Análise comparativa entre lajes lisas maciças e nervuradas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gregorio, Graciele Rosana dos Santos
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNIJUI
Texto Completo: http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/5214
Resumo: Com a evolução da tecnologia é possível o emprego de concretos mais resistentes, métodos de cálculo mais refinados e novas opções estruturais. Em virtude da gama de opções de materiais que surgiram, tornou-se necessário estudar o comportamento das estruturas com diferentes configurações, a fim de escolher o modelo adequado para cada projeto. Um dos sistemas estruturais largamente utilizado na construção civil é a associação de pilares com lajes lisas, o qual proporciona grande versatilidade arquitetônica, simplificação da execução das fôrmas e redução do tempo de execução do projeto. Todavia, é necessário definir-se o conjunto estrutural mais adequado a ser empregado frente a critérios como deformações e consumo de materiais. Desta forma, este trabalho realiza o dimensionamento de três modelos estruturais baseados em um projeto arquitetônico piloto, sendo o modelo 1 com laje lisa maciça sem vigas de borda; o modelo 2 com laje lisa maciça com vigas de borda, e o modelo 3 com laje lisa nervurada com vigas de borda. A modelagem dos projetos foi realizada no software Eberick, baseando-se nas normativas vigentes. A análise dos resultados teve como parâmetros as flechas, esforços cortantes, momentos fletores, momentos torsores, consumo de concreto e consumo de aço. Os resultados mostraram que a laje lisa maciça sem vigas de borda obteve maior desempenho em relação aos parâmetros analisados. Entre o modelo de laje lisa maciça com vigas e sem vigas de borda, não houveram diferenças significativas em relação ao consumo de materiais. Entretanto, a laje mais econômica foi a laje nervurada (modelo 3).
id UNIJ_df90fc0015ffbf487abadf3ac65fbc5e
oai_identifier_str oai:bibliodigital.unijui.edu.br:123456789/5214
network_acronym_str UNIJ
network_name_str Repositório Institucional da UNIJUI
spelling info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisAnálise comparativa entre lajes lisas maciças e nervuradas2018-08-2720172018-08-27T21:46:08Z2018-08-27T21:46:08ZCom a evolução da tecnologia é possível o emprego de concretos mais resistentes, métodos de cálculo mais refinados e novas opções estruturais. Em virtude da gama de opções de materiais que surgiram, tornou-se necessário estudar o comportamento das estruturas com diferentes configurações, a fim de escolher o modelo adequado para cada projeto. Um dos sistemas estruturais largamente utilizado na construção civil é a associação de pilares com lajes lisas, o qual proporciona grande versatilidade arquitetônica, simplificação da execução das fôrmas e redução do tempo de execução do projeto. Todavia, é necessário definir-se o conjunto estrutural mais adequado a ser empregado frente a critérios como deformações e consumo de materiais. Desta forma, este trabalho realiza o dimensionamento de três modelos estruturais baseados em um projeto arquitetônico piloto, sendo o modelo 1 com laje lisa maciça sem vigas de borda; o modelo 2 com laje lisa maciça com vigas de borda, e o modelo 3 com laje lisa nervurada com vigas de borda. A modelagem dos projetos foi realizada no software Eberick, baseando-se nas normativas vigentes. A análise dos resultados teve como parâmetros as flechas, esforços cortantes, momentos fletores, momentos torsores, consumo de concreto e consumo de aço. Os resultados mostraram que a laje lisa maciça sem vigas de borda obteve maior desempenho em relação aos parâmetros analisados. Entre o modelo de laje lisa maciça com vigas e sem vigas de borda, não houveram diferenças significativas em relação ao consumo de materiais. Entretanto, a laje mais econômica foi a laje nervurada (modelo 3).77 f.Engenharia.Engenharia Civil.Concreto armado.Analogia de grelhas.Modelagem estrutural.http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/5214DMD_hdl_123456789/5214Gregorio, Graciele Rosana dos Santosporreponame:Repositório Institucional da UNIJUIinstname:Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sulinstacron:UNIJUIinfo:eu-repo/semantics/openAccessGraciele%20Rosana%20dos%20Santos%20Gregorio.pdfhttp://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/bitstream/123456789/5214/1/Graciele%20Rosana%20dos%20Santos%20Gregorio.pdfapplication/pdf3443014http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/bitstream/123456789/5214/1/Graciele%20Rosana%20dos%20Santos%20Gregorio.pdfef331bc514f29a3cf26735f13bf6b638MD5123456789_5214_12019-01-21T12:45:53Zmail@mail.com -
dc.title.none.fl_str_mv Análise comparativa entre lajes lisas maciças e nervuradas
title Análise comparativa entre lajes lisas maciças e nervuradas
spellingShingle Análise comparativa entre lajes lisas maciças e nervuradas
Gregorio, Graciele Rosana dos Santos
Engenharia.
Engenharia Civil.
Concreto armado.
Analogia de grelhas.
Modelagem estrutural.
title_short Análise comparativa entre lajes lisas maciças e nervuradas
title_full Análise comparativa entre lajes lisas maciças e nervuradas
title_fullStr Análise comparativa entre lajes lisas maciças e nervuradas
title_full_unstemmed Análise comparativa entre lajes lisas maciças e nervuradas
title_sort Análise comparativa entre lajes lisas maciças e nervuradas
author Gregorio, Graciele Rosana dos Santos
author_facet Gregorio, Graciele Rosana dos Santos
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Gregorio, Graciele Rosana dos Santos
dc.subject.por.fl_str_mv Engenharia.
Engenharia Civil.
Concreto armado.
Analogia de grelhas.
Modelagem estrutural.
topic Engenharia.
Engenharia Civil.
Concreto armado.
Analogia de grelhas.
Modelagem estrutural.
dc.description.abstract.none.fl_txt_mv Com a evolução da tecnologia é possível o emprego de concretos mais resistentes, métodos de cálculo mais refinados e novas opções estruturais. Em virtude da gama de opções de materiais que surgiram, tornou-se necessário estudar o comportamento das estruturas com diferentes configurações, a fim de escolher o modelo adequado para cada projeto. Um dos sistemas estruturais largamente utilizado na construção civil é a associação de pilares com lajes lisas, o qual proporciona grande versatilidade arquitetônica, simplificação da execução das fôrmas e redução do tempo de execução do projeto. Todavia, é necessário definir-se o conjunto estrutural mais adequado a ser empregado frente a critérios como deformações e consumo de materiais. Desta forma, este trabalho realiza o dimensionamento de três modelos estruturais baseados em um projeto arquitetônico piloto, sendo o modelo 1 com laje lisa maciça sem vigas de borda; o modelo 2 com laje lisa maciça com vigas de borda, e o modelo 3 com laje lisa nervurada com vigas de borda. A modelagem dos projetos foi realizada no software Eberick, baseando-se nas normativas vigentes. A análise dos resultados teve como parâmetros as flechas, esforços cortantes, momentos fletores, momentos torsores, consumo de concreto e consumo de aço. Os resultados mostraram que a laje lisa maciça sem vigas de borda obteve maior desempenho em relação aos parâmetros analisados. Entre o modelo de laje lisa maciça com vigas e sem vigas de borda, não houveram diferenças significativas em relação ao consumo de materiais. Entretanto, a laje mais econômica foi a laje nervurada (modelo 3).
77 f.
description Com a evolução da tecnologia é possível o emprego de concretos mais resistentes, métodos de cálculo mais refinados e novas opções estruturais. Em virtude da gama de opções de materiais que surgiram, tornou-se necessário estudar o comportamento das estruturas com diferentes configurações, a fim de escolher o modelo adequado para cada projeto. Um dos sistemas estruturais largamente utilizado na construção civil é a associação de pilares com lajes lisas, o qual proporciona grande versatilidade arquitetônica, simplificação da execução das fôrmas e redução do tempo de execução do projeto. Todavia, é necessário definir-se o conjunto estrutural mais adequado a ser empregado frente a critérios como deformações e consumo de materiais. Desta forma, este trabalho realiza o dimensionamento de três modelos estruturais baseados em um projeto arquitetônico piloto, sendo o modelo 1 com laje lisa maciça sem vigas de borda; o modelo 2 com laje lisa maciça com vigas de borda, e o modelo 3 com laje lisa nervurada com vigas de borda. A modelagem dos projetos foi realizada no software Eberick, baseando-se nas normativas vigentes. A análise dos resultados teve como parâmetros as flechas, esforços cortantes, momentos fletores, momentos torsores, consumo de concreto e consumo de aço. Os resultados mostraram que a laje lisa maciça sem vigas de borda obteve maior desempenho em relação aos parâmetros analisados. Entre o modelo de laje lisa maciça com vigas e sem vigas de borda, não houveram diferenças significativas em relação ao consumo de materiais. Entretanto, a laje mais econômica foi a laje nervurada (modelo 3).
publishDate 2017
dc.date.available.fl_str_mv 2017
2018-08-27T21:46:08Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2018-08-27
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2018-08-27T21:46:08Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
status_str publishedVersion
format bachelorThesis
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/5214
DMD_hdl_123456789/5214
url http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/5214
identifier_str_mv DMD_hdl_123456789/5214
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.bitstream.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNIJUI
instname:Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul
instacron:UNIJUI
reponame_str Repositório Institucional da UNIJUI
collection Repositório Institucional da UNIJUI
instname_str Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul
instacron_str UNIJUI
institution UNIJUI
repository.name.fl_str_mv -
repository.mail.fl_str_mv mail@mail.com
_version_ 1623416817806475264