Educação e responsabilidade pelo mundo no cenário do capitalismo contemporâneo: uma leitura de Hannah Arendt e de Richard Sennett
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNIJUI |
Texto Completo: | http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/6059 |
Resumo: | A temática de pesquisa da tese intitulada “A educação e a responsabilidade pelo mundo no cenário do capitalismo contemporâneo: uma leitura de Hannah Arendt e Richard Sennett” objetiva uma compreensão teórica educacional embasada nestes dois teóricos na tentativa de abrir possibilidades de pensar a educação e refletir sobre o espaço público e privado, bem como, a dimensão da atitude dos indivíduos. O esforço teórico-metodológico, bibliográfico, qualitativo e interpretativo, explicita uma dimensão comum entre ambos, embora de tradições diferentes, de tratar da constituição das formas de sociabilidade do mundo moderno. Em Sennett, buscamos uma análise histórico-sociológica da sociedade capitalista moderna e, em Arendt, buscamos compreender a tarefa da política na crise da modernidade e nos inserir no debate da tradição do pensamento filosófico político ocidental, “desenhando”, assim, a possibilidade de pensar a educação como forma de responsabilidade e amor pelo mundo. Hipoteticamente evidencia o desafio da educação na esfera pública e permite reconhecer o percurso assumido pela tese de refletir sobre as razões do declínio do sentido público-político e do compromisso no âmbito da vida social moderna e contemporânea, a partir do desenvolvimento da cultura capitalista moderna e da flexibilização patrocinada pelo capital na contemporaneidade. A análise dessa problemática desafia a escola, o professor e a educação, de modo geral, na ação de desenvolver um eu público ainda na vida escolar, capacitando-o para participar na esfera pública. Esse panorama descrito a partir de Arendt e de Sennett, nesta tese, aponta a preocupação da formação educacional pública, bem como, apresenta a perspectiva da idealidade, em projetar a educação pública como possibilidade para além dos interesses imediatos, formais e privatistas. |
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