Plano de negócio para uma empresa de consultoria para micro e pequenas empresas
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNIJUI |
Texto Completo: | http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/3148 |
Resumo: | As constantes variações econômicas a partir da globalização têm exigido das empresas diversos mecanismos de gestão. As constantes alterações dos ambientes em que as organizações estão inseridas fazem do planejamento, da organização, do controle e da direção as principais balizas para sobrevivência empresarial. Neste sentido, verificou-se a seguinte oportunidade de mercado: desenvolver serviços de Consultoria para micro e pequenas empresas e desse modo, surgiu a questão central deste estudo, verificar a viabilidade para implantação de uma empresa de Consultoria com serviços voltados para micro e pequenas empresas. A consultoria age com olhar técnico externo, possibilitando o diagnóstico e a formulação de soluções para empresas diante de diversos problemas. Conforme Oliveira (2004) “a Consultoria Empresarial é um processo interativo de um agente de mudança externo à empresa, o qual assume a responsabilidade de auxiliar os executivos e profissionais da referida empresa nas tomadas de decisão, não tendo, entretanto, o controle direto da situação”. A consultoria trabalha com visão global, analisando os ambientes e gerando soluções com a utilização de ferramentas gerenciais. Um dos principais instrumentos de planejamento futuro é o Plano de Negócios, de acordo com Lacruz (2008) “os autores consideram o Plano de Negócios como um documento vivo que visa planejar detalhadamente a abertura, a expansão ou a manutenção de um negócio, que serve de instrumento de comunicação entre seu criador e os agentes externos do empreendimento”. A fim de verificar a viabilidade para implantação de uma empresa de Consultoria Empresarial para micro e pequenas empresas, foi realizada a estruturação de um Plano de Negócio, a partir disso, definidos objetivos para este trabalho: realizar uma pesquisa de mercado, estimar investimentos necessários para implantação do negócio, propor uma estrutura para a empresa, projetar custos, receitas e resultados, além de verificar a viabilidade econômica para desenvolvimento da empresa. O presente estudo consistiu em pesquisas aplicadas, observando referenciais teóricos e técnicos. A partir de uma abordagem quantitativa e qualitativa, a pesquisa assumiu caráter exploratório, pois foram buscadas informações sobre a viabilidade de um novo negócio, neste caso, uma empresa de Consultoria, cumprindo com os objetivos iniciais deste trabalho. Quanto aos procedimentos técnicos, foram realizadas pesquisas bibliográficas sobre consultoria empresarial, contabilidade gerencial, criatividade e inovação, planejamento, empreendedorismo, plano de negócios e sua estrutura. As pesquisas experimentais e de campo consistiram na estruturação de um Plano de Negócios e de uma pesquisa de mercado, realizada na cidade de Jóia/RS, de 20/03/2015 à 11/04/2015, a fim de conhecer as dificuldades dos empresários na gestão de seus negócios, além de subsidiar o estudo de viabilidade para uma empresa de Consultoria Empresarial, destinada para micro e pequenas empresas. A partir das informações estruturadas no Plano de Negócios foi possível identificar que a Consultoria Empresarial é uma área pouco explorada, com número restrito de empresas atuantes, também se verifica que os empresários encontram grandes dificuldades em estruturar informações e a partir disso tomar decisões, conforme pesquisa de mercado, cerca de 72,22% dos entrevistados possui alguma dificuldade enquanto gestor da empresa, neste sentido, a Consultoria Empresarial age com olhar técnico externo capaz de solucionar os problemas, melhorando os indicadores destas organizações e consequentemente, a vida das pessoas. Além da elevada demanda pelos serviços de Consultoria, os resultados projetados para a empresa a ser criada foram muito satisfatórios, o lucro líquido anual estimado é de R$ 70.094,77, representando uma lucratividade de 41,72%, com a taxa de rentabilidade em 8%, além do retorno sobre o investimento ocorrer em curto período de tempo, em aproximadamente um ano e seis meses. Considerando a gestão eficiente e moderna a partir das funções administrativas, é possível concluir que a busca de informações no presente com base em acontecimentos passados e tendências futuras, possibilita desenvolver negócios duradouros e de sucesso. Diante dos resultados obtidos, a empresa de Consultoria se evidencia como excelente oportunidade de negócio, diante de sua viabilidade econômica e financeira. |
id |
UNIJ_afbeee3e81f4b2bc9b869ee648dbb725 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:bibliodigital.unijui.edu.br:123456789/3148 |
network_acronym_str |
UNIJ |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNIJUI |
spelling |
info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisPlano de negócio para uma empresa de consultoria para micro e pequenas empresas2015-11-3020152015-11-30T16:06:26Z2015-11-30T16:06:26ZAs constantes variações econômicas a partir da globalização têm exigido das empresas diversos mecanismos de gestão. As constantes alterações dos ambientes em que as organizações estão inseridas fazem do planejamento, da organização, do controle e da direção as principais balizas para sobrevivência empresarial. Neste sentido, verificou-se a seguinte oportunidade de mercado: desenvolver serviços de Consultoria para micro e pequenas empresas e desse modo, surgiu a questão central deste estudo, verificar a viabilidade para implantação de uma empresa de Consultoria com serviços voltados para micro e pequenas empresas. A consultoria age com olhar técnico externo, possibilitando o diagnóstico e a formulação de soluções para empresas diante de diversos problemas. Conforme Oliveira (2004) “a Consultoria Empresarial é um processo interativo de um agente de mudança externo à empresa, o qual assume a responsabilidade de auxiliar os executivos e profissionais da referida empresa nas tomadas de decisão, não tendo, entretanto, o controle direto da situação”. A consultoria trabalha com visão global, analisando os ambientes e gerando soluções com a utilização de ferramentas gerenciais. Um dos principais instrumentos de planejamento futuro é o Plano de Negócios, de acordo com Lacruz (2008) “os autores consideram o Plano de Negócios como um documento vivo que visa planejar detalhadamente a abertura, a expansão ou a manutenção de um negócio, que serve de instrumento de comunicação entre seu criador e os agentes externos do empreendimento”. A fim de verificar a viabilidade para implantação de uma empresa de Consultoria Empresarial para micro e pequenas empresas, foi realizada a estruturação de um Plano de Negócio, a partir disso, definidos objetivos para este trabalho: realizar uma pesquisa de mercado, estimar investimentos necessários para implantação do negócio, propor uma estrutura para a empresa, projetar custos, receitas e resultados, além de verificar a viabilidade econômica para desenvolvimento da empresa. O presente estudo consistiu em pesquisas aplicadas, observando referenciais teóricos e técnicos. A partir de uma abordagem quantitativa e qualitativa, a pesquisa assumiu caráter exploratório, pois foram buscadas informações sobre a viabilidade de um novo negócio, neste caso, uma empresa de Consultoria, cumprindo com os objetivos iniciais deste trabalho. Quanto aos procedimentos técnicos, foram realizadas pesquisas bibliográficas sobre consultoria empresarial, contabilidade gerencial, criatividade e inovação, planejamento, empreendedorismo, plano de negócios e sua estrutura. As pesquisas experimentais e de campo consistiram na estruturação de um Plano de Negócios e de uma pesquisa de mercado, realizada na cidade de Jóia/RS, de 20/03/2015 à 11/04/2015, a fim de conhecer as dificuldades dos empresários na gestão de seus negócios, além de subsidiar o estudo de viabilidade para uma empresa de Consultoria Empresarial, destinada para micro e pequenas empresas. A partir das informações estruturadas no Plano de Negócios foi possível identificar que a Consultoria Empresarial é uma área pouco explorada, com número restrito de empresas atuantes, também se verifica que os empresários encontram grandes dificuldades em estruturar informações e a partir disso tomar decisões, conforme pesquisa de mercado, cerca de 72,22% dos entrevistados possui alguma dificuldade enquanto gestor da empresa, neste sentido, a Consultoria Empresarial age com olhar técnico externo capaz de solucionar os problemas, melhorando os indicadores destas organizações e consequentemente, a vida das pessoas. Além da elevada demanda pelos serviços de Consultoria, os resultados projetados para a empresa a ser criada foram muito satisfatórios, o lucro líquido anual estimado é de R$ 70.094,77, representando uma lucratividade de 41,72%, com a taxa de rentabilidade em 8%, além do retorno sobre o investimento ocorrer em curto período de tempo, em aproximadamente um ano e seis meses. Considerando a gestão eficiente e moderna a partir das funções administrativas, é possível concluir que a busca de informações no presente com base em acontecimentos passados e tendências futuras, possibilita desenvolver negócios duradouros e de sucesso. Diante dos resultados obtidos, a empresa de Consultoria se evidencia como excelente oportunidade de negócio, diante de sua viabilidade econômica e financeira.91 f.Ciências Sociais AplicadasAdministraçãoConsultoria empresarialPlano de negócioGestão eficientehttp://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/3148DMD_hdl_123456789/3148Schuh, Leandro Andréporreponame:Repositório Institucional da UNIJUIinstname:Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sulinstacron:UNIJUIinfo:eu-repo/semantics/openAccessLEANDRO%20ANDR%c3%89%20SCHUH.pdfhttp://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/bitstream/123456789/3148/1/LEANDRO%20ANDR%c3%89%20SCHUH.pdfapplication/pdf1498168http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/bitstream/123456789/3148/1/LEANDRO%20ANDR%c3%89%20SCHUH.pdf6840072cdbdb003fdcff9647b2149e02MD5123456789_3148_12019-01-21T12:44:47Zmail@mail.com - |
dc.title.none.fl_str_mv |
Plano de negócio para uma empresa de consultoria para micro e pequenas empresas |
title |
Plano de negócio para uma empresa de consultoria para micro e pequenas empresas |
spellingShingle |
Plano de negócio para uma empresa de consultoria para micro e pequenas empresas Schuh, Leandro André Ciências Sociais Aplicadas Administração Consultoria empresarial Plano de negócio Gestão eficiente |
title_short |
Plano de negócio para uma empresa de consultoria para micro e pequenas empresas |
title_full |
Plano de negócio para uma empresa de consultoria para micro e pequenas empresas |
title_fullStr |
Plano de negócio para uma empresa de consultoria para micro e pequenas empresas |
title_full_unstemmed |
Plano de negócio para uma empresa de consultoria para micro e pequenas empresas |
title_sort |
Plano de negócio para uma empresa de consultoria para micro e pequenas empresas |
author |
Schuh, Leandro André |
author_facet |
Schuh, Leandro André |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Schuh, Leandro André |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ciências Sociais Aplicadas Administração Consultoria empresarial Plano de negócio Gestão eficiente |
topic |
Ciências Sociais Aplicadas Administração Consultoria empresarial Plano de negócio Gestão eficiente |
dc.description.abstract.none.fl_txt_mv |
As constantes variações econômicas a partir da globalização têm exigido das empresas diversos mecanismos de gestão. As constantes alterações dos ambientes em que as organizações estão inseridas fazem do planejamento, da organização, do controle e da direção as principais balizas para sobrevivência empresarial. Neste sentido, verificou-se a seguinte oportunidade de mercado: desenvolver serviços de Consultoria para micro e pequenas empresas e desse modo, surgiu a questão central deste estudo, verificar a viabilidade para implantação de uma empresa de Consultoria com serviços voltados para micro e pequenas empresas. A consultoria age com olhar técnico externo, possibilitando o diagnóstico e a formulação de soluções para empresas diante de diversos problemas. Conforme Oliveira (2004) “a Consultoria Empresarial é um processo interativo de um agente de mudança externo à empresa, o qual assume a responsabilidade de auxiliar os executivos e profissionais da referida empresa nas tomadas de decisão, não tendo, entretanto, o controle direto da situação”. A consultoria trabalha com visão global, analisando os ambientes e gerando soluções com a utilização de ferramentas gerenciais. Um dos principais instrumentos de planejamento futuro é o Plano de Negócios, de acordo com Lacruz (2008) “os autores consideram o Plano de Negócios como um documento vivo que visa planejar detalhadamente a abertura, a expansão ou a manutenção de um negócio, que serve de instrumento de comunicação entre seu criador e os agentes externos do empreendimento”. A fim de verificar a viabilidade para implantação de uma empresa de Consultoria Empresarial para micro e pequenas empresas, foi realizada a estruturação de um Plano de Negócio, a partir disso, definidos objetivos para este trabalho: realizar uma pesquisa de mercado, estimar investimentos necessários para implantação do negócio, propor uma estrutura para a empresa, projetar custos, receitas e resultados, além de verificar a viabilidade econômica para desenvolvimento da empresa. O presente estudo consistiu em pesquisas aplicadas, observando referenciais teóricos e técnicos. A partir de uma abordagem quantitativa e qualitativa, a pesquisa assumiu caráter exploratório, pois foram buscadas informações sobre a viabilidade de um novo negócio, neste caso, uma empresa de Consultoria, cumprindo com os objetivos iniciais deste trabalho. Quanto aos procedimentos técnicos, foram realizadas pesquisas bibliográficas sobre consultoria empresarial, contabilidade gerencial, criatividade e inovação, planejamento, empreendedorismo, plano de negócios e sua estrutura. As pesquisas experimentais e de campo consistiram na estruturação de um Plano de Negócios e de uma pesquisa de mercado, realizada na cidade de Jóia/RS, de 20/03/2015 à 11/04/2015, a fim de conhecer as dificuldades dos empresários na gestão de seus negócios, além de subsidiar o estudo de viabilidade para uma empresa de Consultoria Empresarial, destinada para micro e pequenas empresas. A partir das informações estruturadas no Plano de Negócios foi possível identificar que a Consultoria Empresarial é uma área pouco explorada, com número restrito de empresas atuantes, também se verifica que os empresários encontram grandes dificuldades em estruturar informações e a partir disso tomar decisões, conforme pesquisa de mercado, cerca de 72,22% dos entrevistados possui alguma dificuldade enquanto gestor da empresa, neste sentido, a Consultoria Empresarial age com olhar técnico externo capaz de solucionar os problemas, melhorando os indicadores destas organizações e consequentemente, a vida das pessoas. Além da elevada demanda pelos serviços de Consultoria, os resultados projetados para a empresa a ser criada foram muito satisfatórios, o lucro líquido anual estimado é de R$ 70.094,77, representando uma lucratividade de 41,72%, com a taxa de rentabilidade em 8%, além do retorno sobre o investimento ocorrer em curto período de tempo, em aproximadamente um ano e seis meses. Considerando a gestão eficiente e moderna a partir das funções administrativas, é possível concluir que a busca de informações no presente com base em acontecimentos passados e tendências futuras, possibilita desenvolver negócios duradouros e de sucesso. Diante dos resultados obtidos, a empresa de Consultoria se evidencia como excelente oportunidade de negócio, diante de sua viabilidade econômica e financeira. 91 f. |
description |
As constantes variações econômicas a partir da globalização têm exigido das empresas diversos mecanismos de gestão. As constantes alterações dos ambientes em que as organizações estão inseridas fazem do planejamento, da organização, do controle e da direção as principais balizas para sobrevivência empresarial. Neste sentido, verificou-se a seguinte oportunidade de mercado: desenvolver serviços de Consultoria para micro e pequenas empresas e desse modo, surgiu a questão central deste estudo, verificar a viabilidade para implantação de uma empresa de Consultoria com serviços voltados para micro e pequenas empresas. A consultoria age com olhar técnico externo, possibilitando o diagnóstico e a formulação de soluções para empresas diante de diversos problemas. Conforme Oliveira (2004) “a Consultoria Empresarial é um processo interativo de um agente de mudança externo à empresa, o qual assume a responsabilidade de auxiliar os executivos e profissionais da referida empresa nas tomadas de decisão, não tendo, entretanto, o controle direto da situação”. A consultoria trabalha com visão global, analisando os ambientes e gerando soluções com a utilização de ferramentas gerenciais. Um dos principais instrumentos de planejamento futuro é o Plano de Negócios, de acordo com Lacruz (2008) “os autores consideram o Plano de Negócios como um documento vivo que visa planejar detalhadamente a abertura, a expansão ou a manutenção de um negócio, que serve de instrumento de comunicação entre seu criador e os agentes externos do empreendimento”. A fim de verificar a viabilidade para implantação de uma empresa de Consultoria Empresarial para micro e pequenas empresas, foi realizada a estruturação de um Plano de Negócio, a partir disso, definidos objetivos para este trabalho: realizar uma pesquisa de mercado, estimar investimentos necessários para implantação do negócio, propor uma estrutura para a empresa, projetar custos, receitas e resultados, além de verificar a viabilidade econômica para desenvolvimento da empresa. O presente estudo consistiu em pesquisas aplicadas, observando referenciais teóricos e técnicos. A partir de uma abordagem quantitativa e qualitativa, a pesquisa assumiu caráter exploratório, pois foram buscadas informações sobre a viabilidade de um novo negócio, neste caso, uma empresa de Consultoria, cumprindo com os objetivos iniciais deste trabalho. Quanto aos procedimentos técnicos, foram realizadas pesquisas bibliográficas sobre consultoria empresarial, contabilidade gerencial, criatividade e inovação, planejamento, empreendedorismo, plano de negócios e sua estrutura. As pesquisas experimentais e de campo consistiram na estruturação de um Plano de Negócios e de uma pesquisa de mercado, realizada na cidade de Jóia/RS, de 20/03/2015 à 11/04/2015, a fim de conhecer as dificuldades dos empresários na gestão de seus negócios, além de subsidiar o estudo de viabilidade para uma empresa de Consultoria Empresarial, destinada para micro e pequenas empresas. A partir das informações estruturadas no Plano de Negócios foi possível identificar que a Consultoria Empresarial é uma área pouco explorada, com número restrito de empresas atuantes, também se verifica que os empresários encontram grandes dificuldades em estruturar informações e a partir disso tomar decisões, conforme pesquisa de mercado, cerca de 72,22% dos entrevistados possui alguma dificuldade enquanto gestor da empresa, neste sentido, a Consultoria Empresarial age com olhar técnico externo capaz de solucionar os problemas, melhorando os indicadores destas organizações e consequentemente, a vida das pessoas. Além da elevada demanda pelos serviços de Consultoria, os resultados projetados para a empresa a ser criada foram muito satisfatórios, o lucro líquido anual estimado é de R$ 70.094,77, representando uma lucratividade de 41,72%, com a taxa de rentabilidade em 8%, além do retorno sobre o investimento ocorrer em curto período de tempo, em aproximadamente um ano e seis meses. Considerando a gestão eficiente e moderna a partir das funções administrativas, é possível concluir que a busca de informações no presente com base em acontecimentos passados e tendências futuras, possibilita desenvolver negócios duradouros e de sucesso. Diante dos resultados obtidos, a empresa de Consultoria se evidencia como excelente oportunidade de negócio, diante de sua viabilidade econômica e financeira. |
publishDate |
2015 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2015-11-30 |
dc.date.available.fl_str_mv |
2015 2015-11-30T16:06:26Z |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2015-11-30T16:06:26Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
format |
bachelorThesis |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/3148 DMD_hdl_123456789/3148 |
url |
http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/3148 |
identifier_str_mv |
DMD_hdl_123456789/3148 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.bitstream.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UNIJUI instname:Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul instacron:UNIJUI |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNIJUI |
collection |
Repositório Institucional da UNIJUI |
instname_str |
Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul |
instacron_str |
UNIJUI |
institution |
UNIJUI |
repository.name.fl_str_mv |
-
|
repository.mail.fl_str_mv |
mail@mail.com |
_version_ |
1623414979945299968 |