Processamento paralelo com aceleradores gráficos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Schieck, Rodrigo
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNIJUI
Texto Completo: http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/1381
Resumo: As GPUs estão se tornando cada vez mais presentes no cenário da computação de alto desempenho. Elas são processadores massivamente paralelos, inicialmente usados para processamento gráfico e jogos. Desde o surgimento da NVIDIA GeForce série 8, e a introdução do CUDA e outras ferramentas, as GPUs se tornaram programáveis, sendo capazes de executar aplicativos comuns e, com isso, através da modificação de algumas aplicações para algoritmos paralelos, conseguiram uma maior performance e escalabilidade dessas aplicações. As GPUs programáveis com suas arquiteturas massivamente paralelas expandiram o horizonte da computação de alto desempenho, tornando possível executar mais rapidamente algoritmos paralelos e com menor consumo energético. O objetivo deste trabalho é comprovar e demonstrar a melhor eficiência das GPUs quanto as CPUs em aplicações paralelas. Para isto, foram desenvolvidas aplicações utilizando CUDA e APARAPI para mostrar o desempenho da GPU assim como também aplicações que exigissem desempenho da CPU para fazer a comparação. Foi implementado um conjunto de oito algoritmos que utilizam técnicas diferentes de “stress” de ambas as arquiteturas. Os resultados dos testes foram submetidos a um processo de avaliação quanto à corretude e ao tempo de execução. Gráficos foram elaborados no intuito de analisar melhor e descrever o comportamento do sistema diante de diferentes recursos, como número de threads, números de processos, dimensões das matrizes, etc. A principal conclusão deste projeto foi que a definição da estratégia é decisiva para obtenção do menor custo de tempo, onde aplicações altamente paralelizáveis que executam uma única instrução sobre múltiplos dados, podem obter um ganho exponencial de desempenho utilizando-se de GPUs.
id UNIJ_a547e51b73e1c19da432b4ddb6d51592
oai_identifier_str oai:bibliodigital.unijui.edu.br:123456789/1381
network_acronym_str UNIJ
network_name_str Repositório Institucional da UNIJUI
spelling info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisProcessamento paralelo com aceleradores gráficos2013-02-2820122013-02-28T19:54:35Z2013-02-28T19:54:35ZAs GPUs estão se tornando cada vez mais presentes no cenário da computação de alto desempenho. Elas são processadores massivamente paralelos, inicialmente usados para processamento gráfico e jogos. Desde o surgimento da NVIDIA GeForce série 8, e a introdução do CUDA e outras ferramentas, as GPUs se tornaram programáveis, sendo capazes de executar aplicativos comuns e, com isso, através da modificação de algumas aplicações para algoritmos paralelos, conseguiram uma maior performance e escalabilidade dessas aplicações. As GPUs programáveis com suas arquiteturas massivamente paralelas expandiram o horizonte da computação de alto desempenho, tornando possível executar mais rapidamente algoritmos paralelos e com menor consumo energético. O objetivo deste trabalho é comprovar e demonstrar a melhor eficiência das GPUs quanto as CPUs em aplicações paralelas. Para isto, foram desenvolvidas aplicações utilizando CUDA e APARAPI para mostrar o desempenho da GPU assim como também aplicações que exigissem desempenho da CPU para fazer a comparação. Foi implementado um conjunto de oito algoritmos que utilizam técnicas diferentes de “stress” de ambas as arquiteturas. Os resultados dos testes foram submetidos a um processo de avaliação quanto à corretude e ao tempo de execução. Gráficos foram elaborados no intuito de analisar melhor e descrever o comportamento do sistema diante de diferentes recursos, como número de threads, números de processos, dimensões das matrizes, etc. A principal conclusão deste projeto foi que a definição da estratégia é decisiva para obtenção do menor custo de tempo, onde aplicações altamente paralelizáveis que executam uma única instrução sobre múltiplos dados, podem obter um ganho exponencial de desempenho utilizando-se de GPUs.94 f.Processamento paraleloArquitetura heterogêneaAcelerados gráficasAlto desempenhoCUDAAPARAPIGPUGPGPUCiência da computaçãoEngenhariahttp://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/1381DMD_hdl_123456789/1381Schieck, Rodrigoporreponame:Repositório Institucional da UNIJUIinstname:Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sulinstacron:UNIJUIinfo:eu-repo/semantics/openAccesstcc_rodrigo_schieck.pdf.txthttp://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/bitstream/123456789/1381/3/tcc_rodrigo_schieck.pdf.txttext/plain140963http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/bitstream/123456789/1381/3/tcc_rodrigo_schieck.pdf.txt6347f6c4b50980449c27b1f4a4338257MD5123456789_1381_3tcc_rodrigo_schieck.pdfhttp://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/bitstream/123456789/1381/1/tcc_rodrigo_schieck.pdfapplication/pdf1575434http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/bitstream/123456789/1381/1/tcc_rodrigo_schieck.pdfe43b32990a6983cde1066225b1fc3620MD5123456789_1381_12019-01-21T12:43:50Zmail@mail.com -
dc.title.none.fl_str_mv Processamento paralelo com aceleradores gráficos
title Processamento paralelo com aceleradores gráficos
spellingShingle Processamento paralelo com aceleradores gráficos
Schieck, Rodrigo
Processamento paralelo
Arquitetura heterogênea
Acelerados gráficas
Alto desempenho
CUDA
APARAPI
GPU
GPGPU
Ciência da computação
Engenharia
title_short Processamento paralelo com aceleradores gráficos
title_full Processamento paralelo com aceleradores gráficos
title_fullStr Processamento paralelo com aceleradores gráficos
title_full_unstemmed Processamento paralelo com aceleradores gráficos
title_sort Processamento paralelo com aceleradores gráficos
author Schieck, Rodrigo
author_facet Schieck, Rodrigo
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Schieck, Rodrigo
dc.subject.por.fl_str_mv Processamento paralelo
Arquitetura heterogênea
Acelerados gráficas
Alto desempenho
CUDA
APARAPI
GPU
GPGPU
Ciência da computação
Engenharia
topic Processamento paralelo
Arquitetura heterogênea
Acelerados gráficas
Alto desempenho
CUDA
APARAPI
GPU
GPGPU
Ciência da computação
Engenharia
dc.description.abstract.none.fl_txt_mv As GPUs estão se tornando cada vez mais presentes no cenário da computação de alto desempenho. Elas são processadores massivamente paralelos, inicialmente usados para processamento gráfico e jogos. Desde o surgimento da NVIDIA GeForce série 8, e a introdução do CUDA e outras ferramentas, as GPUs se tornaram programáveis, sendo capazes de executar aplicativos comuns e, com isso, através da modificação de algumas aplicações para algoritmos paralelos, conseguiram uma maior performance e escalabilidade dessas aplicações. As GPUs programáveis com suas arquiteturas massivamente paralelas expandiram o horizonte da computação de alto desempenho, tornando possível executar mais rapidamente algoritmos paralelos e com menor consumo energético. O objetivo deste trabalho é comprovar e demonstrar a melhor eficiência das GPUs quanto as CPUs em aplicações paralelas. Para isto, foram desenvolvidas aplicações utilizando CUDA e APARAPI para mostrar o desempenho da GPU assim como também aplicações que exigissem desempenho da CPU para fazer a comparação. Foi implementado um conjunto de oito algoritmos que utilizam técnicas diferentes de “stress” de ambas as arquiteturas. Os resultados dos testes foram submetidos a um processo de avaliação quanto à corretude e ao tempo de execução. Gráficos foram elaborados no intuito de analisar melhor e descrever o comportamento do sistema diante de diferentes recursos, como número de threads, números de processos, dimensões das matrizes, etc. A principal conclusão deste projeto foi que a definição da estratégia é decisiva para obtenção do menor custo de tempo, onde aplicações altamente paralelizáveis que executam uma única instrução sobre múltiplos dados, podem obter um ganho exponencial de desempenho utilizando-se de GPUs.
94 f.
description As GPUs estão se tornando cada vez mais presentes no cenário da computação de alto desempenho. Elas são processadores massivamente paralelos, inicialmente usados para processamento gráfico e jogos. Desde o surgimento da NVIDIA GeForce série 8, e a introdução do CUDA e outras ferramentas, as GPUs se tornaram programáveis, sendo capazes de executar aplicativos comuns e, com isso, através da modificação de algumas aplicações para algoritmos paralelos, conseguiram uma maior performance e escalabilidade dessas aplicações. As GPUs programáveis com suas arquiteturas massivamente paralelas expandiram o horizonte da computação de alto desempenho, tornando possível executar mais rapidamente algoritmos paralelos e com menor consumo energético. O objetivo deste trabalho é comprovar e demonstrar a melhor eficiência das GPUs quanto as CPUs em aplicações paralelas. Para isto, foram desenvolvidas aplicações utilizando CUDA e APARAPI para mostrar o desempenho da GPU assim como também aplicações que exigissem desempenho da CPU para fazer a comparação. Foi implementado um conjunto de oito algoritmos que utilizam técnicas diferentes de “stress” de ambas as arquiteturas. Os resultados dos testes foram submetidos a um processo de avaliação quanto à corretude e ao tempo de execução. Gráficos foram elaborados no intuito de analisar melhor e descrever o comportamento do sistema diante de diferentes recursos, como número de threads, números de processos, dimensões das matrizes, etc. A principal conclusão deste projeto foi que a definição da estratégia é decisiva para obtenção do menor custo de tempo, onde aplicações altamente paralelizáveis que executam uma única instrução sobre múltiplos dados, podem obter um ganho exponencial de desempenho utilizando-se de GPUs.
publishDate 2012
dc.date.available.fl_str_mv 2012
2013-02-28T19:54:35Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2013-02-28
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2013-02-28T19:54:35Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
status_str publishedVersion
format bachelorThesis
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/1381
DMD_hdl_123456789/1381
url http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/1381
identifier_str_mv DMD_hdl_123456789/1381
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.bitstream.fl_str_mv text/plain
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNIJUI
instname:Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul
instacron:UNIJUI
reponame_str Repositório Institucional da UNIJUI
collection Repositório Institucional da UNIJUI
instname_str Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul
instacron_str UNIJUI
institution UNIJUI
repository.name.fl_str_mv -
repository.mail.fl_str_mv mail@mail.com
_version_ 1623413438261755904