Educação e responsabilidade pelo mundo no cenário do capitalismo contemporâneo: uma leitura de Hannah Arendt e de Richard Sennett

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Zuchi, Claudir Miguel
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNIJUI
Texto Completo: http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/6059
Resumo: A temática de pesquisa da tese intitulada “A educação e a responsabilidade pelo mundo no cenário do capitalismo contemporâneo: uma leitura de Hannah Arendt e Richard Sennett” objetiva uma compreensão teórica educacional embasada nestes dois teóricos na tentativa de abrir possibilidades de pensar a educação e refletir sobre o espaço público e privado, bem como, a dimensão da atitude dos indivíduos. O esforço teórico-metodológico, bibliográfico, qualitativo e interpretativo, explicita uma dimensão comum entre ambos, embora de tradições diferentes, de tratar da constituição das formas de sociabilidade do mundo moderno. Em Sennett, buscamos uma análise histórico-sociológica da sociedade capitalista moderna e, em Arendt, buscamos compreender a tarefa da política na crise da modernidade e nos inserir no debate da tradição do pensamento filosófico político ocidental, “desenhando”, assim, a possibilidade de pensar a educação como forma de responsabilidade e amor pelo mundo. Hipoteticamente evidencia o desafio da educação na esfera pública e permite reconhecer o percurso assumido pela tese de refletir sobre as razões do declínio do sentido público-político e do compromisso no âmbito da vida social moderna e contemporânea, a partir do desenvolvimento da cultura capitalista moderna e da flexibilização patrocinada pelo capital na contemporaneidade. A análise dessa problemática desafia a escola, o professor e a educação, de modo geral, na ação de desenvolver um eu público ainda na vida escolar, capacitando-o para participar na esfera pública. Esse panorama descrito a partir de Arendt e de Sennett, nesta tese, aponta a preocupação da formação educacional pública, bem como, apresenta a perspectiva da idealidade, em projetar a educação pública como possibilidade para além dos interesses imediatos, formais e privatistas.
id UNIJ_c539f29beca066540bafcac48ea65f7f
oai_identifier_str oai:bibliodigital.unijui.edu.br:123456789/6059
network_acronym_str UNIJ
network_name_str Repositório Institucional da UNIJUI
spelling info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisEducação e responsabilidade pelo mundo no cenário do capitalismo contemporâneo: uma leitura de Hannah Arendt e de Richard Sennett2019-07-2320192019-07-24T00:41:52Z2019-07-24T00:41:52ZA temática de pesquisa da tese intitulada “A educação e a responsabilidade pelo mundo no cenário do capitalismo contemporâneo: uma leitura de Hannah Arendt e Richard Sennett” objetiva uma compreensão teórica educacional embasada nestes dois teóricos na tentativa de abrir possibilidades de pensar a educação e refletir sobre o espaço público e privado, bem como, a dimensão da atitude dos indivíduos. O esforço teórico-metodológico, bibliográfico, qualitativo e interpretativo, explicita uma dimensão comum entre ambos, embora de tradições diferentes, de tratar da constituição das formas de sociabilidade do mundo moderno. Em Sennett, buscamos uma análise histórico-sociológica da sociedade capitalista moderna e, em Arendt, buscamos compreender a tarefa da política na crise da modernidade e nos inserir no debate da tradição do pensamento filosófico político ocidental, “desenhando”, assim, a possibilidade de pensar a educação como forma de responsabilidade e amor pelo mundo. Hipoteticamente evidencia o desafio da educação na esfera pública e permite reconhecer o percurso assumido pela tese de refletir sobre as razões do declínio do sentido público-político e do compromisso no âmbito da vida social moderna e contemporânea, a partir do desenvolvimento da cultura capitalista moderna e da flexibilização patrocinada pelo capital na contemporaneidade. A análise dessa problemática desafia a escola, o professor e a educação, de modo geral, na ação de desenvolver um eu público ainda na vida escolar, capacitando-o para participar na esfera pública. Esse panorama descrito a partir de Arendt e de Sennett, nesta tese, aponta a preocupação da formação educacional pública, bem como, apresenta a perspectiva da idealidade, em projetar a educação pública como possibilidade para além dos interesses imediatos, formais e privatistas.146 f.Ciências humanas.Educação.Responsabilidade pelo mundo.Capitalismo.Arendt.Sennett.http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/6059DMD_hdl_123456789/6059Zuchi, Claudir Miguelporreponame:Repositório Institucional da UNIJUIinstname:Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sulinstacron:UNIJUIinfo:eu-repo/semantics/openAccessClaudir%20Miguel%20Zuchi..pdf.txthttp://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/bitstream/123456789/6059/3/Claudir%20Miguel%20Zuchi..pdf.txttext/plain238806http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/bitstream/123456789/6059/3/Claudir%20Miguel%20Zuchi..pdf.txte61b509fd959656b59992b32706a0614MD5123456789_6059_3Claudir%20Miguel%20Zuchi..pdfhttp://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/bitstream/123456789/6059/1/Claudir%20Miguel%20Zuchi..pdfapplication/pdf738637http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/bitstream/123456789/6059/1/Claudir%20Miguel%20Zuchi..pdf3d0f832589ea6c9ba3cd54bfd6f56e5bMD5123456789_6059_12019-08-03T06:40:01Zmail@mail.com -
dc.title.none.fl_str_mv Educação e responsabilidade pelo mundo no cenário do capitalismo contemporâneo: uma leitura de Hannah Arendt e de Richard Sennett
title Educação e responsabilidade pelo mundo no cenário do capitalismo contemporâneo: uma leitura de Hannah Arendt e de Richard Sennett
spellingShingle Educação e responsabilidade pelo mundo no cenário do capitalismo contemporâneo: uma leitura de Hannah Arendt e de Richard Sennett
Zuchi, Claudir Miguel
Ciências humanas.
Educação.
Responsabilidade pelo mundo.
Capitalismo.
Arendt.
Sennett.
title_short Educação e responsabilidade pelo mundo no cenário do capitalismo contemporâneo: uma leitura de Hannah Arendt e de Richard Sennett
title_full Educação e responsabilidade pelo mundo no cenário do capitalismo contemporâneo: uma leitura de Hannah Arendt e de Richard Sennett
title_fullStr Educação e responsabilidade pelo mundo no cenário do capitalismo contemporâneo: uma leitura de Hannah Arendt e de Richard Sennett
title_full_unstemmed Educação e responsabilidade pelo mundo no cenário do capitalismo contemporâneo: uma leitura de Hannah Arendt e de Richard Sennett
title_sort Educação e responsabilidade pelo mundo no cenário do capitalismo contemporâneo: uma leitura de Hannah Arendt e de Richard Sennett
author Zuchi, Claudir Miguel
author_facet Zuchi, Claudir Miguel
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Zuchi, Claudir Miguel
dc.subject.por.fl_str_mv Ciências humanas.
Educação.
Responsabilidade pelo mundo.
Capitalismo.
Arendt.
Sennett.
topic Ciências humanas.
Educação.
Responsabilidade pelo mundo.
Capitalismo.
Arendt.
Sennett.
dc.description.abstract.none.fl_txt_mv A temática de pesquisa da tese intitulada “A educação e a responsabilidade pelo mundo no cenário do capitalismo contemporâneo: uma leitura de Hannah Arendt e Richard Sennett” objetiva uma compreensão teórica educacional embasada nestes dois teóricos na tentativa de abrir possibilidades de pensar a educação e refletir sobre o espaço público e privado, bem como, a dimensão da atitude dos indivíduos. O esforço teórico-metodológico, bibliográfico, qualitativo e interpretativo, explicita uma dimensão comum entre ambos, embora de tradições diferentes, de tratar da constituição das formas de sociabilidade do mundo moderno. Em Sennett, buscamos uma análise histórico-sociológica da sociedade capitalista moderna e, em Arendt, buscamos compreender a tarefa da política na crise da modernidade e nos inserir no debate da tradição do pensamento filosófico político ocidental, “desenhando”, assim, a possibilidade de pensar a educação como forma de responsabilidade e amor pelo mundo. Hipoteticamente evidencia o desafio da educação na esfera pública e permite reconhecer o percurso assumido pela tese de refletir sobre as razões do declínio do sentido público-político e do compromisso no âmbito da vida social moderna e contemporânea, a partir do desenvolvimento da cultura capitalista moderna e da flexibilização patrocinada pelo capital na contemporaneidade. A análise dessa problemática desafia a escola, o professor e a educação, de modo geral, na ação de desenvolver um eu público ainda na vida escolar, capacitando-o para participar na esfera pública. Esse panorama descrito a partir de Arendt e de Sennett, nesta tese, aponta a preocupação da formação educacional pública, bem como, apresenta a perspectiva da idealidade, em projetar a educação pública como possibilidade para além dos interesses imediatos, formais e privatistas.
146 f.
description A temática de pesquisa da tese intitulada “A educação e a responsabilidade pelo mundo no cenário do capitalismo contemporâneo: uma leitura de Hannah Arendt e Richard Sennett” objetiva uma compreensão teórica educacional embasada nestes dois teóricos na tentativa de abrir possibilidades de pensar a educação e refletir sobre o espaço público e privado, bem como, a dimensão da atitude dos indivíduos. O esforço teórico-metodológico, bibliográfico, qualitativo e interpretativo, explicita uma dimensão comum entre ambos, embora de tradições diferentes, de tratar da constituição das formas de sociabilidade do mundo moderno. Em Sennett, buscamos uma análise histórico-sociológica da sociedade capitalista moderna e, em Arendt, buscamos compreender a tarefa da política na crise da modernidade e nos inserir no debate da tradição do pensamento filosófico político ocidental, “desenhando”, assim, a possibilidade de pensar a educação como forma de responsabilidade e amor pelo mundo. Hipoteticamente evidencia o desafio da educação na esfera pública e permite reconhecer o percurso assumido pela tese de refletir sobre as razões do declínio do sentido público-político e do compromisso no âmbito da vida social moderna e contemporânea, a partir do desenvolvimento da cultura capitalista moderna e da flexibilização patrocinada pelo capital na contemporaneidade. A análise dessa problemática desafia a escola, o professor e a educação, de modo geral, na ação de desenvolver um eu público ainda na vida escolar, capacitando-o para participar na esfera pública. Esse panorama descrito a partir de Arendt e de Sennett, nesta tese, aponta a preocupação da formação educacional pública, bem como, apresenta a perspectiva da idealidade, em projetar a educação pública como possibilidade para além dos interesses imediatos, formais e privatistas.
publishDate 2019
dc.date.issued.fl_str_mv 2019-07-23
dc.date.available.fl_str_mv 2019
2019-07-24T00:41:52Z
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-07-24T00:41:52Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
status_str publishedVersion
format doctoralThesis
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/6059
DMD_hdl_123456789/6059
url http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/6059
identifier_str_mv DMD_hdl_123456789/6059
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.bitstream.fl_str_mv text/plain
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNIJUI
instname:Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul
instacron:UNIJUI
reponame_str Repositório Institucional da UNIJUI
collection Repositório Institucional da UNIJUI
instname_str Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul
instacron_str UNIJUI
institution UNIJUI
repository.name.fl_str_mv -
repository.mail.fl_str_mv mail@mail.com
_version_ 1641003716328816640