Práticas corporais nas aulas de educação física: uma pesquisa-ação no ensino médio
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNIJUI |
Texto Completo: | http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/3849 |
Resumo: | Essa pesquisa teve como objetivo geral descrever as práticas corporais vivenciadas pelos alunos do Ensino Médio de uma escola da Região Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul a partir de uma intervenção pedagógica. Para refletir sobre essa temática, obteve-se o seguinte problema de pesquisa: Como podemos desenvolver Práticas Corporais de Educação Física no Ensino Médio visando a participação de todos os alunos? A pesquisa contou com uma abordagem qualitativa, sendo que a mesma foi do tipo descritiva com enfoque na pesquisa-ação. Para isso, utilizou-se como metodologia uma entrevista com um professor de Educação Física, dois questionários e uma intervenção pedagógica com os alunos do 3º ano do Ensino Médio. A análise dos dados se deu a partir das respostas dos gráficos e tabelas, interpretando a entrevista do professor, a matriz da entrevista, questionário inicial e final aos alunos, reuniões colaborativas com o professor e a intervenção pedagógica aplicada aos alunos. Os autores que embasaram teoricamente o estudo foram: González e Fraga (2012), Betti e Zuliani (2002), González e Fensterseifer (2014) etc. Pode-se observar que o desenvolvimento do trabalho é centrado na análise da visão dos alunos sobre as aulas de Educação Física, a vivencia de duas práticas corporais, bem como a compreensão da especificidade da Educação Física por parte do professor. |
id |
UNIJ_e50168300d527e14068fab3f6278d1d9 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:bibliodigital.unijui.edu.br:123456789/3849 |
network_acronym_str |
UNIJ |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNIJUI |
spelling |
info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisPráticas corporais nas aulas de educação física: uma pesquisa-ação no ensino médio2016-11-0920162016-11-09T18:36:27Z2016-11-09T18:36:27ZEssa pesquisa teve como objetivo geral descrever as práticas corporais vivenciadas pelos alunos do Ensino Médio de uma escola da Região Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul a partir de uma intervenção pedagógica. Para refletir sobre essa temática, obteve-se o seguinte problema de pesquisa: Como podemos desenvolver Práticas Corporais de Educação Física no Ensino Médio visando a participação de todos os alunos? A pesquisa contou com uma abordagem qualitativa, sendo que a mesma foi do tipo descritiva com enfoque na pesquisa-ação. Para isso, utilizou-se como metodologia uma entrevista com um professor de Educação Física, dois questionários e uma intervenção pedagógica com os alunos do 3º ano do Ensino Médio. A análise dos dados se deu a partir das respostas dos gráficos e tabelas, interpretando a entrevista do professor, a matriz da entrevista, questionário inicial e final aos alunos, reuniões colaborativas com o professor e a intervenção pedagógica aplicada aos alunos. Os autores que embasaram teoricamente o estudo foram: González e Fraga (2012), Betti e Zuliani (2002), González e Fensterseifer (2014) etc. Pode-se observar que o desenvolvimento do trabalho é centrado na análise da visão dos alunos sobre as aulas de Educação Física, a vivencia de duas práticas corporais, bem como a compreensão da especificidade da Educação Física por parte do professor.68 f.Ciências da SaúdeEducação FísicaPráticas corporaisIntervenção pedagógicahttp://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/3849DMD_hdl_123456789/3849Bach, Lucas Danielporreponame:Repositório Institucional da UNIJUIinstname:Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sulinstacron:UNIJUIinfo:eu-repo/semantics/openAccessLucas%20Daniel%20Bach.pdfhttp://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/bitstream/123456789/3849/1/Lucas%20Daniel%20Bach.pdfapplication/pdf679114http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/bitstream/123456789/3849/1/Lucas%20Daniel%20Bach.pdf403600f4864c60a232a3b12209eb9479MD5123456789_3849_12019-01-21T12:45:09Zmail@mail.com - |
dc.title.none.fl_str_mv |
Práticas corporais nas aulas de educação física: uma pesquisa-ação no ensino médio |
title |
Práticas corporais nas aulas de educação física: uma pesquisa-ação no ensino médio |
spellingShingle |
Práticas corporais nas aulas de educação física: uma pesquisa-ação no ensino médio Bach, Lucas Daniel Ciências da Saúde Educação Física Práticas corporais Intervenção pedagógica |
title_short |
Práticas corporais nas aulas de educação física: uma pesquisa-ação no ensino médio |
title_full |
Práticas corporais nas aulas de educação física: uma pesquisa-ação no ensino médio |
title_fullStr |
Práticas corporais nas aulas de educação física: uma pesquisa-ação no ensino médio |
title_full_unstemmed |
Práticas corporais nas aulas de educação física: uma pesquisa-ação no ensino médio |
title_sort |
Práticas corporais nas aulas de educação física: uma pesquisa-ação no ensino médio |
author |
Bach, Lucas Daniel |
author_facet |
Bach, Lucas Daniel |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Bach, Lucas Daniel |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ciências da Saúde Educação Física Práticas corporais Intervenção pedagógica |
topic |
Ciências da Saúde Educação Física Práticas corporais Intervenção pedagógica |
dc.description.abstract.none.fl_txt_mv |
Essa pesquisa teve como objetivo geral descrever as práticas corporais vivenciadas pelos alunos do Ensino Médio de uma escola da Região Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul a partir de uma intervenção pedagógica. Para refletir sobre essa temática, obteve-se o seguinte problema de pesquisa: Como podemos desenvolver Práticas Corporais de Educação Física no Ensino Médio visando a participação de todos os alunos? A pesquisa contou com uma abordagem qualitativa, sendo que a mesma foi do tipo descritiva com enfoque na pesquisa-ação. Para isso, utilizou-se como metodologia uma entrevista com um professor de Educação Física, dois questionários e uma intervenção pedagógica com os alunos do 3º ano do Ensino Médio. A análise dos dados se deu a partir das respostas dos gráficos e tabelas, interpretando a entrevista do professor, a matriz da entrevista, questionário inicial e final aos alunos, reuniões colaborativas com o professor e a intervenção pedagógica aplicada aos alunos. Os autores que embasaram teoricamente o estudo foram: González e Fraga (2012), Betti e Zuliani (2002), González e Fensterseifer (2014) etc. Pode-se observar que o desenvolvimento do trabalho é centrado na análise da visão dos alunos sobre as aulas de Educação Física, a vivencia de duas práticas corporais, bem como a compreensão da especificidade da Educação Física por parte do professor. 68 f. |
description |
Essa pesquisa teve como objetivo geral descrever as práticas corporais vivenciadas pelos alunos do Ensino Médio de uma escola da Região Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul a partir de uma intervenção pedagógica. Para refletir sobre essa temática, obteve-se o seguinte problema de pesquisa: Como podemos desenvolver Práticas Corporais de Educação Física no Ensino Médio visando a participação de todos os alunos? A pesquisa contou com uma abordagem qualitativa, sendo que a mesma foi do tipo descritiva com enfoque na pesquisa-ação. Para isso, utilizou-se como metodologia uma entrevista com um professor de Educação Física, dois questionários e uma intervenção pedagógica com os alunos do 3º ano do Ensino Médio. A análise dos dados se deu a partir das respostas dos gráficos e tabelas, interpretando a entrevista do professor, a matriz da entrevista, questionário inicial e final aos alunos, reuniões colaborativas com o professor e a intervenção pedagógica aplicada aos alunos. Os autores que embasaram teoricamente o estudo foram: González e Fraga (2012), Betti e Zuliani (2002), González e Fensterseifer (2014) etc. Pode-se observar que o desenvolvimento do trabalho é centrado na análise da visão dos alunos sobre as aulas de Educação Física, a vivencia de duas práticas corporais, bem como a compreensão da especificidade da Educação Física por parte do professor. |
publishDate |
2016 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2016-11-09 |
dc.date.available.fl_str_mv |
2016 2016-11-09T18:36:27Z |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2016-11-09T18:36:27Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
format |
bachelorThesis |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/3849 DMD_hdl_123456789/3849 |
url |
http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/3849 |
identifier_str_mv |
DMD_hdl_123456789/3849 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.bitstream.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UNIJUI instname:Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul instacron:UNIJUI |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNIJUI |
collection |
Repositório Institucional da UNIJUI |
instname_str |
Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul |
instacron_str |
UNIJUI |
institution |
UNIJUI |
repository.name.fl_str_mv |
-
|
repository.mail.fl_str_mv |
mail@mail.com |
_version_ |
1623415623862190080 |