Práticas corporais na natureza como conteúdo de educação física no ensino médio
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNIJUI |
Texto Completo: | http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/4528 |
Resumo: | O presente estudo tem como tema, Práticas Corporais nas Natureza nas aulas de Educação Física no Ensino Médio, e objetivou compreender os possíveis motivos que levam os professores a não tematizarem o conteúdo Práticas Corporais na Natureza nas aulas de Educação Física escolar e os objetivos específicos foram estabelecidos no sentido de: investigar a relação da formação inicial dos professores com a não tematização das Práticas Corporais na Natureza no currículo da Educação Física escolar bem como proporcionar momento de estudo compartilhado acerca das possibilidades metodológicas no ensino das Práticas Corporais na Natureza nas aulas de Educação Física Escolar. O instrumento de pesquisa constou de aplicação de um questionário aberto aplicado em professores de duas escolas do noroeste do Estado do Rio Grande do Sul. De acordo com os dados coletados e análises dos mesmos encontramos fortes indícios de que a incipiente tematização ou a não tematização do tema Práticas corporais na Natureza no processo da formação inicial dos professores investigados represente um importante argumento para a justificativa de sua não tematização nas aulas de Educação Física. Neste sentido, a falta de experiência de conhecimento com a referida prática acaba gerando desinteresse em estudá-la, além do medo e insegurança em desenvolvê-la, considerando os mitos envolvidos na viabilização de tal vivência em âmbito escolar. |
id |
UNIJ_b5b9b53fd651b5c82e081e1a71300e4a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:bibliodigital.unijui.edu.br:123456789/4528 |
network_acronym_str |
UNIJ |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNIJUI |
spelling |
info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisPráticas corporais na natureza como conteúdo de educação física no ensino médio2017-08-2920172017-08-29T22:03:39Z2017-08-29T22:03:39ZO presente estudo tem como tema, Práticas Corporais nas Natureza nas aulas de Educação Física no Ensino Médio, e objetivou compreender os possíveis motivos que levam os professores a não tematizarem o conteúdo Práticas Corporais na Natureza nas aulas de Educação Física escolar e os objetivos específicos foram estabelecidos no sentido de: investigar a relação da formação inicial dos professores com a não tematização das Práticas Corporais na Natureza no currículo da Educação Física escolar bem como proporcionar momento de estudo compartilhado acerca das possibilidades metodológicas no ensino das Práticas Corporais na Natureza nas aulas de Educação Física Escolar. O instrumento de pesquisa constou de aplicação de um questionário aberto aplicado em professores de duas escolas do noroeste do Estado do Rio Grande do Sul. De acordo com os dados coletados e análises dos mesmos encontramos fortes indícios de que a incipiente tematização ou a não tematização do tema Práticas corporais na Natureza no processo da formação inicial dos professores investigados represente um importante argumento para a justificativa de sua não tematização nas aulas de Educação Física. Neste sentido, a falta de experiência de conhecimento com a referida prática acaba gerando desinteresse em estudá-la, além do medo e insegurança em desenvolvê-la, considerando os mitos envolvidos na viabilização de tal vivência em âmbito escolar.48 f.Ciências da SaúdeEducação FísicaEducação FísicaPraticas Corporais na NaturezaFormação Inicialhttp://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/4528DMD_hdl_123456789/4528Santos, Ana Paula dosporreponame:Repositório Institucional da UNIJUIinstname:Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sulinstacron:UNIJUIinfo:eu-repo/semantics/openAccessAna%20Paula%20dos%20Santos.pdfhttp://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/bitstream/123456789/4528/1/Ana%20Paula%20dos%20Santos.pdfapplication/pdf421872http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/bitstream/123456789/4528/1/Ana%20Paula%20dos%20Santos.pdfa162a1ca1ae58b3c2b43d385eda53b1fMD5123456789_4528_12019-01-21T12:45:30Zmail@mail.com - |
dc.title.none.fl_str_mv |
Práticas corporais na natureza como conteúdo de educação física no ensino médio |
title |
Práticas corporais na natureza como conteúdo de educação física no ensino médio |
spellingShingle |
Práticas corporais na natureza como conteúdo de educação física no ensino médio Santos, Ana Paula dos Ciências da Saúde Educação Física Educação Física Praticas Corporais na Natureza Formação Inicial |
title_short |
Práticas corporais na natureza como conteúdo de educação física no ensino médio |
title_full |
Práticas corporais na natureza como conteúdo de educação física no ensino médio |
title_fullStr |
Práticas corporais na natureza como conteúdo de educação física no ensino médio |
title_full_unstemmed |
Práticas corporais na natureza como conteúdo de educação física no ensino médio |
title_sort |
Práticas corporais na natureza como conteúdo de educação física no ensino médio |
author |
Santos, Ana Paula dos |
author_facet |
Santos, Ana Paula dos |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Santos, Ana Paula dos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ciências da Saúde Educação Física Educação Física Praticas Corporais na Natureza Formação Inicial |
topic |
Ciências da Saúde Educação Física Educação Física Praticas Corporais na Natureza Formação Inicial |
dc.description.abstract.none.fl_txt_mv |
O presente estudo tem como tema, Práticas Corporais nas Natureza nas aulas de Educação Física no Ensino Médio, e objetivou compreender os possíveis motivos que levam os professores a não tematizarem o conteúdo Práticas Corporais na Natureza nas aulas de Educação Física escolar e os objetivos específicos foram estabelecidos no sentido de: investigar a relação da formação inicial dos professores com a não tematização das Práticas Corporais na Natureza no currículo da Educação Física escolar bem como proporcionar momento de estudo compartilhado acerca das possibilidades metodológicas no ensino das Práticas Corporais na Natureza nas aulas de Educação Física Escolar. O instrumento de pesquisa constou de aplicação de um questionário aberto aplicado em professores de duas escolas do noroeste do Estado do Rio Grande do Sul. De acordo com os dados coletados e análises dos mesmos encontramos fortes indícios de que a incipiente tematização ou a não tematização do tema Práticas corporais na Natureza no processo da formação inicial dos professores investigados represente um importante argumento para a justificativa de sua não tematização nas aulas de Educação Física. Neste sentido, a falta de experiência de conhecimento com a referida prática acaba gerando desinteresse em estudá-la, além do medo e insegurança em desenvolvê-la, considerando os mitos envolvidos na viabilização de tal vivência em âmbito escolar. 48 f. |
description |
O presente estudo tem como tema, Práticas Corporais nas Natureza nas aulas de Educação Física no Ensino Médio, e objetivou compreender os possíveis motivos que levam os professores a não tematizarem o conteúdo Práticas Corporais na Natureza nas aulas de Educação Física escolar e os objetivos específicos foram estabelecidos no sentido de: investigar a relação da formação inicial dos professores com a não tematização das Práticas Corporais na Natureza no currículo da Educação Física escolar bem como proporcionar momento de estudo compartilhado acerca das possibilidades metodológicas no ensino das Práticas Corporais na Natureza nas aulas de Educação Física Escolar. O instrumento de pesquisa constou de aplicação de um questionário aberto aplicado em professores de duas escolas do noroeste do Estado do Rio Grande do Sul. De acordo com os dados coletados e análises dos mesmos encontramos fortes indícios de que a incipiente tematização ou a não tematização do tema Práticas corporais na Natureza no processo da formação inicial dos professores investigados represente um importante argumento para a justificativa de sua não tematização nas aulas de Educação Física. Neste sentido, a falta de experiência de conhecimento com a referida prática acaba gerando desinteresse em estudá-la, além do medo e insegurança em desenvolvê-la, considerando os mitos envolvidos na viabilização de tal vivência em âmbito escolar. |
publishDate |
2017 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2017-08-29 |
dc.date.available.fl_str_mv |
2017 2017-08-29T22:03:39Z |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2017-08-29T22:03:39Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
format |
bachelorThesis |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/4528 DMD_hdl_123456789/4528 |
url |
http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/4528 |
identifier_str_mv |
DMD_hdl_123456789/4528 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.bitstream.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UNIJUI instname:Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul instacron:UNIJUI |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNIJUI |
collection |
Repositório Institucional da UNIJUI |
instname_str |
Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul |
instacron_str |
UNIJUI |
institution |
UNIJUI |
repository.name.fl_str_mv |
-
|
repository.mail.fl_str_mv |
mail@mail.com |
_version_ |
1623416173805699072 |