Tecnologia e ensino a distância: implicações, possibilidades e limites (do aprender e do ensinar)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Griebeler, Juliana Giacomelli
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNIJUI
Texto Completo: http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/6090
Resumo: O presente estudo busca refletir sobre as Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDICs) no ambiente de aprendizagem, com ênfase no ensino a distância. Com o avanço das tecnologias, a complexidade das relações no processo de ensino-aprendizagem também avançou, criando uma nova realidade social e educacional. Para a realização deste estudo, utilizou-se de metodologia da pesquisa bibliográfica, sendo possível compreender que a Educação a Distância proporcionou significativas mudanças no ensino, reconfigurando a prática pedagógica e demandando a construção de novas formas de promoção do aprendizado, de maneira diferenciada e, ao mesmo tempo, convergente com a educação presencial. Tendo em vista esta coexistência, diversos desafios passaram a ser enfrentados por professores, tutores e alunos: a necessidade de espaços físicos para encontros presenciais, em alguns casos, inexiste; o aprendizado se dá em conformidade com a rotina do próprio aluno; o conhecimento encontra-se disponível 24 horas por dia, e à distância de um clique. De maneira geral, conclui-se que a EAD se configura em uma modalidade de ensino que, apesar de não ser recente na sociedade, ainda carece de estudos mais aprofundados, tendo em vista a necessidade do uso de tecnologias diversas que, em muitos casos, não estão disponíveis de modo igualitário na sociedade. Desta forma, novas questões sociais (como a desigualdade digital) e educacionais (como o analfabetismo digital) surgem, ensejando, portanto, a compreensão da EAD enquanto fenômeno social e cultural.
id UNIJ_accfee903678130fbc4ab112d691e0cd
oai_identifier_str oai:bibliodigital.unijui.edu.br:123456789/6090
network_acronym_str UNIJ
network_name_str Repositório Institucional da UNIJUI
spelling info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisTecnologia e ensino a distância: implicações, possibilidades e limites (do aprender e do ensinar)2019-08-0620192019-08-06T19:46:41Z2019-08-06T19:46:41ZO presente estudo busca refletir sobre as Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDICs) no ambiente de aprendizagem, com ênfase no ensino a distância. Com o avanço das tecnologias, a complexidade das relações no processo de ensino-aprendizagem também avançou, criando uma nova realidade social e educacional. Para a realização deste estudo, utilizou-se de metodologia da pesquisa bibliográfica, sendo possível compreender que a Educação a Distância proporcionou significativas mudanças no ensino, reconfigurando a prática pedagógica e demandando a construção de novas formas de promoção do aprendizado, de maneira diferenciada e, ao mesmo tempo, convergente com a educação presencial. Tendo em vista esta coexistência, diversos desafios passaram a ser enfrentados por professores, tutores e alunos: a necessidade de espaços físicos para encontros presenciais, em alguns casos, inexiste; o aprendizado se dá em conformidade com a rotina do próprio aluno; o conhecimento encontra-se disponível 24 horas por dia, e à distância de um clique. De maneira geral, conclui-se que a EAD se configura em uma modalidade de ensino que, apesar de não ser recente na sociedade, ainda carece de estudos mais aprofundados, tendo em vista a necessidade do uso de tecnologias diversas que, em muitos casos, não estão disponíveis de modo igualitário na sociedade. Desta forma, novas questões sociais (como a desigualdade digital) e educacionais (como o analfabetismo digital) surgem, ensejando, portanto, a compreensão da EAD enquanto fenômeno social e cultural.91 f.Educação nas CiênciasEra digitalEducação a distânciaTecnologiaMundo virtualhttp://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/6090DMD_hdl_123456789/6090Griebeler, Juliana Giacomelliporreponame:Repositório Institucional da UNIJUIinstname:Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sulinstacron:UNIJUIinfo:eu-repo/semantics/openAccessJuliana%20Giacomelli%20Griebele.pdfhttp://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/bitstream/123456789/6090/1/Juliana%20Giacomelli%20Griebele.pdfapplication/pdf1062085http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/bitstream/123456789/6090/1/Juliana%20Giacomelli%20Griebele.pdf68776debf4f4b9e84c775713ab82155fMD5123456789_6090_12019-08-10T06:47:16Zmail@mail.com -
dc.title.none.fl_str_mv Tecnologia e ensino a distância: implicações, possibilidades e limites (do aprender e do ensinar)
title Tecnologia e ensino a distância: implicações, possibilidades e limites (do aprender e do ensinar)
spellingShingle Tecnologia e ensino a distância: implicações, possibilidades e limites (do aprender e do ensinar)
Griebeler, Juliana Giacomelli
Educação nas Ciências
Era digital
Educação a distância
Tecnologia
Mundo virtual
title_short Tecnologia e ensino a distância: implicações, possibilidades e limites (do aprender e do ensinar)
title_full Tecnologia e ensino a distância: implicações, possibilidades e limites (do aprender e do ensinar)
title_fullStr Tecnologia e ensino a distância: implicações, possibilidades e limites (do aprender e do ensinar)
title_full_unstemmed Tecnologia e ensino a distância: implicações, possibilidades e limites (do aprender e do ensinar)
title_sort Tecnologia e ensino a distância: implicações, possibilidades e limites (do aprender e do ensinar)
author Griebeler, Juliana Giacomelli
author_facet Griebeler, Juliana Giacomelli
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Griebeler, Juliana Giacomelli
dc.subject.por.fl_str_mv Educação nas Ciências
Era digital
Educação a distância
Tecnologia
Mundo virtual
topic Educação nas Ciências
Era digital
Educação a distância
Tecnologia
Mundo virtual
dc.description.abstract.none.fl_txt_mv O presente estudo busca refletir sobre as Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDICs) no ambiente de aprendizagem, com ênfase no ensino a distância. Com o avanço das tecnologias, a complexidade das relações no processo de ensino-aprendizagem também avançou, criando uma nova realidade social e educacional. Para a realização deste estudo, utilizou-se de metodologia da pesquisa bibliográfica, sendo possível compreender que a Educação a Distância proporcionou significativas mudanças no ensino, reconfigurando a prática pedagógica e demandando a construção de novas formas de promoção do aprendizado, de maneira diferenciada e, ao mesmo tempo, convergente com a educação presencial. Tendo em vista esta coexistência, diversos desafios passaram a ser enfrentados por professores, tutores e alunos: a necessidade de espaços físicos para encontros presenciais, em alguns casos, inexiste; o aprendizado se dá em conformidade com a rotina do próprio aluno; o conhecimento encontra-se disponível 24 horas por dia, e à distância de um clique. De maneira geral, conclui-se que a EAD se configura em uma modalidade de ensino que, apesar de não ser recente na sociedade, ainda carece de estudos mais aprofundados, tendo em vista a necessidade do uso de tecnologias diversas que, em muitos casos, não estão disponíveis de modo igualitário na sociedade. Desta forma, novas questões sociais (como a desigualdade digital) e educacionais (como o analfabetismo digital) surgem, ensejando, portanto, a compreensão da EAD enquanto fenômeno social e cultural.
91 f.
description O presente estudo busca refletir sobre as Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDICs) no ambiente de aprendizagem, com ênfase no ensino a distância. Com o avanço das tecnologias, a complexidade das relações no processo de ensino-aprendizagem também avançou, criando uma nova realidade social e educacional. Para a realização deste estudo, utilizou-se de metodologia da pesquisa bibliográfica, sendo possível compreender que a Educação a Distância proporcionou significativas mudanças no ensino, reconfigurando a prática pedagógica e demandando a construção de novas formas de promoção do aprendizado, de maneira diferenciada e, ao mesmo tempo, convergente com a educação presencial. Tendo em vista esta coexistência, diversos desafios passaram a ser enfrentados por professores, tutores e alunos: a necessidade de espaços físicos para encontros presenciais, em alguns casos, inexiste; o aprendizado se dá em conformidade com a rotina do próprio aluno; o conhecimento encontra-se disponível 24 horas por dia, e à distância de um clique. De maneira geral, conclui-se que a EAD se configura em uma modalidade de ensino que, apesar de não ser recente na sociedade, ainda carece de estudos mais aprofundados, tendo em vista a necessidade do uso de tecnologias diversas que, em muitos casos, não estão disponíveis de modo igualitário na sociedade. Desta forma, novas questões sociais (como a desigualdade digital) e educacionais (como o analfabetismo digital) surgem, ensejando, portanto, a compreensão da EAD enquanto fenômeno social e cultural.
publishDate 2019
dc.date.issued.fl_str_mv 2019-08-06
dc.date.available.fl_str_mv 2019
2019-08-06T19:46:41Z
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-08-06T19:46:41Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
status_str publishedVersion
format masterThesis
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/6090
DMD_hdl_123456789/6090
url http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/6090
identifier_str_mv DMD_hdl_123456789/6090
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.bitstream.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNIJUI
instname:Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul
instacron:UNIJUI
reponame_str Repositório Institucional da UNIJUI
collection Repositório Institucional da UNIJUI
instname_str Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul
instacron_str UNIJUI
institution UNIJUI
repository.name.fl_str_mv -
repository.mail.fl_str_mv mail@mail.com
_version_ 1641618430882742272