Rádio e convergência: um panorama das emissoras de rádio na cidade de Ijuí/RS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rutilli, Marizandra
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNIJUI
Texto Completo: http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/1593
Resumo: Com a convergência digital o rádio precisou se reinventar. A internet surgiu inicialmente como uma nova plataforma de difusão, mas aos poucos provocou no rádio profundas mudanças nos modos de produção, distribuição e interação. O que se vivencia hoje é uma verdadeira simbiose entre rádio e internet, que agrega estratégias multimídias e hipertextuais. O Rádio, agora, com seus noventa anos, completados vem se mostrando maduro e aberto às novas tecnologias. Esta pesquisa busca identificar a realidade nas seis rádios ijuienses, quanto o produção de conteúdo multimídia, como a utilização da internet para transmissão da programação. Para tanto, o estudo baseia-se num estudo de caso múltiplo, com abordagem qualitativa, através de questionários, que foram distribuídos para as emissoras de Ijuí. Este estudo analisa a produção do rádio convergente neste município através de estudo bibliográfico que retoma os conceitos sobre o rádio e analisa as produções dos conteúdos para a web nos sites das emissoras ijuienses, além de outras particularidades das emissoras. Como resultado aponta-se que a convergência se dá diretamente nas emissoras do segmento AM, e em emissoras com mais tempo de atuação local e regional. Já as emissoras do segmento FM, não fazem uso, em sua grande maioria, da produção de conteúdo específico para o site das emissoras.
id UNIJ_d934cb485b81364841a9013b84b0fc80
oai_identifier_str oai:bibliodigital.unijui.edu.br:123456789/1593
network_acronym_str UNIJ
network_name_str Repositório Institucional da UNIJUI
spelling info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisRádio e convergência: um panorama das emissoras de rádio na cidade de Ijuí/RS2013-04-0320122013-04-03T17:58:12Z2013-04-03T17:58:12ZCom a convergência digital o rádio precisou se reinventar. A internet surgiu inicialmente como uma nova plataforma de difusão, mas aos poucos provocou no rádio profundas mudanças nos modos de produção, distribuição e interação. O que se vivencia hoje é uma verdadeira simbiose entre rádio e internet, que agrega estratégias multimídias e hipertextuais. O Rádio, agora, com seus noventa anos, completados vem se mostrando maduro e aberto às novas tecnologias. Esta pesquisa busca identificar a realidade nas seis rádios ijuienses, quanto o produção de conteúdo multimídia, como a utilização da internet para transmissão da programação. Para tanto, o estudo baseia-se num estudo de caso múltiplo, com abordagem qualitativa, através de questionários, que foram distribuídos para as emissoras de Ijuí. Este estudo analisa a produção do rádio convergente neste município através de estudo bibliográfico que retoma os conceitos sobre o rádio e analisa as produções dos conteúdos para a web nos sites das emissoras ijuienses, além de outras particularidades das emissoras. Como resultado aponta-se que a convergência se dá diretamente nas emissoras do segmento AM, e em emissoras com mais tempo de atuação local e regional. Já as emissoras do segmento FM, não fazem uso, em sua grande maioria, da produção de conteúdo específico para o site das emissoras.60 f.Convergência midiáticaRadiojornalismoEstratégias de produçãoComunicação socialJornalismoCiências Sociais Aplicadashttp://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/1593DMD_hdl_123456789/1593Rutilli, Marizandraporreponame:Repositório Institucional da UNIJUIinstname:Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sulinstacron:UNIJUIinfo:eu-repo/semantics/openAccessMarizandra%20Monografia%20Vers%c3%a3o%20entregue.pdfhttp://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/bitstream/123456789/1593/1/Marizandra%20Monografia%20Vers%c3%a3o%20entregue.pdfapplication/pdf502188http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/bitstream/123456789/1593/1/Marizandra%20Monografia%20Vers%c3%a3o%20entregue.pdfdefc91e7961b45fde69797e356e4eb83MD5123456789_1593_12019-01-21T12:43:56Zmail@mail.com -
dc.title.none.fl_str_mv Rádio e convergência: um panorama das emissoras de rádio na cidade de Ijuí/RS
title Rádio e convergência: um panorama das emissoras de rádio na cidade de Ijuí/RS
spellingShingle Rádio e convergência: um panorama das emissoras de rádio na cidade de Ijuí/RS
Rutilli, Marizandra
Convergência midiática
Radiojornalismo
Estratégias de produção
Comunicação social
Jornalismo
Ciências Sociais Aplicadas
title_short Rádio e convergência: um panorama das emissoras de rádio na cidade de Ijuí/RS
title_full Rádio e convergência: um panorama das emissoras de rádio na cidade de Ijuí/RS
title_fullStr Rádio e convergência: um panorama das emissoras de rádio na cidade de Ijuí/RS
title_full_unstemmed Rádio e convergência: um panorama das emissoras de rádio na cidade de Ijuí/RS
title_sort Rádio e convergência: um panorama das emissoras de rádio na cidade de Ijuí/RS
author Rutilli, Marizandra
author_facet Rutilli, Marizandra
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Rutilli, Marizandra
dc.subject.por.fl_str_mv Convergência midiática
Radiojornalismo
Estratégias de produção
Comunicação social
Jornalismo
Ciências Sociais Aplicadas
topic Convergência midiática
Radiojornalismo
Estratégias de produção
Comunicação social
Jornalismo
Ciências Sociais Aplicadas
dc.description.abstract.none.fl_txt_mv Com a convergência digital o rádio precisou se reinventar. A internet surgiu inicialmente como uma nova plataforma de difusão, mas aos poucos provocou no rádio profundas mudanças nos modos de produção, distribuição e interação. O que se vivencia hoje é uma verdadeira simbiose entre rádio e internet, que agrega estratégias multimídias e hipertextuais. O Rádio, agora, com seus noventa anos, completados vem se mostrando maduro e aberto às novas tecnologias. Esta pesquisa busca identificar a realidade nas seis rádios ijuienses, quanto o produção de conteúdo multimídia, como a utilização da internet para transmissão da programação. Para tanto, o estudo baseia-se num estudo de caso múltiplo, com abordagem qualitativa, através de questionários, que foram distribuídos para as emissoras de Ijuí. Este estudo analisa a produção do rádio convergente neste município através de estudo bibliográfico que retoma os conceitos sobre o rádio e analisa as produções dos conteúdos para a web nos sites das emissoras ijuienses, além de outras particularidades das emissoras. Como resultado aponta-se que a convergência se dá diretamente nas emissoras do segmento AM, e em emissoras com mais tempo de atuação local e regional. Já as emissoras do segmento FM, não fazem uso, em sua grande maioria, da produção de conteúdo específico para o site das emissoras.
60 f.
description Com a convergência digital o rádio precisou se reinventar. A internet surgiu inicialmente como uma nova plataforma de difusão, mas aos poucos provocou no rádio profundas mudanças nos modos de produção, distribuição e interação. O que se vivencia hoje é uma verdadeira simbiose entre rádio e internet, que agrega estratégias multimídias e hipertextuais. O Rádio, agora, com seus noventa anos, completados vem se mostrando maduro e aberto às novas tecnologias. Esta pesquisa busca identificar a realidade nas seis rádios ijuienses, quanto o produção de conteúdo multimídia, como a utilização da internet para transmissão da programação. Para tanto, o estudo baseia-se num estudo de caso múltiplo, com abordagem qualitativa, através de questionários, que foram distribuídos para as emissoras de Ijuí. Este estudo analisa a produção do rádio convergente neste município através de estudo bibliográfico que retoma os conceitos sobre o rádio e analisa as produções dos conteúdos para a web nos sites das emissoras ijuienses, além de outras particularidades das emissoras. Como resultado aponta-se que a convergência se dá diretamente nas emissoras do segmento AM, e em emissoras com mais tempo de atuação local e regional. Já as emissoras do segmento FM, não fazem uso, em sua grande maioria, da produção de conteúdo específico para o site das emissoras.
publishDate 2012
dc.date.available.fl_str_mv 2012
2013-04-03T17:58:12Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2013-04-03
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2013-04-03T17:58:12Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
status_str publishedVersion
format bachelorThesis
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/1593
DMD_hdl_123456789/1593
url http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/1593
identifier_str_mv DMD_hdl_123456789/1593
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.bitstream.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNIJUI
instname:Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul
instacron:UNIJUI
reponame_str Repositório Institucional da UNIJUI
collection Repositório Institucional da UNIJUI
instname_str Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul
instacron_str UNIJUI
institution UNIJUI
repository.name.fl_str_mv -
repository.mail.fl_str_mv mail@mail.com
_version_ 1623413617878630400