A geografia escolar: a geografia no ensino médio

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Sandro Maximo Campos da
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNIJUI
Texto Completo: http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/4974
Resumo: Esta dissertação resultou de um trabalho de pesquisa bibliográfica sobre a docência do professor de geografia no Ensino Médio. Partiu dos desafios enfrentados no processo da educação e consolidação dos movimentos e politicas educacionais no Brasil. Apresento a geografia escolar a partir da formação do profissional de Geografia que desenvolve habilidades e competências para interpretar a realidade escolar sob o olhar geográfico. Considero o espaço escolar como possibilidade de ensino e aprendizagem. A análise de teóricos e de documentos fundamenta a relação da geografia com a educação e processo formativo que a disciplina propõe as educando do Ensino Médio. Este trabalho de pesquisa “A geografia escolar: A geografia no Ensino Médio” tem como objetivo pensar a educação no contexto histórico brasileiro, com suas lutas e vitórias. Na dissertação, destaco a Lei de Diretrizes e Base (LDB) e outros referenciais teóricos como documentação e consolidação legal da educação no Brasil. Apresento a geografia no processo educacional como disciplina do ensino médio. Na formação do professor, entendo que é preciso aprofundar o conhecimento sobre os teóricos da geografia e os pensadores da educação. Busco os conceitos geográficos compreendo-os a partir da perspectiva da escola. Assim, o conhecimento adquirido na pratica fortalece o interesse do professor e aluno pelo processo de ensino e aprendizagem. Nesta perspectiva, considero que, para ler a realidade, temos que nos minuir de alguns instrumentos produzidos pela humanidade e adotar uma postura de pesquisador, que necessita de uma formação continuada, na busca de metodologias que o ajudem a interpretar uma sociedade flexível e complexa,
id UNIJ_b548e68ce01b770738155ee6ccba8113
oai_identifier_str oai:bibliodigital.unijui.edu.br:123456789/4974
network_acronym_str UNIJ
network_name_str Repositório Institucional da UNIJUI
spelling info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisA geografia escolar: a geografia no ensino médio2018-05-0720142018-05-07T21:57:35Z2018-05-07T21:57:35ZEsta dissertação resultou de um trabalho de pesquisa bibliográfica sobre a docência do professor de geografia no Ensino Médio. Partiu dos desafios enfrentados no processo da educação e consolidação dos movimentos e politicas educacionais no Brasil. Apresento a geografia escolar a partir da formação do profissional de Geografia que desenvolve habilidades e competências para interpretar a realidade escolar sob o olhar geográfico. Considero o espaço escolar como possibilidade de ensino e aprendizagem. A análise de teóricos e de documentos fundamenta a relação da geografia com a educação e processo formativo que a disciplina propõe as educando do Ensino Médio. Este trabalho de pesquisa “A geografia escolar: A geografia no Ensino Médio” tem como objetivo pensar a educação no contexto histórico brasileiro, com suas lutas e vitórias. Na dissertação, destaco a Lei de Diretrizes e Base (LDB) e outros referenciais teóricos como documentação e consolidação legal da educação no Brasil. Apresento a geografia no processo educacional como disciplina do ensino médio. Na formação do professor, entendo que é preciso aprofundar o conhecimento sobre os teóricos da geografia e os pensadores da educação. Busco os conceitos geográficos compreendo-os a partir da perspectiva da escola. Assim, o conhecimento adquirido na pratica fortalece o interesse do professor e aluno pelo processo de ensino e aprendizagem. Nesta perspectiva, considero que, para ler a realidade, temos que nos minuir de alguns instrumentos produzidos pela humanidade e adotar uma postura de pesquisador, que necessita de uma formação continuada, na busca de metodologias que o ajudem a interpretar uma sociedade flexível e complexa,82 f.Ciências humanas.Educação.Compreensão espacial.Geografia.Profissional de Geografia.http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/4974DMD_hdl_123456789/4974Silva, Sandro Maximo Campos daporreponame:Repositório Institucional da UNIJUIinstname:Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sulinstacron:UNIJUIinfo:eu-repo/semantics/openAccessSandro%20Maximo%20Campos%20da%20Silva.pdfhttp://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/bitstream/123456789/4974/1/Sandro%20Maximo%20Campos%20da%20Silva.pdfapplication/pdf678481http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/bitstream/123456789/4974/1/Sandro%20Maximo%20Campos%20da%20Silva.pdf556c7c945df51509eb52a80e3010d8afMD5123456789_4974_12019-01-21T12:45:43Zmail@mail.com -
dc.title.none.fl_str_mv A geografia escolar: a geografia no ensino médio
title A geografia escolar: a geografia no ensino médio
spellingShingle A geografia escolar: a geografia no ensino médio
Silva, Sandro Maximo Campos da
Ciências humanas.
Educação.
Compreensão espacial.
Geografia.
Profissional de Geografia.
title_short A geografia escolar: a geografia no ensino médio
title_full A geografia escolar: a geografia no ensino médio
title_fullStr A geografia escolar: a geografia no ensino médio
title_full_unstemmed A geografia escolar: a geografia no ensino médio
title_sort A geografia escolar: a geografia no ensino médio
author Silva, Sandro Maximo Campos da
author_facet Silva, Sandro Maximo Campos da
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Sandro Maximo Campos da
dc.subject.por.fl_str_mv Ciências humanas.
Educação.
Compreensão espacial.
Geografia.
Profissional de Geografia.
topic Ciências humanas.
Educação.
Compreensão espacial.
Geografia.
Profissional de Geografia.
dc.description.abstract.none.fl_txt_mv Esta dissertação resultou de um trabalho de pesquisa bibliográfica sobre a docência do professor de geografia no Ensino Médio. Partiu dos desafios enfrentados no processo da educação e consolidação dos movimentos e politicas educacionais no Brasil. Apresento a geografia escolar a partir da formação do profissional de Geografia que desenvolve habilidades e competências para interpretar a realidade escolar sob o olhar geográfico. Considero o espaço escolar como possibilidade de ensino e aprendizagem. A análise de teóricos e de documentos fundamenta a relação da geografia com a educação e processo formativo que a disciplina propõe as educando do Ensino Médio. Este trabalho de pesquisa “A geografia escolar: A geografia no Ensino Médio” tem como objetivo pensar a educação no contexto histórico brasileiro, com suas lutas e vitórias. Na dissertação, destaco a Lei de Diretrizes e Base (LDB) e outros referenciais teóricos como documentação e consolidação legal da educação no Brasil. Apresento a geografia no processo educacional como disciplina do ensino médio. Na formação do professor, entendo que é preciso aprofundar o conhecimento sobre os teóricos da geografia e os pensadores da educação. Busco os conceitos geográficos compreendo-os a partir da perspectiva da escola. Assim, o conhecimento adquirido na pratica fortalece o interesse do professor e aluno pelo processo de ensino e aprendizagem. Nesta perspectiva, considero que, para ler a realidade, temos que nos minuir de alguns instrumentos produzidos pela humanidade e adotar uma postura de pesquisador, que necessita de uma formação continuada, na busca de metodologias que o ajudem a interpretar uma sociedade flexível e complexa,
82 f.
description Esta dissertação resultou de um trabalho de pesquisa bibliográfica sobre a docência do professor de geografia no Ensino Médio. Partiu dos desafios enfrentados no processo da educação e consolidação dos movimentos e politicas educacionais no Brasil. Apresento a geografia escolar a partir da formação do profissional de Geografia que desenvolve habilidades e competências para interpretar a realidade escolar sob o olhar geográfico. Considero o espaço escolar como possibilidade de ensino e aprendizagem. A análise de teóricos e de documentos fundamenta a relação da geografia com a educação e processo formativo que a disciplina propõe as educando do Ensino Médio. Este trabalho de pesquisa “A geografia escolar: A geografia no Ensino Médio” tem como objetivo pensar a educação no contexto histórico brasileiro, com suas lutas e vitórias. Na dissertação, destaco a Lei de Diretrizes e Base (LDB) e outros referenciais teóricos como documentação e consolidação legal da educação no Brasil. Apresento a geografia no processo educacional como disciplina do ensino médio. Na formação do professor, entendo que é preciso aprofundar o conhecimento sobre os teóricos da geografia e os pensadores da educação. Busco os conceitos geográficos compreendo-os a partir da perspectiva da escola. Assim, o conhecimento adquirido na pratica fortalece o interesse do professor e aluno pelo processo de ensino e aprendizagem. Nesta perspectiva, considero que, para ler a realidade, temos que nos minuir de alguns instrumentos produzidos pela humanidade e adotar uma postura de pesquisador, que necessita de uma formação continuada, na busca de metodologias que o ajudem a interpretar uma sociedade flexível e complexa,
publishDate 2014
dc.date.available.fl_str_mv 2014
2018-05-07T21:57:35Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2018-05-07
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2018-05-07T21:57:35Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
status_str publishedVersion
format masterThesis
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/4974
DMD_hdl_123456789/4974
url http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/4974
identifier_str_mv DMD_hdl_123456789/4974
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.bitstream.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNIJUI
instname:Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul
instacron:UNIJUI
reponame_str Repositório Institucional da UNIJUI
collection Repositório Institucional da UNIJUI
instname_str Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul
instacron_str UNIJUI
institution UNIJUI
repository.name.fl_str_mv -
repository.mail.fl_str_mv mail@mail.com
_version_ 1623416637175627776