Contribuições do projeto de intervenção de estágio supervisionado em Serviço Social na Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) de Panambi/RS
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Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNIJUI |
Texto Completo: | http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/2193 |
Resumo: | O presente Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) trata sobre o projeto de intervenção de Estágio Supervisionado em Serviço Social, tendo como objetivo identificar as contribuições do projeto de intervenção de Estágio Supervisionado em Serviço Social junto ao projeto institucional ―Clínica precoce: brincar enquanto o futuro não vem‖ da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) de Panambi/RS, a fim de garantir a inserção do assistente social nas atividades desenvolvidas, tendo em vista o acesso e a garantia de direitos sociais e a interdisciplinaridade. Está embasado numa pesquisa de campo e documental, com abordagem e descrição qualitativa, fundamentada na Teoria Social Crítica e no Método Dialético Crítico, bem como nas categorias do método historicidade, totalidade e contradição, que teve como sujeitos as dez (10) famílias das crianças com deficiência de 0 a 06 anos de idade que participaram do projeto de intervenção de Estágio Supervisionado em Serviço Social. Para a coleta de dados, utilizou-se como instrumento de pesquisa um questionário composto de questões abertas e fechadas sobre o tema da pesquisa, complementado pela análise documental dos materiais elaborados pela autora durante o Estágio Supervisionado em Serviço Social, a exemplo do diário de campo e relatório final. Para tanto, resgata-se, nesse contexto, a contextualização histórica da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) no Brasil e no município de Panambi/RS, apresentando-se também, o processo de inserção do Serviço Social no contexto institucional, discorre-se sobre o processo de Estágio Supervisionado em Serviço Social e o projeto de intervenção de Estagio Supervisionado em Serviço Social e, por fim, os resultados alcançados com a pesquisa, que consistem na identificação do perfil das famílias participantes do projeto de intervenção e nas contribuições para as famílias e a equipe multiprofissional. Conclui-se ser inegável a importância do assistente social no projeto institucional ―Clínica precoce: brincar enquanto o futuro não vem‖, pois além de contribuir para as famílias participantes do projeto de intervenção, também contribuiu de forma interdisciplinar para a equipe multiprofissional, para a própria profissão e para a população usuária, na construção de novos aprendizados e qualificação nos serviços prestados. Percebe-se, porém, que o trabalho em equipe multiprofissional apresenta inúmeros desafios, que envolvem desde o planejamento da ação profissional até a avaliação dos resultados alcançados. |
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O presente Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) trata sobre o projeto de intervenção de Estágio Supervisionado em Serviço Social, tendo como objetivo identificar as contribuições do projeto de intervenção de Estágio Supervisionado em Serviço Social junto ao projeto institucional ―Clínica precoce: brincar enquanto o futuro não vem‖ da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) de Panambi/RS, a fim de garantir a inserção do assistente social nas atividades desenvolvidas, tendo em vista o acesso e a garantia de direitos sociais e a interdisciplinaridade. Está embasado numa pesquisa de campo e documental, com abordagem e descrição qualitativa, fundamentada na Teoria Social Crítica e no Método Dialético Crítico, bem como nas categorias do método historicidade, totalidade e contradição, que teve como sujeitos as dez (10) famílias das crianças com deficiência de 0 a 06 anos de idade que participaram do projeto de intervenção de Estágio Supervisionado em Serviço Social. Para a coleta de dados, utilizou-se como instrumento de pesquisa um questionário composto de questões abertas e fechadas sobre o tema da pesquisa, complementado pela análise documental dos materiais elaborados pela autora durante o Estágio Supervisionado em Serviço Social, a exemplo do diário de campo e relatório final. Para tanto, resgata-se, nesse contexto, a contextualização histórica da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) no Brasil e no município de Panambi/RS, apresentando-se também, o processo de inserção do Serviço Social no contexto institucional, discorre-se sobre o processo de Estágio Supervisionado em Serviço Social e o projeto de intervenção de Estagio Supervisionado em Serviço Social e, por fim, os resultados alcançados com a pesquisa, que consistem na identificação do perfil das famílias participantes do projeto de intervenção e nas contribuições para as famílias e a equipe multiprofissional. Conclui-se ser inegável a importância do assistente social no projeto institucional ―Clínica precoce: brincar enquanto o futuro não vem‖, pois além de contribuir para as famílias participantes do projeto de intervenção, também contribuiu de forma interdisciplinar para a equipe multiprofissional, para a própria profissão e para a população usuária, na construção de novos aprendizados e qualificação nos serviços prestados. Percebe-se, porém, que o trabalho em equipe multiprofissional apresenta inúmeros desafios, que envolvem desde o planejamento da ação profissional até a avaliação dos resultados alcançados. 78 f. |
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O presente Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) trata sobre o projeto de intervenção de Estágio Supervisionado em Serviço Social, tendo como objetivo identificar as contribuições do projeto de intervenção de Estágio Supervisionado em Serviço Social junto ao projeto institucional ―Clínica precoce: brincar enquanto o futuro não vem‖ da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) de Panambi/RS, a fim de garantir a inserção do assistente social nas atividades desenvolvidas, tendo em vista o acesso e a garantia de direitos sociais e a interdisciplinaridade. Está embasado numa pesquisa de campo e documental, com abordagem e descrição qualitativa, fundamentada na Teoria Social Crítica e no Método Dialético Crítico, bem como nas categorias do método historicidade, totalidade e contradição, que teve como sujeitos as dez (10) famílias das crianças com deficiência de 0 a 06 anos de idade que participaram do projeto de intervenção de Estágio Supervisionado em Serviço Social. Para a coleta de dados, utilizou-se como instrumento de pesquisa um questionário composto de questões abertas e fechadas sobre o tema da pesquisa, complementado pela análise documental dos materiais elaborados pela autora durante o Estágio Supervisionado em Serviço Social, a exemplo do diário de campo e relatório final. Para tanto, resgata-se, nesse contexto, a contextualização histórica da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) no Brasil e no município de Panambi/RS, apresentando-se também, o processo de inserção do Serviço Social no contexto institucional, discorre-se sobre o processo de Estágio Supervisionado em Serviço Social e o projeto de intervenção de Estagio Supervisionado em Serviço Social e, por fim, os resultados alcançados com a pesquisa, que consistem na identificação do perfil das famílias participantes do projeto de intervenção e nas contribuições para as famílias e a equipe multiprofissional. Conclui-se ser inegável a importância do assistente social no projeto institucional ―Clínica precoce: brincar enquanto o futuro não vem‖, pois além de contribuir para as famílias participantes do projeto de intervenção, também contribuiu de forma interdisciplinar para a equipe multiprofissional, para a própria profissão e para a população usuária, na construção de novos aprendizados e qualificação nos serviços prestados. Percebe-se, porém, que o trabalho em equipe multiprofissional apresenta inúmeros desafios, que envolvem desde o planejamento da ação profissional até a avaliação dos resultados alcançados. |
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