A construção dos conceitos sobre as interações ecológicas e suas implicações nas práticas agrícolas
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 1998 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNIJUI |
Texto Completo: | http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/1354 |
Resumo: | O presente trabalho trata da temática das interações ecológicas, que representa um tópico básico para o estudo da ecologia, exibindo um grande potencial para a discussão de vários conceitos ecológicos inter-relacionados, tais como: o ecossistema, a biodiversidade, as interações entre inseto/planta, as cadeias e as teias alimentares. A aplicação desse conceito no manejo dos agroecossistemas, principalmente na questão das "pragas, torna-se fundamental. Assim, saber se os alunos identificam as interações de forma generalizada nos diferentes ambientes e, se observam sua função no equilíbrio ecológico, torna-se imprescindível para os professores e pesquisadores desta área. Procurei estudar como os alunos concluintes do ensino fundamental e médio externalizam os conceitos básicos das interações ecológicas e se os relacionam com as práticas agrícolas. Para realizar a pesquisa, foram feitas entrevistas semi-estruturadas orais e escritas, com alunos concluintes tanto do ensino fundamental, de várias escolas, quanto do médio, de apenas duas escolas públicas (sendo uma delas profissionalizante – Técnico em Agropecuária). A partir da análise dos dados, procurei acompanhar a evolução dos conceitos relacionados às situações problemas expressas durante as entrevistas. Esse tipo de estudo permitiu uma avaliação do modo de desenvolvimento dos conceitos científicos, nas crianças e nos adolescentes. Os resultados permitiram identificar três grupos de alunos: a) Alunos concluintes do ensino fundamental que expressaram um estágio da formação de conceitos por complexos; b) Alunos do ensino médio não profissionalizante, que tem o entendimento teórico-científico, mas não operaram com os conceitos; c) Alunos do curso Técnico em Agropecuária, que entenderam e operacionalizaram com os conceitos nas situações cotidianas das práticas agrícolas. Sendo assim, acredita-se que a escola ajudou a modificar a visão dos alunos em relação ao ambiente, a partir do tema em estudo, pois observou-se que eles passaram, ao final do ensino fundamental, de um estágio de formação dos conceitos por complexos para a compreensão e operacionalização dos mesmos, expressos na construção do conceito real, ao final do ensino médio. Isto efetivou-se pela adaptação do currículo à vivência dos alunos, privilegiando atividades de interlocução dos saberes do professor e do aluno, reconhecendo a sua relação assimétrica. |
id |
UNIJ_e45d1873e185163e34073db4bfa39149 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:bibliodigital.unijui.edu.br:123456789/1354 |
network_acronym_str |
UNIJ |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNIJUI |
spelling |
info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisA construção dos conceitos sobre as interações ecológicas e suas implicações nas práticas agrícolas2013-02-0719982013-02-07T18:49:09Z2013-02-07T18:49:09ZO presente trabalho trata da temática das interações ecológicas, que representa um tópico básico para o estudo da ecologia, exibindo um grande potencial para a discussão de vários conceitos ecológicos inter-relacionados, tais como: o ecossistema, a biodiversidade, as interações entre inseto/planta, as cadeias e as teias alimentares. A aplicação desse conceito no manejo dos agroecossistemas, principalmente na questão das "pragas, torna-se fundamental. Assim, saber se os alunos identificam as interações de forma generalizada nos diferentes ambientes e, se observam sua função no equilíbrio ecológico, torna-se imprescindível para os professores e pesquisadores desta área. Procurei estudar como os alunos concluintes do ensino fundamental e médio externalizam os conceitos básicos das interações ecológicas e se os relacionam com as práticas agrícolas. Para realizar a pesquisa, foram feitas entrevistas semi-estruturadas orais e escritas, com alunos concluintes tanto do ensino fundamental, de várias escolas, quanto do médio, de apenas duas escolas públicas (sendo uma delas profissionalizante – Técnico em Agropecuária). A partir da análise dos dados, procurei acompanhar a evolução dos conceitos relacionados às situações problemas expressas durante as entrevistas. Esse tipo de estudo permitiu uma avaliação do modo de desenvolvimento dos conceitos científicos, nas crianças e nos adolescentes. Os resultados permitiram identificar três grupos de alunos: a) Alunos concluintes do ensino fundamental que expressaram um estágio da formação de conceitos por complexos; b) Alunos do ensino médio não profissionalizante, que tem o entendimento teórico-científico, mas não operaram com os conceitos; c) Alunos do curso Técnico em Agropecuária, que entenderam e operacionalizaram com os conceitos nas situações cotidianas das práticas agrícolas. Sendo assim, acredita-se que a escola ajudou a modificar a visão dos alunos em relação ao ambiente, a partir do tema em estudo, pois observou-se que eles passaram, ao final do ensino fundamental, de um estágio de formação dos conceitos por complexos para a compreensão e operacionalização dos mesmos, expressos na construção do conceito real, ao final do ensino médio. Isto efetivou-se pela adaptação do currículo à vivência dos alunos, privilegiando atividades de interlocução dos saberes do professor e do aluno, reconhecendo a sua relação assimétrica.104 f.Conhecimento ecológicoInterações ecológicasBiologiaEnsinoAprendizagemEducação nas Ciênciashttp://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/1354DMD_hdl_123456789/1354Bianchi, Vidicaporreponame:Repositório Institucional da UNIJUIinstname:Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sulinstacron:UNIJUIinfo:eu-repo/semantics/openAccessVidica%20Bianchi.pdfhttp://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/bitstream/123456789/1354/1/Vidica%20Bianchi.pdfapplication/pdf529063http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/bitstream/123456789/1354/1/Vidica%20Bianchi.pdfa82fafad130800d80ca7529042355970MD5123456789_1354_12019-01-21T12:43:49Zmail@mail.com - |
dc.title.none.fl_str_mv |
A construção dos conceitos sobre as interações ecológicas e suas implicações nas práticas agrícolas |
title |
A construção dos conceitos sobre as interações ecológicas e suas implicações nas práticas agrícolas |
spellingShingle |
A construção dos conceitos sobre as interações ecológicas e suas implicações nas práticas agrícolas Bianchi, Vidica Conhecimento ecológico Interações ecológicas Biologia Ensino Aprendizagem Educação nas Ciências |
title_short |
A construção dos conceitos sobre as interações ecológicas e suas implicações nas práticas agrícolas |
title_full |
A construção dos conceitos sobre as interações ecológicas e suas implicações nas práticas agrícolas |
title_fullStr |
A construção dos conceitos sobre as interações ecológicas e suas implicações nas práticas agrícolas |
title_full_unstemmed |
A construção dos conceitos sobre as interações ecológicas e suas implicações nas práticas agrícolas |
title_sort |
A construção dos conceitos sobre as interações ecológicas e suas implicações nas práticas agrícolas |
author |
Bianchi, Vidica |
author_facet |
Bianchi, Vidica |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Bianchi, Vidica |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Conhecimento ecológico Interações ecológicas Biologia Ensino Aprendizagem Educação nas Ciências |
topic |
Conhecimento ecológico Interações ecológicas Biologia Ensino Aprendizagem Educação nas Ciências |
dc.description.abstract.none.fl_txt_mv |
O presente trabalho trata da temática das interações ecológicas, que representa um tópico básico para o estudo da ecologia, exibindo um grande potencial para a discussão de vários conceitos ecológicos inter-relacionados, tais como: o ecossistema, a biodiversidade, as interações entre inseto/planta, as cadeias e as teias alimentares. A aplicação desse conceito no manejo dos agroecossistemas, principalmente na questão das "pragas, torna-se fundamental. Assim, saber se os alunos identificam as interações de forma generalizada nos diferentes ambientes e, se observam sua função no equilíbrio ecológico, torna-se imprescindível para os professores e pesquisadores desta área. Procurei estudar como os alunos concluintes do ensino fundamental e médio externalizam os conceitos básicos das interações ecológicas e se os relacionam com as práticas agrícolas. Para realizar a pesquisa, foram feitas entrevistas semi-estruturadas orais e escritas, com alunos concluintes tanto do ensino fundamental, de várias escolas, quanto do médio, de apenas duas escolas públicas (sendo uma delas profissionalizante – Técnico em Agropecuária). A partir da análise dos dados, procurei acompanhar a evolução dos conceitos relacionados às situações problemas expressas durante as entrevistas. Esse tipo de estudo permitiu uma avaliação do modo de desenvolvimento dos conceitos científicos, nas crianças e nos adolescentes. Os resultados permitiram identificar três grupos de alunos: a) Alunos concluintes do ensino fundamental que expressaram um estágio da formação de conceitos por complexos; b) Alunos do ensino médio não profissionalizante, que tem o entendimento teórico-científico, mas não operaram com os conceitos; c) Alunos do curso Técnico em Agropecuária, que entenderam e operacionalizaram com os conceitos nas situações cotidianas das práticas agrícolas. Sendo assim, acredita-se que a escola ajudou a modificar a visão dos alunos em relação ao ambiente, a partir do tema em estudo, pois observou-se que eles passaram, ao final do ensino fundamental, de um estágio de formação dos conceitos por complexos para a compreensão e operacionalização dos mesmos, expressos na construção do conceito real, ao final do ensino médio. Isto efetivou-se pela adaptação do currículo à vivência dos alunos, privilegiando atividades de interlocução dos saberes do professor e do aluno, reconhecendo a sua relação assimétrica. 104 f. |
description |
O presente trabalho trata da temática das interações ecológicas, que representa um tópico básico para o estudo da ecologia, exibindo um grande potencial para a discussão de vários conceitos ecológicos inter-relacionados, tais como: o ecossistema, a biodiversidade, as interações entre inseto/planta, as cadeias e as teias alimentares. A aplicação desse conceito no manejo dos agroecossistemas, principalmente na questão das "pragas, torna-se fundamental. Assim, saber se os alunos identificam as interações de forma generalizada nos diferentes ambientes e, se observam sua função no equilíbrio ecológico, torna-se imprescindível para os professores e pesquisadores desta área. Procurei estudar como os alunos concluintes do ensino fundamental e médio externalizam os conceitos básicos das interações ecológicas e se os relacionam com as práticas agrícolas. Para realizar a pesquisa, foram feitas entrevistas semi-estruturadas orais e escritas, com alunos concluintes tanto do ensino fundamental, de várias escolas, quanto do médio, de apenas duas escolas públicas (sendo uma delas profissionalizante – Técnico em Agropecuária). A partir da análise dos dados, procurei acompanhar a evolução dos conceitos relacionados às situações problemas expressas durante as entrevistas. Esse tipo de estudo permitiu uma avaliação do modo de desenvolvimento dos conceitos científicos, nas crianças e nos adolescentes. Os resultados permitiram identificar três grupos de alunos: a) Alunos concluintes do ensino fundamental que expressaram um estágio da formação de conceitos por complexos; b) Alunos do ensino médio não profissionalizante, que tem o entendimento teórico-científico, mas não operaram com os conceitos; c) Alunos do curso Técnico em Agropecuária, que entenderam e operacionalizaram com os conceitos nas situações cotidianas das práticas agrícolas. Sendo assim, acredita-se que a escola ajudou a modificar a visão dos alunos em relação ao ambiente, a partir do tema em estudo, pois observou-se que eles passaram, ao final do ensino fundamental, de um estágio de formação dos conceitos por complexos para a compreensão e operacionalização dos mesmos, expressos na construção do conceito real, ao final do ensino médio. Isto efetivou-se pela adaptação do currículo à vivência dos alunos, privilegiando atividades de interlocução dos saberes do professor e do aluno, reconhecendo a sua relação assimétrica. |
publishDate |
1998 |
dc.date.available.fl_str_mv |
1998 2013-02-07T18:49:09Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2013-02-07 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2013-02-07T18:49:09Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
format |
bachelorThesis |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/1354 DMD_hdl_123456789/1354 |
url |
http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/1354 |
identifier_str_mv |
DMD_hdl_123456789/1354 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.bitstream.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UNIJUI instname:Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul instacron:UNIJUI |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNIJUI |
collection |
Repositório Institucional da UNIJUI |
instname_str |
Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul |
instacron_str |
UNIJUI |
institution |
UNIJUI |
repository.name.fl_str_mv |
-
|
repository.mail.fl_str_mv |
mail@mail.com |
_version_ |
1623413349670715392 |