Modernização de um sistema de armazenamento de grãos numa empresa rural de Jóia - RS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Eickhoff, Fernando
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNIJUI
Texto Completo: http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/1789
Resumo: O Brasil não possui capacidade para armazenar toda sua produção de grãos que cresce a cada ano. Os agricultores são dependentes das empresas intermediárias para negociar sua produção, assim deixando de ganhar uma margem maior de lucro sobre a produção. Após produzir os grãos surge a necessidade de armazenar. Assim, a cada ano cresce o número de armazéns construídos por empresas ou pelos próprios agricultores. Armazenando em sua própria unidade de produção o produtor pode agregar valor a seu produto, tendo mais segurança e podendo especular no mercado. Além disso, poderá também comercializar os subprodutos que iriam ser descontados se entregues em empresas do ramo, transformando-os em excedentes dentro da empresa rural. Também pode conseguir fretes com preços mais acessíveis, pois a concorrência é menor na entressafra. Todavia, antes de modernizar um sistema de armazenamento de grãos na propriedade, deve ser feito um estudo minucioso sobre os custos da implantação, pois estes são muito altos, devendo-se assim realizar um estudo da viabilidade econômica do projeto. O presente trabalho foi realizado em uma empresa rural no município de Jóia, no Rio Grande do Sul, a qual possui uma área de 1.127 hectares, das quais 1.100 são de superfície agrícola útil, onde são cultivados soja, aveia branca, aveia preta e trigo. A empresa rural tem uma produção média anual de 44.000 sacas de soja, uma produção anual de 32.000 sacas de trigo e uma média de aveia branca 7.500 sacas anualmente. Os resultados do estudo comprovaram que, armazenar a produção na empresa rural pode ser uma opção viável, com um aumento na sua renda anual, graças aos melhores preços na comercialização, e aproveitando os resíduos da pré-limpeza ou limpeza transformando-os dentro da empresa rural e/ou comercializando-os.
id UNIJ_cd2050bd1c2779202d2ae8323880f565
oai_identifier_str oai:bibliodigital.unijui.edu.br:123456789/1789
network_acronym_str UNIJ
network_name_str Repositório Institucional da UNIJUI
spelling info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisModernização de um sistema de armazenamento de grãos numa empresa rural de Jóia - RS2013-09-1320132013-09-13T14:00:19Z2013-09-13T14:00:19ZO Brasil não possui capacidade para armazenar toda sua produção de grãos que cresce a cada ano. Os agricultores são dependentes das empresas intermediárias para negociar sua produção, assim deixando de ganhar uma margem maior de lucro sobre a produção. Após produzir os grãos surge a necessidade de armazenar. Assim, a cada ano cresce o número de armazéns construídos por empresas ou pelos próprios agricultores. Armazenando em sua própria unidade de produção o produtor pode agregar valor a seu produto, tendo mais segurança e podendo especular no mercado. Além disso, poderá também comercializar os subprodutos que iriam ser descontados se entregues em empresas do ramo, transformando-os em excedentes dentro da empresa rural. Também pode conseguir fretes com preços mais acessíveis, pois a concorrência é menor na entressafra. Todavia, antes de modernizar um sistema de armazenamento de grãos na propriedade, deve ser feito um estudo minucioso sobre os custos da implantação, pois estes são muito altos, devendo-se assim realizar um estudo da viabilidade econômica do projeto. O presente trabalho foi realizado em uma empresa rural no município de Jóia, no Rio Grande do Sul, a qual possui uma área de 1.127 hectares, das quais 1.100 são de superfície agrícola útil, onde são cultivados soja, aveia branca, aveia preta e trigo. A empresa rural tem uma produção média anual de 44.000 sacas de soja, uma produção anual de 32.000 sacas de trigo e uma média de aveia branca 7.500 sacas anualmente. Os resultados do estudo comprovaram que, armazenar a produção na empresa rural pode ser uma opção viável, com um aumento na sua renda anual, graças aos melhores preços na comercialização, e aproveitando os resíduos da pré-limpeza ou limpeza transformando-os dentro da empresa rural e/ou comercializando-os.49 f.ProjetosArmazenamentoViabilidadeEmpresa ruralAgronomiaCiências Agráriashttp://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/1789DMD_hdl_123456789/1789Eickhoff, Fernandoporreponame:Repositório Institucional da UNIJUIinstname:Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sulinstacron:UNIJUIinfo:eu-repo/semantics/openAccessfernando%20%20tcc%20.pdfhttp://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/bitstream/123456789/1789/1/fernando%20%20tcc%20.pdfapplication/pdf1688404http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/bitstream/123456789/1789/1/fernando%20%20tcc%20.pdf2a050b3e7a86faaa4246f5c1daac8198MD5123456789_1789_12019-01-21T12:44:02Zmail@mail.com -
dc.title.none.fl_str_mv Modernização de um sistema de armazenamento de grãos numa empresa rural de Jóia - RS
title Modernização de um sistema de armazenamento de grãos numa empresa rural de Jóia - RS
spellingShingle Modernização de um sistema de armazenamento de grãos numa empresa rural de Jóia - RS
Eickhoff, Fernando
Projetos
Armazenamento
Viabilidade
Empresa rural
Agronomia
Ciências Agrárias
title_short Modernização de um sistema de armazenamento de grãos numa empresa rural de Jóia - RS
title_full Modernização de um sistema de armazenamento de grãos numa empresa rural de Jóia - RS
title_fullStr Modernização de um sistema de armazenamento de grãos numa empresa rural de Jóia - RS
title_full_unstemmed Modernização de um sistema de armazenamento de grãos numa empresa rural de Jóia - RS
title_sort Modernização de um sistema de armazenamento de grãos numa empresa rural de Jóia - RS
author Eickhoff, Fernando
author_facet Eickhoff, Fernando
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Eickhoff, Fernando
dc.subject.por.fl_str_mv Projetos
Armazenamento
Viabilidade
Empresa rural
Agronomia
Ciências Agrárias
topic Projetos
Armazenamento
Viabilidade
Empresa rural
Agronomia
Ciências Agrárias
dc.description.abstract.none.fl_txt_mv O Brasil não possui capacidade para armazenar toda sua produção de grãos que cresce a cada ano. Os agricultores são dependentes das empresas intermediárias para negociar sua produção, assim deixando de ganhar uma margem maior de lucro sobre a produção. Após produzir os grãos surge a necessidade de armazenar. Assim, a cada ano cresce o número de armazéns construídos por empresas ou pelos próprios agricultores. Armazenando em sua própria unidade de produção o produtor pode agregar valor a seu produto, tendo mais segurança e podendo especular no mercado. Além disso, poderá também comercializar os subprodutos que iriam ser descontados se entregues em empresas do ramo, transformando-os em excedentes dentro da empresa rural. Também pode conseguir fretes com preços mais acessíveis, pois a concorrência é menor na entressafra. Todavia, antes de modernizar um sistema de armazenamento de grãos na propriedade, deve ser feito um estudo minucioso sobre os custos da implantação, pois estes são muito altos, devendo-se assim realizar um estudo da viabilidade econômica do projeto. O presente trabalho foi realizado em uma empresa rural no município de Jóia, no Rio Grande do Sul, a qual possui uma área de 1.127 hectares, das quais 1.100 são de superfície agrícola útil, onde são cultivados soja, aveia branca, aveia preta e trigo. A empresa rural tem uma produção média anual de 44.000 sacas de soja, uma produção anual de 32.000 sacas de trigo e uma média de aveia branca 7.500 sacas anualmente. Os resultados do estudo comprovaram que, armazenar a produção na empresa rural pode ser uma opção viável, com um aumento na sua renda anual, graças aos melhores preços na comercialização, e aproveitando os resíduos da pré-limpeza ou limpeza transformando-os dentro da empresa rural e/ou comercializando-os.
49 f.
description O Brasil não possui capacidade para armazenar toda sua produção de grãos que cresce a cada ano. Os agricultores são dependentes das empresas intermediárias para negociar sua produção, assim deixando de ganhar uma margem maior de lucro sobre a produção. Após produzir os grãos surge a necessidade de armazenar. Assim, a cada ano cresce o número de armazéns construídos por empresas ou pelos próprios agricultores. Armazenando em sua própria unidade de produção o produtor pode agregar valor a seu produto, tendo mais segurança e podendo especular no mercado. Além disso, poderá também comercializar os subprodutos que iriam ser descontados se entregues em empresas do ramo, transformando-os em excedentes dentro da empresa rural. Também pode conseguir fretes com preços mais acessíveis, pois a concorrência é menor na entressafra. Todavia, antes de modernizar um sistema de armazenamento de grãos na propriedade, deve ser feito um estudo minucioso sobre os custos da implantação, pois estes são muito altos, devendo-se assim realizar um estudo da viabilidade econômica do projeto. O presente trabalho foi realizado em uma empresa rural no município de Jóia, no Rio Grande do Sul, a qual possui uma área de 1.127 hectares, das quais 1.100 são de superfície agrícola útil, onde são cultivados soja, aveia branca, aveia preta e trigo. A empresa rural tem uma produção média anual de 44.000 sacas de soja, uma produção anual de 32.000 sacas de trigo e uma média de aveia branca 7.500 sacas anualmente. Os resultados do estudo comprovaram que, armazenar a produção na empresa rural pode ser uma opção viável, com um aumento na sua renda anual, graças aos melhores preços na comercialização, e aproveitando os resíduos da pré-limpeza ou limpeza transformando-os dentro da empresa rural e/ou comercializando-os.
publishDate 2013
dc.date.issued.fl_str_mv 2013-09-13
dc.date.available.fl_str_mv 2013
2013-09-13T14:00:19Z
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2013-09-13T14:00:19Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
status_str publishedVersion
format bachelorThesis
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/1789
DMD_hdl_123456789/1789
url http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/1789
identifier_str_mv DMD_hdl_123456789/1789
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.bitstream.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNIJUI
instname:Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul
instacron:UNIJUI
reponame_str Repositório Institucional da UNIJUI
collection Repositório Institucional da UNIJUI
instname_str Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul
instacron_str UNIJUI
institution UNIJUI
repository.name.fl_str_mv -
repository.mail.fl_str_mv mail@mail.com
_version_ 1623413709106839552