Análise da influência da cinza de casca de arroz nas propriedades do concreto

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Blatt, Gabriela
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNIJUI
Texto Completo: http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/5101
Resumo: Conforme literatura, a utilização de cinzas, advindas de processos de combustão para geração de energia na forma de adição mineral no concreto de cimento Portland vem sendo estudada e incentivada a um longo tempo, por dois principais fatores: preocupação ambiental com a poluição causada por elas ao serem depositadas de maneira indevida na natureza e a economia de energia na produção do material ao comparar com o cimento Portland. Dentre as cinzas geradas em processos agroindustriais é a cinza de casca de arroz (CCA), por esta possuir uma elevada atividade pozolânica que confere propriedades positivas ao concreto, como apresenta diversas pesquisas na área. Em virtude dos problemas ambientais causados pela CCA e pela possibilidade de causar impacto na sustentabilidade ao ser aplicada à construção civil, o presente trabalho objetiva avaliar a influência da CCA nas propriedades do concreto no seu estado fresco e endurecido, a partir da análise de corpos de prova com substituição de cimento Portland por CCA em teores de 10 e 20% com e sem o uso de aditivo. O programa experimental iniciou pela caracterização dos materiais utilizados, de maneira que se pudesse calcular a dosagem ideal da mistura de concreto, em seguida foram moldados os corpos de prova, utilizados para analisar a influência da adição nas propriedades mecânicas e durabilidade (a partir do ensaio de absorção por capilaridade). Para avaliar a influência no estado fresco, foi realizado ensaio de tempo de pega. Os resultados obtiveram resultados positivos de durabilidade e resistência, na maior parte dos casos em idades mais avançadas (77 dias). Com o emprego da CCA no estado fresco, a mistura apresentou um retardo no tempo de início e fim de pega.
id UNIJ_db0026b7c73e8c54971e5b5cbd227cf9
oai_identifier_str oai:bibliodigital.unijui.edu.br:123456789/5101
network_acronym_str UNIJ
network_name_str Repositório Institucional da UNIJUI
spelling info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisAnálise da influência da cinza de casca de arroz nas propriedades do concreto2018-07-0420162018-07-04T23:35:09Z2018-07-04T23:35:09ZConforme literatura, a utilização de cinzas, advindas de processos de combustão para geração de energia na forma de adição mineral no concreto de cimento Portland vem sendo estudada e incentivada a um longo tempo, por dois principais fatores: preocupação ambiental com a poluição causada por elas ao serem depositadas de maneira indevida na natureza e a economia de energia na produção do material ao comparar com o cimento Portland. Dentre as cinzas geradas em processos agroindustriais é a cinza de casca de arroz (CCA), por esta possuir uma elevada atividade pozolânica que confere propriedades positivas ao concreto, como apresenta diversas pesquisas na área. Em virtude dos problemas ambientais causados pela CCA e pela possibilidade de causar impacto na sustentabilidade ao ser aplicada à construção civil, o presente trabalho objetiva avaliar a influência da CCA nas propriedades do concreto no seu estado fresco e endurecido, a partir da análise de corpos de prova com substituição de cimento Portland por CCA em teores de 10 e 20% com e sem o uso de aditivo. O programa experimental iniciou pela caracterização dos materiais utilizados, de maneira que se pudesse calcular a dosagem ideal da mistura de concreto, em seguida foram moldados os corpos de prova, utilizados para analisar a influência da adição nas propriedades mecânicas e durabilidade (a partir do ensaio de absorção por capilaridade). Para avaliar a influência no estado fresco, foi realizado ensaio de tempo de pega. Os resultados obtiveram resultados positivos de durabilidade e resistência, na maior parte dos casos em idades mais avançadas (77 dias). Com o emprego da CCA no estado fresco, a mistura apresentou um retardo no tempo de início e fim de pega.87 f.EngenhariasEngenharia CivilAdições mineraisCinza de casca de arrozSustentabilidadehttp://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/5101DMD_hdl_123456789/5101Blatt, Gabrielaporreponame:Repositório Institucional da UNIJUIinstname:Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sulinstacron:UNIJUIinfo:eu-repo/semantics/openAccessGabriela%20Blatt.pdfhttp://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/bitstream/123456789/5101/1/Gabriela%20Blatt.pdfapplication/pdf1974423http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/bitstream/123456789/5101/1/Gabriela%20Blatt.pdf8473f8bc7fab9932d12e300a257d9ab1MD5123456789_5101_12019-01-21T12:45:49Zmail@mail.com -
dc.title.none.fl_str_mv Análise da influência da cinza de casca de arroz nas propriedades do concreto
title Análise da influência da cinza de casca de arroz nas propriedades do concreto
spellingShingle Análise da influência da cinza de casca de arroz nas propriedades do concreto
Blatt, Gabriela
Engenharias
Engenharia Civil
Adições minerais
Cinza de casca de arroz
Sustentabilidade
title_short Análise da influência da cinza de casca de arroz nas propriedades do concreto
title_full Análise da influência da cinza de casca de arroz nas propriedades do concreto
title_fullStr Análise da influência da cinza de casca de arroz nas propriedades do concreto
title_full_unstemmed Análise da influência da cinza de casca de arroz nas propriedades do concreto
title_sort Análise da influência da cinza de casca de arroz nas propriedades do concreto
author Blatt, Gabriela
author_facet Blatt, Gabriela
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Blatt, Gabriela
dc.subject.por.fl_str_mv Engenharias
Engenharia Civil
Adições minerais
Cinza de casca de arroz
Sustentabilidade
topic Engenharias
Engenharia Civil
Adições minerais
Cinza de casca de arroz
Sustentabilidade
dc.description.abstract.none.fl_txt_mv Conforme literatura, a utilização de cinzas, advindas de processos de combustão para geração de energia na forma de adição mineral no concreto de cimento Portland vem sendo estudada e incentivada a um longo tempo, por dois principais fatores: preocupação ambiental com a poluição causada por elas ao serem depositadas de maneira indevida na natureza e a economia de energia na produção do material ao comparar com o cimento Portland. Dentre as cinzas geradas em processos agroindustriais é a cinza de casca de arroz (CCA), por esta possuir uma elevada atividade pozolânica que confere propriedades positivas ao concreto, como apresenta diversas pesquisas na área. Em virtude dos problemas ambientais causados pela CCA e pela possibilidade de causar impacto na sustentabilidade ao ser aplicada à construção civil, o presente trabalho objetiva avaliar a influência da CCA nas propriedades do concreto no seu estado fresco e endurecido, a partir da análise de corpos de prova com substituição de cimento Portland por CCA em teores de 10 e 20% com e sem o uso de aditivo. O programa experimental iniciou pela caracterização dos materiais utilizados, de maneira que se pudesse calcular a dosagem ideal da mistura de concreto, em seguida foram moldados os corpos de prova, utilizados para analisar a influência da adição nas propriedades mecânicas e durabilidade (a partir do ensaio de absorção por capilaridade). Para avaliar a influência no estado fresco, foi realizado ensaio de tempo de pega. Os resultados obtiveram resultados positivos de durabilidade e resistência, na maior parte dos casos em idades mais avançadas (77 dias). Com o emprego da CCA no estado fresco, a mistura apresentou um retardo no tempo de início e fim de pega.
87 f.
description Conforme literatura, a utilização de cinzas, advindas de processos de combustão para geração de energia na forma de adição mineral no concreto de cimento Portland vem sendo estudada e incentivada a um longo tempo, por dois principais fatores: preocupação ambiental com a poluição causada por elas ao serem depositadas de maneira indevida na natureza e a economia de energia na produção do material ao comparar com o cimento Portland. Dentre as cinzas geradas em processos agroindustriais é a cinza de casca de arroz (CCA), por esta possuir uma elevada atividade pozolânica que confere propriedades positivas ao concreto, como apresenta diversas pesquisas na área. Em virtude dos problemas ambientais causados pela CCA e pela possibilidade de causar impacto na sustentabilidade ao ser aplicada à construção civil, o presente trabalho objetiva avaliar a influência da CCA nas propriedades do concreto no seu estado fresco e endurecido, a partir da análise de corpos de prova com substituição de cimento Portland por CCA em teores de 10 e 20% com e sem o uso de aditivo. O programa experimental iniciou pela caracterização dos materiais utilizados, de maneira que se pudesse calcular a dosagem ideal da mistura de concreto, em seguida foram moldados os corpos de prova, utilizados para analisar a influência da adição nas propriedades mecânicas e durabilidade (a partir do ensaio de absorção por capilaridade). Para avaliar a influência no estado fresco, foi realizado ensaio de tempo de pega. Os resultados obtiveram resultados positivos de durabilidade e resistência, na maior parte dos casos em idades mais avançadas (77 dias). Com o emprego da CCA no estado fresco, a mistura apresentou um retardo no tempo de início e fim de pega.
publishDate 2016
dc.date.available.fl_str_mv 2016
2018-07-04T23:35:09Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2018-07-04
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2018-07-04T23:35:09Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
status_str publishedVersion
format bachelorThesis
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/5101
DMD_hdl_123456789/5101
url http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/5101
identifier_str_mv DMD_hdl_123456789/5101
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.bitstream.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNIJUI
instname:Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul
instacron:UNIJUI
reponame_str Repositório Institucional da UNIJUI
collection Repositório Institucional da UNIJUI
instname_str Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul
instacron_str UNIJUI
institution UNIJUI
repository.name.fl_str_mv -
repository.mail.fl_str_mv mail@mail.com
_version_ 1623416728350359552