Práticas corporais nas aulas de educação física: uma pesquisa-ação no ensino médio

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bach, Lucas Daniel
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNIJUI
Texto Completo: http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/3849
Resumo: Essa pesquisa teve como objetivo geral descrever as práticas corporais vivenciadas pelos alunos do Ensino Médio de uma escola da Região Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul a partir de uma intervenção pedagógica. Para refletir sobre essa temática, obteve-se o seguinte problema de pesquisa: Como podemos desenvolver Práticas Corporais de Educação Física no Ensino Médio visando a participação de todos os alunos? A pesquisa contou com uma abordagem qualitativa, sendo que a mesma foi do tipo descritiva com enfoque na pesquisa-ação. Para isso, utilizou-se como metodologia uma entrevista com um professor de Educação Física, dois questionários e uma intervenção pedagógica com os alunos do 3º ano do Ensino Médio. A análise dos dados se deu a partir das respostas dos gráficos e tabelas, interpretando a entrevista do professor, a matriz da entrevista, questionário inicial e final aos alunos, reuniões colaborativas com o professor e a intervenção pedagógica aplicada aos alunos. Os autores que embasaram teoricamente o estudo foram: González e Fraga (2012), Betti e Zuliani (2002), González e Fensterseifer (2014) etc. Pode-se observar que o desenvolvimento do trabalho é centrado na análise da visão dos alunos sobre as aulas de Educação Física, a vivencia de duas práticas corporais, bem como a compreensão da especificidade da Educação Física por parte do professor.
id UNIJ_e50168300d527e14068fab3f6278d1d9
oai_identifier_str oai:bibliodigital.unijui.edu.br:123456789/3849
network_acronym_str UNIJ
network_name_str Repositório Institucional da UNIJUI
spelling info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisPráticas corporais nas aulas de educação física: uma pesquisa-ação no ensino médio2016-11-0920162016-11-09T18:36:27Z2016-11-09T18:36:27ZEssa pesquisa teve como objetivo geral descrever as práticas corporais vivenciadas pelos alunos do Ensino Médio de uma escola da Região Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul a partir de uma intervenção pedagógica. Para refletir sobre essa temática, obteve-se o seguinte problema de pesquisa: Como podemos desenvolver Práticas Corporais de Educação Física no Ensino Médio visando a participação de todos os alunos? A pesquisa contou com uma abordagem qualitativa, sendo que a mesma foi do tipo descritiva com enfoque na pesquisa-ação. Para isso, utilizou-se como metodologia uma entrevista com um professor de Educação Física, dois questionários e uma intervenção pedagógica com os alunos do 3º ano do Ensino Médio. A análise dos dados se deu a partir das respostas dos gráficos e tabelas, interpretando a entrevista do professor, a matriz da entrevista, questionário inicial e final aos alunos, reuniões colaborativas com o professor e a intervenção pedagógica aplicada aos alunos. Os autores que embasaram teoricamente o estudo foram: González e Fraga (2012), Betti e Zuliani (2002), González e Fensterseifer (2014) etc. Pode-se observar que o desenvolvimento do trabalho é centrado na análise da visão dos alunos sobre as aulas de Educação Física, a vivencia de duas práticas corporais, bem como a compreensão da especificidade da Educação Física por parte do professor.68 f.Ciências da SaúdeEducação FísicaPráticas corporaisIntervenção pedagógicahttp://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/3849DMD_hdl_123456789/3849Bach, Lucas Danielporreponame:Repositório Institucional da UNIJUIinstname:Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sulinstacron:UNIJUIinfo:eu-repo/semantics/openAccessLucas%20Daniel%20Bach.pdfhttp://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/bitstream/123456789/3849/1/Lucas%20Daniel%20Bach.pdfapplication/pdf679114http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/bitstream/123456789/3849/1/Lucas%20Daniel%20Bach.pdf403600f4864c60a232a3b12209eb9479MD5123456789_3849_12019-01-21T12:45:09Zmail@mail.com -
dc.title.none.fl_str_mv Práticas corporais nas aulas de educação física: uma pesquisa-ação no ensino médio
title Práticas corporais nas aulas de educação física: uma pesquisa-ação no ensino médio
spellingShingle Práticas corporais nas aulas de educação física: uma pesquisa-ação no ensino médio
Bach, Lucas Daniel
Ciências da Saúde
Educação Física
Práticas corporais
Intervenção pedagógica
title_short Práticas corporais nas aulas de educação física: uma pesquisa-ação no ensino médio
title_full Práticas corporais nas aulas de educação física: uma pesquisa-ação no ensino médio
title_fullStr Práticas corporais nas aulas de educação física: uma pesquisa-ação no ensino médio
title_full_unstemmed Práticas corporais nas aulas de educação física: uma pesquisa-ação no ensino médio
title_sort Práticas corporais nas aulas de educação física: uma pesquisa-ação no ensino médio
author Bach, Lucas Daniel
author_facet Bach, Lucas Daniel
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Bach, Lucas Daniel
dc.subject.por.fl_str_mv Ciências da Saúde
Educação Física
Práticas corporais
Intervenção pedagógica
topic Ciências da Saúde
Educação Física
Práticas corporais
Intervenção pedagógica
dc.description.abstract.none.fl_txt_mv Essa pesquisa teve como objetivo geral descrever as práticas corporais vivenciadas pelos alunos do Ensino Médio de uma escola da Região Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul a partir de uma intervenção pedagógica. Para refletir sobre essa temática, obteve-se o seguinte problema de pesquisa: Como podemos desenvolver Práticas Corporais de Educação Física no Ensino Médio visando a participação de todos os alunos? A pesquisa contou com uma abordagem qualitativa, sendo que a mesma foi do tipo descritiva com enfoque na pesquisa-ação. Para isso, utilizou-se como metodologia uma entrevista com um professor de Educação Física, dois questionários e uma intervenção pedagógica com os alunos do 3º ano do Ensino Médio. A análise dos dados se deu a partir das respostas dos gráficos e tabelas, interpretando a entrevista do professor, a matriz da entrevista, questionário inicial e final aos alunos, reuniões colaborativas com o professor e a intervenção pedagógica aplicada aos alunos. Os autores que embasaram teoricamente o estudo foram: González e Fraga (2012), Betti e Zuliani (2002), González e Fensterseifer (2014) etc. Pode-se observar que o desenvolvimento do trabalho é centrado na análise da visão dos alunos sobre as aulas de Educação Física, a vivencia de duas práticas corporais, bem como a compreensão da especificidade da Educação Física por parte do professor.
68 f.
description Essa pesquisa teve como objetivo geral descrever as práticas corporais vivenciadas pelos alunos do Ensino Médio de uma escola da Região Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul a partir de uma intervenção pedagógica. Para refletir sobre essa temática, obteve-se o seguinte problema de pesquisa: Como podemos desenvolver Práticas Corporais de Educação Física no Ensino Médio visando a participação de todos os alunos? A pesquisa contou com uma abordagem qualitativa, sendo que a mesma foi do tipo descritiva com enfoque na pesquisa-ação. Para isso, utilizou-se como metodologia uma entrevista com um professor de Educação Física, dois questionários e uma intervenção pedagógica com os alunos do 3º ano do Ensino Médio. A análise dos dados se deu a partir das respostas dos gráficos e tabelas, interpretando a entrevista do professor, a matriz da entrevista, questionário inicial e final aos alunos, reuniões colaborativas com o professor e a intervenção pedagógica aplicada aos alunos. Os autores que embasaram teoricamente o estudo foram: González e Fraga (2012), Betti e Zuliani (2002), González e Fensterseifer (2014) etc. Pode-se observar que o desenvolvimento do trabalho é centrado na análise da visão dos alunos sobre as aulas de Educação Física, a vivencia de duas práticas corporais, bem como a compreensão da especificidade da Educação Física por parte do professor.
publishDate 2016
dc.date.issued.fl_str_mv 2016-11-09
dc.date.available.fl_str_mv 2016
2016-11-09T18:36:27Z
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-11-09T18:36:27Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
status_str publishedVersion
format bachelorThesis
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/3849
DMD_hdl_123456789/3849
url http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/3849
identifier_str_mv DMD_hdl_123456789/3849
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.bitstream.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNIJUI
instname:Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul
instacron:UNIJUI
reponame_str Repositório Institucional da UNIJUI
collection Repositório Institucional da UNIJUI
instname_str Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul
instacron_str UNIJUI
institution UNIJUI
repository.name.fl_str_mv -
repository.mail.fl_str_mv mail@mail.com
_version_ 1623415623862190080