Disciplina pré-cálculo: um olhar a partir do desempenho dos acadêmicos
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNIJUI |
Texto Completo: | http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/4238 |
Resumo: | presente artigo constitui-se de uma pesquisa elaborada como trabalho de sistematização do curso de Matemática – Licenciatura, a qual discute aspectos relacionados à disciplina Pré-Cálculo em uma universidade da região noroeste do estado do Rio Grande do Sul. Nas discussões são consideradas tratativas relacionadas ao desempenho de acadêmicos de cursos da área de Ciências Exatas na referida disciplina. A pesquisa se faz a partir da problemática: Qual o desempenho de acadêmicos na disciplina Pré-Cálculo no período de 1º/2011 a 1º/2016? Segundo os acadêmicos, quais os fatores que intervêm em seu desempenho na disciplina? Quais os conceitos que os acadêmicos consideram ter maior grau de dificuldade? Os dados apresentados na pesquisa configuram-se como quantitativos e são analisados sob uma abordagem qualitativa. O material empírico constitui-se de um relatório acerca do desempenho dos acadêmicos na disciplina Pré-Cálculo (aprovações, reprovações, cancelamentos, trancamentos e notas finais), das respostas de acadêmicos a um questionário que aborda fatores que influenciam no desempenho destes na referida disciplina e de elementos do Plano de Ensino. Para as análises foram consideradas, especialmente, proposições apresentadas por Barreto (1995), Fernandes Filho (2001), Fiorentini, Lorenzato (2006) e Zarpelon (2016). O artigo se estrutura nas seguintes unidades de análise: i) Desempenho de acadêmicos na disciplina Pré-Cálculo: alguns entendimentos; e ii) Fatores que influenciam o desempenho dos acadêmicos na disciplina Pré-Cálculo. As análises indicam que os altos índices de reprovação e evasão do Cálculo Diferencial e Integral persistem nesta disciplina introdutória e que os principais fatores que influenciam o desempenho dos acadêmicos são: desenvolvimento de exercícios em horário extraclasse e das atividades propostas nas aulas, tempo dedicado ao estudo extraclasse, conhecimentos matemáticos da Educação Básica e metodologia de ensino do professor. Além disso, evidenciou-se a importância atribuída pelos estudantes à disciplina Pré-Cálculo. |
id |
UNIJ_e6a2292506ac894c756911937be20abd |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:bibliodigital.unijui.edu.br:123456789/4238 |
network_acronym_str |
UNIJ |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNIJUI |
spelling |
info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleDisciplina pré-cálculo: um olhar a partir do desempenho dos acadêmicos2017-07-2520162017-07-25T11:21:35Z2017-07-25T11:21:35Zpresente artigo constitui-se de uma pesquisa elaborada como trabalho de sistematização do curso de Matemática – Licenciatura, a qual discute aspectos relacionados à disciplina Pré-Cálculo em uma universidade da região noroeste do estado do Rio Grande do Sul. Nas discussões são consideradas tratativas relacionadas ao desempenho de acadêmicos de cursos da área de Ciências Exatas na referida disciplina. A pesquisa se faz a partir da problemática: Qual o desempenho de acadêmicos na disciplina Pré-Cálculo no período de 1º/2011 a 1º/2016? Segundo os acadêmicos, quais os fatores que intervêm em seu desempenho na disciplina? Quais os conceitos que os acadêmicos consideram ter maior grau de dificuldade? Os dados apresentados na pesquisa configuram-se como quantitativos e são analisados sob uma abordagem qualitativa. O material empírico constitui-se de um relatório acerca do desempenho dos acadêmicos na disciplina Pré-Cálculo (aprovações, reprovações, cancelamentos, trancamentos e notas finais), das respostas de acadêmicos a um questionário que aborda fatores que influenciam no desempenho destes na referida disciplina e de elementos do Plano de Ensino. Para as análises foram consideradas, especialmente, proposições apresentadas por Barreto (1995), Fernandes Filho (2001), Fiorentini, Lorenzato (2006) e Zarpelon (2016). O artigo se estrutura nas seguintes unidades de análise: i) Desempenho de acadêmicos na disciplina Pré-Cálculo: alguns entendimentos; e ii) Fatores que influenciam o desempenho dos acadêmicos na disciplina Pré-Cálculo. As análises indicam que os altos índices de reprovação e evasão do Cálculo Diferencial e Integral persistem nesta disciplina introdutória e que os principais fatores que influenciam o desempenho dos acadêmicos são: desenvolvimento de exercícios em horário extraclasse e das atividades propostas nas aulas, tempo dedicado ao estudo extraclasse, conhecimentos matemáticos da Educação Básica e metodologia de ensino do professor. Além disso, evidenciou-se a importância atribuída pelos estudantes à disciplina Pré-Cálculo.27 f.Ciências Exatas e da TerraMatemáticaCálculo diferencialCálculo integralPré-cálculoÍndices de reprovaçãoÍndices de evasãoDesempenho de acadêmicoshttp://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/4238DMD_hdl_123456789/4238Diefenthäler, Andressa Taisporreponame:Repositório Institucional da UNIJUIinstname:Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sulinstacron:UNIJUIinfo:eu-repo/semantics/openAccessAndressa%20Tais%20Diefenth%c3%a4ler.pdfhttp://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/bitstream/123456789/4238/1/Andressa%20Tais%20Diefenth%c3%a4ler.pdfapplication/pdf609001http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/bitstream/123456789/4238/1/Andressa%20Tais%20Diefenth%c3%a4ler.pdf4e187272abbba32a09255b67d190efc1MD5123456789_4238_12019-01-21T12:45:21Zmail@mail.com - |
dc.title.none.fl_str_mv |
Disciplina pré-cálculo: um olhar a partir do desempenho dos acadêmicos |
title |
Disciplina pré-cálculo: um olhar a partir do desempenho dos acadêmicos |
spellingShingle |
Disciplina pré-cálculo: um olhar a partir do desempenho dos acadêmicos Diefenthäler, Andressa Tais Ciências Exatas e da Terra Matemática Cálculo diferencial Cálculo integral Pré-cálculo Índices de reprovação Índices de evasão Desempenho de acadêmicos |
title_short |
Disciplina pré-cálculo: um olhar a partir do desempenho dos acadêmicos |
title_full |
Disciplina pré-cálculo: um olhar a partir do desempenho dos acadêmicos |
title_fullStr |
Disciplina pré-cálculo: um olhar a partir do desempenho dos acadêmicos |
title_full_unstemmed |
Disciplina pré-cálculo: um olhar a partir do desempenho dos acadêmicos |
title_sort |
Disciplina pré-cálculo: um olhar a partir do desempenho dos acadêmicos |
author |
Diefenthäler, Andressa Tais |
author_facet |
Diefenthäler, Andressa Tais |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Diefenthäler, Andressa Tais |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ciências Exatas e da Terra Matemática Cálculo diferencial Cálculo integral Pré-cálculo Índices de reprovação Índices de evasão Desempenho de acadêmicos |
topic |
Ciências Exatas e da Terra Matemática Cálculo diferencial Cálculo integral Pré-cálculo Índices de reprovação Índices de evasão Desempenho de acadêmicos |
dc.description.abstract.none.fl_txt_mv |
presente artigo constitui-se de uma pesquisa elaborada como trabalho de sistematização do curso de Matemática – Licenciatura, a qual discute aspectos relacionados à disciplina Pré-Cálculo em uma universidade da região noroeste do estado do Rio Grande do Sul. Nas discussões são consideradas tratativas relacionadas ao desempenho de acadêmicos de cursos da área de Ciências Exatas na referida disciplina. A pesquisa se faz a partir da problemática: Qual o desempenho de acadêmicos na disciplina Pré-Cálculo no período de 1º/2011 a 1º/2016? Segundo os acadêmicos, quais os fatores que intervêm em seu desempenho na disciplina? Quais os conceitos que os acadêmicos consideram ter maior grau de dificuldade? Os dados apresentados na pesquisa configuram-se como quantitativos e são analisados sob uma abordagem qualitativa. O material empírico constitui-se de um relatório acerca do desempenho dos acadêmicos na disciplina Pré-Cálculo (aprovações, reprovações, cancelamentos, trancamentos e notas finais), das respostas de acadêmicos a um questionário que aborda fatores que influenciam no desempenho destes na referida disciplina e de elementos do Plano de Ensino. Para as análises foram consideradas, especialmente, proposições apresentadas por Barreto (1995), Fernandes Filho (2001), Fiorentini, Lorenzato (2006) e Zarpelon (2016). O artigo se estrutura nas seguintes unidades de análise: i) Desempenho de acadêmicos na disciplina Pré-Cálculo: alguns entendimentos; e ii) Fatores que influenciam o desempenho dos acadêmicos na disciplina Pré-Cálculo. As análises indicam que os altos índices de reprovação e evasão do Cálculo Diferencial e Integral persistem nesta disciplina introdutória e que os principais fatores que influenciam o desempenho dos acadêmicos são: desenvolvimento de exercícios em horário extraclasse e das atividades propostas nas aulas, tempo dedicado ao estudo extraclasse, conhecimentos matemáticos da Educação Básica e metodologia de ensino do professor. Além disso, evidenciou-se a importância atribuída pelos estudantes à disciplina Pré-Cálculo. 27 f. |
description |
presente artigo constitui-se de uma pesquisa elaborada como trabalho de sistematização do curso de Matemática – Licenciatura, a qual discute aspectos relacionados à disciplina Pré-Cálculo em uma universidade da região noroeste do estado do Rio Grande do Sul. Nas discussões são consideradas tratativas relacionadas ao desempenho de acadêmicos de cursos da área de Ciências Exatas na referida disciplina. A pesquisa se faz a partir da problemática: Qual o desempenho de acadêmicos na disciplina Pré-Cálculo no período de 1º/2011 a 1º/2016? Segundo os acadêmicos, quais os fatores que intervêm em seu desempenho na disciplina? Quais os conceitos que os acadêmicos consideram ter maior grau de dificuldade? Os dados apresentados na pesquisa configuram-se como quantitativos e são analisados sob uma abordagem qualitativa. O material empírico constitui-se de um relatório acerca do desempenho dos acadêmicos na disciplina Pré-Cálculo (aprovações, reprovações, cancelamentos, trancamentos e notas finais), das respostas de acadêmicos a um questionário que aborda fatores que influenciam no desempenho destes na referida disciplina e de elementos do Plano de Ensino. Para as análises foram consideradas, especialmente, proposições apresentadas por Barreto (1995), Fernandes Filho (2001), Fiorentini, Lorenzato (2006) e Zarpelon (2016). O artigo se estrutura nas seguintes unidades de análise: i) Desempenho de acadêmicos na disciplina Pré-Cálculo: alguns entendimentos; e ii) Fatores que influenciam o desempenho dos acadêmicos na disciplina Pré-Cálculo. As análises indicam que os altos índices de reprovação e evasão do Cálculo Diferencial e Integral persistem nesta disciplina introdutória e que os principais fatores que influenciam o desempenho dos acadêmicos são: desenvolvimento de exercícios em horário extraclasse e das atividades propostas nas aulas, tempo dedicado ao estudo extraclasse, conhecimentos matemáticos da Educação Básica e metodologia de ensino do professor. Além disso, evidenciou-se a importância atribuída pelos estudantes à disciplina Pré-Cálculo. |
publishDate |
2016 |
dc.date.available.fl_str_mv |
2016 2017-07-25T11:21:35Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2017-07-25 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2017-07-25T11:21:35Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
status_str |
publishedVersion |
format |
article |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/4238 DMD_hdl_123456789/4238 |
url |
http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/4238 |
identifier_str_mv |
DMD_hdl_123456789/4238 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.bitstream.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UNIJUI instname:Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul instacron:UNIJUI |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNIJUI |
collection |
Repositório Institucional da UNIJUI |
instname_str |
Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul |
instacron_str |
UNIJUI |
institution |
UNIJUI |
repository.name.fl_str_mv |
-
|
repository.mail.fl_str_mv |
mail@mail.com |
_version_ |
1623415895039672320 |