O papel da escola como formadora de leitores na relação com a família e a sociedade

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Seibt, Adelino Jacó
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNIJUI
Texto Completo: http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/2301
Resumo: Esta Dissertação de Mestrado trata do papel da escola como formadora de leitores com um olhar sobre a relação com a família e a sociedade, para refletir sobre a formação do leitor na escola pública de Ensino Fundamental. A questão de pesquisa é: “Quais práticas escolares são consideradas favoráveis ou dificultadoras à promoção do interesse dos estudantes do Ensino Fundamental das escolas públicas pela leitura literária?” Diante desse questionamento, aventamos hipóteses iniciais, algumas mais corroboradas, outras menos, e também novas hipóteses foram se agregando ao longo da viagem que empreendemos. Epistemólogos, filósofos, teóricos e pensadores nos acompanharam ao longo da reflexão, tendo sido contemplados dados de uma pesquisa realizada no Brasil sobre a leitura, em interação com os dados construídos na nossa pesquisa, a partir de três experiências consideradas exitosas em leitura em escolas públicas estaduais de Ensino Fundamental em três municípios da Região das Missões e Noroeste do Rio Grande do Sul. Elaboramos o texto da Dissertação como um percurso de viagem que inicia arrumando as bagagens, em que são expressas as razões dessa viagem empreendida na pesquisa, o conteúdo que é levado na bagagem, o itinerário a percorrer e a orientação para tal. Em seguida, o texto avança para a saída de casa em busca das experiências consideradas exitosas em leitura, a viagem, com apresentação e análise dos dados das localidades visitadas e do Brasil, organizadas em diversos itens. Por fim, vem o retorno para casa, em que refletimos sobre relações com o espaço privado da família e sugestões para avanços na viagem da leitura. Lemos e interagimos bastante, buscamos analisar os motivos dos índices de leitura não avançarem a contento e concluímos que é um processo lento, difícil de aferir, um compromisso da escola, mas também da família, das bibliotecas e da sociedade. Por isso, precisamos melhorar cada vez mais as políticas públicas na relação com a formação do professor e com a criação de condições, nas escolas, para que elas cumpram a contento com a parte que lhes toca, em busca de uma escola básica, de uma família, de um município e de um Brasil de leitores.
id UNIJ_9f9ab6e924f36a2862e7a9e0dac4e585
oai_identifier_str oai:bibliodigital.unijui.edu.br:123456789/2301
network_acronym_str UNIJ
network_name_str Repositório Institucional da UNIJUI
spelling info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisO papel da escola como formadora de leitores na relação com a família e a sociedade2014-07-1620142014-07-16T13:47:49Z2014-07-16T13:47:49ZEsta Dissertação de Mestrado trata do papel da escola como formadora de leitores com um olhar sobre a relação com a família e a sociedade, para refletir sobre a formação do leitor na escola pública de Ensino Fundamental. A questão de pesquisa é: “Quais práticas escolares são consideradas favoráveis ou dificultadoras à promoção do interesse dos estudantes do Ensino Fundamental das escolas públicas pela leitura literária?” Diante desse questionamento, aventamos hipóteses iniciais, algumas mais corroboradas, outras menos, e também novas hipóteses foram se agregando ao longo da viagem que empreendemos. Epistemólogos, filósofos, teóricos e pensadores nos acompanharam ao longo da reflexão, tendo sido contemplados dados de uma pesquisa realizada no Brasil sobre a leitura, em interação com os dados construídos na nossa pesquisa, a partir de três experiências consideradas exitosas em leitura em escolas públicas estaduais de Ensino Fundamental em três municípios da Região das Missões e Noroeste do Rio Grande do Sul. Elaboramos o texto da Dissertação como um percurso de viagem que inicia arrumando as bagagens, em que são expressas as razões dessa viagem empreendida na pesquisa, o conteúdo que é levado na bagagem, o itinerário a percorrer e a orientação para tal. Em seguida, o texto avança para a saída de casa em busca das experiências consideradas exitosas em leitura, a viagem, com apresentação e análise dos dados das localidades visitadas e do Brasil, organizadas em diversos itens. Por fim, vem o retorno para casa, em que refletimos sobre relações com o espaço privado da família e sugestões para avanços na viagem da leitura. Lemos e interagimos bastante, buscamos analisar os motivos dos índices de leitura não avançarem a contento e concluímos que é um processo lento, difícil de aferir, um compromisso da escola, mas também da família, das bibliotecas e da sociedade. Por isso, precisamos melhorar cada vez mais as políticas públicas na relação com a formação do professor e com a criação de condições, nas escolas, para que elas cumpram a contento com a parte que lhes toca, em busca de uma escola básica, de uma família, de um município e de um Brasil de leitores.233 f.Ciências HumanasEducação nas CiênciasFormaçãoLeitoresEscolaFamíliaSociedadehttp://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/2301DMD_hdl_123456789/2301Seibt, Adelino Jacóporreponame:Repositório Institucional da UNIJUIinstname:Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sulinstacron:UNIJUIinfo:eu-repo/semantics/openAccessADELINO%20JAC%c3%93%20SEIBT.pdfhttp://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/bitstream/123456789/2301/1/ADELINO%20JAC%c3%93%20SEIBT.pdfapplication/pdf2179813http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/bitstream/123456789/2301/1/ADELINO%20JAC%c3%93%20SEIBT.pdf8e970f1575bbf8b7e4094a1a5a3f26fcMD5123456789_2301_12019-01-21T12:44:17Zmail@mail.com -
dc.title.none.fl_str_mv O papel da escola como formadora de leitores na relação com a família e a sociedade
title O papel da escola como formadora de leitores na relação com a família e a sociedade
spellingShingle O papel da escola como formadora de leitores na relação com a família e a sociedade
Seibt, Adelino Jacó
Ciências Humanas
Educação nas Ciências
Formação
Leitores
Escola
Família
Sociedade
title_short O papel da escola como formadora de leitores na relação com a família e a sociedade
title_full O papel da escola como formadora de leitores na relação com a família e a sociedade
title_fullStr O papel da escola como formadora de leitores na relação com a família e a sociedade
title_full_unstemmed O papel da escola como formadora de leitores na relação com a família e a sociedade
title_sort O papel da escola como formadora de leitores na relação com a família e a sociedade
author Seibt, Adelino Jacó
author_facet Seibt, Adelino Jacó
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Seibt, Adelino Jacó
dc.subject.por.fl_str_mv Ciências Humanas
Educação nas Ciências
Formação
Leitores
Escola
Família
Sociedade
topic Ciências Humanas
Educação nas Ciências
Formação
Leitores
Escola
Família
Sociedade
dc.description.abstract.none.fl_txt_mv Esta Dissertação de Mestrado trata do papel da escola como formadora de leitores com um olhar sobre a relação com a família e a sociedade, para refletir sobre a formação do leitor na escola pública de Ensino Fundamental. A questão de pesquisa é: “Quais práticas escolares são consideradas favoráveis ou dificultadoras à promoção do interesse dos estudantes do Ensino Fundamental das escolas públicas pela leitura literária?” Diante desse questionamento, aventamos hipóteses iniciais, algumas mais corroboradas, outras menos, e também novas hipóteses foram se agregando ao longo da viagem que empreendemos. Epistemólogos, filósofos, teóricos e pensadores nos acompanharam ao longo da reflexão, tendo sido contemplados dados de uma pesquisa realizada no Brasil sobre a leitura, em interação com os dados construídos na nossa pesquisa, a partir de três experiências consideradas exitosas em leitura em escolas públicas estaduais de Ensino Fundamental em três municípios da Região das Missões e Noroeste do Rio Grande do Sul. Elaboramos o texto da Dissertação como um percurso de viagem que inicia arrumando as bagagens, em que são expressas as razões dessa viagem empreendida na pesquisa, o conteúdo que é levado na bagagem, o itinerário a percorrer e a orientação para tal. Em seguida, o texto avança para a saída de casa em busca das experiências consideradas exitosas em leitura, a viagem, com apresentação e análise dos dados das localidades visitadas e do Brasil, organizadas em diversos itens. Por fim, vem o retorno para casa, em que refletimos sobre relações com o espaço privado da família e sugestões para avanços na viagem da leitura. Lemos e interagimos bastante, buscamos analisar os motivos dos índices de leitura não avançarem a contento e concluímos que é um processo lento, difícil de aferir, um compromisso da escola, mas também da família, das bibliotecas e da sociedade. Por isso, precisamos melhorar cada vez mais as políticas públicas na relação com a formação do professor e com a criação de condições, nas escolas, para que elas cumpram a contento com a parte que lhes toca, em busca de uma escola básica, de uma família, de um município e de um Brasil de leitores.
233 f.
description Esta Dissertação de Mestrado trata do papel da escola como formadora de leitores com um olhar sobre a relação com a família e a sociedade, para refletir sobre a formação do leitor na escola pública de Ensino Fundamental. A questão de pesquisa é: “Quais práticas escolares são consideradas favoráveis ou dificultadoras à promoção do interesse dos estudantes do Ensino Fundamental das escolas públicas pela leitura literária?” Diante desse questionamento, aventamos hipóteses iniciais, algumas mais corroboradas, outras menos, e também novas hipóteses foram se agregando ao longo da viagem que empreendemos. Epistemólogos, filósofos, teóricos e pensadores nos acompanharam ao longo da reflexão, tendo sido contemplados dados de uma pesquisa realizada no Brasil sobre a leitura, em interação com os dados construídos na nossa pesquisa, a partir de três experiências consideradas exitosas em leitura em escolas públicas estaduais de Ensino Fundamental em três municípios da Região das Missões e Noroeste do Rio Grande do Sul. Elaboramos o texto da Dissertação como um percurso de viagem que inicia arrumando as bagagens, em que são expressas as razões dessa viagem empreendida na pesquisa, o conteúdo que é levado na bagagem, o itinerário a percorrer e a orientação para tal. Em seguida, o texto avança para a saída de casa em busca das experiências consideradas exitosas em leitura, a viagem, com apresentação e análise dos dados das localidades visitadas e do Brasil, organizadas em diversos itens. Por fim, vem o retorno para casa, em que refletimos sobre relações com o espaço privado da família e sugestões para avanços na viagem da leitura. Lemos e interagimos bastante, buscamos analisar os motivos dos índices de leitura não avançarem a contento e concluímos que é um processo lento, difícil de aferir, um compromisso da escola, mas também da família, das bibliotecas e da sociedade. Por isso, precisamos melhorar cada vez mais as políticas públicas na relação com a formação do professor e com a criação de condições, nas escolas, para que elas cumpram a contento com a parte que lhes toca, em busca de uma escola básica, de uma família, de um município e de um Brasil de leitores.
publishDate 2014
dc.date.issued.fl_str_mv 2014-07-16
dc.date.available.fl_str_mv 2014
2014-07-16T13:47:49Z
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2014-07-16T13:47:49Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
status_str publishedVersion
format masterThesis
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/2301
DMD_hdl_123456789/2301
url http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/2301
identifier_str_mv DMD_hdl_123456789/2301
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.bitstream.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNIJUI
instname:Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul
instacron:UNIJUI
reponame_str Repositório Institucional da UNIJUI
collection Repositório Institucional da UNIJUI
instname_str Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul
instacron_str UNIJUI
institution UNIJUI
repository.name.fl_str_mv -
repository.mail.fl_str_mv mail@mail.com
_version_ 1623414172839575552