Ambivalência, educação e solidariedade no horizonte da pluralidade "com" e "a partir de" Zygmunt Bauman
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNIJUI |
Texto Completo: | http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/6065 |
Resumo: | Pensar a produção teórica baumaniana como operação de pensamento desenvolvendo- se no interior de uma alternativa paradigmática, a ambivalência, e deste território encontrar um caminho para pensar a educação e a solidariedade é objetivo principal desta tese. A ado- ção da metodologia hermenêutica e da pesquisa bibliográfica com características monográfi- cas elege obras referenciais das três fases do pensamento baumaniano, centrais no pensar a Ambivalência, a educação e a solidariedade no horizonte da pluralidade ―com‖ e ―a partir de‖ Zygmunt Bauman. Um conjunto de problematizações, em três momentos, compõe o texto que desenvolve uma investigação acerca da possibilidade de vislumbrar vínculos entre a educação e a solidariedade, no pensamento baumaniano e a partir dele. O primeiro movimento ocupa-se em debater as fontes das quais Bauman se apropria para desenvolver seu percurso teórico. O segundo momento pensa uma estrutura paradigmática da ambivalência. O terceiro momento, considerando apresentada a existência de um paradigma da ambivalência, presença no mundo simbólico/imaginário e no mundo real/concreto, desenvolve-se no enfrentamento da possibili- dade de pensar a educação e a solidariedade como residuais de alguma solidez no mundo líquido/volátil. Parece que os elementos da condição humana como a comunidade plural e o diálogo autêntico instituem as possibilidades de educação e de solidriedade na comunidade pendular entre segurança e liberdade, identidade e comunidade. A ambivalência presente no mundo humano, nas dimensões do real/concreto/existência e da lingua- gem/simbólico/imaginário, interpela os indivíduos a movimentos hermenêuticos pluralizado- res de onde advém o aprendizado da efetividade do dialógico e da constituição de movimen- tos de solidariedade embalados pelo pêndulo da relação paradoxal entre segurança e liberda- de, indivíduo e comunidade, sólido e líquido |
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