A cogeração de energia e a sua inserção em indústrias arrozeiras utilizando a casca de arroz

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Costa, Alexandre Kunkel da
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNIJUI
Texto Completo: http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/1813
Resumo: São características marcantes da atual civilização a forte dependência de insumos energéticos e o aumento incontrolado do consumo destes para atendimento de suas necessidades. Uma prova disso é a constatação do acréscimo da demanda de energia elétrica no Brasil, ano após ano. Com esse constante crescimento, buscam-se maneiras de controlar o descompasso entre consumo e oferta de eletricidade. Evidencia-se assim, a acentuada busca por novas formas de geração de energia, bem como a eficientização dos meios atuais. A cogeração de energia, definida como a geração simultânea de duas ou mais formas de energia por meio de um único combustível, surge como uma das alternativas para suprir tais necessidades, tendo em vista o seu potencial atrelado. Entre os pontos positivos da adoção desse meio está o uso de combustível renovável – mais especificamente a biomassa – e o aumento da eficiência energética – associada tanto na melhoria do aproveitamento da matéria prima, quanto no aumento de rendimento do processo. Assim, a presente monografia objetiva a apresentação do tema da cogeração de energia inserida em indústrias arrozeiras, utilizando a casca de arroz. Para isso, será realizada uma revisão bibliográfica relacionada às questões técnicas, legais e econômicas. Por fim, serão descritos dois casos práticos que fazem o uso dessa tecnologia.
id UNIJ_b67578bf2554fd8c3a5b850fc23a4d33
oai_identifier_str oai:bibliodigital.unijui.edu.br:123456789/1813
network_acronym_str UNIJ
network_name_str Repositório Institucional da UNIJUI
spelling info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisA cogeração de energia e a sua inserção em indústrias arrozeiras utilizando a casca de arroz2013-10-2220132013-10-22T17:45:31Z2013-10-22T17:45:31ZSão características marcantes da atual civilização a forte dependência de insumos energéticos e o aumento incontrolado do consumo destes para atendimento de suas necessidades. Uma prova disso é a constatação do acréscimo da demanda de energia elétrica no Brasil, ano após ano. Com esse constante crescimento, buscam-se maneiras de controlar o descompasso entre consumo e oferta de eletricidade. Evidencia-se assim, a acentuada busca por novas formas de geração de energia, bem como a eficientização dos meios atuais. A cogeração de energia, definida como a geração simultânea de duas ou mais formas de energia por meio de um único combustível, surge como uma das alternativas para suprir tais necessidades, tendo em vista o seu potencial atrelado. Entre os pontos positivos da adoção desse meio está o uso de combustível renovável – mais especificamente a biomassa – e o aumento da eficiência energética – associada tanto na melhoria do aproveitamento da matéria prima, quanto no aumento de rendimento do processo. Assim, a presente monografia objetiva a apresentação do tema da cogeração de energia inserida em indústrias arrozeiras, utilizando a casca de arroz. Para isso, será realizada uma revisão bibliográfica relacionada às questões técnicas, legais e econômicas. Por fim, serão descritos dois casos práticos que fazem o uso dessa tecnologia.101 f.Cogeração de energiaCombustível renovávelEficiência energéticaEngenharia elétricaEngenhariahttp://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/1813DMD_hdl_123456789/1813Costa, Alexandre Kunkel daporreponame:Repositório Institucional da UNIJUIinstname:Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sulinstacron:UNIJUIinfo:eu-repo/semantics/openAccessTCC-%20Final.pdfhttp://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/bitstream/123456789/1813/1/TCC-%20Final.pdfapplication/pdf3359313http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/bitstream/123456789/1813/1/TCC-%20Final.pdf82454a370792bbcecacd478e007e0a2dMD5123456789_1813_12019-01-21T12:44:02Zmail@mail.com -
dc.title.none.fl_str_mv A cogeração de energia e a sua inserção em indústrias arrozeiras utilizando a casca de arroz
title A cogeração de energia e a sua inserção em indústrias arrozeiras utilizando a casca de arroz
spellingShingle A cogeração de energia e a sua inserção em indústrias arrozeiras utilizando a casca de arroz
Costa, Alexandre Kunkel da
Cogeração de energia
Combustível renovável
Eficiência energética
Engenharia elétrica
Engenharia
title_short A cogeração de energia e a sua inserção em indústrias arrozeiras utilizando a casca de arroz
title_full A cogeração de energia e a sua inserção em indústrias arrozeiras utilizando a casca de arroz
title_fullStr A cogeração de energia e a sua inserção em indústrias arrozeiras utilizando a casca de arroz
title_full_unstemmed A cogeração de energia e a sua inserção em indústrias arrozeiras utilizando a casca de arroz
title_sort A cogeração de energia e a sua inserção em indústrias arrozeiras utilizando a casca de arroz
author Costa, Alexandre Kunkel da
author_facet Costa, Alexandre Kunkel da
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Costa, Alexandre Kunkel da
dc.subject.por.fl_str_mv Cogeração de energia
Combustível renovável
Eficiência energética
Engenharia elétrica
Engenharia
topic Cogeração de energia
Combustível renovável
Eficiência energética
Engenharia elétrica
Engenharia
dc.description.abstract.none.fl_txt_mv São características marcantes da atual civilização a forte dependência de insumos energéticos e o aumento incontrolado do consumo destes para atendimento de suas necessidades. Uma prova disso é a constatação do acréscimo da demanda de energia elétrica no Brasil, ano após ano. Com esse constante crescimento, buscam-se maneiras de controlar o descompasso entre consumo e oferta de eletricidade. Evidencia-se assim, a acentuada busca por novas formas de geração de energia, bem como a eficientização dos meios atuais. A cogeração de energia, definida como a geração simultânea de duas ou mais formas de energia por meio de um único combustível, surge como uma das alternativas para suprir tais necessidades, tendo em vista o seu potencial atrelado. Entre os pontos positivos da adoção desse meio está o uso de combustível renovável – mais especificamente a biomassa – e o aumento da eficiência energética – associada tanto na melhoria do aproveitamento da matéria prima, quanto no aumento de rendimento do processo. Assim, a presente monografia objetiva a apresentação do tema da cogeração de energia inserida em indústrias arrozeiras, utilizando a casca de arroz. Para isso, será realizada uma revisão bibliográfica relacionada às questões técnicas, legais e econômicas. Por fim, serão descritos dois casos práticos que fazem o uso dessa tecnologia.
101 f.
description São características marcantes da atual civilização a forte dependência de insumos energéticos e o aumento incontrolado do consumo destes para atendimento de suas necessidades. Uma prova disso é a constatação do acréscimo da demanda de energia elétrica no Brasil, ano após ano. Com esse constante crescimento, buscam-se maneiras de controlar o descompasso entre consumo e oferta de eletricidade. Evidencia-se assim, a acentuada busca por novas formas de geração de energia, bem como a eficientização dos meios atuais. A cogeração de energia, definida como a geração simultânea de duas ou mais formas de energia por meio de um único combustível, surge como uma das alternativas para suprir tais necessidades, tendo em vista o seu potencial atrelado. Entre os pontos positivos da adoção desse meio está o uso de combustível renovável – mais especificamente a biomassa – e o aumento da eficiência energética – associada tanto na melhoria do aproveitamento da matéria prima, quanto no aumento de rendimento do processo. Assim, a presente monografia objetiva a apresentação do tema da cogeração de energia inserida em indústrias arrozeiras, utilizando a casca de arroz. Para isso, será realizada uma revisão bibliográfica relacionada às questões técnicas, legais e econômicas. Por fim, serão descritos dois casos práticos que fazem o uso dessa tecnologia.
publishDate 2013
dc.date.issued.fl_str_mv 2013-10-22
dc.date.available.fl_str_mv 2013
2013-10-22T17:45:31Z
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2013-10-22T17:45:31Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
status_str publishedVersion
format bachelorThesis
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/1813
DMD_hdl_123456789/1813
url http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/1813
identifier_str_mv DMD_hdl_123456789/1813
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.bitstream.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNIJUI
instname:Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul
instacron:UNIJUI
reponame_str Repositório Institucional da UNIJUI
collection Repositório Institucional da UNIJUI
instname_str Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul
instacron_str UNIJUI
institution UNIJUI
repository.name.fl_str_mv -
repository.mail.fl_str_mv mail@mail.com
_version_ 1623413797759746048