Disciplina pré-cálculo: um olhar a partir do desempenho dos acadêmicos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Diefenthäler, Andressa Tais
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNIJUI
Texto Completo: http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/4238
Resumo: presente artigo constitui-se de uma pesquisa elaborada como trabalho de sistematização do curso de Matemática – Licenciatura, a qual discute aspectos relacionados à disciplina Pré-Cálculo em uma universidade da região noroeste do estado do Rio Grande do Sul. Nas discussões são consideradas tratativas relacionadas ao desempenho de acadêmicos de cursos da área de Ciências Exatas na referida disciplina. A pesquisa se faz a partir da problemática: Qual o desempenho de acadêmicos na disciplina Pré-Cálculo no período de 1º/2011 a 1º/2016? Segundo os acadêmicos, quais os fatores que intervêm em seu desempenho na disciplina? Quais os conceitos que os acadêmicos consideram ter maior grau de dificuldade? Os dados apresentados na pesquisa configuram-se como quantitativos e são analisados sob uma abordagem qualitativa. O material empírico constitui-se de um relatório acerca do desempenho dos acadêmicos na disciplina Pré-Cálculo (aprovações, reprovações, cancelamentos, trancamentos e notas finais), das respostas de acadêmicos a um questionário que aborda fatores que influenciam no desempenho destes na referida disciplina e de elementos do Plano de Ensino. Para as análises foram consideradas, especialmente, proposições apresentadas por Barreto (1995), Fernandes Filho (2001), Fiorentini, Lorenzato (2006) e Zarpelon (2016). O artigo se estrutura nas seguintes unidades de análise: i) Desempenho de acadêmicos na disciplina Pré-Cálculo: alguns entendimentos; e ii) Fatores que influenciam o desempenho dos acadêmicos na disciplina Pré-Cálculo. As análises indicam que os altos índices de reprovação e evasão do Cálculo Diferencial e Integral persistem nesta disciplina introdutória e que os principais fatores que influenciam o desempenho dos acadêmicos são: desenvolvimento de exercícios em horário extraclasse e das atividades propostas nas aulas, tempo dedicado ao estudo extraclasse, conhecimentos matemáticos da Educação Básica e metodologia de ensino do professor. Além disso, evidenciou-se a importância atribuída pelos estudantes à disciplina Pré-Cálculo.
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27 f.
description presente artigo constitui-se de uma pesquisa elaborada como trabalho de sistematização do curso de Matemática – Licenciatura, a qual discute aspectos relacionados à disciplina Pré-Cálculo em uma universidade da região noroeste do estado do Rio Grande do Sul. Nas discussões são consideradas tratativas relacionadas ao desempenho de acadêmicos de cursos da área de Ciências Exatas na referida disciplina. A pesquisa se faz a partir da problemática: Qual o desempenho de acadêmicos na disciplina Pré-Cálculo no período de 1º/2011 a 1º/2016? Segundo os acadêmicos, quais os fatores que intervêm em seu desempenho na disciplina? Quais os conceitos que os acadêmicos consideram ter maior grau de dificuldade? Os dados apresentados na pesquisa configuram-se como quantitativos e são analisados sob uma abordagem qualitativa. O material empírico constitui-se de um relatório acerca do desempenho dos acadêmicos na disciplina Pré-Cálculo (aprovações, reprovações, cancelamentos, trancamentos e notas finais), das respostas de acadêmicos a um questionário que aborda fatores que influenciam no desempenho destes na referida disciplina e de elementos do Plano de Ensino. Para as análises foram consideradas, especialmente, proposições apresentadas por Barreto (1995), Fernandes Filho (2001), Fiorentini, Lorenzato (2006) e Zarpelon (2016). O artigo se estrutura nas seguintes unidades de análise: i) Desempenho de acadêmicos na disciplina Pré-Cálculo: alguns entendimentos; e ii) Fatores que influenciam o desempenho dos acadêmicos na disciplina Pré-Cálculo. As análises indicam que os altos índices de reprovação e evasão do Cálculo Diferencial e Integral persistem nesta disciplina introdutória e que os principais fatores que influenciam o desempenho dos acadêmicos são: desenvolvimento de exercícios em horário extraclasse e das atividades propostas nas aulas, tempo dedicado ao estudo extraclasse, conhecimentos matemáticos da Educação Básica e metodologia de ensino do professor. Além disso, evidenciou-se a importância atribuída pelos estudantes à disciplina Pré-Cálculo.
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