Práticas corporais na natureza como conteúdo de educação física no ensino médio

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Ana Paula dos
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNIJUI
Texto Completo: http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/4528
Resumo: O presente estudo tem como tema, Práticas Corporais nas Natureza nas aulas de Educação Física no Ensino Médio, e objetivou compreender os possíveis motivos que levam os professores a não tematizarem o conteúdo Práticas Corporais na Natureza nas aulas de Educação Física escolar e os objetivos específicos foram estabelecidos no sentido de: investigar a relação da formação inicial dos professores com a não tematização das Práticas Corporais na Natureza no currículo da Educação Física escolar bem como proporcionar momento de estudo compartilhado acerca das possibilidades metodológicas no ensino das Práticas Corporais na Natureza nas aulas de Educação Física Escolar. O instrumento de pesquisa constou de aplicação de um questionário aberto aplicado em professores de duas escolas do noroeste do Estado do Rio Grande do Sul. De acordo com os dados coletados e análises dos mesmos encontramos fortes indícios de que a incipiente tematização ou a não tematização do tema Práticas corporais na Natureza no processo da formação inicial dos professores investigados represente um importante argumento para a justificativa de sua não tematização nas aulas de Educação Física. Neste sentido, a falta de experiência de conhecimento com a referida prática acaba gerando desinteresse em estudá-la, além do medo e insegurança em desenvolvê-la, considerando os mitos envolvidos na viabilização de tal vivência em âmbito escolar.
id UNIJ_b5b9b53fd651b5c82e081e1a71300e4a
oai_identifier_str oai:bibliodigital.unijui.edu.br:123456789/4528
network_acronym_str UNIJ
network_name_str Repositório Institucional da UNIJUI
spelling info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisPráticas corporais na natureza como conteúdo de educação física no ensino médio2017-08-2920172017-08-29T22:03:39Z2017-08-29T22:03:39ZO presente estudo tem como tema, Práticas Corporais nas Natureza nas aulas de Educação Física no Ensino Médio, e objetivou compreender os possíveis motivos que levam os professores a não tematizarem o conteúdo Práticas Corporais na Natureza nas aulas de Educação Física escolar e os objetivos específicos foram estabelecidos no sentido de: investigar a relação da formação inicial dos professores com a não tematização das Práticas Corporais na Natureza no currículo da Educação Física escolar bem como proporcionar momento de estudo compartilhado acerca das possibilidades metodológicas no ensino das Práticas Corporais na Natureza nas aulas de Educação Física Escolar. O instrumento de pesquisa constou de aplicação de um questionário aberto aplicado em professores de duas escolas do noroeste do Estado do Rio Grande do Sul. De acordo com os dados coletados e análises dos mesmos encontramos fortes indícios de que a incipiente tematização ou a não tematização do tema Práticas corporais na Natureza no processo da formação inicial dos professores investigados represente um importante argumento para a justificativa de sua não tematização nas aulas de Educação Física. Neste sentido, a falta de experiência de conhecimento com a referida prática acaba gerando desinteresse em estudá-la, além do medo e insegurança em desenvolvê-la, considerando os mitos envolvidos na viabilização de tal vivência em âmbito escolar.48 f.Ciências da SaúdeEducação FísicaEducação FísicaPraticas Corporais na NaturezaFormação Inicialhttp://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/4528DMD_hdl_123456789/4528Santos, Ana Paula dosporreponame:Repositório Institucional da UNIJUIinstname:Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sulinstacron:UNIJUIinfo:eu-repo/semantics/openAccessAna%20Paula%20dos%20Santos.pdfhttp://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/bitstream/123456789/4528/1/Ana%20Paula%20dos%20Santos.pdfapplication/pdf421872http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/bitstream/123456789/4528/1/Ana%20Paula%20dos%20Santos.pdfa162a1ca1ae58b3c2b43d385eda53b1fMD5123456789_4528_12019-01-21T12:45:30Zmail@mail.com -
dc.title.none.fl_str_mv Práticas corporais na natureza como conteúdo de educação física no ensino médio
title Práticas corporais na natureza como conteúdo de educação física no ensino médio
spellingShingle Práticas corporais na natureza como conteúdo de educação física no ensino médio
Santos, Ana Paula dos
Ciências da Saúde
Educação Física
Educação Física
Praticas Corporais na Natureza
Formação Inicial
title_short Práticas corporais na natureza como conteúdo de educação física no ensino médio
title_full Práticas corporais na natureza como conteúdo de educação física no ensino médio
title_fullStr Práticas corporais na natureza como conteúdo de educação física no ensino médio
title_full_unstemmed Práticas corporais na natureza como conteúdo de educação física no ensino médio
title_sort Práticas corporais na natureza como conteúdo de educação física no ensino médio
author Santos, Ana Paula dos
author_facet Santos, Ana Paula dos
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Ana Paula dos
dc.subject.por.fl_str_mv Ciências da Saúde
Educação Física
Educação Física
Praticas Corporais na Natureza
Formação Inicial
topic Ciências da Saúde
Educação Física
Educação Física
Praticas Corporais na Natureza
Formação Inicial
dc.description.abstract.none.fl_txt_mv O presente estudo tem como tema, Práticas Corporais nas Natureza nas aulas de Educação Física no Ensino Médio, e objetivou compreender os possíveis motivos que levam os professores a não tematizarem o conteúdo Práticas Corporais na Natureza nas aulas de Educação Física escolar e os objetivos específicos foram estabelecidos no sentido de: investigar a relação da formação inicial dos professores com a não tematização das Práticas Corporais na Natureza no currículo da Educação Física escolar bem como proporcionar momento de estudo compartilhado acerca das possibilidades metodológicas no ensino das Práticas Corporais na Natureza nas aulas de Educação Física Escolar. O instrumento de pesquisa constou de aplicação de um questionário aberto aplicado em professores de duas escolas do noroeste do Estado do Rio Grande do Sul. De acordo com os dados coletados e análises dos mesmos encontramos fortes indícios de que a incipiente tematização ou a não tematização do tema Práticas corporais na Natureza no processo da formação inicial dos professores investigados represente um importante argumento para a justificativa de sua não tematização nas aulas de Educação Física. Neste sentido, a falta de experiência de conhecimento com a referida prática acaba gerando desinteresse em estudá-la, além do medo e insegurança em desenvolvê-la, considerando os mitos envolvidos na viabilização de tal vivência em âmbito escolar.
48 f.
description O presente estudo tem como tema, Práticas Corporais nas Natureza nas aulas de Educação Física no Ensino Médio, e objetivou compreender os possíveis motivos que levam os professores a não tematizarem o conteúdo Práticas Corporais na Natureza nas aulas de Educação Física escolar e os objetivos específicos foram estabelecidos no sentido de: investigar a relação da formação inicial dos professores com a não tematização das Práticas Corporais na Natureza no currículo da Educação Física escolar bem como proporcionar momento de estudo compartilhado acerca das possibilidades metodológicas no ensino das Práticas Corporais na Natureza nas aulas de Educação Física Escolar. O instrumento de pesquisa constou de aplicação de um questionário aberto aplicado em professores de duas escolas do noroeste do Estado do Rio Grande do Sul. De acordo com os dados coletados e análises dos mesmos encontramos fortes indícios de que a incipiente tematização ou a não tematização do tema Práticas corporais na Natureza no processo da formação inicial dos professores investigados represente um importante argumento para a justificativa de sua não tematização nas aulas de Educação Física. Neste sentido, a falta de experiência de conhecimento com a referida prática acaba gerando desinteresse em estudá-la, além do medo e insegurança em desenvolvê-la, considerando os mitos envolvidos na viabilização de tal vivência em âmbito escolar.
publishDate 2017
dc.date.issued.fl_str_mv 2017-08-29
dc.date.available.fl_str_mv 2017
2017-08-29T22:03:39Z
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2017-08-29T22:03:39Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
status_str publishedVersion
format bachelorThesis
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/4528
DMD_hdl_123456789/4528
url http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/4528
identifier_str_mv DMD_hdl_123456789/4528
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.bitstream.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNIJUI
instname:Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul
instacron:UNIJUI
reponame_str Repositório Institucional da UNIJUI
collection Repositório Institucional da UNIJUI
instname_str Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul
instacron_str UNIJUI
institution UNIJUI
repository.name.fl_str_mv -
repository.mail.fl_str_mv mail@mail.com
_version_ 1623416173805699072