Análise da segurança do trabalho na construção civil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Limberger, Eduardo
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNIJUI
Texto Completo: http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/3944
Resumo: Este trabalho trata da importância da prevenção de acidentes no trabalho, fazendo uma análise a partir dos riscos e características da empregabilidade da mão-de-obra na construção civil. A segurança deve ser uma preocupação constante para as organizações, por isso investir em prevenção de acidentes no trabalho é essencial para um melhor desempenho das atividades e para atender as normas regulamentadoras e as leis trabalhistas. O setor da Construção Civil no seu sub setor edificações, é caracterizado por seu potencial de empregabilidade e absorção de mão-de-obra não qualificada, porém trazem seu perfil o retrato de um setor desorganizado, com dificuldades em utilizar novas abordagens de gestão: construtivas, gerenciais e de segurança e saúde, impossibilitando a modernização e melhoria da produtividade, em detrimento ao crescimento profissional dos trabalhadores. Os canteiros de obras são considerados locais perigosos e com pouca qualidade de vida para os trabalhadores. Para garantir uma execução de obra sem a ocorrência de acidentes de trabalho, deve-se sempre aliar dois fatores: a conscientização dos funcionários nela envolvidos, e o cumprimento das leis de trabalho. A partir da análise de um canteiro de obras que não foi gerido em segurança do trabalho conforme estabelecem as normas de segurança, destaca-se os inúmeros transtornos que ocorrem bem como paralisações, custos e trabalhos que não estavam previstos anteriormente, devido a não implantação da segurança do trabalho no canteiro de obras.
id UNIJ_aa953cd5336a864b005c11a040e54313
oai_identifier_str oai:bibliodigital.unijui.edu.br:123456789/3944
network_acronym_str UNIJ
network_name_str Repositório Institucional da UNIJUI
spelling info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisAnálise da segurança do trabalho na construção civil2016-11-2120162016-11-21T11:06:12Z2016-11-21T11:06:12ZEste trabalho trata da importância da prevenção de acidentes no trabalho, fazendo uma análise a partir dos riscos e características da empregabilidade da mão-de-obra na construção civil. A segurança deve ser uma preocupação constante para as organizações, por isso investir em prevenção de acidentes no trabalho é essencial para um melhor desempenho das atividades e para atender as normas regulamentadoras e as leis trabalhistas. O setor da Construção Civil no seu sub setor edificações, é caracterizado por seu potencial de empregabilidade e absorção de mão-de-obra não qualificada, porém trazem seu perfil o retrato de um setor desorganizado, com dificuldades em utilizar novas abordagens de gestão: construtivas, gerenciais e de segurança e saúde, impossibilitando a modernização e melhoria da produtividade, em detrimento ao crescimento profissional dos trabalhadores. Os canteiros de obras são considerados locais perigosos e com pouca qualidade de vida para os trabalhadores. Para garantir uma execução de obra sem a ocorrência de acidentes de trabalho, deve-se sempre aliar dois fatores: a conscientização dos funcionários nela envolvidos, e o cumprimento das leis de trabalho. A partir da análise de um canteiro de obras que não foi gerido em segurança do trabalho conforme estabelecem as normas de segurança, destaca-se os inúmeros transtornos que ocorrem bem como paralisações, custos e trabalhos que não estavam previstos anteriormente, devido a não implantação da segurança do trabalho no canteiro de obras.68 f.EngenhariasSegurança do trabalhoConstrução civilRiscos ambientaisCustos de implantaçãohttp://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/3944DMD_hdl_123456789/3944Limberger, Eduardoporreponame:Repositório Institucional da UNIJUIinstname:Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sulinstacron:UNIJUIinfo:eu-repo/semantics/openAccessEduardo%20Limberger.pdfhttp://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/bitstream/123456789/3944/1/Eduardo%20Limberger.pdfapplication/pdf1202327http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/bitstream/123456789/3944/1/Eduardo%20Limberger.pdf11c3f1bd4b8c2c43ff61160d9c209f0aMD5123456789_3944_12019-01-21T12:45:12Zmail@mail.com -
dc.title.none.fl_str_mv Análise da segurança do trabalho na construção civil
title Análise da segurança do trabalho na construção civil
spellingShingle Análise da segurança do trabalho na construção civil
Limberger, Eduardo
Engenharias
Segurança do trabalho
Construção civil
Riscos ambientais
Custos de implantação
title_short Análise da segurança do trabalho na construção civil
title_full Análise da segurança do trabalho na construção civil
title_fullStr Análise da segurança do trabalho na construção civil
title_full_unstemmed Análise da segurança do trabalho na construção civil
title_sort Análise da segurança do trabalho na construção civil
author Limberger, Eduardo
author_facet Limberger, Eduardo
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Limberger, Eduardo
dc.subject.por.fl_str_mv Engenharias
Segurança do trabalho
Construção civil
Riscos ambientais
Custos de implantação
topic Engenharias
Segurança do trabalho
Construção civil
Riscos ambientais
Custos de implantação
dc.description.abstract.none.fl_txt_mv Este trabalho trata da importância da prevenção de acidentes no trabalho, fazendo uma análise a partir dos riscos e características da empregabilidade da mão-de-obra na construção civil. A segurança deve ser uma preocupação constante para as organizações, por isso investir em prevenção de acidentes no trabalho é essencial para um melhor desempenho das atividades e para atender as normas regulamentadoras e as leis trabalhistas. O setor da Construção Civil no seu sub setor edificações, é caracterizado por seu potencial de empregabilidade e absorção de mão-de-obra não qualificada, porém trazem seu perfil o retrato de um setor desorganizado, com dificuldades em utilizar novas abordagens de gestão: construtivas, gerenciais e de segurança e saúde, impossibilitando a modernização e melhoria da produtividade, em detrimento ao crescimento profissional dos trabalhadores. Os canteiros de obras são considerados locais perigosos e com pouca qualidade de vida para os trabalhadores. Para garantir uma execução de obra sem a ocorrência de acidentes de trabalho, deve-se sempre aliar dois fatores: a conscientização dos funcionários nela envolvidos, e o cumprimento das leis de trabalho. A partir da análise de um canteiro de obras que não foi gerido em segurança do trabalho conforme estabelecem as normas de segurança, destaca-se os inúmeros transtornos que ocorrem bem como paralisações, custos e trabalhos que não estavam previstos anteriormente, devido a não implantação da segurança do trabalho no canteiro de obras.
68 f.
description Este trabalho trata da importância da prevenção de acidentes no trabalho, fazendo uma análise a partir dos riscos e características da empregabilidade da mão-de-obra na construção civil. A segurança deve ser uma preocupação constante para as organizações, por isso investir em prevenção de acidentes no trabalho é essencial para um melhor desempenho das atividades e para atender as normas regulamentadoras e as leis trabalhistas. O setor da Construção Civil no seu sub setor edificações, é caracterizado por seu potencial de empregabilidade e absorção de mão-de-obra não qualificada, porém trazem seu perfil o retrato de um setor desorganizado, com dificuldades em utilizar novas abordagens de gestão: construtivas, gerenciais e de segurança e saúde, impossibilitando a modernização e melhoria da produtividade, em detrimento ao crescimento profissional dos trabalhadores. Os canteiros de obras são considerados locais perigosos e com pouca qualidade de vida para os trabalhadores. Para garantir uma execução de obra sem a ocorrência de acidentes de trabalho, deve-se sempre aliar dois fatores: a conscientização dos funcionários nela envolvidos, e o cumprimento das leis de trabalho. A partir da análise de um canteiro de obras que não foi gerido em segurança do trabalho conforme estabelecem as normas de segurança, destaca-se os inúmeros transtornos que ocorrem bem como paralisações, custos e trabalhos que não estavam previstos anteriormente, devido a não implantação da segurança do trabalho no canteiro de obras.
publishDate 2016
dc.date.issued.fl_str_mv 2016-11-21
dc.date.available.fl_str_mv 2016
2016-11-21T11:06:12Z
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-11-21T11:06:12Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
status_str publishedVersion
format bachelorThesis
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/3944
DMD_hdl_123456789/3944
url http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/3944
identifier_str_mv DMD_hdl_123456789/3944
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.bitstream.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNIJUI
instname:Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul
instacron:UNIJUI
reponame_str Repositório Institucional da UNIJUI
collection Repositório Institucional da UNIJUI
instname_str Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul
instacron_str UNIJUI
institution UNIJUI
repository.name.fl_str_mv -
repository.mail.fl_str_mv mail@mail.com
_version_ 1623415711499026432