Análise do Impacto das Fintechs na Cooperativa de Crédito Rural com Interação Solidária

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Weiss, Anderson Luiz Traesel
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNIJUI
Texto Completo: http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/5900
Resumo: O presente trabalho teve como objetivo fazer um estudo sobre as fintechs e compará-lo com a percepção de líderes da Cooperativa de Crédito Rural com Interação Solidária (Cresol), apresentando ao final algumas possíveis soluções para estes harmonizar a relação da Cresol às fintechs. O estudo foi conduzido por meio de uma análise de conteúdo, através de pesquisa exploratória. A coleta de dados foi efetuada por meio de pesquisa bibliográfica e o estudo de campo através de entrevista semiestruturada com cinco diretores da Cresol. A entrevista possibilitou verificar que as fintechs não são vistas pelos entrevistados como um novo modelo tecnológico que viabiliza novos canais de comunicação com o associado. Os entrevistados, na sua maioria, visualizam as fintechs como soluções financeiras pontuais. O estudo permitiu também verificar o posicionamento dos Diretores da Cresol perante situações pré-definidas fundamentadas pelo estudo de Haddad e Hornuf (2016). Perante estas situações, percebeu-se que a cooperativa necessita evoluir em seus serviços financeiros tecnológicos, mas mantendo os fundamentos do cooperativismo. Para tanto, é sugerido, entre outros, o desenvolvimento de um ambiente com associados virtuais, mantendo disponível o atendimento personalizado e humanizado, a fim de sustentar a proximidade com o cooperado.
id UNIJ_cc08081fb6a3e2339cde2736d1b02e18
oai_identifier_str oai:bibliodigital.unijui.edu.br:123456789/5900
network_acronym_str UNIJ
network_name_str Repositório Institucional da UNIJUI
spelling info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisAnálise do Impacto das Fintechs na Cooperativa de Crédito Rural com Interação Solidária2019-05-1520192019-05-15T17:14:34Z2019-05-15T17:14:34ZO presente trabalho teve como objetivo fazer um estudo sobre as fintechs e compará-lo com a percepção de líderes da Cooperativa de Crédito Rural com Interação Solidária (Cresol), apresentando ao final algumas possíveis soluções para estes harmonizar a relação da Cresol às fintechs. O estudo foi conduzido por meio de uma análise de conteúdo, através de pesquisa exploratória. A coleta de dados foi efetuada por meio de pesquisa bibliográfica e o estudo de campo através de entrevista semiestruturada com cinco diretores da Cresol. A entrevista possibilitou verificar que as fintechs não são vistas pelos entrevistados como um novo modelo tecnológico que viabiliza novos canais de comunicação com o associado. Os entrevistados, na sua maioria, visualizam as fintechs como soluções financeiras pontuais. O estudo permitiu também verificar o posicionamento dos Diretores da Cresol perante situações pré-definidas fundamentadas pelo estudo de Haddad e Hornuf (2016). Perante estas situações, percebeu-se que a cooperativa necessita evoluir em seus serviços financeiros tecnológicos, mas mantendo os fundamentos do cooperativismo. Para tanto, é sugerido, entre outros, o desenvolvimento de um ambiente com associados virtuais, mantendo disponível o atendimento personalizado e humanizado, a fim de sustentar a proximidade com o cooperado.31 f.Ciências sociais aplicadas.Fintech.Cresol.Cooperativismo de crédito.http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/5900DMD_hdl_123456789/5900Weiss, Anderson Luiz Traeselporreponame:Repositório Institucional da UNIJUIinstname:Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sulinstacron:UNIJUIinfo:eu-repo/semantics/openAccessAnderson%20Luiz%20Traesel%20Weiss.pdfhttp://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/bitstream/123456789/5900/1/Anderson%20Luiz%20Traesel%20Weiss.pdfapplication/pdf720440http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/bitstream/123456789/5900/1/Anderson%20Luiz%20Traesel%20Weiss.pdfbdaf92426184fb7bdbc54a3032ca1036MD5123456789_5900_12019-05-18T06:51:37Zmail@mail.com -
dc.title.none.fl_str_mv Análise do Impacto das Fintechs na Cooperativa de Crédito Rural com Interação Solidária
title Análise do Impacto das Fintechs na Cooperativa de Crédito Rural com Interação Solidária
spellingShingle Análise do Impacto das Fintechs na Cooperativa de Crédito Rural com Interação Solidária
Weiss, Anderson Luiz Traesel
Ciências sociais aplicadas.
Fintech.
Cresol.
Cooperativismo de crédito.
title_short Análise do Impacto das Fintechs na Cooperativa de Crédito Rural com Interação Solidária
title_full Análise do Impacto das Fintechs na Cooperativa de Crédito Rural com Interação Solidária
title_fullStr Análise do Impacto das Fintechs na Cooperativa de Crédito Rural com Interação Solidária
title_full_unstemmed Análise do Impacto das Fintechs na Cooperativa de Crédito Rural com Interação Solidária
title_sort Análise do Impacto das Fintechs na Cooperativa de Crédito Rural com Interação Solidária
author Weiss, Anderson Luiz Traesel
author_facet Weiss, Anderson Luiz Traesel
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Weiss, Anderson Luiz Traesel
dc.subject.por.fl_str_mv Ciências sociais aplicadas.
Fintech.
Cresol.
Cooperativismo de crédito.
topic Ciências sociais aplicadas.
Fintech.
Cresol.
Cooperativismo de crédito.
dc.description.abstract.none.fl_txt_mv O presente trabalho teve como objetivo fazer um estudo sobre as fintechs e compará-lo com a percepção de líderes da Cooperativa de Crédito Rural com Interação Solidária (Cresol), apresentando ao final algumas possíveis soluções para estes harmonizar a relação da Cresol às fintechs. O estudo foi conduzido por meio de uma análise de conteúdo, através de pesquisa exploratória. A coleta de dados foi efetuada por meio de pesquisa bibliográfica e o estudo de campo através de entrevista semiestruturada com cinco diretores da Cresol. A entrevista possibilitou verificar que as fintechs não são vistas pelos entrevistados como um novo modelo tecnológico que viabiliza novos canais de comunicação com o associado. Os entrevistados, na sua maioria, visualizam as fintechs como soluções financeiras pontuais. O estudo permitiu também verificar o posicionamento dos Diretores da Cresol perante situações pré-definidas fundamentadas pelo estudo de Haddad e Hornuf (2016). Perante estas situações, percebeu-se que a cooperativa necessita evoluir em seus serviços financeiros tecnológicos, mas mantendo os fundamentos do cooperativismo. Para tanto, é sugerido, entre outros, o desenvolvimento de um ambiente com associados virtuais, mantendo disponível o atendimento personalizado e humanizado, a fim de sustentar a proximidade com o cooperado.
31 f.
description O presente trabalho teve como objetivo fazer um estudo sobre as fintechs e compará-lo com a percepção de líderes da Cooperativa de Crédito Rural com Interação Solidária (Cresol), apresentando ao final algumas possíveis soluções para estes harmonizar a relação da Cresol às fintechs. O estudo foi conduzido por meio de uma análise de conteúdo, através de pesquisa exploratória. A coleta de dados foi efetuada por meio de pesquisa bibliográfica e o estudo de campo através de entrevista semiestruturada com cinco diretores da Cresol. A entrevista possibilitou verificar que as fintechs não são vistas pelos entrevistados como um novo modelo tecnológico que viabiliza novos canais de comunicação com o associado. Os entrevistados, na sua maioria, visualizam as fintechs como soluções financeiras pontuais. O estudo permitiu também verificar o posicionamento dos Diretores da Cresol perante situações pré-definidas fundamentadas pelo estudo de Haddad e Hornuf (2016). Perante estas situações, percebeu-se que a cooperativa necessita evoluir em seus serviços financeiros tecnológicos, mas mantendo os fundamentos do cooperativismo. Para tanto, é sugerido, entre outros, o desenvolvimento de um ambiente com associados virtuais, mantendo disponível o atendimento personalizado e humanizado, a fim de sustentar a proximidade com o cooperado.
publishDate 2019
dc.date.issued.fl_str_mv 2019-05-15
dc.date.available.fl_str_mv 2019
2019-05-15T17:14:34Z
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-05-15T17:14:34Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
status_str publishedVersion
format bachelorThesis
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/5900
DMD_hdl_123456789/5900
url http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/5900
identifier_str_mv DMD_hdl_123456789/5900
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.bitstream.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNIJUI
instname:Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul
instacron:UNIJUI
reponame_str Repositório Institucional da UNIJUI
collection Repositório Institucional da UNIJUI
instname_str Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul
instacron_str UNIJUI
institution UNIJUI
repository.name.fl_str_mv -
repository.mail.fl_str_mv mail@mail.com
_version_ 1633935050062954496