Levantamento visual contínuo em duas rodovias estaduais da Região Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNIJUI |
Texto Completo: | http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/3399 |
Resumo: | A pavimentação rodoviária é indispensável ao desenvolvimento da sociedade, visto que esse sistema oportuniza o deslocamento de pessoas e cargas. No entanto, conforme pesquisa realizada pela Confederação Nacional dos Transportes, na região Sul, a partir de 8.295 quilômetros analisados, aproximadamente 67% dos pavimentos apresentam algum tipo de deficiência. Portanto, a fim de propor melhorias nesse campo, serão analisadas as condições funcionais atuais de trechos das rodovias estaduais ERS 342 e ERS 305 acerca da condição da superfície das mesmas, caracterizando seus níveis de trafegabilidade, analisando os defeitos encontrados e sua frequência, bem como propondo uma estimativa para as soluções plausíveis. A pesquisa aplicada elaborada é de base exploratória, a qual compreende a análise bibliográfica na busca de informações, especialmente das normas vigentes que descrevem tanto a terminologia quanto os procedimentos utilizados na execução da avaliação, bem como pesquisas de campo, nas quais ocorrerá o levantamento de dados sobre as características predominantes na pista e questões relacionadas ao projeto. A contagem de tráfego realizada baseia-se no Manual de Estudos de Tráfego e o Levantamento Visual Contínuo na normativa 008/2013, ambas do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transporte. Nesse contexto, obteve-se que ambas as rodovias constituem vias de tráfego médio, sendo que na ERS 342 predominam os trincamentos (25% da pista), desgaste (18%) e panelas ou buracos (17%), enquanto que a ERS 305 apresenta 22% do revestimento com desgaste e 20% com trincamento. Considerando o estado da superfície, a primeira rodovia apresenta estado péssimo, já a segunda, características regulares. Ambas rodovias demandam medidas de restauração, sendo que o grande diferencial está nos custos empreendidos para a melhoria das condições de cada uma. Embora a aplicabilidade da metodologia proposta seja simplória, as condições de muitas vias esbarram em obstáculos como a ausência de planejamento, ou ainda a precariedade de recursos, o que acarreta um círculo vicioso no qual, o planejamento não é executado em função da carência de recursos, e posteriormente os recursos não serão mais os mesmos para a realização dos planejamentos atuais. |
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A pavimentação rodoviária é indispensável ao desenvolvimento da sociedade, visto que esse sistema oportuniza o deslocamento de pessoas e cargas. No entanto, conforme pesquisa realizada pela Confederação Nacional dos Transportes, na região Sul, a partir de 8.295 quilômetros analisados, aproximadamente 67% dos pavimentos apresentam algum tipo de deficiência. Portanto, a fim de propor melhorias nesse campo, serão analisadas as condições funcionais atuais de trechos das rodovias estaduais ERS 342 e ERS 305 acerca da condição da superfície das mesmas, caracterizando seus níveis de trafegabilidade, analisando os defeitos encontrados e sua frequência, bem como propondo uma estimativa para as soluções plausíveis. A pesquisa aplicada elaborada é de base exploratória, a qual compreende a análise bibliográfica na busca de informações, especialmente das normas vigentes que descrevem tanto a terminologia quanto os procedimentos utilizados na execução da avaliação, bem como pesquisas de campo, nas quais ocorrerá o levantamento de dados sobre as características predominantes na pista e questões relacionadas ao projeto. A contagem de tráfego realizada baseia-se no Manual de Estudos de Tráfego e o Levantamento Visual Contínuo na normativa 008/2013, ambas do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transporte. Nesse contexto, obteve-se que ambas as rodovias constituem vias de tráfego médio, sendo que na ERS 342 predominam os trincamentos (25% da pista), desgaste (18%) e panelas ou buracos (17%), enquanto que a ERS 305 apresenta 22% do revestimento com desgaste e 20% com trincamento. Considerando o estado da superfície, a primeira rodovia apresenta estado péssimo, já a segunda, características regulares. Ambas rodovias demandam medidas de restauração, sendo que o grande diferencial está nos custos empreendidos para a melhoria das condições de cada uma. Embora a aplicabilidade da metodologia proposta seja simplória, as condições de muitas vias esbarram em obstáculos como a ausência de planejamento, ou ainda a precariedade de recursos, o que acarreta um círculo vicioso no qual, o planejamento não é executado em função da carência de recursos, e posteriormente os recursos não serão mais os mesmos para a realização dos planejamentos atuais. 101 f. |
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A pavimentação rodoviária é indispensável ao desenvolvimento da sociedade, visto que esse sistema oportuniza o deslocamento de pessoas e cargas. No entanto, conforme pesquisa realizada pela Confederação Nacional dos Transportes, na região Sul, a partir de 8.295 quilômetros analisados, aproximadamente 67% dos pavimentos apresentam algum tipo de deficiência. Portanto, a fim de propor melhorias nesse campo, serão analisadas as condições funcionais atuais de trechos das rodovias estaduais ERS 342 e ERS 305 acerca da condição da superfície das mesmas, caracterizando seus níveis de trafegabilidade, analisando os defeitos encontrados e sua frequência, bem como propondo uma estimativa para as soluções plausíveis. A pesquisa aplicada elaborada é de base exploratória, a qual compreende a análise bibliográfica na busca de informações, especialmente das normas vigentes que descrevem tanto a terminologia quanto os procedimentos utilizados na execução da avaliação, bem como pesquisas de campo, nas quais ocorrerá o levantamento de dados sobre as características predominantes na pista e questões relacionadas ao projeto. A contagem de tráfego realizada baseia-se no Manual de Estudos de Tráfego e o Levantamento Visual Contínuo na normativa 008/2013, ambas do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transporte. Nesse contexto, obteve-se que ambas as rodovias constituem vias de tráfego médio, sendo que na ERS 342 predominam os trincamentos (25% da pista), desgaste (18%) e panelas ou buracos (17%), enquanto que a ERS 305 apresenta 22% do revestimento com desgaste e 20% com trincamento. Considerando o estado da superfície, a primeira rodovia apresenta estado péssimo, já a segunda, características regulares. Ambas rodovias demandam medidas de restauração, sendo que o grande diferencial está nos custos empreendidos para a melhoria das condições de cada uma. Embora a aplicabilidade da metodologia proposta seja simplória, as condições de muitas vias esbarram em obstáculos como a ausência de planejamento, ou ainda a precariedade de recursos, o que acarreta um círculo vicioso no qual, o planejamento não é executado em função da carência de recursos, e posteriormente os recursos não serão mais os mesmos para a realização dos planejamentos atuais. |
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