Lesões em praticantes de futsal por lazer

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rockenbach, Vinicius
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNIJUI
Texto Completo: http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/5517
Resumo: O futsal atualmente é uma modalidade esportiva que vem em uma crescente cada vez maior, por ser uma das modalidades mais utilizadas na educação física escolar e acabou se tornando um dos esportes mais praticados no Brasil. A importância do tema se justifica pela quantidade de indivíduos envolvidos que buscam essa atividade física como lazer, pois é uma atividade de fácil acesso, mas a ocorrência de lesões nesse desporto é o que causa preocupação. Através da vivência desse lazer em ginásios do município de Três de Maio/RS observou-se a realização da prática sem os devidos cuidados, como atletas sem condicionamento físico, sem material adequado, entre outros fatores que contribuem para este aumento de lesões. Por isso, o presente estudo tem como objetivo analisar e identificar o motivo e as lesões que são mais frequentes na prática de futsal como lazer. Esta pesquisa quantitativa de nível descritivo teve como participantes 50 atletas que jogam futsal com o objetivo de lazer em três ginásios do município de Três de Maio, RS, aplicou-se um questionário com 14 questões. Os resultados demonstram que 86% dos atletas entrevistados já se lesionaram destes 51,1% jogam uma única vez na semana, 37,2% jogam duas vezes e 11,6% jogam três vezes na semana; 54% fazem aquecimento antes do jogo; 33% se lesionaram no movimento do chute, 28% no giro, 12% no salto, 23% em outros movimentos, e 2% na corrida e 2% no passe; o segmento mais lesionado foi o tornozelo, com 36%, seguido do joelho, com 25%. Os resultados evidenciaram a ocorrência de lesões em grande parte dos entrevistados devido a própria característica do futsal, no qual ocorrem mudanças bruscas de direção e muito contato físico. Dessa forma, uma boa preparação física e trabalhos preventivos podem contribuir para a diminuição do grande índice de lesões nesses praticantes.
id UNIJ_b08b9dadb87fc1f517a0eeb6710f0b6c
oai_identifier_str oai:bibliodigital.unijui.edu.br:123456789/5517
network_acronym_str UNIJ
network_name_str Repositório Institucional da UNIJUI
spelling info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisLesões em praticantes de futsal por lazer2018-12-0520162018-12-05T21:54:28Z2018-12-05T21:54:28ZO futsal atualmente é uma modalidade esportiva que vem em uma crescente cada vez maior, por ser uma das modalidades mais utilizadas na educação física escolar e acabou se tornando um dos esportes mais praticados no Brasil. A importância do tema se justifica pela quantidade de indivíduos envolvidos que buscam essa atividade física como lazer, pois é uma atividade de fácil acesso, mas a ocorrência de lesões nesse desporto é o que causa preocupação. Através da vivência desse lazer em ginásios do município de Três de Maio/RS observou-se a realização da prática sem os devidos cuidados, como atletas sem condicionamento físico, sem material adequado, entre outros fatores que contribuem para este aumento de lesões. Por isso, o presente estudo tem como objetivo analisar e identificar o motivo e as lesões que são mais frequentes na prática de futsal como lazer. Esta pesquisa quantitativa de nível descritivo teve como participantes 50 atletas que jogam futsal com o objetivo de lazer em três ginásios do município de Três de Maio, RS, aplicou-se um questionário com 14 questões. Os resultados demonstram que 86% dos atletas entrevistados já se lesionaram destes 51,1% jogam uma única vez na semana, 37,2% jogam duas vezes e 11,6% jogam três vezes na semana; 54% fazem aquecimento antes do jogo; 33% se lesionaram no movimento do chute, 28% no giro, 12% no salto, 23% em outros movimentos, e 2% na corrida e 2% no passe; o segmento mais lesionado foi o tornozelo, com 36%, seguido do joelho, com 25%. Os resultados evidenciaram a ocorrência de lesões em grande parte dos entrevistados devido a própria característica do futsal, no qual ocorrem mudanças bruscas de direção e muito contato físico. Dessa forma, uma boa preparação física e trabalhos preventivos podem contribuir para a diminuição do grande índice de lesões nesses praticantes.40 f.Ciências da saúde.Êducação Física.Futsal.Lessões.Lazer.http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/5517DMD_hdl_123456789/5517Rockenbach, Viniciusporreponame:Repositório Institucional da UNIJUIinstname:Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sulinstacron:UNIJUIinfo:eu-repo/semantics/openAccessVinicius%20Rockenbach.pdfhttp://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/bitstream/123456789/5517/1/Vinicius%20Rockenbach.pdfapplication/pdf534032http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/bitstream/123456789/5517/1/Vinicius%20Rockenbach.pdf13e6362de834019ea78204faef4aaa67MD5123456789_5517_12019-01-21T12:46:02Zmail@mail.com -
dc.title.none.fl_str_mv Lesões em praticantes de futsal por lazer
title Lesões em praticantes de futsal por lazer
spellingShingle Lesões em praticantes de futsal por lazer
Rockenbach, Vinicius
Ciências da saúde.
Êducação Física.
Futsal.
Lessões.
Lazer.
title_short Lesões em praticantes de futsal por lazer
title_full Lesões em praticantes de futsal por lazer
title_fullStr Lesões em praticantes de futsal por lazer
title_full_unstemmed Lesões em praticantes de futsal por lazer
title_sort Lesões em praticantes de futsal por lazer
author Rockenbach, Vinicius
author_facet Rockenbach, Vinicius
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Rockenbach, Vinicius
dc.subject.por.fl_str_mv Ciências da saúde.
Êducação Física.
Futsal.
Lessões.
Lazer.
topic Ciências da saúde.
Êducação Física.
Futsal.
Lessões.
Lazer.
dc.description.abstract.none.fl_txt_mv O futsal atualmente é uma modalidade esportiva que vem em uma crescente cada vez maior, por ser uma das modalidades mais utilizadas na educação física escolar e acabou se tornando um dos esportes mais praticados no Brasil. A importância do tema se justifica pela quantidade de indivíduos envolvidos que buscam essa atividade física como lazer, pois é uma atividade de fácil acesso, mas a ocorrência de lesões nesse desporto é o que causa preocupação. Através da vivência desse lazer em ginásios do município de Três de Maio/RS observou-se a realização da prática sem os devidos cuidados, como atletas sem condicionamento físico, sem material adequado, entre outros fatores que contribuem para este aumento de lesões. Por isso, o presente estudo tem como objetivo analisar e identificar o motivo e as lesões que são mais frequentes na prática de futsal como lazer. Esta pesquisa quantitativa de nível descritivo teve como participantes 50 atletas que jogam futsal com o objetivo de lazer em três ginásios do município de Três de Maio, RS, aplicou-se um questionário com 14 questões. Os resultados demonstram que 86% dos atletas entrevistados já se lesionaram destes 51,1% jogam uma única vez na semana, 37,2% jogam duas vezes e 11,6% jogam três vezes na semana; 54% fazem aquecimento antes do jogo; 33% se lesionaram no movimento do chute, 28% no giro, 12% no salto, 23% em outros movimentos, e 2% na corrida e 2% no passe; o segmento mais lesionado foi o tornozelo, com 36%, seguido do joelho, com 25%. Os resultados evidenciaram a ocorrência de lesões em grande parte dos entrevistados devido a própria característica do futsal, no qual ocorrem mudanças bruscas de direção e muito contato físico. Dessa forma, uma boa preparação física e trabalhos preventivos podem contribuir para a diminuição do grande índice de lesões nesses praticantes.
40 f.
description O futsal atualmente é uma modalidade esportiva que vem em uma crescente cada vez maior, por ser uma das modalidades mais utilizadas na educação física escolar e acabou se tornando um dos esportes mais praticados no Brasil. A importância do tema se justifica pela quantidade de indivíduos envolvidos que buscam essa atividade física como lazer, pois é uma atividade de fácil acesso, mas a ocorrência de lesões nesse desporto é o que causa preocupação. Através da vivência desse lazer em ginásios do município de Três de Maio/RS observou-se a realização da prática sem os devidos cuidados, como atletas sem condicionamento físico, sem material adequado, entre outros fatores que contribuem para este aumento de lesões. Por isso, o presente estudo tem como objetivo analisar e identificar o motivo e as lesões que são mais frequentes na prática de futsal como lazer. Esta pesquisa quantitativa de nível descritivo teve como participantes 50 atletas que jogam futsal com o objetivo de lazer em três ginásios do município de Três de Maio, RS, aplicou-se um questionário com 14 questões. Os resultados demonstram que 86% dos atletas entrevistados já se lesionaram destes 51,1% jogam uma única vez na semana, 37,2% jogam duas vezes e 11,6% jogam três vezes na semana; 54% fazem aquecimento antes do jogo; 33% se lesionaram no movimento do chute, 28% no giro, 12% no salto, 23% em outros movimentos, e 2% na corrida e 2% no passe; o segmento mais lesionado foi o tornozelo, com 36%, seguido do joelho, com 25%. Os resultados evidenciaram a ocorrência de lesões em grande parte dos entrevistados devido a própria característica do futsal, no qual ocorrem mudanças bruscas de direção e muito contato físico. Dessa forma, uma boa preparação física e trabalhos preventivos podem contribuir para a diminuição do grande índice de lesões nesses praticantes.
publishDate 2016
dc.date.available.fl_str_mv 2016
2018-12-05T21:54:28Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2018-12-05
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2018-12-05T21:54:28Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
status_str publishedVersion
format bachelorThesis
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/5517
DMD_hdl_123456789/5517
url http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/5517
identifier_str_mv DMD_hdl_123456789/5517
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.bitstream.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNIJUI
instname:Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul
instacron:UNIJUI
reponame_str Repositório Institucional da UNIJUI
collection Repositório Institucional da UNIJUI
instname_str Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul
instacron_str UNIJUI
institution UNIJUI
repository.name.fl_str_mv -
repository.mail.fl_str_mv mail@mail.com
_version_ 1623417105856593920