A construção dos conceitos sobre as interações ecológicas e suas implicações nas práticas agrícolas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bianchi, Vidica
Data de Publicação: 1998
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNIJUI
Texto Completo: http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/1354
Resumo: O presente trabalho trata da temática das interações ecológicas, que representa um tópico básico para o estudo da ecologia, exibindo um grande potencial para a discussão de vários conceitos ecológicos inter-relacionados, tais como: o ecossistema, a biodiversidade, as interações entre inseto/planta, as cadeias e as teias alimentares. A aplicação desse conceito no manejo dos agroecossistemas, principalmente na questão das "pragas, torna-se fundamental. Assim, saber se os alunos identificam as interações de forma generalizada nos diferentes ambientes e, se observam sua função no equilíbrio ecológico, torna-se imprescindível para os professores e pesquisadores desta área. Procurei estudar como os alunos concluintes do ensino fundamental e médio externalizam os conceitos básicos das interações ecológicas e se os relacionam com as práticas agrícolas. Para realizar a pesquisa, foram feitas entrevistas semi-estruturadas orais e escritas, com alunos concluintes tanto do ensino fundamental, de várias escolas, quanto do médio, de apenas duas escolas públicas (sendo uma delas profissionalizante – Técnico em Agropecuária). A partir da análise dos dados, procurei acompanhar a evolução dos conceitos relacionados às situações problemas expressas durante as entrevistas. Esse tipo de estudo permitiu uma avaliação do modo de desenvolvimento dos conceitos científicos, nas crianças e nos adolescentes. Os resultados permitiram identificar três grupos de alunos: a) Alunos concluintes do ensino fundamental que expressaram um estágio da formação de conceitos por complexos; b) Alunos do ensino médio não profissionalizante, que tem o entendimento teórico-científico, mas não operaram com os conceitos; c) Alunos do curso Técnico em Agropecuária, que entenderam e operacionalizaram com os conceitos nas situações cotidianas das práticas agrícolas. Sendo assim, acredita-se que a escola ajudou a modificar a visão dos alunos em relação ao ambiente, a partir do tema em estudo, pois observou-se que eles passaram, ao final do ensino fundamental, de um estágio de formação dos conceitos por complexos para a compreensão e operacionalização dos mesmos, expressos na construção do conceito real, ao final do ensino médio. Isto efetivou-se pela adaptação do currículo à vivência dos alunos, privilegiando atividades de interlocução dos saberes do professor e do aluno, reconhecendo a sua relação assimétrica.
id UNIJ_e45d1873e185163e34073db4bfa39149
oai_identifier_str oai:bibliodigital.unijui.edu.br:123456789/1354
network_acronym_str UNIJ
network_name_str Repositório Institucional da UNIJUI
spelling info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisA construção dos conceitos sobre as interações ecológicas e suas implicações nas práticas agrícolas2013-02-0719982013-02-07T18:49:09Z2013-02-07T18:49:09ZO presente trabalho trata da temática das interações ecológicas, que representa um tópico básico para o estudo da ecologia, exibindo um grande potencial para a discussão de vários conceitos ecológicos inter-relacionados, tais como: o ecossistema, a biodiversidade, as interações entre inseto/planta, as cadeias e as teias alimentares. A aplicação desse conceito no manejo dos agroecossistemas, principalmente na questão das "pragas, torna-se fundamental. Assim, saber se os alunos identificam as interações de forma generalizada nos diferentes ambientes e, se observam sua função no equilíbrio ecológico, torna-se imprescindível para os professores e pesquisadores desta área. Procurei estudar como os alunos concluintes do ensino fundamental e médio externalizam os conceitos básicos das interações ecológicas e se os relacionam com as práticas agrícolas. Para realizar a pesquisa, foram feitas entrevistas semi-estruturadas orais e escritas, com alunos concluintes tanto do ensino fundamental, de várias escolas, quanto do médio, de apenas duas escolas públicas (sendo uma delas profissionalizante – Técnico em Agropecuária). A partir da análise dos dados, procurei acompanhar a evolução dos conceitos relacionados às situações problemas expressas durante as entrevistas. Esse tipo de estudo permitiu uma avaliação do modo de desenvolvimento dos conceitos científicos, nas crianças e nos adolescentes. Os resultados permitiram identificar três grupos de alunos: a) Alunos concluintes do ensino fundamental que expressaram um estágio da formação de conceitos por complexos; b) Alunos do ensino médio não profissionalizante, que tem o entendimento teórico-científico, mas não operaram com os conceitos; c) Alunos do curso Técnico em Agropecuária, que entenderam e operacionalizaram com os conceitos nas situações cotidianas das práticas agrícolas. Sendo assim, acredita-se que a escola ajudou a modificar a visão dos alunos em relação ao ambiente, a partir do tema em estudo, pois observou-se que eles passaram, ao final do ensino fundamental, de um estágio de formação dos conceitos por complexos para a compreensão e operacionalização dos mesmos, expressos na construção do conceito real, ao final do ensino médio. Isto efetivou-se pela adaptação do currículo à vivência dos alunos, privilegiando atividades de interlocução dos saberes do professor e do aluno, reconhecendo a sua relação assimétrica.104 f.Conhecimento ecológicoInterações ecológicasBiologiaEnsinoAprendizagemEducação nas Ciênciashttp://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/1354DMD_hdl_123456789/1354Bianchi, Vidicaporreponame:Repositório Institucional da UNIJUIinstname:Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sulinstacron:UNIJUIinfo:eu-repo/semantics/openAccessVidica%20Bianchi.pdfhttp://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/bitstream/123456789/1354/1/Vidica%20Bianchi.pdfapplication/pdf529063http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/bitstream/123456789/1354/1/Vidica%20Bianchi.pdfa82fafad130800d80ca7529042355970MD5123456789_1354_12019-01-21T12:43:49Zmail@mail.com -
dc.title.none.fl_str_mv A construção dos conceitos sobre as interações ecológicas e suas implicações nas práticas agrícolas
title A construção dos conceitos sobre as interações ecológicas e suas implicações nas práticas agrícolas
spellingShingle A construção dos conceitos sobre as interações ecológicas e suas implicações nas práticas agrícolas
Bianchi, Vidica
Conhecimento ecológico
Interações ecológicas
Biologia
Ensino
Aprendizagem
Educação nas Ciências
title_short A construção dos conceitos sobre as interações ecológicas e suas implicações nas práticas agrícolas
title_full A construção dos conceitos sobre as interações ecológicas e suas implicações nas práticas agrícolas
title_fullStr A construção dos conceitos sobre as interações ecológicas e suas implicações nas práticas agrícolas
title_full_unstemmed A construção dos conceitos sobre as interações ecológicas e suas implicações nas práticas agrícolas
title_sort A construção dos conceitos sobre as interações ecológicas e suas implicações nas práticas agrícolas
author Bianchi, Vidica
author_facet Bianchi, Vidica
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Bianchi, Vidica
dc.subject.por.fl_str_mv Conhecimento ecológico
Interações ecológicas
Biologia
Ensino
Aprendizagem
Educação nas Ciências
topic Conhecimento ecológico
Interações ecológicas
Biologia
Ensino
Aprendizagem
Educação nas Ciências
dc.description.abstract.none.fl_txt_mv O presente trabalho trata da temática das interações ecológicas, que representa um tópico básico para o estudo da ecologia, exibindo um grande potencial para a discussão de vários conceitos ecológicos inter-relacionados, tais como: o ecossistema, a biodiversidade, as interações entre inseto/planta, as cadeias e as teias alimentares. A aplicação desse conceito no manejo dos agroecossistemas, principalmente na questão das "pragas, torna-se fundamental. Assim, saber se os alunos identificam as interações de forma generalizada nos diferentes ambientes e, se observam sua função no equilíbrio ecológico, torna-se imprescindível para os professores e pesquisadores desta área. Procurei estudar como os alunos concluintes do ensino fundamental e médio externalizam os conceitos básicos das interações ecológicas e se os relacionam com as práticas agrícolas. Para realizar a pesquisa, foram feitas entrevistas semi-estruturadas orais e escritas, com alunos concluintes tanto do ensino fundamental, de várias escolas, quanto do médio, de apenas duas escolas públicas (sendo uma delas profissionalizante – Técnico em Agropecuária). A partir da análise dos dados, procurei acompanhar a evolução dos conceitos relacionados às situações problemas expressas durante as entrevistas. Esse tipo de estudo permitiu uma avaliação do modo de desenvolvimento dos conceitos científicos, nas crianças e nos adolescentes. Os resultados permitiram identificar três grupos de alunos: a) Alunos concluintes do ensino fundamental que expressaram um estágio da formação de conceitos por complexos; b) Alunos do ensino médio não profissionalizante, que tem o entendimento teórico-científico, mas não operaram com os conceitos; c) Alunos do curso Técnico em Agropecuária, que entenderam e operacionalizaram com os conceitos nas situações cotidianas das práticas agrícolas. Sendo assim, acredita-se que a escola ajudou a modificar a visão dos alunos em relação ao ambiente, a partir do tema em estudo, pois observou-se que eles passaram, ao final do ensino fundamental, de um estágio de formação dos conceitos por complexos para a compreensão e operacionalização dos mesmos, expressos na construção do conceito real, ao final do ensino médio. Isto efetivou-se pela adaptação do currículo à vivência dos alunos, privilegiando atividades de interlocução dos saberes do professor e do aluno, reconhecendo a sua relação assimétrica.
104 f.
description O presente trabalho trata da temática das interações ecológicas, que representa um tópico básico para o estudo da ecologia, exibindo um grande potencial para a discussão de vários conceitos ecológicos inter-relacionados, tais como: o ecossistema, a biodiversidade, as interações entre inseto/planta, as cadeias e as teias alimentares. A aplicação desse conceito no manejo dos agroecossistemas, principalmente na questão das "pragas, torna-se fundamental. Assim, saber se os alunos identificam as interações de forma generalizada nos diferentes ambientes e, se observam sua função no equilíbrio ecológico, torna-se imprescindível para os professores e pesquisadores desta área. Procurei estudar como os alunos concluintes do ensino fundamental e médio externalizam os conceitos básicos das interações ecológicas e se os relacionam com as práticas agrícolas. Para realizar a pesquisa, foram feitas entrevistas semi-estruturadas orais e escritas, com alunos concluintes tanto do ensino fundamental, de várias escolas, quanto do médio, de apenas duas escolas públicas (sendo uma delas profissionalizante – Técnico em Agropecuária). A partir da análise dos dados, procurei acompanhar a evolução dos conceitos relacionados às situações problemas expressas durante as entrevistas. Esse tipo de estudo permitiu uma avaliação do modo de desenvolvimento dos conceitos científicos, nas crianças e nos adolescentes. Os resultados permitiram identificar três grupos de alunos: a) Alunos concluintes do ensino fundamental que expressaram um estágio da formação de conceitos por complexos; b) Alunos do ensino médio não profissionalizante, que tem o entendimento teórico-científico, mas não operaram com os conceitos; c) Alunos do curso Técnico em Agropecuária, que entenderam e operacionalizaram com os conceitos nas situações cotidianas das práticas agrícolas. Sendo assim, acredita-se que a escola ajudou a modificar a visão dos alunos em relação ao ambiente, a partir do tema em estudo, pois observou-se que eles passaram, ao final do ensino fundamental, de um estágio de formação dos conceitos por complexos para a compreensão e operacionalização dos mesmos, expressos na construção do conceito real, ao final do ensino médio. Isto efetivou-se pela adaptação do currículo à vivência dos alunos, privilegiando atividades de interlocução dos saberes do professor e do aluno, reconhecendo a sua relação assimétrica.
publishDate 1998
dc.date.available.fl_str_mv 1998
2013-02-07T18:49:09Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2013-02-07
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2013-02-07T18:49:09Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
status_str publishedVersion
format bachelorThesis
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/1354
DMD_hdl_123456789/1354
url http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/1354
identifier_str_mv DMD_hdl_123456789/1354
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.bitstream.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNIJUI
instname:Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul
instacron:UNIJUI
reponame_str Repositório Institucional da UNIJUI
collection Repositório Institucional da UNIJUI
instname_str Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul
instacron_str UNIJUI
institution UNIJUI
repository.name.fl_str_mv -
repository.mail.fl_str_mv mail@mail.com
_version_ 1623413349670715392