Tecnologia e ensino a distância: implicações, possibilidades e limites (do aprender e do ensinar)
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNIJUI |
Texto Completo: | http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/6090 |
Resumo: | O presente estudo busca refletir sobre as Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDICs) no ambiente de aprendizagem, com ênfase no ensino a distância. Com o avanço das tecnologias, a complexidade das relações no processo de ensino-aprendizagem também avançou, criando uma nova realidade social e educacional. Para a realização deste estudo, utilizou-se de metodologia da pesquisa bibliográfica, sendo possível compreender que a Educação a Distância proporcionou significativas mudanças no ensino, reconfigurando a prática pedagógica e demandando a construção de novas formas de promoção do aprendizado, de maneira diferenciada e, ao mesmo tempo, convergente com a educação presencial. Tendo em vista esta coexistência, diversos desafios passaram a ser enfrentados por professores, tutores e alunos: a necessidade de espaços físicos para encontros presenciais, em alguns casos, inexiste; o aprendizado se dá em conformidade com a rotina do próprio aluno; o conhecimento encontra-se disponível 24 horas por dia, e à distância de um clique. De maneira geral, conclui-se que a EAD se configura em uma modalidade de ensino que, apesar de não ser recente na sociedade, ainda carece de estudos mais aprofundados, tendo em vista a necessidade do uso de tecnologias diversas que, em muitos casos, não estão disponíveis de modo igualitário na sociedade. Desta forma, novas questões sociais (como a desigualdade digital) e educacionais (como o analfabetismo digital) surgem, ensejando, portanto, a compreensão da EAD enquanto fenômeno social e cultural. |
id |
UNIJ_accfee903678130fbc4ab112d691e0cd |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:bibliodigital.unijui.edu.br:123456789/6090 |
network_acronym_str |
UNIJ |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNIJUI |
spelling |
info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisTecnologia e ensino a distância: implicações, possibilidades e limites (do aprender e do ensinar)2019-08-0620192019-08-06T19:46:41Z2019-08-06T19:46:41ZO presente estudo busca refletir sobre as Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDICs) no ambiente de aprendizagem, com ênfase no ensino a distância. Com o avanço das tecnologias, a complexidade das relações no processo de ensino-aprendizagem também avançou, criando uma nova realidade social e educacional. Para a realização deste estudo, utilizou-se de metodologia da pesquisa bibliográfica, sendo possível compreender que a Educação a Distância proporcionou significativas mudanças no ensino, reconfigurando a prática pedagógica e demandando a construção de novas formas de promoção do aprendizado, de maneira diferenciada e, ao mesmo tempo, convergente com a educação presencial. Tendo em vista esta coexistência, diversos desafios passaram a ser enfrentados por professores, tutores e alunos: a necessidade de espaços físicos para encontros presenciais, em alguns casos, inexiste; o aprendizado se dá em conformidade com a rotina do próprio aluno; o conhecimento encontra-se disponível 24 horas por dia, e à distância de um clique. De maneira geral, conclui-se que a EAD se configura em uma modalidade de ensino que, apesar de não ser recente na sociedade, ainda carece de estudos mais aprofundados, tendo em vista a necessidade do uso de tecnologias diversas que, em muitos casos, não estão disponíveis de modo igualitário na sociedade. Desta forma, novas questões sociais (como a desigualdade digital) e educacionais (como o analfabetismo digital) surgem, ensejando, portanto, a compreensão da EAD enquanto fenômeno social e cultural.91 f.Educação nas CiênciasEra digitalEducação a distânciaTecnologiaMundo virtualhttp://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/6090DMD_hdl_123456789/6090Griebeler, Juliana Giacomelliporreponame:Repositório Institucional da UNIJUIinstname:Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sulinstacron:UNIJUIinfo:eu-repo/semantics/openAccessJuliana%20Giacomelli%20Griebele.pdfhttp://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/bitstream/123456789/6090/1/Juliana%20Giacomelli%20Griebele.pdfapplication/pdf1062085http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/bitstream/123456789/6090/1/Juliana%20Giacomelli%20Griebele.pdf68776debf4f4b9e84c775713ab82155fMD5123456789_6090_12019-08-10T06:47:16Zmail@mail.com - |
dc.title.none.fl_str_mv |
Tecnologia e ensino a distância: implicações, possibilidades e limites (do aprender e do ensinar) |
title |
Tecnologia e ensino a distância: implicações, possibilidades e limites (do aprender e do ensinar) |
spellingShingle |
Tecnologia e ensino a distância: implicações, possibilidades e limites (do aprender e do ensinar) Griebeler, Juliana Giacomelli Educação nas Ciências Era digital Educação a distância Tecnologia Mundo virtual |
title_short |
Tecnologia e ensino a distância: implicações, possibilidades e limites (do aprender e do ensinar) |
title_full |
Tecnologia e ensino a distância: implicações, possibilidades e limites (do aprender e do ensinar) |
title_fullStr |
Tecnologia e ensino a distância: implicações, possibilidades e limites (do aprender e do ensinar) |
title_full_unstemmed |
Tecnologia e ensino a distância: implicações, possibilidades e limites (do aprender e do ensinar) |
title_sort |
Tecnologia e ensino a distância: implicações, possibilidades e limites (do aprender e do ensinar) |
author |
Griebeler, Juliana Giacomelli |
author_facet |
Griebeler, Juliana Giacomelli |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Griebeler, Juliana Giacomelli |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação nas Ciências Era digital Educação a distância Tecnologia Mundo virtual |
topic |
Educação nas Ciências Era digital Educação a distância Tecnologia Mundo virtual |
dc.description.abstract.none.fl_txt_mv |
O presente estudo busca refletir sobre as Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDICs) no ambiente de aprendizagem, com ênfase no ensino a distância. Com o avanço das tecnologias, a complexidade das relações no processo de ensino-aprendizagem também avançou, criando uma nova realidade social e educacional. Para a realização deste estudo, utilizou-se de metodologia da pesquisa bibliográfica, sendo possível compreender que a Educação a Distância proporcionou significativas mudanças no ensino, reconfigurando a prática pedagógica e demandando a construção de novas formas de promoção do aprendizado, de maneira diferenciada e, ao mesmo tempo, convergente com a educação presencial. Tendo em vista esta coexistência, diversos desafios passaram a ser enfrentados por professores, tutores e alunos: a necessidade de espaços físicos para encontros presenciais, em alguns casos, inexiste; o aprendizado se dá em conformidade com a rotina do próprio aluno; o conhecimento encontra-se disponível 24 horas por dia, e à distância de um clique. De maneira geral, conclui-se que a EAD se configura em uma modalidade de ensino que, apesar de não ser recente na sociedade, ainda carece de estudos mais aprofundados, tendo em vista a necessidade do uso de tecnologias diversas que, em muitos casos, não estão disponíveis de modo igualitário na sociedade. Desta forma, novas questões sociais (como a desigualdade digital) e educacionais (como o analfabetismo digital) surgem, ensejando, portanto, a compreensão da EAD enquanto fenômeno social e cultural. 91 f. |
description |
O presente estudo busca refletir sobre as Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDICs) no ambiente de aprendizagem, com ênfase no ensino a distância. Com o avanço das tecnologias, a complexidade das relações no processo de ensino-aprendizagem também avançou, criando uma nova realidade social e educacional. Para a realização deste estudo, utilizou-se de metodologia da pesquisa bibliográfica, sendo possível compreender que a Educação a Distância proporcionou significativas mudanças no ensino, reconfigurando a prática pedagógica e demandando a construção de novas formas de promoção do aprendizado, de maneira diferenciada e, ao mesmo tempo, convergente com a educação presencial. Tendo em vista esta coexistência, diversos desafios passaram a ser enfrentados por professores, tutores e alunos: a necessidade de espaços físicos para encontros presenciais, em alguns casos, inexiste; o aprendizado se dá em conformidade com a rotina do próprio aluno; o conhecimento encontra-se disponível 24 horas por dia, e à distância de um clique. De maneira geral, conclui-se que a EAD se configura em uma modalidade de ensino que, apesar de não ser recente na sociedade, ainda carece de estudos mais aprofundados, tendo em vista a necessidade do uso de tecnologias diversas que, em muitos casos, não estão disponíveis de modo igualitário na sociedade. Desta forma, novas questões sociais (como a desigualdade digital) e educacionais (como o analfabetismo digital) surgem, ensejando, portanto, a compreensão da EAD enquanto fenômeno social e cultural. |
publishDate |
2019 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2019-08-06 |
dc.date.available.fl_str_mv |
2019 2019-08-06T19:46:41Z |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2019-08-06T19:46:41Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
format |
masterThesis |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/6090 DMD_hdl_123456789/6090 |
url |
http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/6090 |
identifier_str_mv |
DMD_hdl_123456789/6090 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.bitstream.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UNIJUI instname:Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul instacron:UNIJUI |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNIJUI |
collection |
Repositório Institucional da UNIJUI |
instname_str |
Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul |
instacron_str |
UNIJUI |
institution |
UNIJUI |
repository.name.fl_str_mv |
-
|
repository.mail.fl_str_mv |
mail@mail.com |
_version_ |
1641618430882742272 |