Um estudo sobre atributos estratégicos, vantagens e desafios de redes de pequenas empresas: o caso da Rede Sul 10 de supermercados
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Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNIJUI |
Texto Completo: | http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/2280 |
Resumo: | Com grandes empresas nacionais e multinacionais se aperfeiçoando cada vez mais, e com as exigências atuais dos clientes, os empresários individuais estão buscando novas formas de competir e se manter competitivo em seu ramo de negócio. As redes de cooperação surgiram discretamente há alguns anos e agora se mostram como alternativa para as pequenas, médias e até mesmo grandes empresas desenvolverem novos processos e buscar novas estratégias para se sobressaírem em meio à concorrência. As redes de cooperação levam a seus integrantes vantagens e atributos estratégicos como: aprendizagem coletiva, maior fluidez e flexibilidade, economia de escala, ampliação de mercado, acesso a novos recursos, redução dos custos de transação, melhoria do processo de transação, maior poder de mercado e maior credibilidade organizacional. Em contrapartida existem também dificuldades para analise e desafios futuros que devem ser planejados. Esse conjunto de processos leva as empresas participantes a uma maior competitividade em meio a seu ramo de negocio. |
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Com grandes empresas nacionais e multinacionais se aperfeiçoando cada vez mais, e com as exigências atuais dos clientes, os empresários individuais estão buscando novas formas de competir e se manter competitivo em seu ramo de negócio. As redes de cooperação surgiram discretamente há alguns anos e agora se mostram como alternativa para as pequenas, médias e até mesmo grandes empresas desenvolverem novos processos e buscar novas estratégias para se sobressaírem em meio à concorrência. As redes de cooperação levam a seus integrantes vantagens e atributos estratégicos como: aprendizagem coletiva, maior fluidez e flexibilidade, economia de escala, ampliação de mercado, acesso a novos recursos, redução dos custos de transação, melhoria do processo de transação, maior poder de mercado e maior credibilidade organizacional. Em contrapartida existem também dificuldades para analise e desafios futuros que devem ser planejados. Esse conjunto de processos leva as empresas participantes a uma maior competitividade em meio a seu ramo de negocio. |
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