A geografia escolar: a geografia no ensino médio
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNIJUI |
Texto Completo: | http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/4974 |
Resumo: | Esta dissertação resultou de um trabalho de pesquisa bibliográfica sobre a docência do professor de geografia no Ensino Médio. Partiu dos desafios enfrentados no processo da educação e consolidação dos movimentos e politicas educacionais no Brasil. Apresento a geografia escolar a partir da formação do profissional de Geografia que desenvolve habilidades e competências para interpretar a realidade escolar sob o olhar geográfico. Considero o espaço escolar como possibilidade de ensino e aprendizagem. A análise de teóricos e de documentos fundamenta a relação da geografia com a educação e processo formativo que a disciplina propõe as educando do Ensino Médio. Este trabalho de pesquisa “A geografia escolar: A geografia no Ensino Médio” tem como objetivo pensar a educação no contexto histórico brasileiro, com suas lutas e vitórias. Na dissertação, destaco a Lei de Diretrizes e Base (LDB) e outros referenciais teóricos como documentação e consolidação legal da educação no Brasil. Apresento a geografia no processo educacional como disciplina do ensino médio. Na formação do professor, entendo que é preciso aprofundar o conhecimento sobre os teóricos da geografia e os pensadores da educação. Busco os conceitos geográficos compreendo-os a partir da perspectiva da escola. Assim, o conhecimento adquirido na pratica fortalece o interesse do professor e aluno pelo processo de ensino e aprendizagem. Nesta perspectiva, considero que, para ler a realidade, temos que nos minuir de alguns instrumentos produzidos pela humanidade e adotar uma postura de pesquisador, que necessita de uma formação continuada, na busca de metodologias que o ajudem a interpretar uma sociedade flexível e complexa, |
id |
UNIJ_b548e68ce01b770738155ee6ccba8113 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:bibliodigital.unijui.edu.br:123456789/4974 |
network_acronym_str |
UNIJ |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNIJUI |
spelling |
info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisA geografia escolar: a geografia no ensino médio2018-05-0720142018-05-07T21:57:35Z2018-05-07T21:57:35ZEsta dissertação resultou de um trabalho de pesquisa bibliográfica sobre a docência do professor de geografia no Ensino Médio. Partiu dos desafios enfrentados no processo da educação e consolidação dos movimentos e politicas educacionais no Brasil. Apresento a geografia escolar a partir da formação do profissional de Geografia que desenvolve habilidades e competências para interpretar a realidade escolar sob o olhar geográfico. Considero o espaço escolar como possibilidade de ensino e aprendizagem. A análise de teóricos e de documentos fundamenta a relação da geografia com a educação e processo formativo que a disciplina propõe as educando do Ensino Médio. Este trabalho de pesquisa “A geografia escolar: A geografia no Ensino Médio” tem como objetivo pensar a educação no contexto histórico brasileiro, com suas lutas e vitórias. Na dissertação, destaco a Lei de Diretrizes e Base (LDB) e outros referenciais teóricos como documentação e consolidação legal da educação no Brasil. Apresento a geografia no processo educacional como disciplina do ensino médio. Na formação do professor, entendo que é preciso aprofundar o conhecimento sobre os teóricos da geografia e os pensadores da educação. Busco os conceitos geográficos compreendo-os a partir da perspectiva da escola. Assim, o conhecimento adquirido na pratica fortalece o interesse do professor e aluno pelo processo de ensino e aprendizagem. Nesta perspectiva, considero que, para ler a realidade, temos que nos minuir de alguns instrumentos produzidos pela humanidade e adotar uma postura de pesquisador, que necessita de uma formação continuada, na busca de metodologias que o ajudem a interpretar uma sociedade flexível e complexa,82 f.Ciências humanas.Educação.Compreensão espacial.Geografia.Profissional de Geografia.http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/4974DMD_hdl_123456789/4974Silva, Sandro Maximo Campos daporreponame:Repositório Institucional da UNIJUIinstname:Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sulinstacron:UNIJUIinfo:eu-repo/semantics/openAccessSandro%20Maximo%20Campos%20da%20Silva.pdfhttp://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/bitstream/123456789/4974/1/Sandro%20Maximo%20Campos%20da%20Silva.pdfapplication/pdf678481http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/bitstream/123456789/4974/1/Sandro%20Maximo%20Campos%20da%20Silva.pdf556c7c945df51509eb52a80e3010d8afMD5123456789_4974_12019-01-21T12:45:43Zmail@mail.com - |
dc.title.none.fl_str_mv |
A geografia escolar: a geografia no ensino médio |
title |
A geografia escolar: a geografia no ensino médio |
spellingShingle |
A geografia escolar: a geografia no ensino médio Silva, Sandro Maximo Campos da Ciências humanas. Educação. Compreensão espacial. Geografia. Profissional de Geografia. |
title_short |
A geografia escolar: a geografia no ensino médio |
title_full |
A geografia escolar: a geografia no ensino médio |
title_fullStr |
A geografia escolar: a geografia no ensino médio |
title_full_unstemmed |
A geografia escolar: a geografia no ensino médio |
title_sort |
A geografia escolar: a geografia no ensino médio |
author |
Silva, Sandro Maximo Campos da |
author_facet |
Silva, Sandro Maximo Campos da |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Sandro Maximo Campos da |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ciências humanas. Educação. Compreensão espacial. Geografia. Profissional de Geografia. |
topic |
Ciências humanas. Educação. Compreensão espacial. Geografia. Profissional de Geografia. |
dc.description.abstract.none.fl_txt_mv |
Esta dissertação resultou de um trabalho de pesquisa bibliográfica sobre a docência do professor de geografia no Ensino Médio. Partiu dos desafios enfrentados no processo da educação e consolidação dos movimentos e politicas educacionais no Brasil. Apresento a geografia escolar a partir da formação do profissional de Geografia que desenvolve habilidades e competências para interpretar a realidade escolar sob o olhar geográfico. Considero o espaço escolar como possibilidade de ensino e aprendizagem. A análise de teóricos e de documentos fundamenta a relação da geografia com a educação e processo formativo que a disciplina propõe as educando do Ensino Médio. Este trabalho de pesquisa “A geografia escolar: A geografia no Ensino Médio” tem como objetivo pensar a educação no contexto histórico brasileiro, com suas lutas e vitórias. Na dissertação, destaco a Lei de Diretrizes e Base (LDB) e outros referenciais teóricos como documentação e consolidação legal da educação no Brasil. Apresento a geografia no processo educacional como disciplina do ensino médio. Na formação do professor, entendo que é preciso aprofundar o conhecimento sobre os teóricos da geografia e os pensadores da educação. Busco os conceitos geográficos compreendo-os a partir da perspectiva da escola. Assim, o conhecimento adquirido na pratica fortalece o interesse do professor e aluno pelo processo de ensino e aprendizagem. Nesta perspectiva, considero que, para ler a realidade, temos que nos minuir de alguns instrumentos produzidos pela humanidade e adotar uma postura de pesquisador, que necessita de uma formação continuada, na busca de metodologias que o ajudem a interpretar uma sociedade flexível e complexa, 82 f. |
description |
Esta dissertação resultou de um trabalho de pesquisa bibliográfica sobre a docência do professor de geografia no Ensino Médio. Partiu dos desafios enfrentados no processo da educação e consolidação dos movimentos e politicas educacionais no Brasil. Apresento a geografia escolar a partir da formação do profissional de Geografia que desenvolve habilidades e competências para interpretar a realidade escolar sob o olhar geográfico. Considero o espaço escolar como possibilidade de ensino e aprendizagem. A análise de teóricos e de documentos fundamenta a relação da geografia com a educação e processo formativo que a disciplina propõe as educando do Ensino Médio. Este trabalho de pesquisa “A geografia escolar: A geografia no Ensino Médio” tem como objetivo pensar a educação no contexto histórico brasileiro, com suas lutas e vitórias. Na dissertação, destaco a Lei de Diretrizes e Base (LDB) e outros referenciais teóricos como documentação e consolidação legal da educação no Brasil. Apresento a geografia no processo educacional como disciplina do ensino médio. Na formação do professor, entendo que é preciso aprofundar o conhecimento sobre os teóricos da geografia e os pensadores da educação. Busco os conceitos geográficos compreendo-os a partir da perspectiva da escola. Assim, o conhecimento adquirido na pratica fortalece o interesse do professor e aluno pelo processo de ensino e aprendizagem. Nesta perspectiva, considero que, para ler a realidade, temos que nos minuir de alguns instrumentos produzidos pela humanidade e adotar uma postura de pesquisador, que necessita de uma formação continuada, na busca de metodologias que o ajudem a interpretar uma sociedade flexível e complexa, |
publishDate |
2014 |
dc.date.available.fl_str_mv |
2014 2018-05-07T21:57:35Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2018-05-07 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2018-05-07T21:57:35Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
format |
masterThesis |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/4974 DMD_hdl_123456789/4974 |
url |
http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/4974 |
identifier_str_mv |
DMD_hdl_123456789/4974 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.bitstream.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UNIJUI instname:Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul instacron:UNIJUI |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNIJUI |
collection |
Repositório Institucional da UNIJUI |
instname_str |
Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul |
instacron_str |
UNIJUI |
institution |
UNIJUI |
repository.name.fl_str_mv |
-
|
repository.mail.fl_str_mv |
mail@mail.com |
_version_ |
1623416637175627776 |