visitadas e do Brasil, organizadas em diversos itens. Por fim, vem o retorno para casa, em que refletimos sobre relações com o espaço privado da família e sugestões para avanços na viagem da leitura. Lemos e interagimos bastante, buscamos analisar os motivos dos índices de leitura não avançarem a contento e concluímos que é um processo lento, difícil de aferir, um compromisso da escola, mas também da família, das bibliotecas e da sociedade. Por isso, precisamos melhorar cada vez mais as políticas públicas na relação com a formação do professor e com a criação de condições, nas escolas, para que elas cumpram a contento com a parte que lhes toca, em busca de uma escola básica, de uma família, de um município e de um Brasil de leitores. |
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